Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
El Colosso

Harry Potter - A saga que marcou uma geração

Publicações recomendadas

Ah, se bem me recordo foi o Tennant a fazer aquele papel. Já quando vi o filme achei um desperdício usarem um actor tão talentoso numa personagem que, bem, não o era.

o barty crouch junior

Compartilhar este post

Link para o post

Bloody Hell! Li agora essa citação do Barroso, Damn! :prayer:

Estão a fazer com que eu pegue nos livros outra vez :D

Compartilhar este post

Link para o post

Terminei o Cálice de Fogo. Demorou mais do que os outros, mas ainda assim foram-se as 600 páginas em dez dias. Lê-se bem e, talvez o mais importante, finalmente começa a desenhar-se a big picture da história.

Notas soltas: senti-me tal e qual como o Krum quando a Hermione lhe estava a tentar ensinar o nome, já que também eu o estava a ler mal e demorei a apanhar-lhe o jeito; passei pela citação que o Barroso referiu sobre o olhar do Dumbledore mas não percebi o que queria dizer, embora acredite que seja revelado mais para a frente e prefiro descobri-lo aí.

Quem leu As Crónicas de Gelo e Fogo tem a perfeita noção que a série Game of Thrones não abrange sequer metade da história e apenas roça ao de leve na sua complexidade, e aqui acontece o mesmo. Só vi os filmes uma vez e apercebo-me agora do pouco que apreendi deste mundo.

E os livros, de um ponto de vista narrativo, são muito bons. Quem lê os disparates que escrevo de vez em quando no tópico das séries ou de Game of Thrones já reparou que sou um fanático pela coerência da narrativa, foreshadowings e tudo isso. Até ao momento nada tenho a apontar à J. K. Rowling. Tudo o que acontece está contextualizado, não aparecem objectos do nada sem que tenha havido referências prévias às mesmas, as personagens por norma dão referidas e já temos ideia de quem são quando se tornam relevantes para a trama... Perfeitinho. E quando eu, um reclamador profissional, não tem algo para reclamar é porque estou mesmo muito bem impressionado.

"A compreensão é o primeiro passo para a aceitação e só com aceitação poderá haver recuperação :heart:

Pera ai nunca tinhas lido os livros? :mrgreen:

Tb dizia mal Hermione (dizia como se lê em Portugues) até ler o 4º livro a primeira vez mas depois com o aparecimento dos filmes passou a ser mais facil :mrgreen:

edit:

no 4º livro só há uma cena que não gosto que é o facto de o Harry não ter recuperado o mapa e ng lho ter dado e no 5º livro já aparece ele com o mapa :mrgreen:

Editado por Kendrick Lmao

Compartilhar este post

Link para o post

Não :mrgreen: Só o primeiro, há uns tempos. Decidi ler tudo de seguida no início deste mês e olha, já passei os quatro primeiros em três semanas. Quando os livros são bons... :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

crl quem me dera :(

mas há m*rda que só apanhas mesmo a ler na 2º vez :lol: já percebi pq não percebeste o quote q eu meti, no filme eles não explicam 1/4 da ligação :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sempre li Hermione e depois da explicação dela continuei a ler Hermione.

edit:

no 4º livro só há uma cena que não gosto que é o facto de o Harry não ter recuperado o mapa e ng lho ter dado e no 5º livro já aparece ele com o mapa :mrgreen:

Acho que ele recuperou o mapa no 4º livro quando andou a vasculhar o gabinete do Impostor Moody

Editado por Enzo Dios Perez

Compartilhar este post

Link para o post

Vasculhou sim, ela esqueceu-se foi de mencioná-lo no livro. :mrgreen:

HPFreak7: Como o Harry pegou o mapa do Maroto de volta, se o Crouch Jr. O pegou?

Resposta da J.K. Rowling -> Muita gente me perguntou isso, eu sabia que devia ter mostrado Harry entrando no escritório vazio de Moody e o pegando de volta, mas achei que vocês saberiam que foi o que ele fez. Desculpem!

Nunca me tinha apercebido dessa falha.

Compartilhar este post

Link para o post

ah bem me parecia :lol: sinceramente já tinha lido os livros umas 10x no minimo e só me apercebi disso desta vez :lol: acho que cada vez q leio descubro uma cena nova

Compartilhar este post

Link para o post
Ten years ago today, the "Harry Potter and the Deathly Hallows" book was released

Há 10 anos atrás, tudo acabou.. :( :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

"The Marauder's Map subsequently became something of a bane to its true originator (me), because it allowed Harry a little too much freedom of information. I never showed Harry taking the map back from the empty office of (the supposed) Mad-Eye Moody, and I sometimes regretted that I had not capitalised on this mistake to leave it there. However, I like the moment when Harry watches Ginny's dot moving around the school in Deathly Hallows, so on balance I am glad I let Harry reclaim his rightful property."

Compartilhar este post

Link para o post

Fds já faz dez anos?! Fui banido do Torrentleech à conta desse livro, porque na altura partilhei o torrent do PDF com um amigo :lol:

Li os primeiros capítulos do livro em fotografias que arranjei na net... :heart: :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

No!

Isto nunca vai acabar :(

Compartilhar este post

Link para o post

"The Marauder's Map subsequently became something of a bane to its true originator (me), because it allowed Harry a little too much freedom of information. I never showed Harry taking the map back from the empty office of (the supposed) Mad-Eye Moody, and I sometimes regretted that I had not capitalised on this mistake to leave it there. However, I like the moment when Harry watches Ginny's dot moving around the school in Deathly Hallows, so on balance I am glad I let Harry reclaim his rightful property."

Mesmo :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

Terminei esta tarde o A Ordem da Fénix. Foi o que me deu mais gosto até ao momento, de longe.

Finalmente, finalmente, aconteceu algo que me estava a deixar algo desconfortável: o Harry Potter explodiu. Já era tempo! Um puto órfão que vive até ao 10 anos maltratado pelos tios, vítima de bullying, que leva um choque do caraças quando descobre todo um admirável mundo novo e leva com o fardo de ser o que sobreviveu ao feiticeiro negro mais poderoso e sabendo que este o persegue, e mantém-se sempre caminho e boa onda?

Nah! Uma criança normal teria entrado em choque, estaria revoltada da vida com o tratamento sofrido, por o terem deixado entregue aos maus tratos dos tios, teria talvez tendência a se deixar levar pela fama súbita, e principalmente lidaria invariavelmente mal com toda a pressão que lhe caiu de súbito nos ombros.

Desta vez, o rapaz sofreu, andava à beira de soltar a sua raiva incontrolável e incontida, gritou com todos, foi injusto com quem o procurou ajudar, egoísta até, e até tentou torturar a Bellatrix com um crucio. Assim, sim, tudo está bem com o mundo. Obrigado, Rowling.

Só quero deixar três notas soltas:

- a Dolores Umbridge é das personagens mais odiosas que tive o prazer de acompanhar, mas também é unidimensional para carago. Eu sei que há pessoas assim e que teriam estes comportamentos se tivessem ao seu alcance os meios que esta teve, mas faltou alguma contextualização para o porquê de ela ser assim. Alguma backstory.

- não ficou clara a origem da voz que o Harry por vezes ouvia a ajudá-lo. Estava convencido que seria o Dumbledore, já que ele até revelou ser aquela coisa capaz de entrar na cabeça dos outros e, já no final, disse que estava sempre perto do Harry, "mais do que ele imaginava". Se isso for revelado mais à frente, não digam nada :mrgreen:

- a aesthetic da conversa entre Dumbledore e Harry Potter já no final do livro foi soberba, das melhores que vi num livro. O nascer do sol a servir de paralelismo para com o estado de espírito do Harry foi muito bem conseguido.

Primeiro o sol ainda estava escondido no horizonte, tal como o Harry não fazia ideia do que tinha acontecido; depois o sol a aparecer ao mesmo tempo do Dumbledore e a iluminar-lhe a barba, realçando a chegada de quem iria esclarecer as dúvidas e iluminar o espírito do Harry; e finalmente o sol a brilhar bem alto, iluminando os campos em redor e o gabinete do director, ao mesmo tempo que o Harry recebeu a revelação sobre o significado de Privet Drive. Brutalíssimo.

- o crescimento da personagem Ginny nos livros é absurda, também, mas um pouco out of nowhere. O Neville foi melhor construído, foi aos poucos e pudemos acompanhar cada passo dessa evolução.

Bem, para já é isto.

Compartilhar este post

Link para o post

Please. "Always".

Puro, "A Ordem da Fénix" é o melhor de todos, para mim. É o mais complexo, o mais minucioso e sobretudo, é aquele em que se faz definitivamente a transição de uma saga infanto-juvenil para uma saga para todas as idades e todos os públicos. É a obra-prima da J.K. Rowling.

Compartilhar este post

Link para o post

Please. "Always".

Puro, "A Ordem da Fénix" é o melhor de todos, para mim. É o mais complexo, o mais minucioso e sobretudo, é aquele em que se faz definitivamente a transição de uma saga infanto-juvenil para uma saga para todas as idades e todos os públicos. É a obra-prima da J.K. Rowling.

Verdade.

E se falarmos em termos de filmes, deve ser o pior :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

É o livro onde caímos na realidade que eles não passam de adolescentes. E portam-se como tal, como deveria ser. É o livro onde começamos a ver interesse romântico, é o livro das zangas estúpidas entre amigos (se bem que isto já no anterior tinha acontecido), etc. Não é o meu favorito, nem gostei tanto dele na altura, mas à medida que o fui relendo fui gostando mais e mais dele. Foi aquele que mais cresceu em mim com as repetidas leituras.

Puro, relativamente aos pontos:

- Concordo com o que dizes da Umbridge

- Aquele discurso de que falas é dos meus diálogos favoritos de toda a saga. Excepcional.

- A Ginny aparece meio do nada porque deixa de ser apenas a irmã mais nova do Ron. Entrando na adolescência, começa a entrar ligeiramente no grupo, que já não a vê apenas como uma criança. Com o Neville foi diferente porque ele é do ano deles, tem a mesma idade e sempre conviveu bem mais com o Harry, que é o foco dos livros. Mas não te preocupes, a Ginny é sempre a melhorar partir daqui. Personagem muito fixe e, ao mesmo tempo, a que mais sofreu na adaptação para filme, a par do Ron.

Compartilhar este post

Link para o post

Só achei que ela, a Ginny, surgiu completamente do nada. Tão depressa era a miudita que se escondia do Harry, como de repente aparece ali a transformar o Draco num morcego e a lutar contra feiticeiros adultos.

É claro que ela foi crescendo e ganhando competências, é natural que isso acontecesse, mas não houve uma preparação para isso, ocorreu longe do nosso olhar. Quando apareceu já era uma feiticeira bem competente. Mas claro que a chegada dela é bem-vinda, afinal estava presente desde o primeiro livro, não podia ser afastada da main story.

Compartilhar este post

Link para o post

Verdade.

E se falarmos em termos de filmes, deve ser o pior :lol:

Eu achei isso natural, apesar de também não ter gostado (aliás, não gostei de nenhum filme, talvez porque só vi os dois primeiros antes de acabar todos os livros). É o maior livro (a edição portuguesa tem mais de 750 páginas, se não me falha a memória) e foi aquele em que, do livro para o filme, mais aspectos relevantes foram suprimidos e mais se notou a diferença no ritmo da acção. Lembro-me de sentir que a forma como eles chegam ao Ministério da Magia, no filme, foi feita de forma muito atabalhoada e acelerada, e este é apenas um exemplo entre vários.

Compartilhar este post

Link para o post

nao percebi isto puro

- não ficou clara a origem da voz que o Harry por vezes ouvia a ajudá-lo. Estava convencido que seria o Dumbledore, já que ele até revelou ser aquela coisa capaz de entrar na cabeça dos outros e, já no final, disse que estava sempre perto do Harry, "mais do que ele imaginava". Se isso for revelado mais à frente, não digam nada

q voz é q o ajudava?

quanto ao crescimento da Ginny do nada vais ter a explicação no livro seguinte

Compartilhar este post

Link para o post

Tinha a sua piada ver o grupo ir para o Ministério nos Thestrals e no filme nós termos o ponto de vista de quem não os conseguia ver :mrgreen:

Barroso explica ai isso da Ginny (se te lembrares) porque eu já não me lembro; é quando ela

conta os desabafos e assim que tinha com a Hermione durante as férias?

Editado por Hawkeye

Compartilhar este post

Link para o post

nao percebi isto puro

- não ficou clara a origem da voz que o Harry por vezes ouvia a ajudá-lo. Estava convencido que seria o Dumbledore, já que ele até revelou ser aquela coisa capaz de entrar na cabeça dos outros e, já no final, disse que estava sempre perto do Harry, "mais do que ele imaginava". Se isso for revelado mais à frente, não digam nada

q voz é q o ajudava?

“(...) He had forgotten completely about prefects being chosen in the fifth year. He had been too anxious about the possibility of being expelled to spare a thought for the fact that badges must be winging their way towards certain people. But if he had remembered ... if he had thought about it ... what would he have expected?

Not this, said a small and truthful voice inside his head.

Harry screwed up his face and buried it in his hands. He could not lie to himself; if he had known the prefect badge was on its way, he would have expected it to come to him, not Ron. Did this make him as arrogant as Draco Malfoy? Did he think himself superior to everyone else? Did he really believe he was better than Ron?

No, said the small voice defiantly.

Was that true? Harry wondered, anxiously probing his own feelings.

I’m better at Quidditch, said the voice. But I’m not better at anything else.

That was definitely true, Harry thought; he was no better than Ron in lessons. But what about outside lessons? What about those adventures he, Ron and Hermione had had together since starting at Hogwarts, often risking much worse than expulsion?

Well, Ron and Hermione were with me most of the time, said the voice in Harry’s head.

Not all the time, though, Harry argued with himself. They didn’t fight Quirrell with me. They didn’t take on Riddle and the Basilisk. They didn’t get rid of all those Dementors the night Sirius escaped. They weren’t in that graveyard with me, the night Voldemort returned ...

And the same feeling of ill-usage that had overwhelmed him on the night he had arrived rose again. I’ve definitely done more, Harry thought indignantly. I’ve done more than either of them!

But maybe, said the small voice fairly, maybe Dumbledore doesn’t choose prefects because they’ve got themselves into a load of dangerous situations ... maybe he chooses them for other reasons ... Ron must have something you don’t ... (...) “

“(…) For a moment Harry was tempted to hurry upstairs for his Invisibility Cloak when, not for the first time, a voice very much like Hermione’s whispered in his ear: reckless. It was, after all, very late, and he was exhausted. (...)”

“(...) He was five, watching Dudley riding a new red bicycle, and his heart was bursting with jealousy ... he was nine, and Ripper the bulldog was chasing him up a tree and the Dursleys were laughing below on the lawn ... he was sitting under the Sorting Hat, and it was telling him he would do well in Slytherin ... Hermione was lying in the hospital wing, her face covered with thick black hair ... a hundred Dementors were closing in on him beside the dark lake ... Cho Chang was drawing nearer to him under the mistletoe ...

No, said a voice inside Harry’s head, as the memory of Cho drew nearer, you’re not watching that, you’re not watching it, it’s private

He felt a sharp pain in his knee. Snape’s office had come back into view and he realised that he had fallen to the floor; one of his knees had collided painfully with the leg of Snape’s desk. He looked up at Snape, who had lowered his wand and was rubbing his wrist. There was an angry weal there, like a scorch mark. (...)”

“(...) He felt as though the memory of it was eating him from inside. He had been so sure his parents were wonderful people that he had never had the slightest difficulty in disbelieving the aspersions Snape cast on his father’s character. Hadn’t people like Hagrid and Sirius told Harry how wonderful his father had been? (Yeah, well, look what Sirius was like himself, said a nagging voice inside Harry’s head ... he was as bad, wasn’t he?) Yes, he had once overheard Professor McGonagall saying that his father and Sirius had been troublemakers at school, but she had described them as forerunners of the Weasley twins, and Harry could not imagine Fred and George dangling someone upside-down for the fun of it ... not unless they really loathed them ... perhaps Malfoy, or somebody who really deserved it ... (...)”

“(...) He strode blindly from the hospital wing into the teeming corridor where he stood, buffeted by the crowd, panic expanding inside him like poison gas so that his head swam and he could not think what to do ...

Ron and Hermione, said a voice in his head.

He was running again, pushing students out of the way, oblivious to their angry protests. He sprinted back down two floors and was at the top of the marble staircase when he saw them hurrying towards him. (...)”

Talvez seja isto? Contudo, trata-se apenas da sua consciência. Se calhar na tradução não é tão claro?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, é exactamente isso. Eu comecei por interpretar como sendo uma metáfora para o seu lado irracional, como nós por vezes dizemos que ouvimos uma voz na nossa cabeça em sentido figurado, mas a certo ponto comecei a pensar se não seria algo mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...