Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Carlos Gouveia

Cientificamente falando...

Publicações recomendadas

Basicamente essa cena aí do gato é a explicação para os buracos negros também.

Foi assim que o Susskind "ganhou" na explicação dos buracos negros contra o Hawking

Compartilhar este post

Link para o post

Que estupidez... Então agora o facto de olharmos é que força a decisão da natureza? Que raio de visão egocêntrica é essa? Essa é equivalente áquela de não se saber se as árvores fazem barulho a cair quando não há ninguém na floresta para ouvir...

wtf

Compartilhar este post

Link para o post

Gostava de ver o método completo desta experiência. Alguém sabe onde encontrar ou pelo menos o que pesquisar?

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente vídeo Crono, quanto ao método completo da experiência não sei onde haverá. Nem sei o que pretendes com o método completo, queres saber sobre os dados matemáticos?

Editado por Mahai

Compartilhar este post

Link para o post

Queria saber como foi feita a observação, como foram atirados os electrões, para onde foram apontados, esse tipo de pormenores.

Compartilhar este post

Link para o post

Pesquisa por Einstein Bohr Fotões...Deve aparecer alguma coisa :) Pelo menos a discussão principal sobre o assunto foi entre eles os dois.

Compartilhar este post

Link para o post

Não vi esse vídeo do Crono porque, como neste PC não tenho som, não conseguiria entender tudo.

Mas partilho da opinião do NIkeL, há mesmo quem diga que, se não houver alguém numa floresta, uma árvore não faz barulho a cair? Isso soa bastante parvo.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas partilho da opinião do NIkeL, há mesmo quem diga que, se não houver alguém numa floresta, uma árvore não faz barulho a cair? Isso soa bastante parvo.

If a tree falls in the woods and no one is around, does it make a sound? Isso não tem nada de científico, é um dito antigo que quem medita (não vou precisar nenhum grupo) usa para colocar a mente num estado de preparação ideal. A ideia é que se ninguém (entenda-se tudo o que pode ouvir, animais racionais e irracionais) lá estiver o som não é ouvido, não se trata de discutir se se produz ou não ruído mas sim a efectividade do mesmo - se ninguém lá está... É mais uma brincadeira que outra coisa, ninguém acredita nisto... acho.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, não disse que é uma teoria qualquer, só disse que isso de que falavam me fazia lembrar desse "ditado".

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Duas perguntas:

-os cegos, como formas de sobrevivência, apuram os outros sentidos, certo? Partindo do pressuposto que sim, uma pessoa que tenha todos os sentidos operacionais, se "desactivar" temporariamente um, foca-se instintivamente nos outros? Exemplificando, estando eu numa sala de aula a olhar para o professor, alunos, paredes, portas, janelas etc etc, se fechar os olhos por uns minutos, ficaria, durante esse período, com a audição mais apurada? Ou é um espaçamento temporal tão curto que de nada serviria (quando muito, funcionaria como um placebo)?

-quem acompanha TBBT já deve ter visto um episódio de uma temporada anterior em que o Sheldon, como forma de resolver um problema científico qualquer complicadíssimo, arranjou um trabalho rotineiro simples, de modo a libertar a parte do cérebro que se foca nesse tipo de coisas mais puxadas. Já não me lembro bem dos termos próprios, mas era para ver se tinha uma epifania, basicamente. Sabem se isso tem algum fundo de verdade?

Se tiver a cometer alguma heresia científica, my bad :lol: frequentemente penso em cenas deste género mas não lhes dou grande importância e acabo por me esquecer passado pouco tempo lol

Compartilhar este post

Link para o post

Estou muito interessado em saber a resposta da primeira pergunta, pois é algo que me pergunto algumas vezes.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou mandar uma bujarda mas tenho a ideia de que o apuramento dos sentidos é algo que se vai ganhando com o tempo e que requer bastante treino.

Compartilhar este post

Link para o post

Tive a pensar numa cena. Por exemplo, será possível alguém afogar-se propositadamente? Tipo um alguidar com água, enfiar lá a cabeça e esperar que nos afoguemos. Eu acho que não é possível, visto o nosso corpo funcionar de forma a sobrevivermos sempre, ou seja, por qualquer razão, quem se tentasse afogar dessa forma, nunca iria conseguir, mesmo que à partida fosse esse o objectivo.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Vou mandar uma bujarda mas tenho a ideia de que o apuramento dos sentidos é algo que se vai ganhando com o tempo e que requer bastante treino.

Pois, também é essa ideia que eu tenho. Mas curtia ter uma confirmação/resposta mais desenvolvida sem grandes trabalhos de pesquisa :mrgreen: interessados nas ciências (nikel, pan, gel, antifa, jone, domi, ...) cheguem-se à frente

Compartilhar este post

Link para o post

Tive a pensar numa cena. Por exemplo, será possível alguém afogar-se propositadamente? Tipo um alguidar com água, enfiar lá a cabeça e esperar que nos afoguemos. Eu acho que não é possível, visto o nosso corpo funcionar de forma a sobrevivermos sempre, ou seja, por qualquer razão, quem se tentasse afogar dessa forma, nunca iria conseguir, mesmo que à partida fosse esse o objectivo.

Pensei exactamente no mesmo, há dois ou três dias.

Compartilhar este post

Link para o post

Não consegues, vais ter sempre aquela tentação e reacção de sair do alguidar. Se de alguma forma conseguires sair de uma situação desse género, vais sempre instintivamente te salvar.

Compartilhar este post

Link para o post

É uma óptima pergunta à qual não sei responder, já deve ter havido algum caso não ? Mas é interessante ...

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, também é essa ideia que eu tenho. Mas curtia ter uma confirmação/resposta mais desenvolvida sem grandes trabalhos de pesquisa :mrgreen: interessados nas ciências (nikel, pan, gel, antifa, jone, domi, ...) cheguem-se à frente

Não te consegues dissociar dos sentidos. O facto do teu corpo, instintivamente, "saber" que tem o sentido, apesar de não o estares a tentar utilizar não apura os outros. Certamente te parecerá que a audição está mais forte se, por exemplo, fechares os olhos. Mas só ouves melhor porque estás mais concentrado nos sons, e tens apenas que processar essa informação.

Quando alguém tem uma lesão, instintivamente, o organismo responde de forma a aumentar a sensibilidade aos estímulos nervosos de outros sentidos. Por outras palavras, o teu corpo habitua-se, com algum treino e tempo, a focar-se nos sentidos que ainda tem, e a sensibilidade torna-se maior. Em grande parte das situações, o facto de termos todos os sentidos alerta faz-nos desprezar alguns relativamente a outros. Quando um deles se apaga, abre apenas a porta para outro poder tomar o lugar...Não sei se me fiz entender :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

-os cegos, como formas de sobrevivência, apuram os outros sentidos, certo? Partindo do pressuposto que sim, uma pessoa que tenha todos os sentidos operacionais, se "desactivar" temporariamente um, foca-se instintivamente nos outros? Exemplificando, estando eu numa sala de aula a olhar para o professor, alunos, paredes, portas, janelas etc etc, se fechar os olhos por uns minutos, ficaria, durante esse período, com a audição mais apurada? Ou é um espaçamento temporal tão curto que de nada serviria (quando muito, funcionaria como um placebo)?

Nesse teu exemplo aumentarias a concentração dos outros sentidos, podes fazer isso de forma propositada e concentrares-te mais no sentido que queres. É difícil, requer treino, mas é possível.

-quem acompanha TBBT já deve ter visto um episódio de uma temporada anterior em que o Sheldon, como forma de resolver um problema científico qualquer complicadíssimo, arranjou um trabalho rotineiro simples, de modo a libertar a parte do cérebro que se foca nesse tipo de coisas mais puxadas. Já não me lembro bem dos termos próprios, mas era para ver se tinha uma epifania, basicamente. Sabem se isso tem algum fundo de verdade?

Não vi isso, mas parece-me que está relacionado com meditação, não? Basicamente meditar passa por se concentrar de tal modo numa coisa, seja esta visual, auditiva, etc., de modo a causar um overload no cérebro, e nesse momento ocorre a libertação da mente e deixas de pensar (é isto o verdadeiro significado de meditar). Nessa altura podes ter uma expansão da consciência, atingir níveis de hiper-consciência, conhecido como samadhi. Acho que é a isso que te referes com o termo "epifania". Isto que eu disse é verdade, mas não sei se é a isso que te referes.

Editado por ZeroZeroPeras

Compartilhar este post

Link para o post

É possivel suspender a respiração até desmaiares, acontece muito com practicantes de mergulho em apneia. Mas para uma pessoa normal, sem problemas psicologicos é practicamente impossivel resistires aos impulsos de respirar. Os que practicam esse tipo de mergulho usam várias tecnicas para enganar o organismo e resistir a isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Não será o melhor tópico, mas...

publico_ipv6.gif

Entre as 17h e as 22h

“Chuva de estrelas” nos céus da Europa neste sábado

Uma “chuva de estrelas” ocorre neste sábado por toda a Europa e será visível em Portugal. Ocorrerá entre as 17h e as 22h e poderá ser contemplado a olho nu.

O fenómeno tem origem na intercepção da órbita terrestre com o rasto deixado pelo cometa Giacobini-Zinner, explica Carlos Santos, astrónomo do Observatório Nacional. Os fragmentos incandescentes aparecerão de noroeste, vindos da constelação de Dragão, à qual devem o nome de dracónidas.

“A visibilidade estará dependente da hora a que o fenómeno atingir o seu pico, podendo chegar aos dez meteoros por minuto. No entanto, será sempre dificultada pela lua cheia”, afirma Carlos Santos. Ainda assim, resta sempre a possibilidade de se assistir ao espectáculo longe das grandes cidades, onde a poluição luminosa é menor.

"[O fenómeno] não é raro. Apenas conseguiram prevê-lo melhor", indica. Segundo a agência Lusa, o acontecimento trará, à Europa, investigadores de todo o mundo, interessados em estudar, sobretudo, danos que os detritos possam causar nos satélites. Em território nacional, o Observatório Astronómico da Ribeira Grande, em Fronteira (Alentejo) irá receber os mais curiosos. A entrada é livre.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...