Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Varela

Os 23 para o Mundial

Publicações recomendadas

Se falasse já não podia dizer que só havia o Coentrão para a esquerda.

Mas também podia contar o Ricardo Costa para a esquerda. Que faz a mesma m*rda que faz à direita.

Compartilhar este post

Link para o post

Regra geral é um jovem para ambientar aos grandes eventos.

Sim, também pode ser por aí. Acaba por ser um pouco irrelevante, visto que é quase certo que não irá jogar.

Quanto ao Duda, ele é portista ferrenho e sabe que já não volta a pôr os pés na Selecção, portanto aproveitou para espingardar.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu concordo com tudo na convocatória e talvez repensasse só a ida do Quaresma mas percebo perfeitamente os motivos que o deixam de fora.

Há duas questões aqui que resolvem todas as dúvidas e problemas aparentes e pelas quais o Paulo Bento também se regeu: polivalência e gestão do grupo. Se pegarem nestes factores resolvem praticamente todas as vossas inquietudes e dúvidas, e porque não, arrumam também com a questão do Quaresma. O que falha na maioria das vezes nos raciocínios que eu aqui leio é que a maioria pensa que isto funciona como no FM, vão os 23 melhores de cada uma das posições a nível absoluto, jogam os 11 melhores de cada uma das posições e está feito. Não é assim. A selecção também é um grupo. Existem rotinas de grupo, laços que se criam entre os intervenientes que são decisivos para jogos destes, que são a eliminar, que na maioria das vezes são extremamente equilibrados e que requerem o melhor estado anímico de cada um, requerem resiliência, capacidade de se sacrificar pelo outro, e que no fundo requerem uma coesão grupal tremenda.

Peguemos então em casos concretos: o GR titular vai ser o Patrício. É o melhor. O segundo vai ser o Beto. Merece, fez uma grande época. O terceiro guarda-redes vai jogar? Realisticamente, as probabilidades roçam o nulo. Então faz mais sentido ir buscar um atleta que nunca jogou na selecção, que não é sequer colega de nenhum dos convocados ou um atleta que é seleccionado há uns bons 5 anos, que desde aí criou laços com o núcleo duro do grupo e que provavelmente nem levanta ondas sobre o facto de não jogar? Será que as probabilidades reduzidíssimas deste terceiro elemento jogar compensariam ir buscar um outro eventual elemento que se apresentasse a melhor nível e que criasse sentimentos negativos em quem lá está dentro e vai fazer a diferença?

O caso Rolando/Ricardo Costa, há quantos anos anda o Ricardo Costa a entrar em grandes competições? Quantos elementos do grupo não estão familiarizados com a sua presença e não a reconhecem como importante sendo ele dos mais velhos e experientes nestes grandes ambientes?

Só considero mais bicudo o caso do Quaresma porque acho que o que ele traz em qualidade poderia compensar gerir com pinças a presença dele ali de forma a que ele não minasse o ambiente em redor dele, mas até que ponto a presença dele não podia ser nociva caso não jogasse e começasse a levantar problemas, ainda para mais não tendo feito ele qualquer jogo de qualificação?

A polivalência é outro factor chave. Sejamos sinceros, discutir lugares a sério, para entrar ou não num onze ideal, existem uns 14 ou 15 jogadores e se calhar já estou a ser optimista. Estes podem ser de raíz por serem de facto os melhores. Não vou deixar de chamar o Coentrão porque ele só faz uma posição quando ele é a muita distância a melhor opção para o lugar dele. E os outros? Lembrem-se, são 23, não são 30... a polivalência é fundamental na segunda linha da equipa e isto resolve todas as questões de dúvida entre suplentes.

Cedric ou André Almeida. Um faz uma posição, outro faz três. Resolvido. Rolando ou Ricardo Costa. Um faz uma posição, outro faz três. Resolvido outra vez. Até a convocação do Rafa é facilmente explicada assim em detrimento da do André Gomes ou até da do Adrien.

Resumindo, a convocatória é a ideal para a nossa realidade e eu só pensava melhor na questão do Quaresma, e com isto não estou sequer a dizer que o levava. Siga a dança.

Compartilhar este post

Link para o post

Dizer que vão dois meninos formados no Belém (sim, formados). Um é um (censurado), mas o outro é bom rapaz!

De resto, tirando o Eduardo, não me espanta nada.

Amorim e AA, qual deles é o (censurado) e o bom rapaz?

Compartilhar este post

Link para o post

Isto o CMPT devia de criar um programa para discutir futebol :mrgreen:

Era capaz de ser uma coisa bem interessante

Editado por OntheRadio

Compartilhar este post

Link para o post

Isto o CMPT devia de criar um programa para discutir futebol :mrgreen:

Era capaz de ser uma coisa bem interessante

Tendo em conta o lixo que passa na TV não tenho duvida nenhuma que ia ser bem razoável :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Tendo em conta o lixo que passa na TV não tenho duvida nenhuma que ia ser bem razoável :mrgreen:

ia ser só o melhor programa de sempre!

Compartilhar este post

Link para o post

Qual é a cena do Quaresma não ir até ao brasil? o resto só vai lá por 3 jogos 8)

Agora é que não apoio minimamente esta seleção, que façam boa figura....

Porque o Quaresma não vai?

Compartilhar este post

Link para o post

Principal nacionalidade representada na nossa seleção:

Canada

E mais uma convocatoria ridicula do Paulo Bento, os unicos pontos positivos que posso retirar desta convocatoria foi a não convocação do Cedric/Adrien/Cavaleiro/Danny, prefiro os 5 ou 6 aleijados que ele convocou do que o estorvo do Danny.

Editado por FMplayerslayer

Compartilhar este post

Link para o post

Principal nacionalidade representada na nossa seleção:

Canada

E mais uma convocatoria ridicula do Paulo Bento, os unicos pontos positivos que posso retirar desta convocatoria foi a não convocação do Cedric/Adrien/Cavaleiro/Danny, prefiro os 5 ou 6 aleijados que ele convocou do que o estorvo do Danny.

Quase.

Compartilhar este post

Link para o post

Foi o Duda que disse que o Benfica manda na selecção ou li mal?

É que se mandasse então falta ai o Paulo Lopes, Steven, Cancelo, AG, Bernardo, Ivan, Carlos Martins, Djaló, Pizzi, Rui Fonte, Nelson..

Compartilhar este post

Link para o post

Foi o Duda que disse que o Benfica manda na selecção ou li mal?

É que se mandasse então falta ai o Paulo Lopes, Steven, Cancelo, AG, Bernardo, Ivan, Carlos Martins, Djaló, Pizzi, Rui Fonte, Nelson..

Sim, foi o Duda.

Compartilhar este post

Link para o post

E já agora, qual seria a tua convocatória?

Compartilhar este post

Link para o post

O caso Rolando/Ricardo Costa, há quantos anos anda o Ricardo Costa a entrar em grandes competições? Quantos elementos do grupo não estão familiarizados com a sua presença e não a reconhecem como importante sendo ele dos mais velhos e experientes nestes grandes ambientes?

O Ricardo Costa esteve em mais competições é verdade mas, por exemplo, o Rolando também esteve no último Euro. Tem mais internacionalizações e, por exemplo, até foi titular no último jogo de Portugal.

Podes falar da polivalência mas estando lá o André Almeida, que faz os dois lados, ou o Rubén Amorim que pode jogar a DD nem sei se é um bónus estar lá o Ricardo Costa.

Editado por Jean Ralphio

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...