Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
depina

Tabaco pode vir a ser proibido em todos os locais públicos

Publicações recomendadas

:lol: não ias porquê? eu tenho asma e bronquite crónica e nunca tive uma crise depois de sair de um estádio, mas já tive crises por ter pessoas a fumar à minha beira.

e está se a exagerar? se alguém der um peido daqueles mesmo mal cheirosos à tua beira, vais ficar lá a curtir o cheiro ou vais-te sentir incomodado? com o cigarro é igual. há quem não se sinta incomodado, mas também há quem se sinta. e podem-se desenvolver problemas pulmonares ao levar com fumo de tabaco, não é preciso 'morrer' .

Pelo menos no dragão, tá sempre pessoal a fumar. Não tenho problemas respiratórios nenhuns, por isso não posso falar. Como eu disse, aceito e compreendo que haja pessoas que se sintam afetadas pelo cheiro, e respeito isso. Mas mantenho o que digo, está-se a criar um celeuma por causa de cheirar o fumo dos outros, no sentido em que vão ficar "doentes" por causa do fumo. E acredito que seja complicado desenvolver problemas pulmonares ao levar com fumo de tabaco, se isso acontecer de vez em quando.

Quanto ao bold, claro que ficava lá a curtir o cheiro.

Editado por Underscore

Compartilhar este post

Link para o post

ya, que o pessoal que fuma tenha consciência do que o seu vício causa nos outros

E achas que eles não tem? Se tu estiveres numa esplanada, tens 2 soluções: ou pedes a quem esta a fumar para ter cuidado para onde lança o fumo (e 99% vai compreender), ou sais dali. Esta tua ideia de querer banir fumar em espaços exteriores, pa, é ridicula

Compartilhar este post

Link para o post

curiosamente, no Dragão, tenho sempre o cuidado de fumar apenas durante o intervalo à entrada do respetivo setor para não incomodar as pessoas. como em tudo na vida, os extremismos só tendem a acentuar o problema e o bom senso tem de imperar.

Compartilhar este post

Link para o post

Ó Desc, conta aqui à miudagem como é que era antigamente, quando os professores fumavam nas salas de aula, fumava-se nos cinemas, nos autocarros, nos aviões...

Em relação aos restaurantes e afins, o que me me 'preocupa' mais é quem lá trabalha, agora os clientes só lá entram se quiserem.

Fumava-se em todo o lado. Belos tempos... Fiz a faculdade toda a fumar livremente nas aulas. Nos exames então era uma festa... uma nuvem carregadinha de nicotina na sala proveniente de pelo menos uma dúzia de chaminés a funcionar em permanência... E nessa altura não havia cá mariquices com doenças respiratórias, cancros do pulmão e coisas do género. Era à homem! Quem fosse apanhado por uma doença desse género tinha azar, mas quem chegava a velho deleitava-se com a beata a pender do canto da boca. Hoje é uma mariquice pegada. Todos asséticos, preocupados em prevenir todo e qualquer risco de doença por mais improvável que ela seja. E depois desenvolvem doenças de cariz psicológico com comportamentos obsessivos ou arriscam-se a aumentar a gravidade de situações banais porque o organismo nunca desenvolveu anti-corpos específicos. Hoje já não se come terra na infância, já não se come nada sem lavar as mãos previamente, não se come uma peça de fruta sem lhe retirar antes a casca... eu sei lá... Defendo o regresso da javardice! Pode não dar saúde mas traz felicidade! E quanto aos malefícios do tabaco: quem é que quer chegar a velho se, além da perda natural de certas funções fisiológicas, não puder dar umas belas baforadas enquanto se entretém no jardim a jogar dominó com os amigos?

:mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

dafuq ?

Quando eu disse para ficar em casa é uma maneira de dizer!

Mas ser proibido fumar em cafés é estupidez. Era fazer duas vezes mal à economia, caía a venda de tabaco e os lucros dos cafés. Tudo bem o que tabaco faz mal e que não querem apanhar com o fumo, mas na maioria dos cafés tem uma sala para fumadores e não fumadores.

Compartilhar este post

Link para o post

Tambem curtia que toda a gente, tal como eu, andasse de bicicleta, é que é uma m*rda ser obrigado a respirar as substâncias cancerigenas que saem dos escapes dos carros.

Também vais de bicicleta para a discoteca? Compras? Trabalho? Hospital? Férias? Sem contar que há carros electricos/GPL com niveis de escape de impacto 0.

As pessoas precisam dos carros porque cada vez mais tá tudo mais longe e os TP são mais caros que o carro ou inexistentes, que eu saiba, enquanto o tabaco é um vicio como os outros..

A unica coisa que me irrita mais que o fumo nos restaurantes é o pessoal que vai com os bébés e passa hora e meia com eles a berrar e a comer na boa enquanto eles lixam a paciencia a toda a gente.

Tabaco ou qualquer fonte de fumo já deviam estar banidas de todos os recintos desportivos mesmo antes destas medidas dos estabelecimentos.

Compartilhar este post

Link para o post

Barroso a questão é que o estádio não pode ser considerado da mesma forma que um espaço aberto porque tens toda a gente sentada literalmente colados uns aos outros. Até me faria menos confusão ser permitido fumar dentro do Colombo (havendo extração suficiente do fumo, claro) do que na Luz.

Compartilhar este post

Link para o post

Também vais de bicicleta para a discoteca? Compras? Trabalho? Hospital? Férias? Sem contar que há carros electricos/GPL com niveis de escape de impacto 0.

As pessoas precisam dos carros porque cada vez mais tá tudo mais longe e os TP são mais caros que o carro ou inexistentes, que eu saiba, enquanto o tabaco é um vicio como os outros..

Ya vou ao talho de bicla. Qual é o problema se a bicicleta for o meio de transporte? Só mesmo em Portugal.

e por acaso cada vez as coisas estão mais perto queração, para ir as compras por exemplo está tudo à distancia de um clique, etc etc. mas ya por mim acabava se com o tabaco! e com os fumadores que gente reles que estão me a matar!

Anda hoje passei por um fumador quase que me saia um pulmão.

Compartilhar este post

Link para o post

ya, que o pessoal que fuma tenha consciência do que o seu vício causa nos outros

E para ter consciência tenho de ir fumar a casa? Não posso tar descansado a fumar na rua? Se incomoda tanto não passem ao pé de mim que eu também não vou fumar para o pé das pessoas. Não vou andar desde a avenida até ao meio da rotunda do marques para ficar lá sozinho no meio a fumar.

Compartilhar este post

Link para o post

Ya vou ao talho de bicla. Qual é o problema se a bicicleta for o meio de transporte? Só mesmo em Portugal.

e por acaso cada vez as coisas estão mais perto queração, para ir as compras por exemplo está tudo à distancia de um clique, etc etc. mas ya por mim acabava se com o tabaco! e com os fumadores que gente reles que estão me a matar!

Anda hoje passei por um fumador quase que me saia um pulmão.

E as compras vão para casa por drone?

Epá, eu num sitio onde trabalhei, fiquei num turno noturno e tinha um funcionario que se queixava que o colega dele a operar a maquina tava sempre a fumar e como eles trabalhavam muito proximos era chato, eu avisei o gajo, meti placas e o gajo não havia meio de deixar de fumar, o outro gajo tanto se fartou que uma bela noite trouxe uns algodões no nariz e um balde cheio de m*rda e andou o turno todo sempre que podia com o balde atrás do outro, remédio santo, nunca mais, quando fumava ia para a rua.

O problema do fumo é uma questão de educação e civismo, que está a incomudar que se passe ao crl.

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui na Escócia é assim. E és multado se atirares uma beata para o chão. Mas és mesmo! Tipo, aqui cumpre-se.

É um bocado m*rdoso, principalmente num país onde está sempre a chover. Os fumadores parecem renegados da sociedade a beber um café na chuva ou a virem constantemente fora das disco ou do bar para fumar.

Divisão de espaços parece-me o ideal. Depois é uma questão de escolha...

o problema é que divisão também não é facil, nem todos os sitios dão

Compartilhar este post

Link para o post

E para ter consciência tenho de ir fumar a casa? Não posso tar descansado a fumar na rua? Se incomoda tanto não passem ao pé de mim que eu também não vou fumar para o pé das pessoas. Não vou andar desde a avenida até ao meio da rotunda do marques para ficar lá sozinho no meio a fumar.

eu falo por exemplo na esplanda dum café onde tenho de estar sempre a levar com o fumo das outras pessoas

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, ilegalize-se o tabaco.

Ou isso ou meter essa mrd a uns 15€ o maço.

Compartilhar este post

Link para o post

No Dragão não é permitido fumar, mas ninguém respeita isso.

Acho que é só nas partes fechadas do estádio, nas bancadas não. Sem certezas, até acho que já vim um delegado do Porto (ou algo do género) a fumar ao intervalo, perto do túnel de acesso ao relvado.

Compartilhar este post

Link para o post

Também vais de bicicleta para a discoteca? não vou a discotecas mas saio à noite com a bina Compras? vou Trabalho? vou Hospital? sou um rapaz saudável Férias? vou Sem contar que há carros electricos/GPL com niveis de escape de impacto 0.

É óbvio que os carros são necessários mas diz-me lá a percentagem daqueles que andam no centro da cidade que precisavam mesmo de lá estar.

São de facto um vicio para muita gente que não sabe sair de casa de outra forma.

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Tb ando de bicla para quase todo o lado.

O problema e que nao se da condicoes as pessoas pra andarem de bicla. Nao basta fazer uma legislacao mais porreira para os ciclistas. Aqui na minha zona, pra ir pro trabalho tenho de ir por 2 estradas nacionais apertadissimas e ainda apanho 2/3 entradas e saidas de ae. E nao sou o unico maluco a fazer isto.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema em andar de bicicleta em Portugal é que é tão cansativo o esforço físico como o esforço mental de ter de andar sempre atento a qualquer m*rda porque não está nada preparado nas estradas para ciclistas.

Compartilhar este post

Link para o post

é isso e lisboa ser só subidas e descidas. já para não falar do calor, se eu fosse de bicicleta para a faculdade / trabalho / wtv nos meses de maio a outubro chegava ao destino a suar em bica.

Compartilhar este post

Link para o post

Ou isso ou meter essa mrd a uns 15€ o maço.

E já agora façam o mesmo com as batatas fritas, coca-cola e afins.

Compartilhar este post

Link para o post

Este é um assunto delicado e que não pode ser tratado com leveza. Todos sabem dos malefícios do tabaco e se não é justo que os não-fumadores sejam invadidos por fumo do cigarro alheio, também não está certo que os fumadores se vejam limitados num vício no qual o próprio Estado tem interesse que esteja instalado na sua população. Por outro lado, é obrigação daquele zelar pela saúde pública, pelo que não pode simplesmente ignorar todos os estudos levados a cabo acerca do tabaco.

Posto isto, acredito que o Estado deve, antes de mais e primeiro de tudo, proteger quem não fuma e/ou não quer fumar, seja de forma activa ou passiva. Mas essa proteção só será eficaz se houver uma sensibilização dos fumadores no sentido de serem agentes ativos nas ações de proteção aos não-fumadores. Como fumador, tento ter cuidado para que o fumo do meu cigarro não incomode ninguém, mesmo que a fumadores. E se alguém se mostra incomodado não tenho quaisquer problemas em me deslocar para outro local, ou até mesmo em apagar o cigarro. Tenho a perfeita noção que o tabaco é um vício invasivo do espaço pessoal de terceiros e que o meu dever como cidadão é o de ajudar a evitar a sua propagação seja por que meios forem.

Os espaços públicos são isso mesmo: públicos. São do público em geral, sem restrições. Como é óbvio, nestes espaços deve imperar o bom-senso na manutenção da saúde e ordem públicas. Fazendo uma analogia, aposto que a maioria dos que aqui defendem a possibilidade de fumar em espaços públicos, de uma forma ou de outra, têm bastantes cuidados sobre soltar gases em público. E neste caso até estamos a falar de uma necessidade fisiológica, no entanto, o princípio que deveria reger a conduta em ambos os casos é o mesmo: o respeito pelo próximo.

Resumindo, todas as medidas anti-tabagistas são poucas. O tabaco faz mal e não é, de todo, uma necessidade para ninguém- exceto para os fumadores e para o estado que encaixa uns milhões ao ser hipócrita. No entanto, ostracizar quem fuma não pode ser uma solução. Orientá-los para largar o cigarro e cuidando de quem não se vê nessa possibilidade deveria ser uma prioridade do Estado, na mesma senda do zelo pela saúde pública.

Editado por Derlis Gonzalez

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...