Ghelthon Publicado 19 Fevereiro 2025 (editado) Obrigado por essa partilha da HSN, os suplementos tiveram aumentos ridículos nos últimos anos e de facto, ao que se vê, os preços deles são bons. De momento não estou a tomar, porque estou a tomar um antibiótico para o acne que já puxa imenso pelo fígado e não quero abusar, mas mal acabe, quero voltar a tomar, sobretudo pelos efeitos na recuperação, acho eu. Ando sempre roto. Anyway, desde Novembro que voltei certinho, como acho que já tinha dito. Abandonei o brosplit (😂), algum controlo (mas longe de ser total) na alimentação, e o corpo tem mudado bastante. Não desci tanto quanto gostaria a nível de peso, mas nesta fase ainda estou mais focado em bulk. Caso em Setembro, portanto até lá quero estar mais seco, mas tenho tempo para focar no cut. Editado 19 Fevereiro 2025 por Ghelthon 2 Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 19 Fevereiro 2025 Citação de Ghelthon, há 1 minuto: Obrigado por essa partilha da HSN, os suplementos tiveram aumentos ridículos nos últimos anos e de facto, ao que se vê, os preços deles são bons. De momento não estou a tomar, porque estou a tomar um antibiótico para o acne que já puxa imenso pelo fígado e não quero abusar, mas mal acabe, quero voltar a tomar, sobretudo pelos efeitos na recuperação, acho eu. Ando sempre roto. Anyway, desde Novembro que voltei certinho, como acho que já tinha dito. Abandonei o brosplit (😂), algum controlo (mas longe de ser total) na alimentação, e o corpo tem mudado bastante. Não desci tanto quanto gostaria a nível de peso, mas nesta fase ainda estou mais focado em bulk. Caso em Setembro, portanto até lá quero estar mais seco, mas tenho tempo para focar no cut. Parabéns pelo casório!! E não faço ideia de como estejas, mas lá para abril, início de maio começava a pensar no cutzinho para setembro 😅 e um PSA, quem quer ficar traçado para a praia, o cut começa agora e não a fazer 3 refeiçoes por dia só a comer alface 2 semanas de irem de férias :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 19 Fevereiro 2025 Citação de Hammerfall, Agora: Parabéns pelo casório!! E não faço ideia de como estejas, mas lá para abril, início de maio começava a pensar no cutzinho para setembro 😅 e um PSA, quem quer ficar traçado para a praia, o cut começa agora e não a fazer 3 refeiçoes por dia só a comer alface 2 semanas de irem de férias :mrgreen: Sim, é +/- o que estou a pensar. Estou nos 99-100, mas com bem menos barriga do que antes, portanto imagino que muita da massa seja agora magra. Em caso de "emergência", meto PT. É meio vergonhosa, mas deixo aí a avaliação do inBody (para quem não souber, é daquelas balanças com bioimpedância, mas das melhorzitas acho) que fiz no início de Dezembro: https://i.imgur.com/jtlnyyb.png Pode ser interessante para mais alguém também. Estou a contar fazer outra a meio/final de Março para ver a evolução. Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 19 Fevereiro 2025 Citação de Ghelthon, há 12 minutos: Sim, é +/- o que estou a pensar. Estou nos 99-100, mas com bem menos barriga do que antes, portanto imagino que muita da massa seja agora magra. Em caso de "emergência", meto PT. É meio vergonhosa, mas deixo aí a avaliação do inBody (para quem não souber, é daquelas balanças com bioimpedância, mas das melhorzitas acho) que fiz no início de Dezembro: https://i.imgur.com/jtlnyyb.png Pode ser interessante para mais alguém também. Estou a contar fazer outra a meio/final de Março para ver a evolução. Eu até te começava agora a reduzir peso. Mas até tens bastante massa muscular o que é excelente Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 19 Fevereiro 2025 Citação de Hammerfall, há 7 minutos: Eu até te começava agora a reduzir peso. Mas até tens bastante massa muscular o que é excelente Sim, tenho boa estrutura, acho que dava para power lifter (não quero, mas dava). Acho que pernas são o meu forte, agacho 130 para reps, portanto para 1 e com spot, provavelmente faria 160 pelo menos. Mas em tudo o resto estou a puxar mais nestes 3 meses e meio do que alguma vez puxei, o que é bom acho eu. E tudo sem suplementação também. Para já o plano é esse, pelo menos até final de Março continuar assim, e depois talvez em Abril comece a cortar. Se conseguisse descer para 90kg seria óptimo já, acho que 85-90 é o ideal. Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado 19 Fevereiro 2025 Citação de Ghelthon, há 17 minutos: Sim, tenho boa estrutura, acho que dava para power lifter (não quero, mas dava). Acho que pernas são o meu forte, agacho 130 para reps, portanto para 1 e com spot, provavelmente faria 160 pelo menos. Mas em tudo o resto estou a puxar mais nestes 3 meses e meio do que alguma vez puxei, o que é bom acho eu. E tudo sem suplementação também. Para já o plano é esse, pelo menos até final de Março continuar assim, e depois talvez em Abril comece a cortar. Se conseguisse descer para 90kg seria óptimo já, acho que 85-90 é o ideal. Tinhas de comparar o carga relativa e não absoluta. O que eu quero dizer ? Ser powerlifter não tem nada a ver com estrutura mas com força, por isso é que há várias categorias e vês atletas com 80kgs, "sem estrutura", a ser muito fortes. Depois há aberrações genéticas de força tipo o Anatoly, aquele que faz pranks aos 'grandoes' no ginásio. Não sei se alguém aqui já viu alguma prank dele. Resumindo, temos de medir a nossa força através da carga x peso e altura, e não só pela aparente estrutura. Um gajo grande, pode ter pouca força, e vice-versa. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 19 Fevereiro 2025 Citação de BrunoCardoso, há 1 minuto: Tinhas de comparar o carga relativa e não absoluta. O que eu quero dizer ? Ser powerlifter não tem nada a ver com estrutura mas com força, por isso é que há várias categorias e vês atletas com 80kgs, "sem estrutura", a ser muito fortes. Depois há aberrações genéticas de força tipo o Anatoly, aquele que faz pranks aos 'grandoes' no ginásio. Não sei se alguém aqui já viu alguma prank dele. Resumindo, temos de medir a nossa força através da carga x peso e altura, e não só pela aparente estrutura. Um gajo grande, pode ter pouca força, e vice-versa. Essas pranks são míticas, ahah. E o gajo até parece magrito, de facto. Tens aí em cima as minhas medidas, mas não puxo nada de especial, acho eu. Tirando pernas, em que talvez seja outlier para o normal (mas ainda assim bem longe de um power lifter), sou normal no resto. Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado 19 Fevereiro 2025 (editado) Citação de Ghelthon, há 6 minutos: Essas pranks são míticas, ahah. E o gajo até parece magrito, de facto. Tens aí em cima as minhas medidas, mas não puxo nada de especial, acho eu. Tirando pernas, em que talvez seja outlier para o normal (mas ainda assim bem longe de um power lifter), sou normal no resto. Carga Absoluta É a quantidade total de peso que uma pessoa consegue levantar, independente do seu peso corporal. 📌 Exemplo: Um homem de 120 kg levanta 200 kg no supino. Um homem de 70 kg levanta 150 kg no supino. O primeiro tem maior carga absoluta porque levanta mais peso total. Carga Relativa É o peso que uma pessoa levanta em relação ao próprio peso corporal. O cálculo é: Carga relativa= Carga levantada : Peso corporal 📌 Exemplo: O homem de 120 kg que levanta 200 kg tem: 200÷120=1.67× o próprio peso O homem de 70 kg que levanta 150 kg tem: 150÷70=2.14× o próprio peso Aqui, o homem de 70 kg é mais forte relativamente, pois levanta mais vezes seu próprio peso. 🔥 Conclusão: quem é mais forte? Se olharmos carga absoluta, normalmente homens mais pesados levantam mais peso. Se olharmos carga relativa, homens mais leves muitas vezes são mais eficientes em força por peso. Isso explica por que ginastas e lutadores leves conseguem fazer coisas incríveis com o próprio corpo! Editado 19 Fevereiro 2025 por BrunoCardoso 3 Compartilhar este post Link para o post
Ubebado Publicado 21 Fevereiro 2025 Já agachei 140 kg para reps a pesar 63,5 kg quando tava a secar. Lembro-me que quando comecei a treinar há uns anos estes eram pesos que só conseguia de 75 kg para cima. Agora tou com 68,5 kg a fazer bulk já há uns bons meses desde julho agosto e nem sei quanto estou a levantar nesse movimento mas suponho que seja bem mais. queria muito aumentar o supino. Pela primeira vez comecei algumas semanas a fazer close grip e fiquei satisfeito com os resultados. vou passar agora umas semanas em que em vez de close grip vou fazer o military sentado. Não sei porquê mas tenho a sensação que me vai fazer subir o supino. No final de umas semanas com o military volto ao supino normal. tenho outro dia de upper boddy em que faço supino inclinado, dips, e aberturas alguém tem dicas para fazer o supino "explodir"? Compartilhar este post Link para o post
Eden Hazard Publicado 21 Fevereiro 2025 aqui onde tenho mais dificuldade em progredir até é mesmo na press de ombros. acho a minha progressão muito lenta Citação de Ubebado, há 15 minutos: Já agachei 140 kg para reps a pesar 63,5 kg quando tava a secar. Lembro-me que quando comecei a treinar há uns anos estes eram pesos que só conseguia de 75 kg para cima. Agora tou com 68,5 kg a fazer bulk já há uns bons meses desde julho agosto e nem sei quanto estou a levantar nesse movimento mas suponho que seja bem mais. queria muito aumentar o supino. Pela primeira vez comecei algumas semanas a fazer close grip e fiquei satisfeito com os resultados. vou passar agora umas semanas em que em vez de close grip vou fazer o military sentado. Não sei porquê mas tenho a sensação que me vai fazer subir o supino. No final de umas semanas com o military volto ao supino normal. tenho outro dia de upper boddy em que faço supino inclinado, dips, e aberturas alguém tem dicas para fazer o supino "explodir"? normalmente qd se está estagnado num exercício, é mudar. imagina que fazes no supino com barra, troca para halteres ou para uma máquina 1 Compartilhar este post Link para o post
Ubebado Publicado 21 Fevereiro 2025 (editado) Citação de Eden Hazard, há 2 horas: aqui onde tenho mais dificuldade em progredir até é mesmo na press de ombros. acho a minha progressão muito lenta normalmente qd se está estagnado num exercício, é mudar. imagina que fazes no supino com barra, troca para halteres ou para uma máquina evoluo rápido aí. quatro cenas: um se tiveres com dificuldade em fazer bracing experimenta treinar com uma ab wheel. dois experimenta isolar os triceps (contam imenso para presses de ombros) ou até mesmo os proprios ombros mas para presses os triceps vao ajudar mais três só usava em último caso só usei uma vez e funcionou já faz pra lá de um ano que é baixares ridiculamente a carga e focares na velocidade do movimento quatro as vezes o problema é da estabilidade das tuas costas e desenvolveres um ou outro musculo delas resolve o problema Editado 21 Fevereiro 2025 por Ubebado Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 21 Fevereiro 2025 Citação de Ubebado, há 2 horas: alguém tem dicas para fazer o supino "explodir"? treina 3 a 4x por semana o movimento. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ubebado Publicado 21 Fevereiro 2025 Citação de Hammerfall, há 8 minutos: treina 3 a 4x por semana o movimento. ok. até era capaz de fazer isso com um light heavy e medium day. doutra forma não conseguia recuperar. vou deixar isso para a proxima vez que rodar exercícios então Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado 21 Fevereiro 2025 Citação de Ubebado, há 3 horas: Já agachei 140 kg para reps a pesar 63,5 kg quando tava a secar. Lembro-me que quando comecei a treinar há uns anos estes eram pesos que só conseguia de 75 kg para cima. Agora tou com 68,5 kg a fazer bulk já há uns bons meses desde julho agosto e nem sei quanto estou a levantar nesse movimento mas suponho que seja bem mais. queria muito aumentar o supino. Pela primeira vez comecei algumas semanas a fazer close grip e fiquei satisfeito com os resultados. vou passar agora umas semanas em que em vez de close grip vou fazer o military sentado. Não sei porquê mas tenho a sensação que me vai fazer subir o supino. No final de umas semanas com o military volto ao supino normal. tenho outro dia de upper boddy em que faço supino inclinado, dips, e aberturas alguém tem dicas para fazer o supino "explodir"? Como assim não sabes ? Não és tu que colocas os discos na barra ? Relativamente ao resto, e presumindo que estás a fazer Upper-Lower na semana, é progredindo com calma, 2.5kgs de cada lado no longo prazo vai fazer diferença. Outra coisa que podes fazer é aumentar a ingestão de hidratos no dia, não sabendo a que horas treinas. Aumentar o glicogenio muscular e com isso ter mais energia para treinar. Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 21 Fevereiro 2025 Citação de Ubebado, há 54 minutos: ok. até era capaz de fazer isso com um light heavy e medium day. doutra forma não conseguia recuperar. vou deixar isso para a proxima vez que rodar exercícios então Sim, tinha de ser dessa forma. Tiras o teu 1rm e começas com dias de 75, 65 e 50%, por exemplo. Vais escalando o peso 5% a cada semana, sem chegares aos 100 no dia mais pesado. Depois deload, tiras o 1RM na semana a seguir e repetes o processo. Rep 3/5/8-12 e vais alterando o volume nas séries conforme aches necessário (se te sentires bem e com força vai adicionando uma série aqui e ali, se te sentires morto nas primeiras semanas, tira séries) 1 Compartilhar este post Link para o post
Ubebado Publicado 21 Fevereiro 2025 Citação de BrunoCardoso, há 1 hora: Como assim não sabes ? Não és tu que colocas os discos na barra ? Relativamente ao resto, e presumindo que estás a fazer Upper-Lower na semana, é progredindo com calma, 2.5kgs de cada lado no longo prazo vai fazer diferença. Outra coisa que podes fazer é aumentar a ingestão de hidratos no dia, não sabendo a que horas treinas. Aumentar o glicogenio muscular e com isso ter mais energia para treinar. não sei pq tenho feito uma espécie de hack squat sissy squats. em que agacho na hack squat com os joelhos muito à frente na ponta dos pés. já lá vai uns bons tempos. vou voltar agora ao squat normal o meu split atual é segunda costas gluteos terça push quarta pontos fracos biceps mobilidade rear delts quinta lower sexta upper tem resultado bem comigo este split leva em conta as minhas preferencias e tempo que tenho durante a semana Citação de Hammerfall, há 44 minutos: Sim, tinha de ser dessa forma. Tiras o teu 1rm e começas com dias de 75, 65 e 50%, por exemplo. Vais escalando o peso 5% a cada semana, sem chegares aos 100 no dia mais pesado. Depois deload, tiras o 1RM na semana a seguir e repetes o processo. Rep 3/5/8-12 e vais alterando o volume nas séries conforme aches necessário (se te sentires bem e com força vai adicionando uma série aqui e ali, se te sentires morto nas primeiras semanas, tira séries) sou capaz de fazer exatamente isso mas quando repetir o processo vou tentar evitar o deload. gosto de estender mais um bocado antes de fazer entre 6- 9 semanas até fazer um por norma Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 21 Fevereiro 2025 (editado) Citação de Ubebado, há 1 hora: não sei pq tenho feito uma espécie de hack squat sissy squats. em que agacho na hack squat com os joelhos muito à frente na ponta dos pés. já lá vai uns bons tempos. vou voltar agora ao squat normal o meu split atual é segunda costas gluteos terça push quarta pontos fracos biceps mobilidade rear delts quinta lower sexta upper tem resultado bem comigo este split leva em conta as minhas preferencias e tempo que tenho durante a semana sou capaz de fazer exatamente isso mas quando repetir o processo vou tentar evitar o deload. gosto de estender mais um bocado antes de fazer entre 6- 9 semanas até fazer um por norma se te sentires fixe, podes perfeitamente dar skip no deload, apenas não testas o 1rm novo e das %s iniciais que utilizares, acrescentas 2,5Kg (1,25 cada lado). mais conservador assim, se achares que deste undershoot às loads, metes mais 2,5kg de cada lado Editado 21 Fevereiro 2025 por Hammerfall 1 Compartilhar este post Link para o post
Ubebado Publicado 21 Fevereiro 2025 Citação de Hammerfall, há 15 minutos: se te sentires fixe, podes perfeitamente dar skip no deaload, apenas não testas o 1rm novo e das %s iniciais que utilizares, acrescentas 2,5Kg (1,25 cada lado). mais conservador assim, se achares que deste undershoot às loads, metes mais 2,5kg de cada lado era exatamente isso que tinha pensado. indo avançando mais conservador só testando posteriormente o 1rm Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado 21 Fevereiro 2025 Eu não pensava em peso mas em reps, e depois peso. Começaria a ir até à minha 1RM, a partir daí o objetivo seria com o mesmo peso chegar às 6-8RM, depois acrescentar mais peso e continuar o mesmo processo. Compartilhar este post Link para o post
Ubebado Publicado 21 Fevereiro 2025 Citação de BrunoCardoso, há 1 minuto: Eu não pensava em peso mas em reps, e depois peso. Começaria a ir até à minha 1RM, a partir daí o objetivo seria com o mesmo peso chegar às 6-8RM, depois acrescentar mais peso e continuar o mesmo processo. já fiz uma cena e a outra. para mim funciona melhor pensar em termos de peso nos compounds e reps nas isolations Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado 21 Fevereiro 2025 Citação de Ubebado, há 13 minutos: já fiz uma cena e a outra. para mim funciona melhor pensar em termos de peso nos compounds e reps nas isolations Estava a falar no supino.. Compartilhar este post Link para o post
Ubebado Publicado 21 Fevereiro 2025 Citação de BrunoCardoso, há 1 hora: Estava a falar no supino.. eu sei e percebi tava a tentar dizer-te que no supino preferia avançar em peso, não reps mas por outras palavras Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado 21 Fevereiro 2025 Citação de Ubebado, há 1 hora: eu sei e percebi tava a tentar dizer-te que no supino preferia avançar em peso, não reps mas por outras palavras Claro, tu pediste uma sugestão, eu dei a minha, depois cada um sabe o que quer fazer :) Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 22 Fevereiro 2025 Citação de Ghelthon, Em 19/02/2025 at 10:41: Caso em Setembro, portanto até lá quero estar mais seco, mas tenho tempo para focar no cut. Mas ela ainda não mudou de ideias? 😎 1 Compartilhar este post Link para o post
DValente_ Publicado 26 Fevereiro 2025 Pessoal da corrida, alguma recomendação de meias para esse efeito? Da experimentei um ou outro modelo da Decathlon e gosto bastante, contudo, queria saber se alguém pode dar input de outras marcas. Compartilhar este post Link para o post