Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Descartes

As Manchetes

Publicações recomendadas

Vou para lá dentro de 5 minutos.

Andas lá a tirar alguma coisa?

Compartilhar este post

Link para o post
Não percebo porque é que seja impossível tirar alguma conclusão a partir do facebook. Não me parece que retrate alguma coisa de forma completamente diferente da realidade. Não é limitado a certas regiões do país, não me parece que o seja relativamente às classes sociais (muito menos para o Sporting, afinal qualquer Visconde tem dinheiro para um computador :tongue: ), género, profissão... nada, é livre.

A única questão que coloco é a idade, já que não vai buscar a população mais idosa de forma significativa. Mas então isto fica, pelo menos, como um indicador do futuro. Mais ainda quando "vocês" (não tu especificamente, claro) dizem que os miúdos são todos do Porto porque ganhamos... muitos dessa faixa etária nem aparecem aqui.

A questão global é, tu não sabes que pessoas são essas que estão no facebook. São quatro milhões, mas nem sabemos qual é o critério para a atribuição da 'nacionalidade portuguesa' a esses quatro milhões. Depois temos a certeza que essa amostra é altamente enviesada, primeiro pela premissa de "ter conta no facebook e ter feito like na respectiva página do clube" e segundo pelos dados que temos em relação à distribuição etária, os +45 em Portugal são mais de 40% da população, só para se ter uma ideia.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto de ir buscar facebook p ver qual o grande que tem mais adeptos...que lol ainda por cima um gajo que vive no porto tem amigos maioritariamente do FCP...que choque! Em Lisboa também há poucos portistas comparativamente com os outros grandes.

E ainda em relação ao facebook sou Sportinguista e não tenho nada da página do Sporting...e muito mais gente conheço assim...mas não quero com isso dizer que é a generalidade, apenas que não é lá muito fiável. Para não falar do pessoal que nem sequer liga ao futebol, mete FCP só porque ganham. Ganhasse o Sporting o campeonato este ano e era vê-los também sair do covil.

Compartilhar este post

Link para o post

É mais razoável do que falar nos colegas de turma :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, fixe é dizer "eu não conheço quase ninguém do Sporting, 1 ou 2"! Bem melhor do que apresentar casos concretos, não só relativos a mim e à minha zona... concordo, sempre em grande! :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

A razoabilidade é a mesma, nenhuma.

Compartilhar este post

Link para o post

A razoabilidade é a mesma, nenhuma.

Com a diferença de que um caso é apresentado como justificativo de uma suposta maior expressão do FCP em relação ao SCP em termos de nº de adeptos a nível nacional e o outro, neste caso por mim, foi apenas utilizado para ilustrar o facto de que a realidade nesse aspecto não é tão simples quanto aquilo que aqui pintam - nunca com o intuito de a partir daí tirar alguma conclusão objectiva, obviamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, fixe é dizer "eu não conheço quase ninguém do Sporting, 1 ou 2"! Bem melhor do que apresentar casos concretos, não só relativos a mim e à minha zona... concordo, sempre em grande! :lol:

Não te piques todo que só sai disparate. Além de não ter dito isso, não disse mentira nenhuma. Os casos concretos não são estatisticamente relevantes e, ainda que o facebook não seja um instrumento do INE, é óbvio que o nº de likes é mais indicativo do nº de adeptos do que falar nos colegas da faculdade. Se o facebook tem vieses etário, a faculdade tem vieses etários, regionais e sociais. Para além de ser uma amostra muito mais pequena.

Portanto, achei piada a darem o exemplo dos colegas ou amigos, mas virem todos indignados quando se fala do facebook.

Compartilhar este post

Link para o post

A questão global é, tu não sabes que pessoas são essas que estão no facebook. São quatro milhões, mas nem sabemos qual é o critério para a atribuição da 'nacionalidade portuguesa' a esses quatro milhões. Depois temos a certeza que essa amostra é altamente enviesada, primeiro pela premissa de "ter conta no facebook e ter feito like na respectiva página do clube" e segundo pelos dados que temos em relação à distribuição etária, os +45 em Portugal são mais de 40% da população, só para se ter uma ideia.

Critério para a atribuição da nacionalidade portuguesa? Estou a falar de cor, mas não há um campo onde cada um identifica a sua nacionalidade no facebook? E que erro significativo é que vamos obter a partir daí? Meia-dúzia de gatos pingados que dizem ser portugueses e afinal são do Botswana e outra meia-dúzia de portugueses que no facebook dizem ser do Bangladesh?

Obviamente que ter conta e ter feito like na página do clube é a premissa. Mas isto é válido para adeptos de todos os clubes... não só para alguns. Pode ser uma amostra enviesada (porque nem uma maioria da população portuguesa é) relativamente ao todo mas, repito, é enviesada de igual forma para os adeptos de todos os clubes. A questão da idade, isso sim, admito perfeitamente que se está a ignorar uma fatia importante da população. Mas temos então, pelo menos, uma amostra interessante (numerosa, no mínimo) dos -45, igualmente enviesada para todos os clubes.

Se é certo que não chega para caracterizar o todo (sendo quase óbvio que os +45 fossem sobretudo disparar o Benfica na frente destes números), também não parece que seja completamente ridículo tirar algumas conclusões a partir daqui...

Eu sou do Sporting e nao fiz Like à pagina do clube.

Eu nem vou ao facebook

Como ambos devem imaginar, na vossa situação também existem benfiquistas, portistas ou bracarenses...

Editado por UnReal

Compartilhar este post

Link para o post

Andas lá a tirar alguma coisa?

Estás em Economia ou Gestão? xD

Compartilhar este post

Link para o post
Critério para a atribuição da nacionalidade portuguesa? Estou a falar de cor, mas não há um campo onde cada um identifica a sua nacionalidade no facebook? E que erro significativo é que vamos obter a partir daí? Meia-dúzia de gatos pingados que dizem ser portugueses e afinal são do Botswana e outra meia-dúzia de portugueses que no facebook dizem ser do Bangladesh?

Obviamente que ter conta e ter feito like na página do clube é a premissa. Mas isto é válido para adeptos de todos os clubes... não só para alguns. Pode ser uma amostra enviesada (porque nem uma maioria da população portuguesa é) relativamente ao todo mas, repito, é enviesada de igual forma para os adeptos de todos os clubes. A questão da idade, isso sim, admito perfeitamente que se está a ignorar uma fatia importante da população. Mas temos então, pelo menos, uma amostra interessante (numerosa, no mínimo) dos -45, igualmente enviesada para todos os clubes.

Se é certo que não chega para caracterizar o todo (sendo quase óbvio que os +45 fossem sobretudo disparar o Benfica na frente destes números), também não parece que seja completamente ridículo tirar algumas conclusões a partir daqui...

Eu não apanhei a discussão de início, mas vocês estavam a falar de adeptos dos dois clubes em geral ou adeptos dos dois clubes em Portugal. É que nesses quatro milhões existirá uma fatia considerável de emigrantes. E ainda existe outra situação, o número de estrangeiros que poderá ter feito like nas páginas dos clubes.

A representatividade da amostra não tem a ver com o facto de ser numerosa. Com 1000 indivíduos, por exemplo, já podes extrapolar dados válidos para a população adulta portuguesa. Por isso o facto de serem dois ou seis milhões é indiferente para esta questão. No teu raciocínio está a falhar um ponto, o facto da amostra ser claramente enviesada não significa que seja enviesada para todos os grupos de igual forma. A premissa é a mesma, fazer like na página do clube, mas não podes concluir que para os três clubes o enviesamento é igual, exactamente porque não tens a caracterização sócio-demográfica da amostra. Por isso não, não sabes se a distribuição dos erros na amostra é igual para os três casos em análise.

Compartilhar este post

Link para o post

No teu raciocínio está a falhar um ponto, o facto da amostra ser claramente enviesada não significa que seja enviesada para todos os grupos de igual forma. A premissa é a mesma, fazer like na página do clube, mas não podes concluir que para os três clubes o enviesamento é igual, exactamente porque não tens a caracterização sócio-demográfica da amostra. Por isso não, não sabes se a distribuição dos erros na amostra é igual para os três casos em análise.

Claro que estou a considerar que esse enviesamento é igual para todos os clubes. Reconheço que isto pode perfeitamente estar errado mas também não tenho forma de poder dizer o contrário. Tendo em conta os elementos disponíveis, parece-me mais válido considerar tudo igual para todos do que andar a dizer, por exemplo, que estaticamente os Sportinguistas fazem menos likes que os Benfiquistas ou coisas do género... possível pode ser, e pode alterar os resultados de forma significativa (nunca disse que isto era A verdadeira prova de alguma coisa), mas não temos maneira de o saber, portanto seguimos pela generalização, com todos os erros que esta acarreta.

Compartilhar este post

Link para o post

Tão para ai a falar de quem tem mais adeptos por região, e esquecem-se de meter as capas de hoje.

wdiag.jpg

ng606DDC95-2588-47A9-8D1A-08549838EDD7.jpg

1paginaGrande.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Obviamente que o Facebook não é de todo uma amostra representativa da população que se quer tirar conclusões.

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que estou a considerar que esse enviesamento é igual para todos os clubes. Reconheço que isto pode perfeitamente estar errado mas também não tenho forma de poder dizer o contrário. Tendo em conta os elementos disponíveis, parece-me mais válido considerar tudo igual para todos do que andar a dizer, por exemplo, que estaticamente os Sportinguistas fazem menos likes que os Benfiquistas ou coisas do género... possível pode ser, e pode alterar os resultados de forma significativa (nunca disse que isto era A verdadeira prova de alguma coisa), mas não temos maneira de o saber, portanto seguimos pela generalização, com todos os erros que esta acarreta.

Isso faz lembrar aquela anedota do Pi. Para um matemático o valor de Pi é de 3,1415926535897(...), para um arquitecto é de 3,14, para um engenheiro é para aí 3 ou 4, é conforme. :mrgreen:

Há que ser minimamente rigoroso, tu com aquela amostra só com muito boa vontade podes caracterizar os utilizadores portugueses do facebook tendo em conta as preferências futebolísticas, quanto mais extrapolar para toda a população. O raciocínio de não ter provas para que o comportamento não seja uniforme justifica que se adopte essa uniformidade é tudo menos válido. Ou achas que faz sentido considerar que quatro milhões de pessoas têm o mesmo padrão de comportamento ignorando nós as suas características?

Compartilhar este post

Link para o post

Tchi...tanto off-topic...Mas vá...em Beja é por alto 50% de Benfiquistas 40% Scp e 10% de Portistas. Quando o zespanhol vier limpar o tópico ele ja corrobora o meu testemunho.

Compartilhar este post

Link para o post

Tchi...tanto off-topic...Mas vá...em Beja é por alto 50% de Benfiquistas 40% Scp e 10% de Portistas. Quando o zespanhol vier limpar o tópico ele ja corrobora o meu testemunho.

Fake Beja é 100% Benfiquista :cool:

Compartilhar este post

Link para o post

Quê? O fcp é o 2º maior de Portugal?

iiiiiiiiiiiiiiiihhhhhh

Compartilhar este post

Link para o post

Joguei contra o filho do Domingos no ano passado. É bom jogador, mas havia melhores. Fred Maciel :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

Vou para lá dentro de 5 minutos.

ARREBENTA COM ELE TIO!!!!!

Um sportinguista à menos!

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...