Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
andriy pereplyotkin

Ensino Superior - A Entrada, a Estadia, o Adeus

Publicações recomendadas

Guest Rumpas

EI é preciso estudar e praticar bastante porque antes de seres formado em Informática, é engenheiro. Ponto.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado,pelas respostas.Pois pelas primeiras aulas que tive já vi que não tem nada a ver com o secundário e percebo do "choque" que toda a gente fala.Mas eu gosto de Matemática e portanto estudar isso será facil.A programação é que espero que consiga assimilar bem,pois até agora so vou ter uma cadeira e é IP,mas a partir do próximo semestre esta parte deve complicar bastante.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se és licenciado em informática, mas qualquer licenciatura na área requer muito trabalho e não gira apenas à volta da programação. São várias as componentes de estudo, e no meu caso estando na área devido ao curso consigo "fugir" um bocado às físicas. Não posso dizer que seja muito dificil, é complicado mas sem dúvida que requer muita pratica e trabalho, talvez seja essa a componente mais forte para o sucesso no curso e gostar mesmo da área.

Não sou. Daí ter perguntado, se era devido às matemáticas ou se seria pela área da programação. E se era dificil em relação a um curso normal ou a outra engenharia. Eu por exemplo, apesar de bastantes trabalhos, não achei o meu curso dificil. Trabalhoso sim, mas são coisas diferentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, eu nem sei bem por onde começar nem onde por isto... :lol:

Hoje de manhã um amigo meu ligou-me a dizer que tinha um colega da irmã dele interessado em entrevistar-me por causa da minha situação (TL;DR queria Direito, não tive provas de ingresso, candidatei-me a m*rda que não queria, não entrei à mesma). O senhor ligou-me a informar que de facto me queria entrevistar e é para o programa "Agora Nós", da RTP, que vai ser na próxima quinta feira com o José Pedro Vasconcelos e a Tânia Ribas de Oliveira.

Ora, estive a falar com o senhor e pareceu-me tudo em ordem, disse que me ia pagar a gasolina e a portagem e que ficava muito contente que eu tivesse aceite o convite para estar lá. Disse que falava com os meus pais mais logo a explicar-lhes onde é o sítio e as condições todas e afins.

Basicamente vão lá estar mais dois alunos: um que entrou na primeira opção, outro que entrou na sexta opção e eu que não fui colocado (triste dos tristes).

Portanto, CMPT em peso na próxima quinta feira a ver o programa. Ainda não sei ao certo a hora, sei que é da parte da tarde e suponho que seja em directo. #unidosnofmunidosemtudo

Confirmadíssimo! Disseram-me para estar amanhã lá pras 16 horas e que ainda não tinham alinhamento mas devo entrar por volta das 17 horas.

#juntosnofmjuntosemtudo

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado,pelas respostas.Pois pelas primeiras aulas que tive já vi que não tem nada a ver com o secundário e percebo do "choque" que toda a gente fala.Mas eu gosto de Matemática e portanto estudar isso será facil.A programação é que espero que consiga assimilar bem,pois até agora so vou ter uma cadeira e é IP,mas a partir do próximo semestre esta parte deve complicar bastante.

Eu acho esse choque um belo mito :lol: , mas posso ser so eu...

-----------------------------------------------

Oh rumpas! Como vai essa tese? Sempre precisas de mais um semestre?

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é que vou ter da sair de manhã, porque há conflito de horários entre a CP para as Praias do Sado e a Fertagus a partir das 10. Tenho de almoçar lá todos os dias, e depois devo chegar sempre por volta das 20/21. Mas enfim, tem de ser!

Já agora, pessoal da ESTS: Raul Rato ou Tito Amaral? Já tive SD com o Tito e não desgostei mas pelo que dizem em MFS ele é mais complicado.

Compartilhar este post

Link para o post

rip :lol:

vai lá ver regula que isso passa

Compartilhar este post

Link para o post

m*rda de cartaz, nem sei se lá meto os pés. Já estás na República Checa zé?

Compartilhar este post

Link para o post

não. e é letónia e 2o semestre. e ainda não sei se vou, acho que não tenho quase nenhuma equivalência

Compartilhar este post

Link para o post
Alexandre Abreu

Admirável Portugal novo

Como um anúncio pusilânime condensa algumas das piores transformações recentes do nosso país

Através das redes sociais, fui ontem parar a um anúncio de emprego surrealista, publicado pela Administração da Universidade de Coimbra num sítio de internet dedicado ao emprego e mobilidade científicos em Portugal.

Refere o dito anúncio a intenção da Universidade de Coimbra em abrir concurso para atribuição de duas “bolsas de gestão de ciência e tecnologia” no âmbito daquilo a que chamam o Projecto "Recuperação de créditos de propinas e taxas devidos à Universidade de Coimbra”. Logo de seguida, adverte desde já que “a atribuição da bolsa não gera nem titula uma relação de natureza jurídico-laboral”, apesar de ser “exercida em regime de dedicação exclusiva”.

Por outras palavras, e para quem não tiver percebido logo do que se trata, a Universidade de Coimbra está a tentar recrutar dois trabalhadores para se dedicarem à cobrança coerciva de propinas em atraso. Ao mesmo tempo, está também a tentar disfarçar de forma patética este processo de recrutamento, mascarando-o de processo de atribuição de bolsas no âmbito de um projecto científico – ao qual não falta sequer o nome do projecto (que referi em cima) e a “orientação científica” (que é prestada por uma responsável do serviço de gestão académica da Universidade).

Os dois trabalhadores a recrutar serão no fundo uma espécie de cobradores de fraque em versão precária, que terão como alvos os estudantes e famílias com propinas em atraso. Através do exercício desta nobre função, ficamos por este anúncio a saber que estarão a “promover a aquisição de competências, através da formação hands-on” no dominio da “cobrança coerciva de dívidas e regularização de reembolsos” – sendo que este “hands-on” se torna especialmente irónico, ou preocupante, quando temos em conta o conteúdo da função. Decididamente, a Universidade de Coimbra já terá tido momentos menos rasteiros nos seus 700 anos de história...

Mas se este caso é especialmente pusilânime e insólito, o motivo por que o trago esta semana para esta coluna consiste no seu significado mais amplo – no facto de condensar alguns dos piores aspectos das transformações por que Portugal tem passado nos últimos anos.

A montante deste anúncio, estão vinte e cinco anos de aumentos graduais dos montantes das propinas do ensino superior, através dos quais as famílias têm sido chamadas a um cada vez maior co-pagamento daquilo que deveria ser um investimento público, de todos, no futuro da nossa sociedade – contribuindo para que muitas destas famílias, que têm mais dificuldades em pagar, acumulem dívidas ou vejam os seus filhos abandonarem os cursos a meio.

A montante deste anúncio, estão os últimos anos de ferro de desinvestimento no ensino superior, no contexto dos quais o governo tem vindo a externalizar para as próprias universidades a função odiosa de fixar as propinas nos montantes máximos e de proceder à sua cobrança coerciva, sob pena de não disporem dos meios necessários para assegurarem o seu funcionamento mínimo.

A montante deste anúncio, está também um sistema generalizado de trabalho precário na ciência e tecnologia, no contexto do qual muitos dos portugueses e portuguesas mais qualificados e bem preparados de sempre trabalham durante anos a fio ao abrigo de contratos que, como este anúncio se limita a exemplificar, não geram nem titulam relações jurídico-laborais. São largos milhares pelo país fora que fazem investigação, desenvolvem soluções técnicas e científicas, publicam artigos e em muitos casos ainda dão aulas aos estudantes do ensino superior, mas que não têm direito a subsídio de desemprego, 13º mês, apoio na doença ou a fazer greve – porque, lá está, o seu contrato não titula uma relação jurídico-laboral. Os postos de trabalho referidos neste anúncio em particular não visam verdadeiramente fazer ciência, mas o modelo contratual proposto tira partido da precariedade institucionalizada que se generalizou neste domínio ao longo dos anos.

Finalmente, e de forma mais ampla, a montante deste anúncio está um sistema perverso de generalização do trabalho precário para todo o tipo de fins – inclusive fins não permitidos por lei, o que não impede que os organismos do Estado se encontrem entre os prevaricadores. São centenas de milhares de pessoas que passam recibos verdes em Portugal e que, em muitos casos, não são verdadeiros trabalhadores independentes, mas trabalhadores dependentes forçados à precariedade. São, na maior parte dos casos, pessoas que auferem escassas centenas de euros por mês, mas cuja carga fiscal (entre IVA e IRS) e contribuições para a Segurança Social são várias vezes superiores às de quem realiza mais-valias bolsistas de milhares ou milhões.

No fundo, este anúncio não é mais do que um ex-líbris do admirável Portugal novo em que o nosso país tem vindo a transformar-se a cada vaga sucessiva de “reformas estruturais”, do co-financiamento do ensino superior à precarização do mercado de trabalho. São reformas que têm autores – pessoas e partidos, com destaque para os que se encontram no governo, que têm estado sempre na vanguarda destas transformações e que não hesitarão em continuar a fazê-lo, desbravando novas fronteiras da barbárie em áreas como a saúde e a segurança social.

Já a quem acha que este país merece melhor, cabe no próximo dia 4 impedi-los de fazê-lo, votando em quem está e tem estado do outro lado da barricada.

In Expresso

Editado por Peplin

Compartilhar este post

Link para o post

Já tinha conhecimento disso, gostava de saber a posição oficial da Fundação para a Ciência e a Tecnologia sobre esse assunto, afinal são eles que vão financiar essas bolsas através de Fundos Europeus.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

Eu acho esse choque um belo mito :lol: , mas posso ser so eu...

-----------------------------------------------

Oh rumpas! Como vai essa tese? Sempre precisas de mais um semestre?

Sim, vou adiar a data de entrega. Mas quero entregar até ao final de 2015.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou solidário com o Inka :compinchas:

FX69XUt.png

:mrgreen:

Não, não estás solidário comigo, no máximo estás solidário com o Inkie :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Não, não estás solidário comigo, no máximo estás solidário com o Inkie :lol:

Vão-se lixar, arranjem outros nicks. Façam pedra-papel-tesoura-lagarto-spock para ver quem é que tem de mudar. Mais de 5 anos aqui e não sei quem é quem.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho uma data de registo primeiro que a dele, ele que mude.

Compartilhar este post

Link para o post

Os serviços académicos da FLUL são uma vergonha. De uma incompetência inacreditável. :lol: E não estudo lá. Imagino o sofrimento de quem estuda.

Então não metas os pés na FDUL...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho uma data de registo primeiro que a dele, ele que mude.

Tu antes eras Inkapi ou lá o que era, muda outra vez para isso :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Confirmadíssimo! Disseram-me para estar amanhã lá pras 16 horas e que ainda não tinham alinhamento mas devo entrar por volta das 17 horas.

#juntosnofmjuntosemtudo

Tá feito. Acho que correu bem, estava super nervoso mas a rapariga começou a falar comigo e acalmei-me com a conversa, foi super fixe comigo e era super bonita. Não lhe saquei o número porque tive de ir tirar a maquilhagem (lol).

Mas já encontrei o fb, stalking skills fdds.

edit: lol, e o José Pedro Vasconcelos, o gajo a mamar cigarros parece uma metralhadora, incrível, intervalos de 30 segundos ia sempre fumar o seu enquanto lhe retocavam a maquilhagem.

Editado por Einstein

Compartilhar este post

Link para o post

Outra cena foi o pessoal ser todo extremamente simpático, das pessoas nos camarins aos apresentadores e a psicóloga, gostei muito da experiência.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...