Guest Rumpas Publicado 22 Setembro 2015 EI é preciso estudar e praticar bastante porque antes de seres formado em Informática, é engenheiro. Ponto. Compartilhar este post Link para o post
kazzanova Publicado 22 Setembro 2015 Obrigado,pelas respostas.Pois pelas primeiras aulas que tive já vi que não tem nada a ver com o secundário e percebo do "choque" que toda a gente fala.Mas eu gosto de Matemática e portanto estudar isso será facil.A programação é que espero que consiga assimilar bem,pois até agora so vou ter uma cadeira e é IP,mas a partir do próximo semestre esta parte deve complicar bastante. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 23 Setembro 2015 Não sei se és licenciado em informática, mas qualquer licenciatura na área requer muito trabalho e não gira apenas à volta da programação. São várias as componentes de estudo, e no meu caso estando na área devido ao curso consigo "fugir" um bocado às físicas. Não posso dizer que seja muito dificil, é complicado mas sem dúvida que requer muita pratica e trabalho, talvez seja essa a componente mais forte para o sucesso no curso e gostar mesmo da área. Não sou. Daí ter perguntado, se era devido às matemáticas ou se seria pela área da programação. E se era dificil em relação a um curso normal ou a outra engenharia. Eu por exemplo, apesar de bastantes trabalhos, não achei o meu curso dificil. Trabalhoso sim, mas são coisas diferentes. Compartilhar este post Link para o post
Einstein Publicado 23 Setembro 2015 Bem, eu nem sei bem por onde começar nem onde por isto... :lol: Hoje de manhã um amigo meu ligou-me a dizer que tinha um colega da irmã dele interessado em entrevistar-me por causa da minha situação (TL;DR queria Direito, não tive provas de ingresso, candidatei-me a m*rda que não queria, não entrei à mesma). O senhor ligou-me a informar que de facto me queria entrevistar e é para o programa "Agora Nós", da RTP, que vai ser na próxima quinta feira com o José Pedro Vasconcelos e a Tânia Ribas de Oliveira. Ora, estive a falar com o senhor e pareceu-me tudo em ordem, disse que me ia pagar a gasolina e a portagem e que ficava muito contente que eu tivesse aceite o convite para estar lá. Disse que falava com os meus pais mais logo a explicar-lhes onde é o sítio e as condições todas e afins. Basicamente vão lá estar mais dois alunos: um que entrou na primeira opção, outro que entrou na sexta opção e eu que não fui colocado (triste dos tristes). Portanto, CMPT em peso na próxima quinta feira a ver o programa. Ainda não sei ao certo a hora, sei que é da parte da tarde e suponho que seja em directo. #unidosnofmunidosemtudo Confirmadíssimo! Disseram-me para estar amanhã lá pras 16 horas e que ainda não tinham alinhamento mas devo entrar por volta das 17 horas. #juntosnofmjuntosemtudo Compartilhar este post Link para o post
dekap Publicado 23 Setembro 2015 Obrigado,pelas respostas.Pois pelas primeiras aulas que tive já vi que não tem nada a ver com o secundário e percebo do "choque" que toda a gente fala.Mas eu gosto de Matemática e portanto estudar isso será facil.A programação é que espero que consiga assimilar bem,pois até agora so vou ter uma cadeira e é IP,mas a partir do próximo semestre esta parte deve complicar bastante. Eu acho esse choque um belo mito :lol: , mas posso ser so eu... ----------------------------------------------- Oh rumpas! Como vai essa tese? Sempre precisas de mais um semestre? Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 23 Setembro 2015 Vais chegar tardíssimo a casa, Inkie. Compartilhar este post Link para o post
Inkie Publicado 23 Setembro 2015 O problema é que vou ter da sair de manhã, porque há conflito de horários entre a CP para as Praias do Sado e a Fertagus a partir das 10. Tenho de almoçar lá todos os dias, e depois devo chegar sempre por volta das 20/21. Mas enfim, tem de ser! Já agora, pessoal da ESTS: Raul Rato ou Tito Amaral? Já tive SD com o Tito e não desgostei mas pelo que dizem em MFS ele é mais complicado. Compartilhar este post Link para o post
Taj Publicado 23 Setembro 2015 rip :lol: vai lá ver regula que isso passa Compartilhar este post Link para o post
Inkie Publicado 23 Setembro 2015 m*rda de cartaz, nem sei se lá meto os pés. Já estás na República Checa zé? Compartilhar este post Link para o post
Taj Publicado 23 Setembro 2015 não. e é letónia e 2o semestre. e ainda não sei se vou, acho que não tenho quase nenhuma equivalência Compartilhar este post Link para o post
Chazzy Chazz Publicado 23 Setembro 2015 O cartaz deste ano consegue ser pior que os dos outros anos todos. :lol: Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 24 Setembro 2015 (editado) Alexandre AbreuAdmirável Portugal novo Como um anúncio pusilânime condensa algumas das piores transformações recentes do nosso país Através das redes sociais, fui ontem parar a um anúncio de emprego surrealista, publicado pela Administração da Universidade de Coimbra num sítio de internet dedicado ao emprego e mobilidade científicos em Portugal. Refere o dito anúncio a intenção da Universidade de Coimbra em abrir concurso para atribuição de duas “bolsas de gestão de ciência e tecnologia” no âmbito daquilo a que chamam o Projecto "Recuperação de créditos de propinas e taxas devidos à Universidade de Coimbra”. Logo de seguida, adverte desde já que “a atribuição da bolsa não gera nem titula uma relação de natureza jurídico-laboral”, apesar de ser “exercida em regime de dedicação exclusiva”. Por outras palavras, e para quem não tiver percebido logo do que se trata, a Universidade de Coimbra está a tentar recrutar dois trabalhadores para se dedicarem à cobrança coerciva de propinas em atraso. Ao mesmo tempo, está também a tentar disfarçar de forma patética este processo de recrutamento, mascarando-o de processo de atribuição de bolsas no âmbito de um projecto científico – ao qual não falta sequer o nome do projecto (que referi em cima) e a “orientação científica” (que é prestada por uma responsável do serviço de gestão académica da Universidade). Os dois trabalhadores a recrutar serão no fundo uma espécie de cobradores de fraque em versão precária, que terão como alvos os estudantes e famílias com propinas em atraso. Através do exercício desta nobre função, ficamos por este anúncio a saber que estarão a “promover a aquisição de competências, através da formação hands-on” no dominio da “cobrança coerciva de dívidas e regularização de reembolsos” – sendo que este “hands-on” se torna especialmente irónico, ou preocupante, quando temos em conta o conteúdo da função. Decididamente, a Universidade de Coimbra já terá tido momentos menos rasteiros nos seus 700 anos de história... Mas se este caso é especialmente pusilânime e insólito, o motivo por que o trago esta semana para esta coluna consiste no seu significado mais amplo – no facto de condensar alguns dos piores aspectos das transformações por que Portugal tem passado nos últimos anos. A montante deste anúncio, estão vinte e cinco anos de aumentos graduais dos montantes das propinas do ensino superior, através dos quais as famílias têm sido chamadas a um cada vez maior co-pagamento daquilo que deveria ser um investimento público, de todos, no futuro da nossa sociedade – contribuindo para que muitas destas famílias, que têm mais dificuldades em pagar, acumulem dívidas ou vejam os seus filhos abandonarem os cursos a meio. A montante deste anúncio, estão os últimos anos de ferro de desinvestimento no ensino superior, no contexto dos quais o governo tem vindo a externalizar para as próprias universidades a função odiosa de fixar as propinas nos montantes máximos e de proceder à sua cobrança coerciva, sob pena de não disporem dos meios necessários para assegurarem o seu funcionamento mínimo. A montante deste anúncio, está também um sistema generalizado de trabalho precário na ciência e tecnologia, no contexto do qual muitos dos portugueses e portuguesas mais qualificados e bem preparados de sempre trabalham durante anos a fio ao abrigo de contratos que, como este anúncio se limita a exemplificar, não geram nem titulam relações jurídico-laborais. São largos milhares pelo país fora que fazem investigação, desenvolvem soluções técnicas e científicas, publicam artigos e em muitos casos ainda dão aulas aos estudantes do ensino superior, mas que não têm direito a subsídio de desemprego, 13º mês, apoio na doença ou a fazer greve – porque, lá está, o seu contrato não titula uma relação jurídico-laboral. Os postos de trabalho referidos neste anúncio em particular não visam verdadeiramente fazer ciência, mas o modelo contratual proposto tira partido da precariedade institucionalizada que se generalizou neste domínio ao longo dos anos. Finalmente, e de forma mais ampla, a montante deste anúncio está um sistema perverso de generalização do trabalho precário para todo o tipo de fins – inclusive fins não permitidos por lei, o que não impede que os organismos do Estado se encontrem entre os prevaricadores. São centenas de milhares de pessoas que passam recibos verdes em Portugal e que, em muitos casos, não são verdadeiros trabalhadores independentes, mas trabalhadores dependentes forçados à precariedade. São, na maior parte dos casos, pessoas que auferem escassas centenas de euros por mês, mas cuja carga fiscal (entre IVA e IRS) e contribuições para a Segurança Social são várias vezes superiores às de quem realiza mais-valias bolsistas de milhares ou milhões. No fundo, este anúncio não é mais do que um ex-líbris do admirável Portugal novo em que o nosso país tem vindo a transformar-se a cada vaga sucessiva de “reformas estruturais”, do co-financiamento do ensino superior à precarização do mercado de trabalho. São reformas que têm autores – pessoas e partidos, com destaque para os que se encontram no governo, que têm estado sempre na vanguarda destas transformações e que não hesitarão em continuar a fazê-lo, desbravando novas fronteiras da barbárie em áreas como a saúde e a segurança social. Já a quem acha que este país merece melhor, cabe no próximo dia 4 impedi-los de fazê-lo, votando em quem está e tem estado do outro lado da barricada. In Expresso Editado 24 Setembro 2015 por Peplin Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 24 Setembro 2015 Já tinha conhecimento disso, gostava de saber a posição oficial da Fundação para a Ciência e a Tecnologia sobre esse assunto, afinal são eles que vão financiar essas bolsas através de Fundos Europeus. Compartilhar este post Link para o post
rozas Publicado 24 Setembro 2015 Estou solidário com o Inka :compinchas: :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Guest Rumpas Publicado 24 Setembro 2015 Eu acho esse choque um belo mito :lol: , mas posso ser so eu... ----------------------------------------------- Oh rumpas! Como vai essa tese? Sempre precisas de mais um semestre? Sim, vou adiar a data de entrega. Mas quero entregar até ao final de 2015. Compartilhar este post Link para o post
Inka Publicado 24 Setembro 2015 Estou solidário com o Inka :compinchas: :mrgreen: Não, não estás solidário comigo, no máximo estás solidário com o Inkie :lol: Compartilhar este post Link para o post
rozas Publicado 24 Setembro 2015 Não, não estás solidário comigo, no máximo estás solidário com o Inkie :lol: Vão-se lixar, arranjem outros nicks. Façam pedra-papel-tesoura-lagarto-spock para ver quem é que tem de mudar. Mais de 5 anos aqui e não sei quem é quem. Compartilhar este post Link para o post
Inka Publicado 24 Setembro 2015 Eu tenho uma data de registo primeiro que a dele, ele que mude. Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 24 Setembro 2015 Os serviços académicos da FLUL são uma vergonha. De uma incompetência inacreditável. :lol: E não estudo lá. Imagino o sofrimento de quem estuda. Então não metas os pés na FDUL... Compartilhar este post Link para o post
Inkie Publicado 24 Setembro 2015 Eu tenho uma data de registo primeiro que a dele, ele que mude. Tu antes eras Inkapi ou lá o que era, muda outra vez para isso :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Einstein Publicado 24 Setembro 2015 (editado) Confirmadíssimo! Disseram-me para estar amanhã lá pras 16 horas e que ainda não tinham alinhamento mas devo entrar por volta das 17 horas. #juntosnofmjuntosemtudo Tá feito. Acho que correu bem, estava super nervoso mas a rapariga começou a falar comigo e acalmei-me com a conversa, foi super fixe comigo e era super bonita. Não lhe saquei o número porque tive de ir tirar a maquilhagem (lol). Mas já encontrei o fb, stalking skills fdds. edit: lol, e o José Pedro Vasconcelos, o gajo a mamar cigarros parece uma metralhadora, incrível, intervalos de 30 segundos ia sempre fumar o seu enquanto lhe retocavam a maquilhagem. Editado 24 Setembro 2015 por Einstein Compartilhar este post Link para o post
Khaddafi Publicado 24 Setembro 2015 por acaso era gira e não parecia nada ter 18. Compartilhar este post Link para o post
Einstein Publicado 24 Setembro 2015 Outra cena foi o pessoal ser todo extremamente simpático, das pessoas nos camarins aos apresentadores e a psicóloga, gostei muito da experiência. Compartilhar este post Link para o post