Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
andriy pereplyotkin

Ensino Superior - A Entrada, a Estadia, o Adeus

Publicações recomendadas

Sim, mas não em Desporto. Estou a fazer um mestrado em Literatura. Não é isto que me dá sustento, nem de perto, mas tendo em conta que provavelmente não vou conseguir tirar dinheiro sério disto - a menos que entre numa editora qualquer ou que me dedique a revisões, o que não é particularmente entusiasmante -, preciso de começar a pensar em soluções que me permitam dar com os pés àquela que tem sido a minha maior fonte de sustento.

Este semestre foi-me proposto enviar um artigo para revistas até, se isto avançar até pode ser um cartão de visita interessante. Ainda estou às apalpadelas, no entanto.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estive 3 nos com bolsa de projecto (2 anos licenciado e 1 ano mestre) e mais 4 anos com bolsa de doutoramento.

Os valores das bolsas estão aqui:

https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores.phtml.pt

Portanto para licenciados 745, 980 para mestres (mesmo valor para bolsas de doutoramento). Estes valores são mensais x12 e sem qualquer desconto.

No caso de bolsas de projecto, quem me pagava era a instituição onde decorria o projecto. No caso da bolsa de doutoramento era directamente a FCT.

Eu aconselho as pessoas a aderir ao Seguro Social Voluntário e pedir o reembolso das contribuições (escalão mínimo). Penso que é obrigatório por lei que eles reembolsem. Também aconselho a pedirem isenção de taxas moderadoras (eu só soube disto no 6º ano de bolsa -.-)

Qualquer dúvida, consulta o fórum dos bolseiros ou coloca perguntas que eles respondem rápido:

http://forum.bolseiros.org

Quê? A quem peço? É só para quem pede o SSV?

Compartilhar este post

Link para o post

Quê? A quem peço? É só para quem pede o SSV?

Não, qualquer pessoa sem rendimentos declarados pode pedir isenção (ou com rendimentos abaixo do mínimo, que não sei qual é).

Já não me lembro do site, mas deve ser no Portal da Saúde agora

https://www.sns.gov.pt/

https://servicos.min-saude.pt/utente/

Editado por ZeroZeroPeras

Compartilhar este post

Link para o post

As bolsas de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) têm um valor de 1 104.09€ mensais aos quais se subtrai uma prestação, igualmente mensal, para o Seguro Social Voluntário (124.09€). Ou seja, o vencimento limpo mensal é de 980€, sendo que se está isento, por exemplo, de IRS.

Houve uma mudança relativamente a anos passados, antes recebia-se somente os 980€ mensais e pagava-se do próprio bolso o SSV e a FCT depois reembolsava. Hoje em dia o valor do SSV já vem englobado no vencimento.

Além disso, a FCT suporta os custos inerentes à formação do aluno, as propinas, e faculta, logo no início da bolsa, uma quantia de 750€ destinada à participação em eventos de cariz científico.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a um semestre de acabar a licenciatura e estou um pouco indeciso entre seguir mestrado, começar a trabalhar ou fazer as duas coisas. Tenho a possibilidade de ir a 3 entrevistas, uma delas para uma multinacional, todas na área da consultoria, mas não são propriamente relacionadas com a minha área (biomédica e eletrónica).

Pessoal da FCT, que me dizem do mestrado em Biomédica? E em Nano? E já agora, Eletrotécnica e Computadores?

Editado por Inkie

Compartilhar este post

Link para o post

Era o que mais queria fazer. Eu quero tirar mestrado, mas como já tenho 24 anos, acho que já está na altura de entrar no mercado de trabalho. A minha duvida aqui é, até que ponto é possível conciliar as duas coisas? A carga do mestrado é mais "leve" que a da licenciatura?

Editado por Inkie

Compartilhar este post

Link para o post

Era o que mais queria fazer. Eu quero tirar mestrado, mas como já tenho 24 anos, acho que já está na altura de entrar no mercado de trabalho. A minha duvida aqui é, até que ponto é possível conciliar as duas coisas? A carga do mestrado é mais "leve" que a da licenciatura?

É perfeitamente conciliável.

Eu fiz o mestrado enquanto trabalhava em big4, sendo que o mestrado era no Porto e trabalhei 1 ano e meio dos 2 de mestrado em Lisboa. Acabei o mestrado com média de 15 (tive 10 e 11 em duas cadeiras, baixou-me a média).

Tal como eu tenho vários exemplos entre os meus amigos.

Não podia estar mais contente com a minha decisão. Eu comecei a trabalhar na big4 com 22 anos, havia malta a entrar para a mesma posição com 26 (malta que fez só mestrado por exemplo).

Neste momento tenho 25, ou seja, ainda sou mais novo que a malta que entrava nessa altura, já estou no 4º ano de experiência profissional, com a devida progressão e senioridade.

Compartilhar este post

Link para o post

As bolsas de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) têm um valor de 1 104.09€ mensais aos quais se subtrai uma prestação, igualmente mensal, para o Seguro Social Voluntário (124.09€). Ou seja, o vencimento limpo mensal é de 980€, sendo que se está isento, por exemplo, de IRS.

Houve uma mudança relativamente a anos passados, antes recebia-se somente os 980€ mensais e pagava-se do próprio bolso o SSV e a FCT depois reembolsava. Hoje em dia o valor do SSV já vem englobado no vencimento.

Além disso, a FCT suporta os custos inerentes à formação do aluno, as propinas, e faculta, logo no início da bolsa, uma quantia de 750€ destinada à participação em eventos de cariz científico.

Não sabia disto, boa cena ;) facilita imenso

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui na FCT não. Sobretudo porque o que tu falaste é tudo mestrado integrado logo todos os 5 anos do curso têm a mesma carga horária. Conheço malta que já acabou Biomédica (arranjaram todos emprego), posso perguntar alguma coisa que queiras saber.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sabia disto, boa cena ;) facilita imenso

Facilita porque não tens de submeter os comprovativos e esperar o reembolso. No entanto, todos os meses tens que ir fazer o pagamento e guardar os comprovativos, dado que no final de cada ano os mesmos são-te solicitados pela FCT.

Compartilhar este post

Link para o post

Se a minha candidatura à bolsa for aceite, por exemplo, dia 17, começo a receber a bolsa nesse mês ou só nó próximo?

Compartilhar este post

Link para o post

Se a minha candidatura à bolsa for aceite, por exemplo, dia 17, começo a receber a bolsa nesse mês ou só nó próximo?

Eu acho que começas a receber no mês em que a bolsa foi aceite, a menos que o pagamento da bolsa desse mês já tenha sido processado, mas acho que não há dia certo

Editado por TheKopite

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, e-colegas. Para os que já trabalharam com as normas da APA, quando citam um jornal, quem referem no texto corrido: o jornal ou o jornalista?

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, e-colegas. Para os que já trabalharam com as normas da APA, quando citam um jornal, quem referem no texto corrido: o jornal ou o jornalista?

Eu já citei da seguinte maneira uma publicação de um autor na McKinsey Global Institute:

Solow aceitou o desafio da revista Y de(...) (X, 2014).

Com a seguinte referência bibliográfica:

Solow, R. (2014), “Prospects for growth: An interview with Robert Solow”, http://www.mckinsey.com/insights/economic_studies/prospects_for_growth_an_interview_with_robert_solow, acedido em x Março 2016.

Optei pelo autor portanto.

Mas num outro artigo citei a The Economist e não um autor.

Compartilhar este post

Link para o post

Se for a referência de um jornal estilo Expresso ou Público é assim:

Sobrenome do Autor, Primeiro nome do autor. (ano, mês e dia). Título do artigo. Nome do jornal, página de início e fim.

Por exemplo:

Schwartz, J. (1993, September 30). Obesity affects economic, social status. The Washington Post, pp. A1,A4.

Este exemplo foi retirado do Manual da APA.

Em texto deves citar o Autor.

Compartilhar este post

Link para o post

Cheguei ao terceiro ano de Engenharia Informática com 9 cadeiras no primeiro semestre, sendo que uma delas só me lançam a nota para o ano. Chegar a Janeiro e pensar que pouco ia fazer e chegar a ontem e ver que fiz 8 cadeiras de 9 possíveis, senti-me mesmo realizada. Ver que todo o esforço foi compensado e noites mal dormidas. A de ontem já não foi possível porque como tinha bastante sobreposições era quase impossível ir às aulas e como era matemática era preciso ter mais tempo para ter estudado para ontem. Vou ver se é possível arranjarem-me uma época especial para mim, mas parece-me improvável. No entanto sei que fiz um esforço para arrumar o mais possível. Agora no segundo semestre só tenho terceiro ano para fazer.

Saber que está a chegar ao fim já custa um bocado, mas tendo em conta que tive o primeiro semestre do primeiro ano com apenas uma cadeira feita e chegar agora e ter quase tudo limpo, é a melhor sensação do mundo.

Compartilhar este post

Link para o post

No site da minha faculdade diz que o prazo para a escolha de Avaliação Final é "ATÉ DIA 24 DE FEVEREIRO". Andei um bocado distraído e só me apercebi que esse dia é amanhã. Será que, se eu for lá amanhã requerer isso, ainda aceitam? Nunca percebi bem se as cenas dos "até dia x" incluiam o dia X ou não, e não me apetece nada estar a ir lá em vão, visto que é o meu dia livre :estrelas:

Compartilhar este post

Link para o post

Se diz até dia 24 o dia 24 também conta. Normalmente é assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Cheguei ao terceiro ano de Engenharia Informática com 9 cadeiras no primeiro semestre, sendo que uma delas só me lançam a nota para o ano. Chegar a Janeiro e pensar que pouco ia fazer e chegar a ontem e ver que fiz 8 cadeiras de 9 possíveis, senti-me mesmo realizada. Ver que todo o esforço foi compensado e noites mal dormidas. A de ontem já não foi possível porque como tinha bastante sobreposições era quase impossível ir às aulas e como era matemática era preciso ter mais tempo para ter estudado para ontem. Vou ver se é possível arranjarem-me uma época especial para mim, mas parece-me improvável. No entanto sei que fiz um esforço para arrumar o mais possível. Agora no segundo semestre só tenho terceiro ano para fazer.

Saber que está a chegar ao fim já custa um bocado, mas tendo em conta que tive o primeiro semestre do primeiro ano com apenas uma cadeira feita e chegar agora e ter quase tudo limpo, é a melhor sensação do mundo.

@Silvares #ServidorNovo #àBorlix #Adeus404 #ChavedeSegurançaInválida

Compartilhar este post

Link para o post

Malta que tem/teve bolsa. Recebi a bolsa no mês passado apenas e a minha universidade obriga-me a ir ao balcão pagar as propinas em atraso (que não paguei por estar à espera da bolsa). Como estou a trabalhar não tive oportunidade de ir lá. Entretanto este mês ainda não recebi a bolsa, é possivel que esteja atrasado ou podem não me pagar por ainda não ter pago as propinas?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...