Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fm_master

Cursos de Árbitros, de Treinadores e Carreiras

Publicações recomendadas

Guest Alonso.

Sim, é diferente. Aí já existem contratos e exactamente por já ser profissional ou semi-profissional é que os clubes já sabem as condições dos jogadores relativamente à sua disponibilidade. No distrital é tudo amador e por isso é que há que dar valor à meritocracia, valorizando quem dá tudo pelo clube, e não aquele que só quando lhe dá jeito é que vai treinar...

Isso para mim não faz sentido nenhum.

Eu quando falei se é diferente não era se havia contratos etc porque isso é óbvio. Eu quando falei no diferente é na comparação que fazes. Tu achas que num clube profissional ou semi-profissional onde um jogador tem um contrato, recebe é normal que um jogador não vá aos treinos e que seja titular ou utilizado se tiver um acordo prévio com os responsáveis do clube ou o treinador.

E achas anormal, num clube amador, num futebol amador, sem qualquer tipo de contrato que um jogador tenha de realizar todos os treinos mesmo que não tenha disponibilidade para o fazer e caso não o faça não deve ser utilizado nem titular mesmo que haja um acordo prévio com o treinador e os responsáveis do clube.

é isto que não percebo pedes exigência máxima a quem está no futebol amador e pedes um exigência mínima a quem está no futebol profissional, semi-profissional.

ps: aqui ninguém defendeu um jogador que só vai treinar quando lhe apetece é que vai treinar mas sim aquele que não tem disponibilidade de realizar todos os treinos.

Compartilhar este post

Link para o post

Alonso: Agora vê a situação "pelos olhos" do Bartolo. Vais ao treinos todos e chega ao dia de jogo e joga outro jogador que só faz um treino e tu ficas de fora. (Independentemente do motivo que impede esse jogador de ir aos treinos.)

Compartilhar este post

Link para o post

Até eu era capaz de rejeitar o Messi na minha equipa, se ele não treinasse todos os dias.

Só não rejeitava o Lampard. Porque é o Lampard.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso para mim não faz sentido nenhum.

Eu quando falei se é diferente não era se havia contratos etc porque isso é óbvio. Eu quando falei no diferente é na comparação que fazes. Tu achas que num clube profissional ou semi-profissional onde um jogador tem um contrato, recebe é normal que um jogador não vá aos treinos e que seja titular ou utilizado se tiver um acordo prévio com os responsáveis do clube ou o treinador.

E achas anormal, num clube amador, num futebol amador, sem qualquer tipo de contrato que um jogador tenha de realizar todos os treinos mesmo que não tenha disponibilidade para o fazer e caso não o faça não deve ser utilizado nem titular mesmo que haja um acordo prévio com o treinador e os responsáveis do clube.

é isto que não percebo pedes exigência máxima a quem está no futebol amador e pedes um exigência mínima a quem está no futebol profissional, semi-profissional.

ps: aqui ninguém defendeu um jogador que só vai treinar quando lhe apetece é que vai treinar mas sim aquele que não tem disponibilidade de realizar todos os treinos.

Por isso mesmo, num clube de futebol amador deve-se dar primazia a quem trabalha mais com a equipa, eu não disse que no semi-profissional é normal o jogador faltar aos treinos, disse que era normal as direcções se inteirarem da disponibilidade do atleta em questão e só avançam para a contratação se quiserem.

Agora um jogador que não treine nunca pode passar à frente de um que dê o litro, se não para quê treinar?

Compartilhar este post

Link para o post

É uma questão complicada, mas cabe ao treinador tentar, sempre que for possível, tomar decisões que zelem pelo bem-estar e estabilidade do grupo.

A questão é que o grupo quer aquilo que o meta mais vezes perto do sucesso. E isso, por muito que se romantize a coisa, significa quase sempre jogar com os melhores...

Compartilhar este post

Link para o post

É uma questão complicada, mas cabe ao treinador tentar, sempre que for possível, tomar decisões que zelem pelo bem-estar e estabilidade do grupo.

A questão é que o grupo quer aquilo que o meta mais vezes perto do sucesso. E isso, por muito que se romantize a coisa, significa quase sempre jogar com os melhores...

Segundo o Bartolo não é esse o caso, porque diz que não fica a dever nada ao outro guarda-redes e até segura melhor a equipa do que ele.

Mas sem crer ser mau, nem dizer que é o caso do Bartolo, um gajo às vezes quando se analisa a si próprio, pode-se analisar mal. Acho que não há nada como analisar mesmo bem a situação a fundo e no caso dele falar com os colegas de equipa, principalmente a defesa... porque eu acho que qualquer treinador acima de tudo quer é ganhar... se não ganhar não vai ter sucesso corra por onde correr... pode subir aqui e ali com uma cunha, mas há-de chegar a altura que isso não baste e terá que ganhar. E no caso do treinador do Bartolo, ou de qualquer outro, dúvido que fosse colocar um Guarda-Redes que realmente colocasse em risco os objetivos da equipa, só por já o conhecer ou por capricho, sabendo que tem um que vem aos treinos e que é superior.

Vê com os capitães também, que num nível de distrital têm um peso acima da média do futebol profissional nas decisões em grande parte das vezes. Tu não imaginas um Luisão a dizer ao JJ com quem deve jogar aqui e ali ou onde deve ir buscar um jogador... mas se calhar na distrital um treinador pode perguntar ao capitão se não conhece um gajo qualquer da zona para jogar na posição X ou Y, que mesmo que não possa vir aos treinos não importa, importa é no fim-de-semana estar apto para dar contributo e a coisa acaba por se dar...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu parto do pressuposto que neste caso o 2º guarda-redes será no mínimo capaz de morder os calcanhares ao que está a jogar.

E a este nível ou, deduzo eu, num nível superior, o que tens de ter sempre é bom senso, critério e o mesmo peso para a mesma medida. Eu treino 3x por semana e defini desde cedo que quem não treinar, pelo menos, 2x salta fora da equipa. E nunca sequer tive de o dizer como se fosse uma lei, mas após um ou dois casos todos perceberam que seria assim. Obviamente que se me apercebesse que havia meninos que faltava 1x por semana só porque sim, rapidamente lhes fazia a folha.

Relativamente ao bold...percebo a ideia mas o que me parece (e cada vez mais) é que são poucos os que percebem quem realmente são os melhores; mais do que isso, eles próprios podem estar a jogar, mas se o melhor amigo não calça até isso dá azia :lol:

Editado por Ibrahimovic_9

Compartilhar este post

Link para o post

Mas um dos melhores não está a jogar, porque de momento joga um moço que apesar de ser um bom gr, não tem convencido quando jogou e agora ainda por cima anda com a confiança completamente arrasada porque meteu na p*ta da cabeça que sempre que joga não ganhamos e que os golos que sofre são sempre culpa dele...

Ontem ele foi ao treino e andava a arrastar-se por lá, tipo fds mas o meu mister quer maior indicador de qual gr consegue fazer melhor o trabalho neste momento?

Eu voltei de lesão há mais ou menos 2 semanas mas voltei esfaimado por jogar e fazer defesas e sobretudo ajudar o grupo, tenho treinado que nem um touro, sempre no máximo e com intensidade constante, ainda ontem só sofri um golo no treino inteiro e tivemos a fazer finalização e pelada treino todo, tirando os 15 minutos a aquecer...

Opá só não vê quem não quer, até o presidente apareceu por lá por causa do que eu fiz e não saiu do treino enquanto não acabasse...

Segundo o Bartolo não é esse o caso, porque diz que não fica a dever nada ao outro guarda-redes e até segura melhor a equipa do que ele.

Mas sem crer ser mau, nem dizer que é o caso do Bartolo, um gajo às vezes quando se analisa a si próprio, pode-se analisar mal. Acho que não há nada como analisar mesmo bem a situação a fundo e no caso dele falar com os colegas de equipa, principalmente a defesa... porque eu acho que qualquer treinador acima de tudo quer é ganhar... se não ganhar não vai ter sucesso corra por onde correr... pode subir aqui e ali com uma cunha, mas há-de chegar a altura que isso não baste e terá que ganhar. E no caso do treinador do Bartolo, ou de qualquer outro, dúvido que fosse colocar um Guarda-Redes que realmente colocasse em risco os objetivos da equipa, só por já o conhecer ou por capricho, sabendo que tem um que vem aos treinos e que é superior.

Vê com os capitães também, que num nível de distrital têm um peso acima da média do futebol profissional nas decisões em grande parte das vezes. Tu não imaginas um Luisão a dizer ao JJ com quem deve jogar aqui e ali ou onde deve ir buscar um jogador... mas se calhar na distrital um treinador pode perguntar ao capitão se não conhece um gajo qualquer da zona para jogar na posição X ou Y, que mesmo que não possa vir aos treinos não importa, importa é no fim-de-semana estar apto para dar contributo e a coisa acaba por se dar...

Err...os melhores jogadores abandonam a equipa porque não estão para ser gozados pelo facto do gajo meter só quem lhe apetece a jogar, tem decisões a meio dos jogos que deus me livre, epá estamos a falar de um gajo que quer ganhar como todos (claro), mas se ganhar com os seus sabe-lhe a pato e alimenta-lhe o ego e por mim tudo bem agora se depois de já ser bastante notório nesta fase do campeonato que com isto não vai a lado nenhum porque é que insiste?

Ele o ano passado teve no S.Pedro da Cova (Pró-Elite) e foi para lá em Janeiro com o objetivo de segurar o clube lá, fez a mesma m*rda que está a fazer agora e nem durou um mês porque houve alguém com bom senso que meteu travão naquilo, então só empatou um jogo com os homens dele? Fds que estranho...

Eu parto do pressuposto que neste caso o 2º guarda-redes será no mínimo capaz de morder os calcanhares ao que está a jogar.

E a este nível ou, deduzo eu, num nível superior, o que tens de ter sempre é bom senso, critério e o mesmo peso para a mesma medida. Eu treino 3x por semana e defini desde cedo que quem não treinar, pelo menos, 2x salta fora da equipa. E nunca sequer tive de o dizer como se fosse uma lei, mas após um ou dois casos todos perceberam que seria assim. Obviamente que se me apercebesse que havia meninos que faltava 1x por semana só porque sim, rapidamente lhes fazia a folha.

Relativamente ao bold...percebo a ideia mas o que me parece (e cada vez mais) é que são poucos os que percebem quem realmente são os melhores; mais do que isso, eles próprios podem estar a jogar, mas se o melhor amigo não calça até isso dá azia :lol:

Além de teres bom senso (é um grande elogio atenção), o bold reflete também o que esta época foi no que toca para os "afilhados" dele, é que chegou a ser vergonhoso que se chegou a passar e de tal forma que eu até decidi não ir ao jantar de natal para não me chatear com nada, porque senão em Janeiro já não estava lá (fds porque não fui? :cadeirada: )

Agora com o treino de ontem, cheguei lá falei com eles e o presidente desafiou-me a mostrar porque eu achava que era melhor (coitadinho está alheio a tudo) e eu como apesar de mandar muita letra, naquele momento decidi que o silêncio era a única coisa que eles mereciam então fui treinar...

Depois foi o resultado que se viu e veio chorar para que eu ficasse e até me ofereceu dinheiro para honrar o meu compromisso até ao final da temporada...Eu disse que ia pensar.

Compartilhar este post

Link para o post

[...]Ele o ano passado teve no S.Pedro da Cova (Pró-Elite) e foi para lá em Janeiro com o objetivo de segurar o clube lá[...]

Ahhhhhh.

Ouvi histórias sobre o rendimento do sujeito em questão. Não muito boas, note-se.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Alonso.

Para abateres a barriga de cerveja que ganhas durante a semana.

para alguns parece que sim :mrgreen:

Onde é que escrevi isso?

Por isso mesmo, num clube de futebol amador deve-se dar primazia a quem trabalha mais com a equipa, eu não disse que no semi-profissional é normal o jogador faltar aos treinos, disse que era normal as direcções se inteirarem da disponibilidade do atleta em questão e só avançam para a contratação se quiserem.

Agora um jogador que não treine nunca pode passar à frente de um que dê o litro, se não para quê treinar?

Ah no futebol amador tens de dar primazia e no profissional ou semi-profissional, não?

Só avançam para a contratação se quiserem e no futebol amador também ou não? Ou achas que um jogador vai faltar aos treinos porque sim e o treinador o mete a jogar? O treinador só mete a jogar se o jogador em questão justificar as suas não idas aos treinos com situações concretas.

Aqui não se trata de faltar aos treinos porque hoje está frio não vou. AH, hoje joga o Benfica também não vou. O que estamos a discutir desde o inicio é um jogador não poder ir porque estuda a 80/100 km de casa ou de ter o azar do seu horário de trabalho coincidir com os treinos

E não estamos a falar de um jogador que nunca treine, estamos a falar de um jogador que vai aos treinos que pode e nos quais dá o litro.

Almeco, eu já disse antes que percebia o lado do Bartolo.

Compartilhar este post

Link para o post

Onde é que escrevi isso?

Se escreveste ou não, não sei mas estava no gozo com o PRFA. Vê-se muito nos distritais gajos barrigudos que mal conseguem correr ao fim-de-semana. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Bartolo, o teu treinador é o ex-treinador do São Pedro que bazou logo após não sei quantos jogos? :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Não conheço o Bartolo, nem a realidade da equipa dele, nem sequer a competição em questão, todavia um treinador tem que saber gerir um grupo. Criar situações de desigualdade dentro do grupo, por exemplo dar muito mais tempo de jogo a quem não treina durante a semana, ignorando quem treina todas as vezes e bem, pode virar-se contra o próprio treinador.

Parecendo que não, a existência de uma situação deste género, caso seja percepcionada pelo grupo, pode causar algum mal-estar. Neste caso, a pessoa que é afetada diretamente é o Bartolo, porém através de conversas entre ele e os colegas ou até mesmo os próprios colegas vendo o que se passa, podem começar a tirar as suas próprias conclusões e a empenhar-se menos nos treinos. É preciso não esquecer que o grupo é uma entidade dinâmica e que está em permanente mutação, uma vez que todos os seus intervenientes, de algum modo, o fazem funcionar.

Um treinador que não perceba isso está destinado, mais dia menos dia, ao insucesso. Colocando de lado as questões técnicas e táticas, a gestão de pessoas assume, cada vez mais, uma posição preponderante dentro das equipas. É preciso contar com todo o grupo e estimular aqueles que são menos utilizados, todos os elementos se devem sentir importantes, parecendo que não isso melhora a sua motivação e faz com que, mesmo não jogando, contribuam para um bom ambiente de balneário.

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post

E por isso mesmo que mantenho a minha palavra, este fim de semana não fui a jogo nenhum tal como prometido e adivinhem o que aconteceu?

A ganhar 1-0, num dos últimos lances do jogo o moço compromete novamente e 1-1...Pois é fdd.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa te digo, Bartolo...

Tivesse eu uma equipa, e eras tu o meu guarda-redes.

:lol:

Eu posso andar muitas vezes a dizer que x gr devia ter feito assim ou assado, mas eu era muito assim quando era mais novo, se alguém me dissesse "não faças isso", eu imediatamente perguntava porquê e ficava ali a ouvir o meu mister como um burro a olhar para um palácio :lol: ...

Sabe-se lá como nestes 3 últimos anos criou-se esta profecia à minha volta que a equipa onde eu estiver não ganha mais de 3/4 jogos por época quando eu não sou o gr, no inicio até nem ligava muito mas como passar do tempo cada vez mais pessoas me diziam isto até se tornar numa das minhas maiores armas para me auto-motivar, porque se quero que continue assim tenho de me certificar que vou para o fim de semana totalmente descansado com a semana de treinos que tive.

Como já disse sou um homem de palavra no que toca ao futebol e para mim a minha integridade está acima de tudo, esqueceram-se foi de quem foram buscar, deviam estar à espera de um menino do coro mas saiu o tiro pela culatra.

Compartilhar este post

Link para o post

:lol:

Eu posso andar muitas vezes a dizer que x gr devia ter feito assim ou assado, mas eu era muito assim quando era mais novo, se alguém me dissesse "não faças isso", eu imediatamente perguntava porquê e ficava ali a ouvir o meu mister como um burro a olhar para um palácio :lol: ...

Sabe-se lá como nestes 3 últimos anos criou-se esta profecia à minha volta que a equipa onde eu estiver não ganha mais de 3/4 jogos por época quando eu não sou o gr, no inicio até nem ligava muito mas como passar do tempo cada vez mais pessoas me diziam isto até se tornar numa das minhas maiores armas para me auto-motivar, porque se quero que continue assim tenho de me certificar que vou para o fim de semana totalmente descansado com a semana de treinos que tive.

Como já disse sou um homem de palavra no que toca ao futebol e para mim a minha integridade está acima de tudo, esqueceram-se foi de quem foram buscar, deviam estar à espera de um menino do coro mas saiu o tiro pela culatra.

És o Bielsa das balizas... :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho andado a jogar a 6 nos últimos 4 jogos.

Hoje num lançamento da nossa equipa em momento ofensivo, fui pedir a bola e saquei uma golaceira semelhante a esta, mas do outro lado do campo.

<3

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...