Bashir Publicado 4 Agosto 2020 Citação de Rain Dog, há 1 minuto: o catota deve ser o gajo que no outro dia esteve horas a insistir comigo no reddit que 5k por mês em Portugal não era um salário assim tão bom 2300 euros para o estado...até dói. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 4 Agosto 2020 Citação de Rain Dog, Agora: a conversa até era sobre 5000 liquidos Só por curiosidade, não era bom pq? Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 4 Agosto 2020 Citação de Rain Dog, há 8 minutos: o catota deve ser o gajo que no outro dia esteve horas a insistir comigo no reddit que 5k por mês em Portugal não era um salário assim tão bom só uso o cmpt. true love ❤️ Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 4 Agosto 2020 Já agora, e aproveitando o descarrilamento aí de trás, o que consideram um bom fundo de emergência? Já ouvi falar de 6 meses de despesas fixas, 1 ano, etc. Como gerem isso? Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 4 Agosto 2020 Citação de Bashir, há 10 minutos: Já agora, e aproveitando o descarrilamento aí de trás, o que consideram um bom fundo de emergência? Já ouvi falar de 6 meses de despesas fixas, 1 ano, etc. Como gerem isso? Há várias teorias, eu como sou muito limitado nem vale a pena partilhar aqui o meu pensamento. Mas vá, 2 anos de despesas fixas, para começar. O segredo está em ter poucas despesas... 1 Compartilhar este post Link para o post
Immobile Publicado 4 Agosto 2020 Citação de Rain Dog, há 1 hora: a conversa até era sobre 5000 liquidos O Pedro Lima ganhava 6000 e, constam as más línguas, que não chegava O Cavaco ganha ou ganhava 10000 de uma reforma e não lhe chegava 1 Compartilhar este post Link para o post
Mafia_SCP Publicado 4 Agosto 2020 Citação de Catota, há 2 horas: Há várias teorias, eu como sou muito limitado nem vale a pena partilhar aqui o meu pensamento. Mas vá, 2 anos de despesas fixas, para começar. O segredo está em ter poucas despesas... Se me acontecer alguma coisa que fique sem ganhar de lado nenhum, reduzia as despesas ao mínimo, 650 euros deveria dar para sobreviver os 3, isso para 2 anos daria pouco mais de 15mil euros, se estaria sem ganhar de lado nenhum, podia vender o carro(10k por ex). Só a venda do carro quase que daria para os 2 anos. Se tivesse 10 ou 20k de lado que dizes ser pouco, mais o valor do carro dava para aguentar 2/3 anos. E acho piada dizeres que quem tenha 10/20k de lado é pouco, não tens mesmo noção nenhuma da realidade. Não sei a tua vida, comecei a trabalhar à 13 anos a ganhar 400 euros, com 23 anos cheguei a ter 20k, depois começou a vida de casal, as despesas de casa e isso tudo e esse valor começou a baixar, com a vida de pai ainda mais baixou, estando agora com as contas estabilizadas e confortável. Quando não se tem grandes despesas é fácil poupar, depois a coisa complica. Ou ganhas muito bem, ou não tens despesas por viveres com os teus pais ou assim, de qualquer maneira não tens noção da realidade de grande parte dos portugueses. E a maioria não é por viver com mais do que devia. Aqui por exemplo uma renda é à volta dos 400euros,um casal que ganhe o ordenado minimo ganha para a renda, alimentação e despesas normais, achas mesmo que consegue poupar 100euros que seja? Compartilhar este post Link para o post
M. Porter Publicado 4 Agosto 2020 que falta de noção da realidade social, económica e financeira da generalidade do país 😂 2 Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 4 Agosto 2020 Citação de M. Porter, há 7 minutos: que falta de noção da realidade social, económica e financeira da generalidade do país 😂 Não se trata de falta de noção, eu sei o que se passa no país, mas não deixa de ser pouco para os padrões razoáveis de 'sobrevivência' Citação de Mafia_SCP, há 1 hora: Não sei a tua vida, comecei a trabalhar à 13 anos a ganhar 400 euros, Ou ganhas muito bem, ou não tens despesas por viveres com os teus pais ou assim, Eu comecei aos 16, so what? E se ganhar bem e não tiver muitas despesas? Porque me soube mexer? Ora que crl Eu tenho noção que nem todos são iluminados, mas no meu ponto de vista, é pouco. E provavelmente tenho mais despesas sozinho do que uma família de 3 como tu por exemplo, mas a diferença está na taxa de esforço, e consequentemente a % retirada mensalmente para uma 'poupança' Eu retiro todos os meses 200€ para uma conta poupança, e não deixo de viver a vida. Também desconto mais que 1 agregado familiar portanto... Compartilhar este post Link para o post
Mafia_SCP Publicado 4 Agosto 2020 Meteres 200 euros de lado porque podes, bom para ti, achares que toda a gente o pode e devia fazer é outra. Não deves ter noção que muita gente o que ganha é para comer, renda, combustível, água, luz,...andam com a roupa que lhes dão, só comem em casa, nunca vão de férias e chegam ao fim do mês sem um cêntimo na conta Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Pinto Publicado 4 Agosto 2020 Eu nisto até concordo com o @Catota 10k ou 20k como poupanças é pouco, isto estando a referir-me a pessoas com 30 anos por exemplo. Percebo que muitas vezes seja complicado, mas também é essa uma das razões pelas quais não fui para Lisboa, o que gastava na renda da casa, pouco iria sobrar no final do mês...agora que já tenho uma posição bastante melhor a nível profissional, havendo uma proposta, acredito que seria já com um salário que desse para viver à vontade. Tal como nunca percebi pessoas que pedem créditos para carros/wtv, devem comprar conforme as possibilidades, se as possibilidades são quase nulas, compram daqueles de 800€/1000€. O único crédito que percebo, é o crédito para habitação, porque não é fácil ter poupanças suficientes para comprar uma casa relativamente novos. Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 4 Agosto 2020 Citação de Ricardo Pinto, há 11 minutos: Eu nisto até concordo com o @Catota 10k ou 20k como poupanças é pouco, isto estando a referir-me a pessoas com 30 anos por exemplo. uma boa % da população portuguesa riu-se infelizmente muita gente nunca vai ter condições para ter 20k na conta de lado..e mesmo 10k... Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 4 Agosto 2020 com o salário médio de Portugal, sem filhos, morando com os pais, sem viajar muito e comer fora, é capaz de dar lá para os 35. Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 4 Agosto 2020 Citação de lordbifana, há 31 minutos: uma boa % da população portuguesa riu-se infelizmente muita gente nunca vai ter condições para ter 20k na conta de lado..e mesmo 10k... Epá, aposto contigo que há muita gente que não tem 5k, porque simplesmente gastam, quanto mais 10k. Outra grande fatia não recebe o suficiente sequer para almejar tais feitos, aí concordo (loles) com vocês, mas não é por lhes ser 'impossivel' que não possa ter o meu ponto de vista. Compartilhar este post Link para o post
Mafia_SCP Publicado 4 Agosto 2020 Citação de kareca, há 3 minutos: com o salário médio de Portugal, sem filhos, morando com os pais, sem viajar muito e comer fora, é capaz de dar lá para os 35. Mas não é disso que se está a falar. Estamos a falar de já tendo casa para pagar, alimentação, água, luz, essas coisas todas. Podes ter 30k aos 25 anos, compras casa e pedem-te de entrada 20k por exemplo, não é fácil aumentar os 10k, até manter é difícil porque imprevistos acontecem. E não estou a diferenciar se é uma pessoa solteira, casada, com filhos...com ordenados normais, renda e todas as contas de casa para pagar. Eu a ganhar o que ganho hoje, se tivesse em casa dos meus pais, a viver às custas deles, mesmo que até fosse dar 200€ para ajudar em casa, em 10 anos tinha na boa mais de 100k na conta. Sempre fui poupado, não gosto de sair à noite, o problema é quando se tem casa para pagar e todas as despesas, quem vive junto também sabe que a mulher gasta sempre mais um bocadinho que um homem(aí o Catota até pode ter alguma razão ao dizer que se gasta desnecessariamente, é roupa e calçado que se for preciso não chega a ser usado), e com filhos mais despesa ainda. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 4 Agosto 2020 Algum guia para leigos de créditos de habitação? To a pensar poupar mais um ano e avançar para isso Compartilhar este post Link para o post
M. Porter Publicado 4 Agosto 2020 Citação de Catota, há 8 minutos: Não se trata de falta de noção, eu sei o que se passa no país, mas não deixa de ser pouco para os padrões razoáveis de 'sobrevivência' Eu comecei aos 16, so what? E se ganhar bem e não tiver muitas despesas? Porque me soube mexer? Ora que crl Eu tenho noção que nem todos são iluminados, mas no meu ponto de vista, é pouco. E provavelmente tenho mais despesas sozinho do que uma família de 3 como tu por exemplo, mas a diferença está na taxa de esforço, e consequentemente a % retirada mensalmente para uma 'poupança' Eu retiro todos os meses 200€ para uma conta poupança, e não deixo de viver a vida. Também desconto mais que 1 agregado familiar portanto... Há duas vertentes que têm de ser analisadas: a literacia financeira e a situação sócio-económica na qual estás inserido. Falo-te da realidade que eu conheço e falo-te da vertente sócio-económica: Na região do Altominho o rendimento per/capita e o poder de compra per/capita são muito inferiores à média nacional. Contudo o custo de vida não é assim tão diferente do resto do país. As rendas não são comparáveis aos grandes centros urbanos, mas o arrendamento de baixo valor não existe. Não encontras um T2 em Viana do Castelo, com condições mínimas de habitabilidade, por menos de 350/400€. E a partir daqui é sempre a escalar, num mercado com pouquissima oferta. Depois a água, a luz, as comunicações, o combustível, o retalho alimentar e o outro retalho não essencial tem o mesmo custo ao resto do país. O salário médio liquido na região ronda os 978€. Se nos focarmos no ordenado médio de jovens com menos de 30 anos este ronda os 750-800€. Neste contexto para seres independente (não viveres atrelado aos pais até aos 30/40 - triste sina de muitos jovens) e gerares uma poupança a rondar os 10k tens de viver para pagar contas e acrescentares 0 à tua vida. Não há outra forma... E posso-vos garantir que a % de jovens que têm poupanças de 10-20k aos 30 anos, com nível de independência mínimo, sem obtenção de heranças ou "paitrocinios", é muito, muito reduzido. É uma raridade e os casos raros são claramente a excepção... Neste contexto surge o dilema do arrendamento vs aquisição. Num contexto como o que vivemos entre 2015-2020 pré-Covid, de canibalismo de spreads, com indexantes negativos e o preço a subir em escalada do arrendamento a opção de muito boa gente é óbvia. Entre o custo afundado do arrendamento e a possibilidade de adquirir um bem, com mais qualidade e menor esforço mensal, a escolha recai sobre o segundo. Era bom ter 100k ou 120k para dar por um apartamento, sem recorrer a crédito... Ou construir a casa ao fds como fizeram os pais da minha mulher durante 20 anos... Isso hoje é pura utopia. Nem quem tem muito dinheiro deixa de recorrer ao crédito, quanto mais quem não tem. Efectivamente a maioria do pessoal que contrai crédito não percebe a diferença entre taxa fixa e taxa variável e os impactos num contexto conjuntural distinto do actual. Ninguém atenta ao quadro B do serviço de divida numa simulação HP para ser sincero... A literacia financeira em Portugal é muito baixa, mas a Banca em geral também tem muita culpa. Mas isso é outra discussão... Actualmente, com a entrada do último aviso macroprudencial do BdP, a concessão de crédito HP foi limitada a quem tem alguma capacidade financeira. A compra de um imóvel de 120mil €, exige capitais próprios de aprox. 15 mil (EI+Encargos+Impostos), portanto parte dos jovens e jovens casais portugueses ficam irremediavelmente de fora. Por último, efectivamente a maioria do pessoal não tem capacidade de poupança. É triste, mas é a realidade e verifico-a todos os dias. Depois uma grande quota-parte do pessoal não sabe poupar. Para mim a poupança tem de vir antes do gasto. Mas a maioria do pessoal inverte o processo: 1º gasta e depois tenta poupar. Raramente resulta... Mas, neste ponto, era importante, desde cedo,formarmos o pessoal. Acho incrível, depois de crises económicas e financeiras sucessivas, ainda não existir uma disciplina sobre a temática. Contudo, volto a referir, pouquíssimos fazem de 0 milhões. O maior problema da geração de poupança continua a ser a falta de rendimento disponível. E se quiserem posso dar a caracterização de uma amostra de 1500 indivíduos, com menos de 30 anos, para terem uma noção... 14 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 5 Agosto 2020 Eu percebo o Catota e não posso dizer que discordo do que ele diz, mas é claramente fantasioso neste país. Alguém que trabalhe por conta de outrem e sem ajudas exteriores (familiares/heranças) que tenha de pagar tudo por si, muito dificilmente consegue esse nível de poupança, pelo menos numa idade jovem (antes dos 35/40). A não ser, claro, quem ganhe um salário bastante alto, mas mesmo assim isso será certamente uma grande minoria. Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 5 Agosto 2020 O maior problema que eu identifico é o pessoal daqui achar que toda a gente é pobre, ou que tem de ser no máximo average. Compartilhar este post Link para o post
w0 Publicado 5 Agosto 2020 Citação de Bashir, há 19 horas: Já agora, e aproveitando o descarrilamento aí de trás, o que consideram um bom fundo de emergência? Já ouvi falar de 6 meses de despesas fixas, 1 ano, etc. Como gerem isso? Não acho que possa existir uma regra. Em matéria de dinheiro, cada um sabe de si. Cada um sabe o risco que quer correr nos investimentos. Cada um sabe quanto é que precisa num fundo de emergência para dormir descansado. É algo de muito pessoal. No meu caso, e mudei muito recentemente, tenho um fundo de emergência equivalente a 4 anos de despesas. Mas depois tenho os valores aplicados em produtos diferentes: 1 ano está disponível a qualquer instante, 2 anos em ETFs e o demais em diferentes aplicações que me permitem uma mobilização sem penalidades nos próximos 18-24 meses. Só para dormir descansado. Citação de Mafia_SCP, há 16 horas: Se me acontecer alguma coisa que fique sem ganhar de lado nenhum, reduzia as despesas ao mínimo, 650 euros deveria dar para sobreviver os 3, isso para 2 anos daria pouco mais de 15mil euros, se estaria sem ganhar de lado nenhum, podia vender o carro(10k por ex). Só a venda do carro quase que daria para os 2 anos. Se tivesse 10 ou 20k de lado que dizes ser pouco, mais o valor do carro dava para aguentar 2/3 anos. E acho piada dizeres que quem tenha 10/20k de lado é pouco, não tens mesmo noção nenhuma da realidade. Não sei a tua vida, comecei a trabalhar à 13 anos a ganhar 400 euros, com 23 anos cheguei a ter 20k, depois começou a vida de casal, as despesas de casa e isso tudo e esse valor começou a baixar, com a vida de pai ainda mais baixou, estando agora com as contas estabilizadas e confortável. Quando não se tem grandes despesas é fácil poupar, depois a coisa complica. Ou ganhas muito bem, ou não tens despesas por viveres com os teus pais ou assim, de qualquer maneira não tens noção da realidade de grande parte dos portugueses. E a maioria não é por viver com mais do que devia. Aqui por exemplo uma renda é à volta dos 400euros,um casal que ganhe o ordenado minimo ganha para a renda, alimentação e despesas normais, achas mesmo que consegue poupar 100euros que seja? Eu acho este tema que se está aqui a discutir super interessante e confesso que tenho uma visão algo polémica. Repara que, para quem começou a trabalhar aos 13 anos, a ganhar 400€, em 10 anos conseguiste juntar 20k. Estamos a falar, grosso modo, de 2k ao ano, algo como 166€/mês. Se nos 400€ iniciais, poupar 166€ era fantástico, nos últimos anos se calhar já representam 15% mês do teu salário liquido. Não é suficiente, mas e calhar é opossível. Mas o ponto que queria destacar é o que está a bold. Podemos, logicamente, concordar que o mal está nos salários serem baixos, mas se um vasal não tem condições económicas para a vida de casal (entendo que deva existir um filho pelo meio), deverá avançar? Eu pergunto-me muitas vezes e chego sempre à conclusão que, infelizmente, neste e em outros tantos países, ser pai não é para quem quer, mas sim para quem pode. Não pode o casal esperar mais uns anos, procurar uma almofada maior e só depois dar esse passo? Citação de Mafia_SCP, há 12 horas: Mas não é disso que se está a falar. Estamos a falar de já tendo casa para pagar, alimentação, água, luz, essas coisas todas. Podes ter 30k aos 25 anos, compras casa e pedem-te de entrada 20k por exemplo, não é fácil aumentar os 10k, até manter é difícil porque imprevistos acontecem. E não estou a diferenciar se é uma pessoa solteira, casada, com filhos...com ordenados normais, renda e todas as contas de casa para pagar. Eu a ganhar o que ganho hoje, se tivesse em casa dos meus pais, a viver às custas deles, mesmo que até fosse dar 200€ para ajudar em casa, em 10 anos tinha na boa mais de 100k na conta. Sempre fui poupado, não gosto de sair à noite, o problema é quando se tem casa para pagar e todas as despesas, quem vive junto também sabe que a mulher gasta sempre mais um bocadinho que um homem(aí o Catota até pode ter alguma razão ao dizer que se gasta desnecessariamente, é roupa e calçado que se for preciso não chega a ser usado), e com filhos mais despesa ainda. Isto, a meu ver, é uma questão de falta de planeamento. Emergências e imprevisto não podemos planear, mas podemos ter um plano de resposta aos mesmos. Porque raio vai alguém investir 2/3 das suas poupanças, da sua rede, numa casa? Qual é a necessidade absoluta de comprar uma casa? Bem sei que, em determinadas situações, a renda mensal do empréstimo pode ser inferior a uma renda num contrato de arrendamento. Mas consideraram que, logo de chapa, é necessário meter X mil euros? É que as pessoas limitam-se a olhar para o valor da renda. E tudo o resto que vem agregado ao tornares-te num home owner? A manutenção, o seguro, o IMI, e tantas outras despesas que devem ser agregadas ao valor que pagas mensalmente ao banco. Se calhar, tudo somado, fica ela por ela ou menos do que arrendar mesmo com uma renda mais alta, não? Citação de M. Porter, há 11 horas: Há duas vertentes que têm de ser analisadas: a literacia financeira e a situação sócio-económica na qual estás inserido. Falo-te da realidade que eu conheço e falo-te da vertente sócio-económica: Na região do Altominho o rendimento per/capita e o poder de compra per/capita são muito inferiores à média nacional. Contudo o custo de vida não é assim tão diferente do resto do país. As rendas não são comparáveis aos grandes centros urbanos, mas o arrendamento de baixo valor não existe. Não encontras um T2 em Viana do Castelo, com condições mínimas de habitabilidade, por menos de 350/400€. E a partir daqui é sempre a escalar, num mercado com pouquissima oferta. Depois a água, a luz, as comunicações, o combustível, o retalho alimentar e o outro retalho não essencial tem o mesmo custo ao resto do país. O salário médio liquido na região ronda os 978€. Se nos focarmos no ordenado médio de jovens com menos de 30 anos este ronda os 750-800€. Neste contexto para seres independente (não viveres atrelado aos pais até aos 30/40 - triste sina de muitos jovens) e gerares uma poupança a rondar os 10k tens de viver para pagar contas e acrescentares 0 à tua vida. Não há outra forma... E posso-vos garantir que a % de jovens que têm poupanças de 10-20k aos 30 anos, com nível de independência mínimo, sem obtenção de heranças ou "paitrocinios", é muito, muito reduzido. É uma raridade e os casos raros são claramente a excepção... Neste contexto surge o dilema do arrendamento vs aquisição. Num contexto como o que vivemos entre 2015-2020 pré-Covid, de canibalismo de spreads, com indexantes negativos e o preço a subir em escalada do arrendamento a opção de muito boa gente é óbvia. Entre o custo afundado do arrendamento e a possibilidade de adquirir um bem, com mais qualidade e menor esforço mensal, a escolha recai sobre o segundo. Era bom ter 100k ou 120k para dar por um apartamento, sem recorrer a crédito... Ou construir a casa ao fds como fizeram os pais da minha mulher durante 20 anos... Isso hoje é pura utopia. Nem quem tem muito dinheiro deixa de recorrer ao crédito, quanto mais quem não tem. Efectivamente a maioria do pessoal que contrai crédito não percebe a diferença entre taxa fixa e taxa variável e os impactos num contexto conjuntural distinto do actual. Ninguém atenta ao quadro B do serviço de divida numa simulação HP para ser sincero... A literacia financeira em Portugal é muito baixa, mas a Banca em geral também tem muita culpa. Mas isso é outra discussão... Actualmente, com a entrada do último aviso macroprudencial do BdP, a concessão de crédito HP foi limitada a quem tem alguma capacidade financeira. A compra de um imóvel de 120mil €, exige capitais próprios de aprox. 15 mil (EI+Encargos+Impostos), portanto parte dos jovens e jovens casais portugueses ficam irremediavelmente de fora. Por último, efectivamente a maioria do pessoal não tem capacidade de poupança. É triste, mas é a realidade e verifico-a todos os dias. Depois uma grande quota-parte do pessoal não sabe poupar. Para mim a poupança tem de vir antes do gasto. Mas a maioria do pessoal inverte o processo: 1º gasta e depois tenta poupar. Raramente resulta... Mas, neste ponto, era importante, desde cedo,formarmos o pessoal. Acho incrível, depois de crises económicas e financeiras sucessivas, ainda não existir uma disciplina sobre a temática. Contudo, volto a referir, pouquíssimos fazem de 0 milhões. O maior problema da geração de poupança continua a ser a falta de rendimento disponível. E se quiserem posso dar a caracterização de uma amostra de 1500 indivíduos, com menos de 30 anos, para terem uma noção... Fantástico retrato da situação do país e o último paragrafo é na mouche. Concordo com absolutamente tudo o que dizes no final, por isso é que, infelizmente, muita gente acaba a depender dos pais, dos amigos e de familiares. Pura e simplesmente porque não tem a noção básica de que poupar vem primeiro e gastar depois. E já nem entro no tema dos carros, das televisões maiores que a sala, dos créditos para ir de férias etc. O Portugues gosta de viver acima das suas possibilidades e, acima de tudo, gosta de o mostrar. às vezes, o mundo da umas voltas e as coisas acabam de forma dolorosa para essas pessoas. 1 Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 5 Agosto 2020 Citação de Catota, há 5 minutos: O maior problema que eu identifico é o pessoal daqui achar que toda a gente é pobre, ou que tem de ser no máximo average. A questão é que a maioria das pessoas é. Os meus pais não têm uma vida de ricos, mas com o passar dos anos vi que sou um grande privilegiado porque eles ganham bastante dinheiro quando faço a comparação com outras pessoas. Até eu, para ganhar o mesmo que o meu pai ou a minha mãe vou ter de ter bastante sorte na minha vida profissional. E sabes o que é ainda mais triste no meio disto tudo? É que eu com 2 anos no mercado de trabalho ganho mais do que muita gente adulta com 30-40-50 anos que conheço e não é por ganhar bem.. No geral ganhamos muito pouco, portanto sim, grande parte dos portugueses está pouco acima do limiar da pobreza. Estando em casal, trabalham os dois para viver e se der para poupar 100€ ao fim do mês já é bem bom.. Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 5 Agosto 2020 (editado) Citação de toze2, há 9 minutos: A questão é que a maioria das pessoas é. Mas a maioria das pessoas também tem : empréstimo p/carro empréstimo p/casa TV na sala no quarto na cozinha e no wc Roupa de marca Jantaradas e almoços em excesso Bebida ou tabaco, ou os 2. Pequenos almoços no café subscrição de : Ginásio Spotify Netflix E depois queixam-se ah e tal temos pouco, na maioria dos casos, bastava governarem-se melhor, e isso é tão verdade como haver muitas familias no limiar da pobreza e pior. Já vi uma mãe solteira com 500€ p/mês a governar uma casa com 2 crianças e nunca lhes faltou nada, cada um sabe da sua vida, e muita gente não sabe gerir a sua vida e essa verdade custa a todos. Porque precisam da casa, para por as TV's, do carro para ir trabalhar e de ir trabalhar para pagar todos os embrulhos em que se meteram. Depois arranjam um trabalho que paga à rasca esse estilo de vida, e seguem assim durante o tempo que der, depois admiram-se que são 'pobres' Editado 5 Agosto 2020 por Catota Compartilhar este post Link para o post
F_Tex Publicado 5 Agosto 2020 (editado) Citação de Catota, há 4 minutos: Mas a maioria das pessoas também tem : empréstimo p/carro empréstimo p/casa TV na sala no quarto na cozinha e no wc Roupa de marca Jantaradas e almoços em excesso Bebida ou tabaco, ou os 2. Pequenos almoços no café subscrição de : Ginásio Spotify Netflix eu não conheço 1 única pessoa que tenha tudo isso lol. ou 80% dos itens, vá Editado 5 Agosto 2020 por F_Tex Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 5 Agosto 2020 (editado) Citação de F_Tex, há 5 minutos: eu não conheço 1 única pessoa que tenha tudo isso lol. ou 80% dos itens, vá Aqui no cmpt há sempre alguém que conhece alguém que sabe de alguém que viu alguém. Neste caso há alguém que não conhece ninguém. Não precisa de ter tudo, se formos a ver, com o salário médio ter metade disso já é um privilégio. Acho piada ao facto de achares que conheces os gastos de todas as pessoas que conheces... Também sabes se gastam dinheiro com as amantes? Ou se metem na droga? Claro tudo declarado nas finanças. Editado 5 Agosto 2020 por Catota Compartilhar este post Link para o post