Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
SAS_Robben

O Culto do Futebol

Publicações recomendadas

15º Episódio - 1950

Anginas, Desmaio e... Taça Latina

A Taça Latina era sonho quente. Desejo de glória de um povo em busca de si próprio - ou de um qualquer lampejo que dele desse imagem ainda mais épica.

E, de facto, as esperanças faziam sentido. Talvez por isso a FPF até decidiu retirar a Taça de Portugal do seu próprio calendário, sacrificando-a assim, sem dó nem piedade, em holocausto, aos jogos internacionais da campanha de 50 e à esperança de estarmos presentes no Campeonato do Mundo do Rio de Janeiro. Afinal, não fomos ao Brasil, como era previsível e a campanha internacional de jogos particulares também se nos apresentava desfavorável. Só a vitória do Benfica poderia justificar (e disfarçar o seu ridículo) as exageradas cautelas federativas. E o destino acabou por dar uma ajudinha. Ou muito mais do que isso...

Caminho para a final aberto por um surto de anginas

Na primeira mão da Taça Latina, que teve como palco, imponente, o Estádio Nacional, coube ao Benfica defrontar a Lázio, campeã de Itália. Equipa perigosa, mas infeliz. À chegada a Lisboa, oito dos seus jogadores titulares foram atacados por um surto coletivo de anginas, que os atirou para as camas do Hotel Parque, assim transformado, na aparência, em bizarra enfermaria de campanha. Adiou-se o jogo por três dias mas, ainda assim, nas vésperas da peleja, havia quem tivesse 39 graus de febre. Com «doses de cavalo» de penicilina e sulfamidas venceram a inflamação e a temperatura, mas não recuperaram as energias perdidas na epidemia. E por isso o Benfica, mesmo jogando mal, ganhou por 3-0, com golos de Corona, Rogério e Júlio, apurando-se para a final com os franceses do Girondins de Bordéus que bateram o Atlético de Madrid por 4-2.

O drama dos super-homens durante quatro horas e meia

Dramático o primeiro jogo. Após prolongamento, 3-3. E tudo adiado para a finalíssima, oito dias volvidos. E tudo foi ainda mais dramático...

Só ao fim de quatro horas e meia os benfiquistas conquistaram o título, como heróis épicos de uma aventura de homens com a alma para além deles. A equipa almoçou serenamente no bar do Jardim do Regedor, com o presidente Mário Madeira e o vice-presidente Francisco Retorta. Depois do repasto Ted Smith e Retorta abeiraram-se de Francisco Ferreira, perguntando-lhe se se sentia em condições de jogar. O capitão arrefeceu o seu desejo e, emocionado, desabafou: «Sinto-me em condições, mas prefiro não o fazer. Posso jogar o desafio inteiro, mas também posso falhar. Não jogarei, para não prejudicar o Benfica.» E não jogou, sendo substituído por José da Costa.

De autocarro partiram os jogadores para o Jamor. Nervosos, todos. De silêncio se fez a espera. Até que o árbitro, o italiano Bertolio, exigiu fazer o reconhecimento de cada um dos jogadores, para o que tiveram de mostrar o número da camisola e a face, a fim de ele a confrontar com a fotografia colocada nos cartões. Do que suspeitava nunca ninguém soube...

O segundo mágico que despertou o Jamor

Os franceses abriram o ativo logo aos oito minutos, com um golo de Kargu. Estavam já quase vazias as bancadas, a debandada fizera-se em mal disfarçada angústia, quando Arsénio, com um golo espetacular, a escassos segundos do final, empatou o jogo. E assim, no Jamor, renasceu a magia da esperança. E os gritos Benfica, Benfica, Benfica ecoaram fundo, num espetáculo impressionante, arrebatador. Mais meia hora, e golos nada. Novo prolongamento. De seguida. Havia jogadores que já se arrastavam, como sombras de si próprios, desfigurados pelo esforço, alimentados apenas por uma réstea de esperança. Moreira, o «Pai Natal», não se cansava de dar o seu exemplo, para que se lutasse ainda mais: «Regressei à força dos 25 anos para ganhar a Taça Latina»...

E, de súbito, o golo de... Moreira, em recarga vitoriosa, enquanto Júlio estorvava o guarda-redes Astresse que, não calaria o lamento: «Quando, depois de ter rechaçado um remate, me preparava para repelir a bola, senti-me empurrado para dentro da baliza, antes de a bola me chegar às mãos. E nada pude fazer»...

O Regulamento falseado e o desmaio de Corona

Bonchet, o diretor técnico do Bordéus, desolado, queixava-se: «O resultado foi falseado pelo Regulamento. Depois do primeiro prolongamento aquilo já não era futebol, mas uma espécie de lotaria. Não se podem jogar desafios com 150 minutos. É muito para o organismo humano».

Houve quem não resistisse. Por exemplo, o benfiquista Corona desmaiou no campo e foi levado para os balneários de «charola». Os colegas despiram-no, descalçaram-no, puseram-no no duche e nada: a insensibilidade manteve-se, oferecendo uma imagem bizarra, debaixo do chuveiro, com a água tépida a salpicar-lhe o corpo desfalecido. Só ao fim de meia hora recuperaria. E ainda sem forças para falar, para festejar...

Indescritíveis as cenas de júbilo, na cabina do Benfica. Ted Smith, o treinador, apenas matraquilhou estas palavras: «Em 20 anos de futebol, nunca vi festa assim». Jacinto, que jogara a última meia-hora com um pulso partido, sofria a dor, mas as lágrimas eram de felicidade. Francisco Retorta não conseguia secar as lágrimas de emoção e disse: «Uma vitória com um golo súcio? Não há injustiça nenhuma! Se houvesse justiça tínhamos ganho por cinco ou seis golos, antes de qualquer prolongamento. Esses minutos suplementares só serviram para demonstrar a nossa raça, o nosso jeito de sermos portugueses»...

Gerard, o treinador dos Girondins, desolado, acabou por reconhecer que o Benfica tivera trunfo que os seus pupilos não tiveram: «Quem remata mais, tem de ganhar». E, no dia seguinte, os franceses do «L'Equipe» descreviam assim, do alto da sua primeira página, a imagem da tarde épica do Jamor: «O Benfica venceu, indiscutivelmente, aos pontos, o Bordéus».

Rogério não conseguiu descrever aquele frémito que se apoderou dele quando recebeu nas mãos a Taça Latina. Uma sensação por que nunca mais nenhum português passaria...

Episódios Anteriores:

1º Episódio - 1945

Episódio Anterior - 1950

Compartilhar este post

Link para o post

Por aqui lembro-me muito da liga 93/94, e depois o WC de 1994. Ficava acordado até tarde com o meu avô e tio , saudades..

Tal e qual como eu. Quer dizer, na verdade não me lembro muito, tenho "flashes" de momentos: o mítico festejo do Bebeto a "embalar a criança", o golo do Berkgamp que ainda hoje me deixa desconcertado, o Maradona, o Yekini, o Sporting - Farense em 1994 que vi pela primeira vez na bancada central nascente do antigo Alvalade... Das memórias mais antigas que tenho.

PS: a cena do Bergkamp foi em 1998.

Compartilhar este post

Link para o post

asprilla.jpg

«Qualquer flop ganha num mês o que Van Basten ganha num ano» - Asprilla

Por Redação

A- A A+

O antigo avançado colombiano Faustino Asprilla critica o futebol atual e considera que podia ter ganho a Bola de Ouro se tivesse jogado num clube de maior projeção mundial.

«Naquela altura, os avançados eram menos protegidos pelos árbitros e o jogo era mais duro. Se alguém faz falta sobre Messi, todos começam a chorar desde a Argentina à Nova Zelândia. Quando eu, ou Batistuta, ou Van Basten, sofríamos falta, ninguém se queixava. Hoje é tudo muito mais fácil. Não têm de defrontar Baresi ou Vierchowod… ainda tenho pesadelos com eles», disse antes de abordar os salários milionários de alguns jogadores:

«Ganhei dinheiro mas muito menos do que ganham alguns jogadores agora. Hoje em dia, qualquer flop ganha num mês o que Van Basten ganhava num ano. E não vemos nenhum Van Basten a jogar por aí agora.»

Asprilla falou na chegada a Itália onde vai participar no centenário do Parma, clube que representou entre 1992 e 1996 e depois entre 1997 e 1999: «Ninguém me conhecia antes de chegar ao Parma. Era rápido a driblar, criativo e imprevisível. Também joguei toda a carreira sem uma operação adequada ao joelho. Tinha muitas qualidades e, se tivesse representado clubes como a Juventus, o Milan ou o Inter, talvez tivesse ganho a Bola de Ouro. Com todo o respeito mas, se o Pavel Nedved ganhou...»

13:22 - 13-10-2013

Abola

Editado por totch

Compartilhar este post

Link para o post

Este fim de semana há taça :)

Um clássico do futebol português

AequipavencedoradaTaa.jpg

academica_taca.jpg

Para os adeptos do FCP

Seninho

seninho.JPG

Para os adeptos do SLB

Pietra

PIETRA.jpg

Para os adeptos do SCP

Laranjeira

futebol-laranjeira.png

Compartilhar este post

Link para o post

Na senda dos alemães

germany-olaf-thon-72-orbis-1990-world-cup-football-sticker-49030-p.jpg

borussia-dortmund-karl-heinz-riedle-069-panini-fussball-94-football-trading-card-24805-p.jpg

germany-sepp-maier-59-panini-1994-world-cup-story-sonric-s-football-sticker-45534-p.jpg

Breitner

breitner.jpg

Manfred%20Kaltz.jpg

O do Hamburgo para quem não sabe é o defesa direito Kaltz

Compartilhar este post

Link para o post

Esta é para ti, para o Desc, para o nopla e para todos os belenenses:

1383104_743906968968149_262316845_n.jpg

Aqui está uma fotografia do último jogo da Taça de Portugal que Académica e Belenenses disputaram entre si. Foi a 11 de Fevereiro de 1997, em Coimbra, com a vitória a sorrir para a Briosa, graças a um golo de João Tomás, que entrou na segunda parte. Foi este o onze da Académica, então orientada por Vítor Oliveira: Pedro Roma, Albertino, Jorge Silva, Zé Duarte, Zé Nando, Rui Campos, Mito, Dinda, Marinho, Pedro Lavoura e Febras.

O bónus vai para o Paulo Fonseca.

Compartilhar este post

Link para o post

Um jogo apitado pelo Martins dos Santos e em que se vê o Andrade lá atrás nunca poderia ter dado boa coisa...:lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Em troca do bónus do Paulo Fonseca, dou-te outro Paulo, mas desta vez o Madeira, e a ser assediado.

Capturarpaulomadeira_thumb%25255B3%25255D.png?imgmax=800

Compartilhar este post

Link para o post

3 grandes nomes da Briosa

Com o Vítor ainda converso muitas vezes! Com ele e com o Mário, tipos impecáveis. A maior peça é mesmo o Francisco Andrade, conta com cada uma :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Diogo, tu vais buscar cada jogador, que memória.

Desculpa Vaart mas só vi isto agora :compinchas:

Oh lembro-me de um clube e depois penso num jogador e coloco aqui :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Provavelmente ninguém o meteu aqui ainda:

futebol-fraguito.png

Além de ter sido jogador do Sporting e da Selecção, foi o meu primeiro treinador de futebol. Boas memórias. :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

Provavelmente ninguém o meteu aqui ainda:

futebol-fraguito.png

Além de ter sido jogador do Sporting e da Selecção, foi o meu primeiro treinador de futebol. Boas memórias. :prayer:

Por acaso acho que já meti a foto do Fraguito,pelos menos já falei nele aqui :mrgreen:

Médio de classe pura que vcs foram buscar ao Bessa :)

Compartilhar este post

Link para o post

Vou ver se faço um estudo sobre todas as equipas que participaram na Taça de Portugal desde 1938. Divindo-as por distritos e assim, ver curiosidades e outros dados que possam despertar interesse.

Vou perder algum tempinho, mas acho que posso fazer algo interessante para postar aqui

Compartilhar este post

Link para o post

Vou ver se faço um estudo sobre todas as equipas que participaram na Taça de Portugal desde 1938. Divindo-as por distritos e assim, ver curiosidades e outros dados que possam despertar interesse.

Vou perder algum tempinho, mas acho que posso fazer algo interessante para postar aqui

Tenho a certeza que vamos gostar :) :handclap:

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém aqui me sabe dizer se o Jorge Jesus chegou a ser um bom jogador .

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...