Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Dominator

Empregos

Publicações recomendadas

Qual é a tua área e idade? Fiquei sem perceber e não sei se a tua história já tem algum background neste tópico.

Quando acabei o curso, e até vinha fresco da experiência Erasmus, também estava com a ideia de ir para a fora, até porque na minha área as coisas estavam/estão/estarão um bocado mal por cá. Só que falar é fácil, acabei por ficar e agora, passado pouco mais de 2 anos de ter terminado o curso e mesmo não tendo uma experiência profissional até então que me faça sentir plenamente realizado, já seria com mais dificuldade que encararia a decisão de ir para fora.

No fundo, o que é que eu quero dizer com isto? Que, se queres ir para fora, que seja o quanto antes. Quanto mais tempo ficares em Portugal, mais a tua vida assenta e mais entraves arranjas a ti mesmo para mudares no futuro. Apesar de tudo, a verdade é que tenho um emprego, sou razoavelmente pago para o que vou vendo por aí (pelo menos atualmente) e, mesmo não sendo o meu emprego de sonho numa empresa de sonho, também não estou mal e estou em posição de ir procurando algo melhor sem pressões de estar sem dinheiro ou sem emprego. Junta-lhe estabilidade a nível pessoal, nomeadamente namorada e consequentes planos a dois que começam a ser mais a médio-prazo do que a longo-prazo, e já me pergunto em que condições é que "arriscaria" tudo para ir para fora...

Aliás, agora mais depressa me vejo a estudar novamente (embora sobretudo porque me interessa e porque tenho vontade em fazê-lo) do que propriamente em ir para fora para ir atrás de um qualquer sonho que não esteja a conseguir realizar em Portugal, na área do meu mestrado integrado. Já fui de pensar nisso mas agora não estou a sentir esse "chamamento", os líricos dirão que não estou apaixonado pelo que faço e até pode ser que assim seja. Isso até poderia ser um sinal para encarar uma ida para fora como forma de recuperar algum entusiasmo em relação à profissão, caso conseguisse algo mais aliciante, mas não tem sido o caso porque a ideia de estudar e tentar abrir outras portas parece-me mais interessante para o futuro, embora seja sempre um risco.

Claro que se agora enfrentasse uma situação de desemprego de média duração ou se acontecesse algo a nível pessoal que até me fizesse querer sair daqui, a hipótese de ir para fora estaria em cima da mesa. Numa situação de relativa estabilidade como a que relatei, que me parece ser relativamente comum para um tipo de 25 anos como eu, parece-me que, com o passar do tempo, fica mais e mais complicado optar por essa via de livre e espontânea vontade porque, lá está, vais criando raízes e construindo uma vida.

Não me parece que a questão de esgotar hipóteses em Portugal seja realmente válida. Sou da opinião que, profissionalmente, só vais ganhar em ir para fora, independentemente da área. Só sais valorizado se fores trabalhar para fora 1, 2, 5, 10 anos ou o que for. Tens de estar disposto a fazê-lo mas é um esforço que acredito que possa compensar no futuro num regresso a Portugal. Se não regressares, é sinal que estás lá melhor portanto é um bocado win-win situation.

Bom, e isto será sobretudo válido caso não tenhas nenhuma proposta real lá de fora e sejas mais um caso em que tenhas de encontrar um emprego lá fora para poderes ir. Existem sempre casos de pessoas que, maioritariamente por via do mérito académico, têm acesso a oportunidades no estrangeiro às quais é difícil dizer que não e aí acaba por ser outra história completamente diferente.

E também terás de pensar o que queres da vida. Eu ficarei contente se tiver um emprego estável e minimamente desafiante, uma família feliz e dinheiro suficiente para ir jantar fora e ir a espetáculos quando me apetecer sem pensar na conta da luz ou da água e que me dê para ir conhecendo o mundo nas viagens que for tendo oportunidade de fazer. Não estou propriamente atrás de nenhum prémio nobel ou de um iate na marina mais próxima. :biggrin:

Resumindo, o meu conselho seria: reflete se estás realmente disposto a ir para fora, com todos os prós e contras que a decisão implica, e define um período, um limite temporal, no qual vais tentar arranjar um emprego/situação que te satisfaça em Portugal e no qual também te vais preparando e pensando para onde gostarias de tentar ir. Terminado esse período, estará na hora de tentares arranjar emprego fora e estar pronto para te meter no avião a qualquer altura. :) A minha cena de voltar a estudar está um bocado assim. Se até setembro do próximo ano não arranjar nada que me satisfaça de vez, provavelmente vou estudar e tentar dar um abanão na coisa para sair melhor no futuro. O meu limite temporal agora está aí.

EDIT: Desculpa pelo testamento. :lol:

Editado por UnReal

Compartilhar este post

Link para o post

Pa, agora estou no trabalho e não consigo já já responder, mas muito obrigado pela resposta/reflexão. Era mesmo desse tipo de coisa que precisava de ouvir. Basicamente preciso de maturar aquilo que tenho na cabeça, e nada melhor que discutir as ideias com outras pessoas para isso.

Anyway, já respondo!

Obrigado :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Sem ler o que o UnReal escreveu, tenta perceber com o o mercado funciona (se calhar já sabes). Depende muito do que fazes, na minha área é costume ter 1~2 anos de experiência antes de emigrar, noutros podes ir mal acabes o curso.

Compartilhar este post

Link para o post

Máquina!

Nem tanto, Fajo. Nem tanto. Como costumo dizer, tenho sorte em fazer o que gosto. Isso ajuda e muito.

14 publicações? tens muito tempo livre no facebook

E todas a dizer mal do BdC 8)

PS: Modulor, qual é o curso?

Compartilhar este post

Link para o post

O joe é a pessoa mais habilitada, por estes lados, para falar disso. É a área profissional dele.

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar de nunca ter vislumbrado isto na vida e sempre me ter visto num Banco de Portugal, acabei por aceitar a proposta da Deloitte. Aceitei porque considero que trabalhar com diferentes setores me pode dar uma boa noção da realidade económica portuguesa e imensa experiência. Só espero não me arrepender :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar de nunca ter vislumbrado isto na vida e sempre me ter visto num Banco de Portugal, acabei por aceitar a proposta da Deloitte. Aceitei porque considero que trabalhar com diferentes setores me pode dar uma boa noção da realidade económica portuguesa e imensa experiência. Só espero não me arrepender icon_mrgreen.gif

Aproveito este post da concorrência para dar conta da minha experiência como auditor nestes 3 mesinhos. Boa sorte para ti, Carlos!

Tem corrido bem, a cena da "escravatura" ainda não senti muito na pele. Nunca fiquei a trabalhar após as 20h30m, excepto numa contagem mas isso foi fruto da balbúrdia que era o armazém do cliente e a postura dos responsáveis da contagem era absurda, estavam-se a cagar para o que estavam a fazer. Fosse eu a mandar e cagava no cliente na hora.

Sinto que aprendi imenso, ganha-se noções muito boas acerca dos negócios dos clientes em que estamos envolvidos e o tipo de trabalho que faço também me agrada.

Compartilhar este post

Link para o post

Sinto que aprendi imenso, ganha-se noções muito boas acerca dos negócios dos clientes em que estamos envolvidos e o tipo de trabalho que faço também me agrada.

Exato, é isto que quero ganhar com o meu tempo na Deloitte. Vou ficar na área de Risk Advisory (Consultoria de Risco), que é uma área que, à partida, me agrada imenso.

Estás onde, já agora?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Aproveito este post da concorrência para dar conta da minha experiência como auditor nestes 3 mesinhos. Boa sorte para ti, Carlos!

Tem corrido bem, a cena da "escravatura" ainda não senti muito na pele. Nunca fiquei a trabalhar após as 20h30m, excepto numa contagem mas isso foi fruto da balbúrdia que era o armazém do cliente e a postura dos responsáveis da contagem era absurda, estavam-se a cagar para o que estavam a fazer. Fosse eu a mandar e cagava no cliente na hora.

Eu não sou auditor, mas sempre me disseram que a escravatura é de Janeiro a Março, por causa do fecho de contas, e que nessa altura é que não se tem tempo para mais nada excepto trabalho :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Exato, é isto que quero ganhar com o meu tempo na Deloitte. Vou ficar na área de Risk Advisory (Consultoria de Risco), que é uma área que, à partida, me agrada imenso.

Estás onde, já agora?

KPMG.

Eu não sou auditor, mas sempre me disseram que a escravatura é de Janeiro a Março, por causa do fecho de contas, e que nessa altura é que não se tem tempo para mais nada excepto trabalho compinchas.gif

Daí o "ainda". icon_mrgreen.gif Mas vamos ver, pelo que fui tentando falar com o pessoal do 2º ano da empresa é durinho mas não tanto como se pinta. De qualquer das formas, não penso neste emprego como algo para a vida mas mais como um "mestrado prático". Depois logo se verá.

Editado por Thierry Henry

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim ficar a trabalhar até às 20h30 já é exagero, isto tendo em conta que entras às 9h e só fazes uma hora de almoço. Eu sou contra fazer mais horas no trabalho, apesar de infelizmente ainda ir tendo que fazer algumas.

Agora nas deloittes e outras as horas extras são sistemáticas e dizer que sair às 20h é fixe não é nada bom. Pegando no meu exemplo em que perco uns 40 + 40 minutos em transportes por dia, isto faz que eu só chegue a casa já perto das 21h... Onde é que está o meu tempo de qualidade? Sou completamente contra, ainda para mais quando é constante.

E eu não sou o melhor exemplo, que infelizmente também vou fazendo as minhas horas extraordinárias.

Este post não foi propriamente para ti, foi mais um desabafo geral lol

Compartilhar este post

Link para o post

trabalho com alguns rebarbados que quando apanham um CV com uma rapariga bonita ficam logo com motivação extra para a contratar

Isto pode parecer algo inacreditável mas uma vez, quando estava a meio de uma entrevista, o homem desleixou-se e deixou ficar visível o CV da pessoa que ia ser entrevistada depois de mim. Era uma rapariga e a foto que ela colocou lá era uma em que ela estava na praia de biquíni e óculos de sol. :lol:

Já não me lembro do nome da empresa mas não era propriamente pequena e com gabinetes amadores até porque estava situada numa zona importante e das mais caras de Lisboa.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu concorri a isto no ano passado e só recebi resposta em Maio :lol: A resposta foi positiva mas já estava ocupado.

Pode ser boa oportunidade :)

Quando concorreste já tinhas o curso acabado?

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar de nunca ter vislumbrado isto na vida e sempre me ter visto num Banco de Portugal, acabei por aceitar a proposta da Deloitte. Aceitei porque considero que trabalhar com diferentes setores me pode dar uma boa noção da realidade económica portuguesa e imensa experiência. Só espero não me arrepender :mrgreen:

Existe muito pessoal de direito quer na Deloitte ou na KPMG?

Já vi que até costumam contratar..

Compartilhar este post

Link para o post

Continuo a receber elogios a torto e a direito (quase diariamente!) pelo trabalho que ando a realizar, até da própria directora de loja que, de vez em quando, desce do seu pedestal e vem ajudar os comuns mortais... Ando a atravessar uma boa fase, sem dúvida. :) Ontem até tive direito a um abraço da chefe à frente dos clientes por ter feito uma boa acção!

De momento tenho ainda mais um mês de contrato - até ao fim de janeiro portanto, mas já tive a confirmação da parte desta última que, em princípio, vou ficar por mais tempo. «Não me quer perder por nada deste mundo!», disse-me ela no outro dia. Já apareço no horário de fevereiro e tudo o mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns, Jim. Pelo que contas deve ser extremamente gratificante trabalhar nesse lugar :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Continuo a receber elogios a torto e a direito (quase diariamente!) pelo trabalho que ando a realizar, até da própria directora de loja que, de vez em quando, desce do seu pedestal e vem ajudar os comuns mortais... Ando a atravessar uma boa fase, sem dúvida. :) Ontem até tive direito a um abraço da chefe à frente dos clientes por ter feito uma boa acção!

De momento tenho ainda mais um mês de contrato - até ao fim de janeiro portanto, mas já tive a confirmação da parte desta última que, em princípio, vou ficar por mais tempo. «Não me quer perder por nada deste mundo!», disse-me ela no outro dia. Já apareço no horário de fevereiro e tudo o mais.

Não te quer perder por nada deste mundo? Oh diacho.... :-

Compartilhar este post

Link para o post

Quando concorreste já tinhas o curso acabado?

Já tinha o doutoramento acabado :lol: Foi por isso que concorri, era bem pago para um estágio e dava uma experiência internacional. Mas entretanto arranjei um pos-doc em Inglaterra

Compartilhar este post

Link para o post

Existe muito pessoal de direito quer na Deloitte ou na KPMG?

Já vi que até costumam contratar..

Sim. Malta sobretudo com especializações em Direito Fiscal e ramificações.

Compartilhar este post

Link para o post

Malta da Margem Sul que estiver à procura de emprego, a Autoeuropa vai contratar 1100 trabalhadores a partir de Fevereiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...