UnReal Publicado 9 Janeiro 2019 (editado) Abres os anúncios de emprego para áreas relacionadas com gestão/finanças, etc., e é normalíssimo veres coisas como "valoriza-se experiência profissional nas big 4". E isto quando não é fator eliminatório. Para mim, a principal vantagem é a de seres exposto a diversos clientes e indústrias no âmbito do teu trabalho, o que para mim se configura como uma experiência bastante válida antes de te dedicares a uma área de negócio mais específica. Editado 9 Janeiro 2019 por UnReal Compartilhar este post Link para o post
Shai Publicado 9 Janeiro 2019 A verdade é que estagiar numa big 4 continua a ser muito bem visto pela sociedade, daquilo que sei. Um recém-licenciado em contabilidade ou semelhantes pode optar por várias vias, eu tentei ser coerente comigo mesmo. Acho importante conhecer-nos a nós mesmos, aquilo que somos capazes de suportar e identificar bem as expectativas em relação a determinada oferta disponível. Estabelecer uma meta, um objetivo, é algo que pode mudar consoante o tempo e as experiências, portanto acima de tudo acho importante sermos felizes com as nossas escolhas. Licenciei-me com uma média razoável a tender para o bom, mas sei que o ensino português é um bocado desfazado da realidade e sempre senti que não era brilhante e que dificilmente me ia destacar numa big 4. Não seria necessariamente um problema se me aplicasse para melhorar, mas dificilmente sentiria essa motivação num local como aqueles, a trabalhar horas extras constantemente (que é uma coisa que não consigo tolerar, o aproveitamento barato das pessoas). Preferi optar por ir para uma PME, foi difícil arranjar trabalho porque por alguma razão que não faz qualquer tipo na cabeça existe muita empresa em Portugal que pede recém-licenciados com experiência no ramo em x anos, mas eventualmente a sorte tocou a mim. Sou sincero, o meu trabalho provavelmente não é tão desafiante como seria numa big 4, e há dias em que não faço ponta e é aborrecido, mas sinto que sou valorizado onde estou, pelas pessoas. Tenho espaço e tempo para aprender, a um ritmo tranquilo, com pessoas acessíveis para ajudar no que for preciso. Gosto deste tipo de ambiente mais familiar e trás-me uma paz que não sentiria numa big 4. E isso a meu ver é o que mais importa, estar de consciência tranquila na sua profissão. Depois se consigo arranjar alguma coisa melhor, logo se vê, mas estou quase certo que tomei a decisão certa e de que não teria um futuro mais risonho numa big 4. Mas isto é a minha maneira de pensar, para mim a vida não é trabalho, entendo quem tenha outra visão. 1 Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 9 Janeiro 2019 Citação de Tiquinho., há 3 minutos: A verdade é que estagiar numa big 4 continua a ser muito bem visto pela sociedade, daquilo que sei. Um recém-licenciado em contabilidade ou semelhantes pode optar por várias vias, eu tentei ser coerente comigo mesmo. Acho importante conhecer-nos a nós mesmos, aquilo que somos capazes de suportar e identificar bem as expectativas em relação a determinada oferta disponível. Estabelecer uma meta, um objetivo, é algo que pode mudar consoante o tempo e as experiências, portanto acima de tudo acho importante sermos felizes com as nossas escolhas. Licenciei-me com uma média razoável a tender para o bom, mas sei que o ensino português é um bocado desfazado da realidade e sempre senti que não era brilhante e que dificilmente me ia destacar numa big 4. Não seria necessariamente um problema se me aplicasse para melhorar, mas dificilmente sentiria essa motivação num local como aqueles, a trabalhar horas extras constantemente (que é uma coisa que não consigo tolerar, o aproveitamento barato das pessoas). Preferi optar por ir para uma PME, foi difícil arranjar trabalho porque por alguma razão que não faz qualquer tipo na cabeça existe muita empresa em Portugal que pede recém-licenciados com experiência no ramo em x anos, mas eventualmente a sorte tocou a mim. Sou sincero, o meu trabalho provavelmente não é tão desafiante como seria numa big 4, e há dias em que não faço ponta e é aborrecido, mas sinto que sou valorizado onde estou, pelas pessoas. Tenho espaço e tempo para aprender, a um ritmo tranquilo, com pessoas acessíveis para ajudar no que for preciso. Gosto deste tipo de ambiente mais familiar e trás-me uma paz que não sentiria numa big 4. E isso a meu ver é o que mais importa, estar de consciência tranquila na sua profissão. Depois se consigo arranjar alguma coisa melhor, logo se vê, mas estou quase certo que tomei a decisão certa e de que não teria um futuro mais risonho numa big 4. Mas isto é a minha maneira de pensar, para mim a vida não é trabalho, entendo quem tenha outra visão. Muito honestamente, acho que tens a ideia totalmente errada do ambiente que se vive numa big four. Compartilhar este post Link para o post
Shai Publicado 9 Janeiro 2019 Citação de Elvis, há 1 minuto: Muito honestamente, acho que tens a ideia totalmente errada do ambiente que se vive numa big four. Não digo que não, falo das experiências que conheço. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 9 Janeiro 2019 (editado) Citação de UnReal, há 1 hora: Podem dizer o que quiserem das big 4, dos horários puxados à pressão que eventualmente se sente (nunca estive em nenhuma, nem terei oportunidade de estar), mas é mentira que não sejam uma vantagem competitiva. Esta está refletida nos perfis que os empregadores procuram e é, provavelmente, a experiência mais valorizada nestas áreas. Ainda para mais para pessoas de 21 ou 23 anos que entram lá com licenciaturas/mestrados em economia/gestão. É tudo uma questão de perspetiva. Quando de lá saírem passado 3 anos, aprenderam, fizeram muitos contactos e continuam com 24 ou 26 anos e mais do que a tempo de fazer qualquer coisa que queiram. É tão vantagem competitiva que na Nova e Católica o pessoal que acaba nas big4 é tipicamente o que tem piores notas, zero experiência profissional e sem noção do que quer fazer profissionalmente. Numa fep onde a ligação com o tecido empresarial é nenhum e o interesse em formar bons profissionais é posto de parte em favor dos interesses individuais dos professores, acredito que a perspetiva de quem sai de lá para uma consultora seja diferente. Agora, sei que estou a generalizar: ir para auditoria na Deloitte ou consultoria na PwC por exemplo, já não é a mesma coisa. E também sei que há malta que, de facto, vai tirar bom partido da experiência de uma big 4 porque quer mesmo seguir auditoria ou controlo de gestão, e a progressão lá é mais rápida. Mas não é por ser mais rápida que se aprende mais, nem nada que se pareça. A quase totalidade dos meus amigos do porto saiu do mestrado para lá, e estavam mais burros e desanimados do que quando entraram (contar pneus até às 4h da manhã em Almeirim não é pera doce, admito). Editado 9 Janeiro 2019 por Visitante Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 9 Janeiro 2019 Citação de Tiquinho., há 1 hora: A verdade é que estagiar numa big 4 continua a ser muito bem visto pela sociedade, daquilo que sei. Um recém-licenciado em contabilidade ou semelhantes pode optar por várias vias, eu tentei ser coerente comigo mesmo. Acho importante conhecer-nos a nós mesmos, aquilo que somos capazes de suportar e identificar bem as expectativas em relação a determinada oferta disponível. Estabelecer uma meta, um objetivo, é algo que pode mudar consoante o tempo e as experiências, portanto acima de tudo acho importante sermos felizes com as nossas escolhas. Licenciei-me com uma média razoável a tender para o bom, mas sei que o ensino português é um bocado desfazado da realidade e sempre senti que não era brilhante e que dificilmente me ia destacar numa big 4. Não seria necessariamente um problema se me aplicasse para melhorar, mas dificilmente sentiria essa motivação num local como aqueles, a trabalhar horas extras constantemente (que é uma coisa que não consigo tolerar, o aproveitamento barato das pessoas). Preferi optar por ir para uma PME, foi difícil arranjar trabalho porque por alguma razão que não faz qualquer tipo na cabeça existe muita empresa em Portugal que pede recém-licenciados com experiência no ramo em x anos, mas eventualmente a sorte tocou a mim. Sou sincero, o meu trabalho provavelmente não é tão desafiante como seria numa big 4, e há dias em que não faço ponta e é aborrecido, mas sinto que sou valorizado onde estou, pelas pessoas. Tenho espaço e tempo para aprender, a um ritmo tranquilo, com pessoas acessíveis para ajudar no que for preciso. Gosto deste tipo de ambiente mais familiar e trás-me uma paz que não sentiria numa big 4. E isso a meu ver é o que mais importa, estar de consciência tranquila na sua profissão. Depois se consigo arranjar alguma coisa melhor, logo se vê, mas estou quase certo que tomei a decisão certa e de que não teria um futuro mais risonho numa big 4. Mas isto é a minha maneira de pensar, para mim a vida não é trabalho, entendo quem tenha outra visão. Eu acho isso perfeitamente normal, aceitável e tão legítimo como qualquer outro caminho que escolhesses para ti. Diria o mesmo se tivesses ido para uma big 4 ou para outra empresa qualquer. O que me parece errado, ou pelo menos desfasado da realidade do mercado de trabalho, é dizer-se que passar por estas empresas não se configura como uma vantagem competitiva quando há muitos empregadores que valorizam esta experiência profissional em específico. Não quer dizer que os outros não cheguem lá, que sejam melhores ou que sejam piores. Citação de ElliotReid13, há 53 minutos: É tão vantagem competitiva que na Nova e Católica o pessoal que acaba nas big4 é tipicamente o que tem piores notas, zero experiência profissional e sem noção do que quer fazer profissionalmente. Numa fep onde a ligação com o tecido empresarial é nenhum e o interesse em formar bons profissionais é posto de parte em favor dos interesses individuais dos professores, acredito que a perspetiva de quem sai de lá para uma consultora seja diferente. Agora, sei que estou a generalizar: ir para auditoria na Deloitte ou consultoria na PwC por exemplo, já não é a mesma coisa. E também sei que há malta que, de facto, vai tirar bom partido da experiência de uma big 4 porque quer mesmo seguir auditoria ou controlo de gestão, e a progressão lá é mais rápida. Mas não é por ser mais rápida que se aprende mais, nem nada que se pareça. A quase totalidade dos meus amigos do porto saiu do mestrado para lá, e estavam mais burros e desanimados do que quando entraram (contar pneus até às 4h da manhã em Almeirim não é pera doce, admito). Não conheço a realidade daquilo que se passa em Lisboa, mas parece-me que isso não passam de chavões. Acredito que haja pessoas com boas notas e pessoas com más notas (e há muitos que entram com cunhas, claro, por curiosidade ainda há dias soube de um episódio em que um quadro de topo de uma grande empresa portuguesa se virou para a afilhada e lhe perguntou se ela "queria mesmo" entrar na Deloitte), o facto de não terem experiência profissional é uma informação que me diz pouco ou nada tendo em conta que estamos a falar de recém-licenciados, e vai daí que também me diga pouco que não saibam o que querem fazer profissionalmente, dado que são pessoas que acabam de sair da faculdade e não me parece que seja um problema que ainda não tenham decidido o que fazer nos próximos 45 anos das suas vidas. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 9 Janeiro 2019 Não são chavões, podes facilmente confirmar com alguém que tenha frequentado quer uma quer outra universidade. A experiência profissional, mesmo após o término do mestrado, é importante visto que a generalidade dos alunos mais bem preparados já traz experiência com um ou mais estágios de verão. E o não saber o que fazer da carreira nessa fase vem exatamente daquilo que eu falei, na FEP não senti nenhum de preocupação em fazer a ponte entre os alunos e as empresas, ao contrário da católica em Lisboa, onde era comum haver workshops, palestras, convidados externos em várias aulas, cadeiras com trabalhos em empresas parceiras, etc. É um mundo aparte, e a diferença de preparação de quem sai de uma ou outra universidade é notória, e isso reflete-se no interesse (ou falta dele) em trabalhar em sítios onde o investimento nas pessoas é nenhum. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 9 Janeiro 2019 Aquilo que noto nas Big4, e conheço bem o mercado das big4, até porque fui auditor numa empresa formada por pessoas com escola de big4 é o seguinte: Hoje em dia, a maior parte do pessoal já não se sujeita aos horários das big4, às manias das big4, etc. As big4 hoje em dia têm problemas em arranjar bons profissionais. Há departamentos de big4 quase vazios, porque não arranjam ninguém e os que arranjam ou vão enganados e piram-se assim que possível ou são calhaus com olhos; Resumindo e concluindo, as big4 estão cheias, hoje em dia, de burros, de postais que acreditam que trabalhar numa big4 dá imenso prestígio e têm a mania que são os maiores, e alguns, cada vez menos bons profissionais que gostam daquilo; Eu acredito piamente que as big4 vão pagar bem caro esta mentalidade. Se eu vos contasse o que passo com os auditores e consultores de big4 que me aparecem lá na empresa... É demasiado triste. Os miúdos acabadinhos de entrar cheios de peito a acharem que sabem mais que eu é à fartazana. Depois passam vergonhas quando eu tenho que lhes ensinar coisas básicas como taxas de câmbio ou m*rda do género. 1 Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 10 Janeiro 2019 Citação de Rain Dog, há 12 horas: Isto pode parecer uma pergunta idiota mas eu só trabalho em Portugal há 1 ano e não tenho a certeza como funciona. Assinei contrato de 6 meses em julho. Em dezembro renovou por mais 6 meses. Supostamente tinha 12 dias de férias relativos ao primeiro contrato, que tirei agora em janeiro. No final de dezembro, recebi o meu salário normal e os subsídios de natal e de férias. Agora disseram-me que para o mês de janeiro, como só volto de férias no dia 15, só vou receber metade do salário. Ou seja, o subsídio de férias equivale ao salário normal durante o tempo em que se está de férias e é só um "adiantamento" do salário normal. Isto é mesmo assim que funciona? Sempre ouvi chamarem os subsídios de 13° e 14° mês, mas se for assim então na verdade não existe nenhum 14° mês... Durante as férias recebes o salário normal, só não recebes o subsídio de refeição. Parece-me que estão a tentar aldrabar-te. Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 10 Janeiro 2019 Citação de Tio Hans, há 16 horas: Aquilo que noto nas Big4, e conheço bem o mercado das big4, até porque fui auditor numa empresa formada por pessoas com escola de big4 é o seguinte: Hoje em dia, a maior parte do pessoal já não se sujeita aos horários das big4, às manias das big4, etc. As big4 hoje em dia têm problemas em arranjar bons profissionais. Há departamentos de big4 quase vazios, porque não arranjam ninguém e os que arranjam ou vão enganados e piram-se assim que possível ou são calhaus com olhos; Resumindo e concluindo, as big4 estão cheias, hoje em dia, de burros, de postais que acreditam que trabalhar numa big4 dá imenso prestígio e têm a mania que são os maiores, e alguns, cada vez menos bons profissionais que gostam daquilo; Eu acredito piamente que as big4 vão pagar bem caro esta mentalidade. Se eu vos contasse o que passo com os auditores e consultores de big4 que me aparecem lá na empresa... É demasiado triste. Os miúdos acabadinhos de entrar cheios de peito a acharem que sabem mais que eu é à fartazana. Depois passam vergonhas quando eu tenho que lhes ensinar coisas básicas como taxas de câmbio ou m*rda do género. f*da-se. Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 10 Janeiro 2019 Citação de Rain Dog, há 18 horas: Isto pode parecer uma pergunta idiota mas eu só trabalho em Portugal há 1 ano e não tenho a certeza como funciona. Assinei contrato de 6 meses em julho. Em dezembro renovou por mais 6 meses. Supostamente tinha 12 dias de férias relativos ao primeiro contrato, que tirei agora em janeiro. No final de dezembro, recebi o meu salário normal e os subsídios de natal e de férias. Agora disseram-me que para o mês de janeiro, como só volto de férias no dia 15, só vou receber metade do salário. Ou seja, o subsídio de férias equivale ao salário normal durante o tempo em que se está de férias e é só um "adiantamento" do salário normal. Isto é mesmo assim que funciona? Sempre ouvi chamarem os subsídios de 13° e 14° mês, mas se for assim então na verdade não existe nenhum 14° mês... mas é contrato de trabalho mesmo? ou é uma coisa semi parelela, meio de prestação de serviços, meio sabe-se lá bem o quê? é que se é contrato de trabalho, não há cá essa história de metade de mês nenhum. Ou melhor, tu recebes o Janeiro por inteiro (o base, que os subsidios complementares dependem da efectiva presença, claro) e ainda recebes o subsídio de férias, (mas proporcional ao tempo de férias, logo 12 dias, mais ou menos metade de um ordenado mensal). Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 10 Janeiro 2019 Citação de Elvis, há 4 horas: f*da-se. Que foi? Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 10 Janeiro 2019 Apontaste 3 pontos e todos eles são um disparate. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 10 Janeiro 2019 Citação de Elvis, há 1 minuto: Apontaste 3 pontos e todos eles são um disparate. Não conseguires discutir os pontos que ele apontou se calhar revela uma carapuça. 1 Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 10 Janeiro 2019 (editado) Mayday, vou adaptar um poema teu e pedir cordialmente para que não me comas mais o sexo. Editado 10 Janeiro 2019 por Elvis Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 10 Janeiro 2019 Por acaso até estou curioso por saber porque são disparates. Conheço imensa gente que foi lá parar e dois anos depois já lá não pára praticamente ninguém, e o feedback vai de encontro àquilo que o Tio escreveu. Compartilhar este post Link para o post
BisDost Publicado 10 Janeiro 2019 Tirem-me aqui uma duvida... o meu pai trabalha num armazém com um horário de segunda a sexta. Acontece que o patrão agora lembrou-se de criar um documento para todos os empregados assinarem a dizer que têm que trabalhar ao sábado quando houver mais trabalhar. Isto é legal? E caso seja como será o meu pai compensado tendo em conta que o patrão compensa em dinheiro e não em folgas. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 10 Janeiro 2019 Citação de Elvis, há 1 hora: Mayday, vou adaptar um poema teu e pedir cordialmente para que não me comas mais o sexo. E melhor porque se te pões a escrever muitas linhas de texto percebemos que o tio tem razão. 1 Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 10 Janeiro 2019 Citação de Mayday, há 24 minutos: E melhor porque se te pões a escrever muitas linhas de texto percebemos que o tio tem razão. E eu preocupado com o que tu ou outro acreditam... Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 11 Janeiro 2019 @Elvis, já agora em que é que discordas do @Tio Hans e o @ElliotReid13? Por acaso, o que eles dizem, é também o que me vai chegando de antigos alunos e colegas. Posso-te dar um exemplo, vários colegas meus foram para empresas de consultoria, trabalhando no âmbito de RH, e não estiveram lá mais que dois anos. E de todos os que foram, só uma é que ainda hoje permanece nesse meio. PS: E só concedo num argumento, onde posso ter exagerado, trabalhar no âmbito de consultoria ainda pode ser uma vantagem competitiva, mas essa vantagem tende a desvanecer. O pessoal que, na atualidade, está a optar por essa carreira é, cada vez mais, carne para canhão, nomeadamente por causa do ponto (2) do @Tio Hans. E Elvis, da minha parte, isto não é um ataque a quem trabalha nesse meio, como parece ser o teu caso, é algo que estou a verificar por antigos colegas e alunos. Pode ser uma boa opção para ti, caso estejas nesse âmbito, mas pode não o ser para outras pessoas. O facto de ser bom para ti, não faz com que se torne, obrigatoriamente, bom para os outros, daí que não deves levar isto como um ataque pessoal, tal como parece estar a ocorrer. Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 11 Janeiro 2019 Não há nada a argumentar quando a vossa base é "conheço gente que diz isto e aquilo", lol. Com um suporte desses podem dizer absolutamente tudo o quiserem. Eu sei perfeitamente que não há departamentos vazios nem entraram só burros onde estou, logo aí tenho plena noção que o que Tio Hans disse para ali foi um disparate. 🙂 Para além disso, os meus argumentos já estão expostos no primeiro post que fiz. Vou só estar a reciclar. Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 11 Janeiro 2019 Não é "conhecer gente que diz isto e aquilo", é ser "amigo de gente que trabalhou na área" e ter "alunos que trabalham(ram) na área", o que é um pouco diferente. E, como disse acima, estás a levar isto como um ataque pessoal, logo não vou perder tempo com esta discussão porque isto não vai dar a lado nenhum, nem vai ter nada de construtivo. Compartilhar este post Link para o post
ZeroZeroPeras Publicado 11 Janeiro 2019 Citação de HappyKing, Em 09/01/2019 at 18:49: Já que se está mais ou menos no assunto, alguém conhece empresas da zona do Porto em que os seus projetos estejam predominantemente relacionados com A.I ? Obrigado desde já. Quando dizes A.I. a que te referes concretamente? Machine Learning ou algo mais abrangente? Se for algo mais abrangente por favor especifica. Dito isto, há cada vez mais empresas com equipas e projetos relacionados com AI, mas focando-se muito em Machine Learning. Por exemplo, a Fartech tem equipas de DataScience. A NOS também. E muitas mais que de repente não me lembro. A Feedzai é talvez a empresa com mais projetos em Machine Learning, uma vez que o seu negócio é detecção de fraude. DefinedCrowd também trabalha com Machine Learning. A Huub é uma empresa recente que incorpora Machine Learning com técnicas de AI de optimização. A empresa onde estou começou agora um projeto de I&D de AI, liderado por mim, que poderá originar uma spin-off caso corra bem. Sugiro que acompanhes os meetups relacionados e frequentes alguns para perceberes que tipo de trabalho se faz, por exemplo: https://www.meetup.com/datascienceportugal/ https://www.meetup.com/portoai-community/ Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 11 Janeiro 2019 (editado) Citação de ZeroZeroPeras, há 9 minutos: Muito agradecido pela resposta. Sim eu disse A.I mas na verdade referia-me mais a ML . Tenho me interessado cada vez mais pelo assunto e, apesar de estar empregado (estou a programar em Java atualmente) , não fecho a porta a uma mudança e se fosse para essa área melhor. Vou estar atento. Mais uma vez obrigado @ZeroZeroPeras e @w0 Editado 11 Janeiro 2019 por HappyKing 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 11 Janeiro 2019 Realmente ó @Elvis, parece que estão a atacar a tua família ou assim... O teu escritório pode não ser assim, mas há mais empresas, e muitos mais escritórios, onde o que o outro pessoal descreve pode de facto acontecer. Compartilhar este post Link para o post