Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Gavazzo

Sporting - Presidência, SAD e Análises Financeiras

Publicações recomendadas

Citação de bug, há 5 minutos:

Certamente que poderão haver dúvidas legítimas. Como com todas as direções que passaram pelo clube.

Existem sempre pontas por onde se pode pegar, porque toda a gente acaba por cometer erros. O que não compreendo é a malta que coloca o Anti-Varandas à frente do Sporting Clube de Portugal.

Basta passar pelo FórumSCP ou por qualquer post de facebook para constatar isso. O Varandas cometeu alguns erros, Keizer, Silas, contratar alguns cepos, vender ao desbarato, etc. No entanto, depois da época extraordinária que estamos a realizar, que pode acabar com um jejum ainda maior que o anterior, há que lhe dar mérito, porque também o tem. Mesmo que seja o Amorim a orientar isto tudo, pelo menos tem o mérito e a coragem de o ter ido buscar.

Ainda é cedo para falar em época extraordinária... Para já há uma Taça da Liga e eliminações humilhantes na Taça de Portugal e na Liga Europa.

Não me parece que o discurso anti-Varandas seja culpa única e exclusivamente desses Sócios e Adeptos, o próprio que tinha como mote "unir o Sporting" abriu uma autêntica guerra às claques e abriu uma perseguição interna a todos aqueles que estavam relacionados com a anterior direção.

Quanto aos facebooks e aos FórunsSCP não me acredito que haja alguém triste pela equipa estar em primeiro lugar independentemente de estar lá o Varandas ou o Joaquim. Este tipo de jejuns não pode acontecer num Clube como o nosso e oxalá seja desta que se quebre o malfadado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de AriGold76, há 7 minutos:

Ainda é cedo para falar em época extraordinária... Para já há uma Taça da Liga e eliminações humilhantes na Taça de Portugal e na Liga Europa.

Não me parece que o discurso anti-Varandas seja culpa única e exclusivamente desses Sócios e Adeptos, o próprio que tinha como mote "unir o Sporting" abriu uma autêntica guerra às claques e abriu uma perseguição interna a todos aqueles que estavam relacionados com a anterior direção.

Quanto aos facebooks e aos FórunsSCP não me acredito que haja alguém triste pela equipa estar em primeiro lugar independentemente de estar lá o Varandas ou o Joaquim. Este tipo de jejuns não pode acontecer num Clube como o nosso e oxalá seja desta que se quebre o malfadado.

Falta-nos a concretização para a época ser catalogada como extraordinária, mas eu sinceramente não me recordo, à excepção de 15/16, de estar tão próximo do céu. Mas vamos com calma, porque apesar de nos encontrarmos numa posição extremamente confortável, isto ainda não acabou.

Quanto ao "Unir o Sporting". Sempre fomos um clube de fações, acentuadas depois de Alcochete e do BdC se ter quase barricado em Alvalade. O único momento da nossa história em que senti verdadeiramente que estávamos todos a remar para o mesmo lado, foi precisamente em 15/16, em que o ambiente que se vivia em volta da equipa, foi algo de absolutamente fascinante.

Se por um lado sinto a falta do público e da Onda Verde a acompanhar esta equipa, também tenho consciência, que com público, era muito difícil ganharmos jogos para lá dos 90, tais as assobiadelas que os nossos jogadores iriam levar.

Editado por bug

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de AriGold76, há 36 minutos:

Deve ser muito f*dido para ti (e todos os adeptos do Bruno Futebol Clube) o que está a acontecer não deve?

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 40 minutos:

Falta-nos a concretização para a época ser catalogada como extraordinária, mas eu sinceramente não me recordo, à excepção de 15/16, de estar tão próximo do céu. Mas vamos com calma, porque apesar de nos encontrarmos numa posição extremamente confortável, isto ainda não acabou.

Quanto ao "Unir o Sporting". Sempre fomos um clube de fações, acentuadas depois de Alcochete e do BdC se ter quase barricado em Alvalade. O único momento da nossa história em que senti verdadeiramente que estávamos todos a remar para o mesmo lado, foi precisamente em 15/16, em que o ambiente que se vivia em volta da equipa, foi algo de absolutamente fascinante.

Se por um lado sinto a falta do público e da Onda Verde a acompanhar esta equipa, também tenho consciência, que com público, era muito difícil ganharmos jogos para lá dos 90, tais as assobiadelas que os nossos jogadores iriam levar.

Tipo caga nele, estamos literalmente a fazer a melhor época de sempre na liga, neste momento. Podemos não ser campeões, mas ninguém me pode dizer que a época não está a ser extraordinária.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 18 minutos:

Tipo caga nele, estamos literalmente a fazer a melhor época de sempre na liga, neste momento. Podemos não ser campeões, mas ninguém me pode dizer que a época não está a ser extraordinária.

Já ia no 3° parágrafo quando decidi apagar tudo. Não vale mesmo a pena.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de AriGold76, há 1 hora:

Que chatice 😂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 2 horas:

A ausência de adeptos nunca será positiva, independentemente do contexto.

Citação de JohnyM, há 1 hora:

Deve ser muito f*dido para ti (e todos os adeptos do Bruno Futebol Clube) o que está a acontecer não deve?

Nem por isso mas se te faz mais feliz pensar que eu de alguma estou aziado ou chateado por estar em primeiro... 😂

Citação de Sandes., há 1 hora:

De sempre? Não confundas de sempre com "desde que nasci"...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de AriGold76, há 3 horas:

Vocês colocam a página de lado porque não vos agrada mas a verdade é que levanta dúvidas legítimas. Podem questionar a forma mas há questões que podem e devem ser explicadas.

eu não te coloco de lado e continuo disponível para trocar ideias sobre a análise às contas. fiquei foi a falar sozinho, mas é na boa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de AriGold76, há 59 minutos:

A ausência de adeptos nunca será positiva, independentemente do contexto.

Aí estamos de acordo. Adeptos. Do Sporting.

Seguidores de cultos, terroristas ou arruaceiros não fazem falta nenhuma ao futebol.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Cabeça de giz, há 1 hora:

eu não te coloco de lado e continuo disponível para trocar ideias sobre a análise às contas. fiquei foi a falar sozinho, mas é na boa.

😴

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de AriGold76, há 1 hora:

De sempre? Não confundas de sempre com "desde que nasci"...

Qual foi a epoca que foi melhor que esta? Do tempo dos 5 violinos? Talvez, numa metrica que distribua o campeonato por mais equipas que na altura efectivamente existiam na primeira liga. E mesmo assim, se a unica altura comparavel a esta é a dos 5 violinos, acho que diz tudo do quanto extraordinaria é a presente época.

Compartilhar este post

Link para o post

O mais engraçado disto tudo é que no início da época andávamos a comparar o nosso plantel ao do Braga. O futebol é mesmo feito do momento, porra.. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, há 12 minutos:

O Varandas e a o seu trabalho têm defeitos, como é óbvio, acho que analisando o mandato ninguém pode negar isso, está longe é de ser aquilo que se escreve naquelas páginas ou daquilo que continuam a achar/pensar.
Errou em toda a linha no ano passado com os dossiers das contratações deixando tudo para a última por causa da gestão do caso Bruno Fernandes, deixou cair um treinador que ele havia dito ser a cara do projeto (Keizer) de forma muito rápida para depois se andar a fazer borrada nesse nível.
Continuo a achar que existem certos atletas que na hora da saída podiam ter um tratamento mais elevado e digno (Ristovski e Acuña de cabeça) assim de repente, tem uma clara dificuldade comunicativa e agregadora em torno da sua mensagem, notando-se que não se sente confortável.
Tudo o resto são teorias mirabolantes alimentadas por cabeças que não têm um pingo de vergonha naquilo que pensam.
Se isto tudo é passível de ser criticado, também é preciso ver que em termos comunicacionais temos subido a olhos vistos, não sei quem foi colocado em que lugares, se contrataram malta diferente mas o conteúdo que produzimos coloca os adeptos mais próximos do clube/equipa e proporciona momentos onde podemos dinamizar marcas de forma muito personalizada e interessante (acho que devíamos explorar mais esta vertente), contratou um treinador de futebol e está agarrado a ele (seja pelo dinheiro pago ou não), assumiu finalmente um projeto e uma linha orientador daquilo que quer para o clube estando o clube a recolher benefícios disso mesmo, temos renovado a Academia, que bem precisava (sim, os idiotas nunca perceberam a história dos colchões), tem tentado aparecer cada vez menos de forma a proteger não só a sua imagem mas também a do clube, cortou a mama às claques, aqueles que prejudicaram o Sporting em milhões e ainda bem que o fez, e o mínimo que espero é que só se sente à mesa com eles quando os mesmos decidirem comportar-se como adeptos normais, como todos os outros e perderem o poder de decisão diferente de qualquer um dos outros sócios, dinamizámos a loja verde (com alguns problemas que devem ser corrigidos a curto prazo, a criação de um sistema de pontos e de ainda mais merch low cost seria super interessante).
Cortámos gastos e estamos a tentar abordar o mercado e a construção do plantel de forma diferente e mais rigorosa. E é inegável que esta época mesmo não acabando com o título é um sucesso a todos os níveis porque o mais importante é aquilo que está a ser feito, estão a ser lançadas as bases para um projeto decente e com cabeça, algo minimamente sustentável e pensado que nos possa aproximar regularmente do título e não só quando o rei faz anos. A formação voltou a ganhar importância, os mercados voltaram a ser mais cirúrgicos e o plantel voltou a ter qualidade para ser possível trabalhar e construir algo melhor por cima dele.

Portanto transformar estes 3 anos de Presidência nos burros anti-Brunistas que estão ser comidos pelos croquetes amigos do Varandas diz mais de quem acha e se revê nisso mesmo que dos outros.
Muito orgulhosamente fui voz activa contra o Godinho Lopes, fui voz activa contra o Bruno de Carvalho e se o Varandas o justificar também o serei contra ele ou qualquer outro presidente que se coloque primeiro que o clube ou faça mal ao mesmo.
Agora nunca serei ponto de discórdia só por ser como os negacionistas e conspiracionistas de blogs e forunscp's o são, incapazes de se desalinhar de um discurso sem qualquer válido e mínimo pensamento lógico por trás.
O Sporting não era o BdC e muito menos a forma como ele se portava, o Sporting é aquilo que o meu avô me ensinou e que o BdC foi destruindo e clivando devagarinho, é a unidade, é a formação, são os valores, é a qualidade, é o apoio, é a vitória. O Sporting não é vitória a qualquer custo, não é o vender a alma para ganhar, não é o falar mal de toda a gente que nos acompanhou, não é o estado constante de guerra.
E quem não consegue reconhecer isto parece-me que tem de se reencontrar para perceber o que é o Sporting, o Sporting não começou em 2013 e muito menos acabou em 2018, o Sporting começou em 1906 e continua vivo em 2021, seja com mais adeptos, menos adeptos, no final do dia ficam os que importam e realmente gostam do Sporting e não se as pessoas que o orientam continuam cá.
Gente que não é capaz de distanciar a critica fácil da critica merecida não faz falta ao clube porque destrói e mina não só o processo democrático como o crescimento e discussão saudável do clube.
Eu não me importo de discutir o estado e futuro do clube com alguém que não goste do Varandas, mas que o faça de forma lógica e não através de teorias da conspiração, achismos ou fatos tirados do rabo e colados a cuspo numa folha de papel. O Sporting merece uma discussão séria, não um avacalho na lama para satisfazer vendettas pessoais.
Posto isto, e analisando os 2 anos e meio de mandato até agora, parece-me indiscutível que estamos perante um dos trabalhos mais satisfatórios dos últimos anos. Perfeito ? Longe disso. Mas satisfatório, bem satisfatório, com bastante espaço para crescimento.
No meio disto tudo, continua a ser jogo a jogo mas poder assistir a um Sporting campeão será dos maiores prazeres que poderei ter. Depois do que passámos no projeto Roquette, no ressuscitar do associativismo com o Bruno, no morrer na praia em 15/16, na clivagem de Sportinguistas de primeira e segunda, no completo retrocesso mental do BdC, do ataque a Alcochete, nas rescisões, na perda de símbolos, na destituição, nas novas eleições, no clima constante de guerrilha em que colocaram o novo presidente porque alguns vivem um culto de personalidade, nos tiros nos pés.
Poder vir a ser campeão 20 anos depois é uma das páginas mais bonitas que poderei ver e viver com o meu avô. Ele sim, Sportinguista dos 7 costados independentemente de quem está no poder, que manteve a noção de Sportinguismo, de unidade, de amor ao clube, e que sempre conseguiu afastar a noção de pessoas do clube. Ele sim, um exemplo daquilo que devem ser os adeptos do clube, um apoio e um sustento ao mesmo que devem apontar o dedo com criticas construtivas ou quando o conceito de clube se desvirtua e resvala para o plano pessoal.
Portanto, é com um orgulho do crl que digo que sem pudor nenhum que a porcaria que se lê por essas páginas fora, não passa disso mesmo, m*rda. m*rda feia, mal cheirosa na qual se confunde o conceito de clube com a pessoa. No fundo, um puto mimado que era sempre escolhido para delegado de turma mas que este ano não e agora passa a vida a falar mal de quem foi porque não sabe bem o que fazer sem ser dizer mal, inventar e lançar boatos na esperança de encontrar mais gente que se reveja na causa. Aquela impressão de se pertencer e lutar por uma causa maior mas que não passa de tanga.

Portanto, Croquetes, Rabolhos ou Anti-Brunistas, ou o crl de nome de m*rda que se invente nesses fóruns, quero é que se f*dam. A partir do momento em que aquilo que se escreve tem uma agenda muito própria, o que sair dali, para mim, será sempre colocado de lado porque é isso que merecem e é isso que têm feito a 70% dos adeptos que votou para correr com o ex-Presidente do clube desde 2018.

giphy.gif

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, há 18 minutos:

O Varandas e a o seu trabalho têm defeitos, como é óbvio, acho que analisando o mandato ninguém pode negar isso, está longe é de ser aquilo que se escreve naquelas páginas ou daquilo que continuam a achar/pensar.
Errou em toda a linha no ano passado com os dossiers das contratações deixando tudo para a última por causa da gestão do caso Bruno Fernandes, deixou cair um treinador que ele havia dito ser a cara do projeto (Keizer) de forma muito rápida para depois se andar a fazer borrada nesse nível.
Continuo a achar que existem certos atletas que na hora da saída podiam ter um tratamento mais elevado e digno (Ristovski e Acuña de cabeça) assim de repente, tem uma clara dificuldade comunicativa e agregadora em torno da sua mensagem, notando-se que não se sente confortável.
Tudo o resto são teorias mirabolantes alimentadas por cabeças que não têm um pingo de vergonha naquilo que pensam.
Se isto tudo é passível de ser criticado, também é preciso ver que em termos comunicacionais temos subido a olhos vistos, não sei quem foi colocado em que lugares, se contrataram malta diferente mas o conteúdo que produzimos coloca os adeptos mais próximos do clube/equipa e proporciona momentos onde podemos dinamizar marcas de forma muito personalizada e interessante (acho que devíamos explorar mais esta vertente), contratou um treinador de futebol e está agarrado a ele (seja pelo dinheiro pago ou não), assumiu finalmente um projeto e uma linha orientador daquilo que quer para o clube estando o clube a recolher benefícios disso mesmo, temos renovado a Academia, que bem precisava (sim, os idiotas nunca perceberam a história dos colchões), tem tentado aparecer cada vez menos de forma a proteger não só a sua imagem mas também a do clube, cortou a mama às claques, aqueles que prejudicaram o Sporting em milhões e ainda bem que o fez, e o mínimo que espero é que só se sente à mesa com eles quando os mesmos decidirem comportar-se como adeptos normais, como todos os outros e perderem o poder de decisão diferente de qualquer um dos outros sócios, dinamizámos a loja verde (com alguns problemas que devem ser corrigidos a curto prazo, a criação de um sistema de pontos e de ainda mais merch low cost seria super interessante).
Cortámos gastos e estamos a tentar abordar o mercado e a construção do plantel de forma diferente e mais rigorosa. E é inegável que esta época mesmo não acabando com o título é um sucesso a todos os níveis porque o mais importante é aquilo que está a ser feito, estão a ser lançadas as bases para um projeto decente e com cabeça, algo minimamente sustentável e pensado que nos possa aproximar regularmente do título e não só quando o rei faz anos. A formação voltou a ganhar importância, os mercados voltaram a ser mais cirúrgicos e o plantel voltou a ter qualidade para ser possível trabalhar e construir algo melhor por cima dele.

Portanto transformar estes 3 anos de Presidência nos burros anti-Brunistas que estão ser comidos pelos croquetes amigos do Varandas diz mais de quem acha e se revê nisso mesmo que dos outros.
Muito orgulhosamente fui voz activa contra o Godinho Lopes, fui voz activa contra o Bruno de Carvalho e se o Varandas o justificar também o serei contra ele ou qualquer outro presidente que se coloque primeiro que o clube ou faça mal ao mesmo.
Agora nunca serei ponto de discórdia só por ser como os negacionistas e conspiracionistas de blogs e forunscp's o são, incapazes de se desalinhar de um discurso sem qualquer válido e mínimo pensamento lógico por trás.
O Sporting não era o BdC e muito menos a forma como ele se portava, o Sporting é aquilo que o meu avô me ensinou e que o BdC foi destruindo e clivando devagarinho, é a unidade, é a formação, são os valores, é a qualidade, é o apoio, é a vitória. O Sporting não é vitória a qualquer custo, não é o vender a alma para ganhar, não é o falar mal de toda a gente que nos acompanhou, não é o estado constante de guerra.
E quem não consegue reconhecer isto parece-me que tem de se reencontrar para perceber o que é o Sporting, o Sporting não começou em 2013 e muito menos acabou em 2018, o Sporting começou em 1906 e continua vivo em 2021, seja com mais adeptos, menos adeptos, no final do dia ficam os que importam e realmente gostam do Sporting e não se as pessoas que o orientam continuam cá.
Gente que não é capaz de distanciar a critica fácil da critica merecida não faz falta ao clube porque destrói e mina não só o processo democrático como o crescimento e discussão saudável do clube.
Eu não me importo de discutir o estado e futuro do clube com alguém que não goste do Varandas, mas que o faça de forma lógica e não através de teorias da conspiração, achismos ou fatos tirados do rabo e colados a cuspo numa folha de papel. O Sporting merece uma discussão séria, não um avacalho na lama para satisfazer vendettas pessoais.
Posto isto, e analisando os 2 anos e meio de mandato até agora, parece-me indiscutível que estamos perante um dos trabalhos mais satisfatórios dos últimos anos. Perfeito ? Longe disso. Mas satisfatório, bem satisfatório, com bastante espaço para crescimento.
No meio disto tudo, continua a ser jogo a jogo mas poder assistir a um Sporting campeão será dos maiores prazeres que poderei ter. Depois do que passámos no projeto Roquette, no ressuscitar do associativismo com o Bruno, no morrer na praia em 15/16, na clivagem de Sportinguistas de primeira e segunda, no completo retrocesso mental do BdC, do ataque a Alcochete, nas rescisões, na perda de símbolos, na destituição, nas novas eleições, no clima constante de guerrilha em que colocaram o novo presidente porque alguns vivem um culto de personalidade, nos tiros nos pés.
Poder vir a ser campeão 20 anos depois é uma das páginas mais bonitas que poderei ver e viver com o meu avô. Ele sim, Sportinguista dos 7 costados independentemente de quem está no poder, que manteve a noção de Sportinguismo, de unidade, de amor ao clube, e que sempre conseguiu afastar a noção de pessoas do clube. Ele sim, um exemplo daquilo que devem ser os adeptos do clube, um apoio e um sustento ao mesmo que devem apontar o dedo com criticas construtivas ou quando o conceito de clube se desvirtua e resvala para o plano pessoal.
Portanto, é com um orgulho do crl que digo que sem pudor nenhum que a porcaria que se lê por essas páginas fora, não passa disso mesmo, m*rda. m*rda feia, mal cheirosa na qual se confunde o conceito de clube com a pessoa. No fundo, um puto mimado que era sempre escolhido para delegado de turma mas que este ano não e agora passa a vida a falar mal de quem foi porque não sabe bem o que fazer sem ser dizer mal, inventar e lançar boatos na esperança de encontrar mais gente que se reveja na causa. Aquela impressão de se pertencer e lutar por uma causa maior mas que não passa de tanga.

Portanto, Croquetes, Rabolhos ou Anti-Brunistas, ou o crl de nome de m*rda que se invente nesses fóruns, quero é que se f*dam. A partir do momento em que aquilo que se escreve tem uma agenda muito própria, o que sair dali, para mim, será sempre colocado de lado porque é isso que merecem e é isso que têm feito a 70% dos adeptos que votou para correr com o ex-Presidente do clube desde 2018.
Eu estava lá no dia da destituição quando assobiaram e apuparam Sportinguistas que subiam ao palco para criticar a direção (uma direção que haviam defendido sempre), quando em pleno estádio com a equipa de futebol a jogar assobiavam e apupavam o atual Presidente sem vergonha contribuindo para ambientes ridículos em pleno estádio, ou dos confrontos que decidiram tornar habituais nas AG's por não concordarem com outros sócios, os confrontos em plena bancada, o rasgar sócios pagantes em páginas de internet, páginas do clube, em todo o lado, a constante criação de um sentimento de que existem Sportinguistas de primeira e de segunda ou os Sportinguistas da central e os apoio. Portanto sim, quero é que se f*da. Que sejam postos de lado, nunca tiveram vergonha nenhuma de o fazer aos restantes sócios portanto colham o que semearam.

Grande post, e aproveito para dar também os meus tostões.

Eu não tive nunca nenhum sportinguista para seguir. A minha mãe gostava do Sporting mas não seguia futebol e o meu pai até me equipava à FCP para me tentar fazer portista, e até tenho fotos minha em plena avenida dos aliados a abanar bandeirinhas do porto na festa do penta. Mas algo me puxou para o Sporting. Ver o Acosta na TV é a primeira memória que tenho de futebol, e depois de vários anos sem ligar muito, ali na altura do Peseiro e do Paulo Bento comecei a seguir com mais atenção o clube.

Para mim, portanto, os valores que definindo Sporting não me foram ensinados, foram aqueles que interpretei. E são pela linha do que dizes, mas resumo mais a dois: formação e orgulho. Formação por termos uma aposta firme na academia e com bons resultados, e orgulho por não nos rebaixamos a tacticas baixas e insultuosas para vencer. Nem a aceitar presidentes que danifiquem a nossa imagem e identidade mesmo que tenham resultados aceitáveis. O varandas fez grande m*rda o ano passado. Acho que despachou o keizer cedo demais depois de ter feito asneiras no mercado, e depois a época foi completamente por água abaixo. Mas já na altura preparou o regresso a está identidade, e hoje temos uma equipa que me deixa orgulhoso e não é por estarmos em primeiro. Se tivéssemos em 4o estava na mesma orgulhoso de termos um plantel recheado de jogadores de qualidade da formação e outros tantos jovens portugueses. Dá-me um gosto ter está identidade que já não tinha há algum tempo, que foi atingido em parte quando tivemos os 4 campeões europeus no nosso plantel.

Sou fã do varandas por isso, e espero que não mude esta aposta e este rumo.

Compartilhar este post

Link para o post

Os brunistas podiam criar um novo clube de adoração ao Grande Líder e desaparecer de vez da face da terra. Eu não consigo abrir aquele fórum SCP que vejo logo um ou dois comentários que me dá vontade de vomitar. Que gentinha alienada, devem estar a esfregar as mãos à espera de poder apontar o dedo à próxima derrota. Felizmente são uns analfabetos que não representam a maioria do clube.

É preciso ter muita lata para se dizer que é cedo e ainda não fizemos nada de extraordinário, com uma equipa de tostões comparada com a dos rivais, cada vez mais valorizada e a bater recordes.

As claques não são donas dos clubes e no estádio notava-se bem que a maioria concorda com o Varandas nesse quesito, de tantos assobios que levavam. Têm de saber ocupar o seu lugar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, há 1 hora:

Eu estava lá no dia da destituição quando assobiaram e apuparam Sportinguistas que subiam ao palco para criticar a direção (uma direção que haviam defendido sempre), quando em pleno estádio com a equipa de futebol a jogar assobiavam e apupavam o atual Presidente sem vergonha contribuindo para ambientes ridículos em pleno estádio, ou dos confrontos que decidiram tornar habituais nas AG's por não concordarem com outros sócios, os confrontos em plena bancada, o rasgar sócios pagantes em páginas de internet, páginas do clube, em todo o lado, a constante criação de um sentimento de que existem Sportinguistas de primeira e de segunda ou os Sportinguistas da central e os apoio. Portanto sim, quero é que se f*da. Que sejam postos de lado, nunca tiveram vergonha nenhuma de o fazer aos restantes sócios portanto colham o que semearam.

Grande.

Vou só pegar no bold para fazer o contraste aqui. Infelizmente já cá não o tenho e foi quem me fez Sportinguista e era exatamente como o teu avô. 

Felizmente tenho cá a minha mãe e espero poder festejar com ela daqui a algum tempo. Ainda hoje estivemos a falar e eu disse-lhe que não sabia como é que os comentadores na tv já estavam a dar o Sporting como campeão e eu ainda nem sequer confiante me sinto e a resposta dela foi "porque sentiste na pele a época do peseiro" 😂. She knows the struggle.

Compartilhar este post

Link para o post

Tivemos um resultado negativo de 6,9M€ no primeiro semestre da época para o qual contribuiu a queda do mercado de transferências e a redução das receitas operacionais no valor de 8,9M€.
Pelo lado positivo, voltamos a baixar os gastos operacionais em 24% (14,2M€) dos quais 6M€ são relativos a gastos com pessoal, reduzimos o défice operacional em 17% e baixámos o passivo em 6,8M€.
É o terceiro semestre consecutivo em que isto se verifica.

Está tudo noticiado no record.

Compartilhar este post

Link para o post

tenho que ir ver o doc, mas assim de repente, ter prejuizo e baixar passivo ao mesmo tempo só com desvalorização de activos. como não se pode fazer isso em passes de jogadores, aparenta ser uma "brunada" nas contas. mas já volto a isto.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Cabeça de giz, há 13 horas:

tenho que ir ver o doc, mas assim de repente, ter prejuizo e baixar passivo ao mesmo tempo só com desvalorização de activos. como não se pode fazer isso em passes de jogadores, aparenta ser uma "brunada" nas contas. mas já volto a isto.

A diminuição do ativo foi via caixa e via desvalorização do plantel. O valor bruto caiu provavelmente porque o Acuña, o Wendel e o Vietto tinham maior valor bruto contabilistico do que os reforços.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Carlos Gouveia, há 11 horas:

A diminuição do ativo foi via caixa e via desvalorização do plantel. O valor bruto caiu provavelmente porque o Acuña, o Wendel e o Vietto tinham maior valor bruto contabilistico do que os reforços.

em termos de contabilidade é proibido alterar a valorização do plantel. é sempre assim: valor inicial - vendas - depreciações - salários pagos + contratações + salários assumidos. os ganhos nas vendas têm que passar para as receitas e reduzem o passivo no mesmo valor que baixa o activo. além disso o fluxo de caixa conta zero para a demonstração de resultados, é uma questão de recebimentos e pagamentos, não de facturação.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Cabeça de giz, há 19 minutos:

em termos de contabilidade é proibido alterar a valorização do plantel. é sempre assim: valor inicial - vendas - depreciações - salários pagos + contratações + salários assumidos. os ganhos nas vendas têm que passar para as receitas e reduzem o passivo no mesmo valor que baixa o activo. além disso o fluxo de caixa conta zero para a demonstração de resultados, é uma questão de recebimentos e pagamentos, não de facturação.

Sim, mas o Wendel, o Vietto e o Acuña saíram. Portanto o plantel como um todo desvalorizou. Estou a perder o teu ponto e provavelmente a culpa é minha 😁

Compartilhar este post

Link para o post

Isso vai para aí uma açorda de conceitos @Cabeça de giz

Citação de Cabeça de giz, há 10 horas:

em termos de contabilidade é proibido alterar a valorização do plantel.

O valor da rubrica vai sendo modificado ao longo do tempo de acordo com alguns inputs, como dizes (ver abaixo a minha aferição desses inputs).

O que eu acho que queres dizer é que o custo de aquisição não pode ser alterado ao longo do tempo (que é verdade) mas tu não consegues visualizar isso só olhando para o balanço, uma vez que o que está apresentado é o valor líquido contabilístico (VLC).

é sempre assim: valor inicial - vendas - depreciações - salários pagos  + contratações + salários assumidos 

Os salários são gasto, não são capitalizados.

os ganhos nas vendas têm que passar para as receitas e reduzem o passivo no mesmo valor que baixa o activo.

As mais-valias ou menos-valias (preço de venda menos VLC: se superior a zero é mais-valia; se inferior a zero é menos-valia) são registadas na demonstração dos resultados (DR) como rendimentos ou gastos, respectivamente. A contrapartida desses registos, quer num caso, quer no outro, é sempre só activo:

- desreconheces o activo pelo VLC que está registado (activo)

- reconheces o recebimento/conta a receber (activo)

- diferença é mais ou menos-valia (DR)

Aqui um bom exemplo de algo que te provoca lucro ou prejuízo e que não afecta o passivo, ao contrário do que tinhas sugerido noutro post.

Citação de Cabeça de giz, há 11 horas:

além disso o fluxo de caixa conta zero para a demonstração de resultados, é uma questão de recebimentos e pagamentos, não de facturação.

Na DR ficam registados os rendimentos e gastos do período, não a facturação. É por isso que existem acréscimos e diferimentos. Mas é um conceito que normalmente não é fácil de perceber para quem tem menos experiência (e quem não for da área então nem sonha o que é isto). Numa óptica de simplificação, aceito (daí o certo e errado).

----------------------------------

Sobre o R&C do Sporting, sendo que não costumo olhar para aquilo, o que aconteceu no primeiro semestre do ano vs o ano passado:

Evolução dos resultados:

- Diminuição das receitas (-11M Euros), fruto de menos venda de bilhetes (Covid) e menos recebimentos da UEFA (não qualificação)

- Mesmo assim, melhoria no resultado operacional sem transacções de jogadores (fruto essencialmente de menos gastos em FSE's e Pessoal)

- Não obstante, o resultado operacional sem transacções de jogadores é negativo em 13,3M Euros (o que quer dizer que o Sporting está sempre obrigado a vender)

- À semelhança do ano passado, muito bom resultado de transacção de jogadores (12M Euros). Se desconsiderarmos o impacto das depreciações (que é o efeito "tempo", não afecta cash) este resultado sobre para 22M Euros

- Conclusão aos resultados do semestre é que, apesar de haver um resultado líquido (RL) negativo em 6,9M Euros, se se desconsiderar amortizações e depreciações (mais uma vez, não impactam a operação nem cash-flow), o RL é positivo em 12,6M Euros

Sobre a evolução do balanço:

- Activo diminui 14M Euros devido ao activo não corrente (diminuição via amortizações e depreciações, mas compensado em parte pelas aquisições de jogadores) e caixa (diminui em 10M Euros). Restantes contas a receber compensam-se entre si e decorrem de evolução normal das operações

- Caixa diminui em 10M Euros essencialmente porque o resultado operacional é negativo (mais uma vez, a obrigação de vender jogadores todos os anos, para isto se manter à tona). Para mais detalhe, é ver a demonstração dos fluxos de caixa que está no R&C-

- O capital varia de acordo com o RL. Como o RL é negativo, o CP ficou mais negativo.

- O passivo diminui em 7M Euros essencialmente devido à rubrica "outros passivos correntes e não correntes", que diminui 11M Euros. O que contrabalança esta diminuição é o aumento em fornecedores em 4M Euros.

- Então, o que são os "outros passivos"? No não corrente, essencialmente rendimentos a reconhecer (antecipação de recebimento de receita futura ou facturação antecipada de receitas futuras) e contas a pagar a fornecedores a mais de 1 ano. A variação no não corrente aumenta em 4M Euros, essencialmente pelo aumento da dívida a pagar a fornecedores a mais de 1 ano (aumento de 2,5M Euros)

- Os outros passivos correntes são essencialmente i) acréscimos de gastos e; ii) rendimentos a reconhecer. O que faz diminuir a rubrica em 15M Euros é essencialmente a diminuição dos rendimentos a reconhecer em 12M Euros. Isto é essencialmente porque finalmente se chegou ao "tempo correcto" da antecipação do recebimento de algumas receitas e esse rendimento foi reconhecido. Exemplo: preciso de cash e decido antecipar recebimento do patrocínio do próximo ano. Aumento o meu activo em caixa (recebimento) e crio este passivo de "rendimento a reconhecer", porque o que eu recebi só teria direito para o próximo ano. No próximo ano, vou reconhecer o rendimento no período correcto por "anulação" deste passivo.

- Quer isto dizer que o passivo diminui essencialmente devido ao efeito "tempo" (claro que o RL influencia também o passivo mas está "controlado").

Para mim o mais crítico - e está reflectido na CLC - é o passivo corrente ser maior que o activo corrente. Isto quer dizer que as exigibilidades a 1 ano são superiores aos direitos a 1 ano. Em 90M Euros! Claro que nem tudo será cash-in/cash-out, como pude explicar um bocado acima.

Mas assim muito muito por alto:

- se considerarmos apenas financiamentos e fornecedores a pagar a 1 ano -> 112M Euros a pagar num ano

- se considerarmos apenas clientes a receber a 1 ano -> 20,7M Euros a receber num ano

(os outros devedores e outros credores são essencialmente Grupo)

- caixa disponível à data é de 5M Euros

- resultado operacional sem transacções de jogadores é negativo, conforme verificado acima, o que quer dizer que a tesouraria está sempre em déficit (ou seja, não há capacidade de poupança, pelo contrário. O que quer dizer que a necessidade de tesouraria calculada acima só vai aumentar)

A tesouraria é o vosso problema. O RL para o ano estará positivo com a entrada na champions.

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de EasyGoing, há 9 minutos:

- desreconheces 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...