Thierry Henry Publicado 5 Agosto 2020 Citação de w0, há 44 minutos: Isto, a meu ver, é uma questão de falta de planeamento. Emergências e imprevisto não podemos planear, mas podemos ter um plano de resposta aos mesmos. Porque raio vai alguém investir 2/3 das suas poupanças, da sua rede, numa casa? Qual é a necessidade absoluta de comprar uma casa? Bem sei que, em determinadas situações, a renda mensal do empréstimo pode ser inferior a uma renda num contrato de arrendamento. Mas consideraram que, logo de chapa, é necessário meter X mil euros? É que as pessoas limitam-se a olhar para o valor da renda. E tudo o resto que vem agregado ao tornares-te num home owner? A manutenção, o seguro, o IMI, e tantas outras despesas que devem ser agregadas ao valor que pagas mensalmente ao banco. Se calhar, tudo somado, fica ela por ela ou menos do que arrendar mesmo com uma renda mais alta, não? É precisamente a minha opinião e já tive várias discussões sobre isso com amigos. Tenho inclusivamente um casal amigo que vive junto há um ano e pouco numa casa arrendada com renda à volta de 400€/mês, um valor bastante aceitável para os dias que correm na periferia do Porto para um T1 em perfeitas condições. Vão casar dentro de um ano e andam malucos para comprar casa, sempre a estrebuchar que é uma tristeza os bancos não emprestarem a 100% porque assim não têm dinheiro para dar os 10 /15% a entrada necessária para uma casa neste momento. Quando os tento fazer ver que se calhar não é preciso comprarem já, vêm com a conversa de que estão a pagar uma coisa que não é deles, que a prestação da casa é mais baixa e por isso compensa. Eu tenho 24 anos, a minha namorada tem 25 e temos dinheiro de lado que nos permitiria dar esse passo neste momento se assim o entendessemos, mas como dizes acho parvo estar a dar à cabeça assim uma parte tão significativa das nossas poupanças (não seriam 2/3, mas era uma parte significativa ainda assim) nesta fase. Compartilhar este post Link para o post
Mafia_SCP Publicado 5 Agosto 2020 @w0 só li uma parte que agora não tenho grande tempo. Eu comecei a trabalhar à 13 anos e não aos 13, leste mal. Aos 23/24 tinha 20k, entrei a ganhar 400 euros, mas no ano seguinte aumentei um pouco e no outro ano dei um salto. Pagava o meu combustível, alimentação, internet, roupas, saídas, tinha comprado carro por 4k, basicamente só não pagava renda e despesas de casa. O facto de não gostar de sair à noite ajudou-me a poupar bastante, roupas comprava conforme fosse preciso. O resto leio mais tarde 😉 Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 5 Agosto 2020 Também não estou super inclinado a comprar casa... Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 5 Agosto 2020 Tive a fazer por alto as contas, e acho q se tivermos capital ao início, parece me q vale sim a pena comprar em vez de arrendar Isto se eu tiver a fazer as contas bem e se os simuladores de crédito de habitação não me estiverem a enganar Pondo o capital inicial de lado, pelo menos no meu caso, que entre pagar 700 ou mais euros de renda por um t0 a cair aos pedaços sem despesas incluídas, prefiro pagar uns 400/450 euros por mês já com imi, seguro de vida/multiriscos e o condomínio (sem contar com mais nada) Tá bem q ainda faltam outras despesas e mobília e o crl A4, mas isso vem com mais tempo Compartilhar este post Link para o post
Mafia_SCP Publicado 5 Agosto 2020 Citação de Plagio o Original, há 3 minutos: Tive a fazer por alto as contas, e acho q se tivermos capital ao início, parece me q vale sim a pena comprar em vez de arrendar Isto se eu tiver a fazer as contas bem e se os simuladores de crédito de habitação não me estiverem a enganar Pondo o capital inicial de lado, pelo menos no meu caso, que entre pagar 700 ou mais euros de renda por um t0 a cair aos pedaços sem despesas incluídas, prefiro pagar uns 400/450 euros por mês já com imi, seguro de vida/multiriscos e o condomínio (sem contar com mais nada) Tá bem q ainda faltam outras despesas e mobília e o crl A4, mas isso vem com mais tempo E imóveis dificilmente desvalorizam, só se não tiver manutenção nenhuma durante anos. Comprei o meu apartamento à 7 anos por 75 mil, vou vender agora por 105 mil por ser negócio direto com a pessoa a quem vou comprar casa, sem imobiliárias pelo meio. Por imobiliária vendia na boa por 120 mil Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 5 Agosto 2020 Citação de Plagio o Original, há 4 minutos: Tive a fazer por alto as contas, e acho q se tivermos capital ao início, parece me q vale sim a pena comprar em vez de arrendar Compensa sempre comprar em vez de arrendar, só que muita gente está a arrendar para 1ª habitação, quando devia comprar, e alugar a que comprou, e posteriormente viver num aluguer abaixo da renda que está a cobrar, ou comprar outra casa e cobrir o valor da prestação com o valor da renda da que tem a arrendar. Isto vai ser um nó enorme na cabeça de alguns, que nem sequer conseguem equacionar comprar uma casa, quanto mais essa ginástica toda. Citação de Mafia_SCP, há 2 minutos: E imóveis dificilmente desvalorizam, só se não tiver manutenção nenhuma durante anos. Comprei o meu apartamento à 7 anos por 75 mil, vou vender agora por 105 mil por ser negócio direto com a pessoa a quem vou comprar casa, sem imobiliárias pelo meio. Por imobiliária vendia na boa por 120 mil E esses 30k de lucro? bumba na fofinha ? Vão todos ao ar para a nova? wrong. Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 5 Agosto 2020 Citação de Catota, há 5 minutos: Compensa sempre comprar em vez de arrendar, só que muita gente está a arrendar para 1ª habitação, quando devia comprar, e alugar a que comprou, e posteriormente viver num aluguer abaixo da renda que está a cobrar, ou comprar outra casa e cobrir o valor da prestação com o valor da renda da que tem a arrendar. As pessoas em 2020 e o catota em 2053. Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 5 Agosto 2020 Citação de Sumudica by Night, Agora: As pessoas em 1870 e o catota em 2018. fixed Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 5 Agosto 2020 Citação de Catota, há 2 horas: Já vi uma mãe solteira com 500€ p/mês a governar uma casa com 2 crianças e nunca lhes faltou nada, cada um sabe da sua vida, e muita gente não sabe gerir a sua vida e essa verdade custa a todos. Uma mãe solteira com 2 filhos a viver com 500€ de rendimento? Gostava de ver essas contas... Ou há ajudas ou despesas não pagas. Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 5 Agosto 2020 (editado) Citação de Pickle Rick, há 12 minutos: Uma mãe solteira com 2 filhos a viver com 500€ de rendimento? Gostava de ver essas contas... Ou há ajudas ou despesas não pagas. Que mesquinhice. O que seria de alguns se só tivessem o mísero salário minimo? E aqueles que têm 3 trabalhos e nem 1k euros veem ao final do mês? O que quero dizer é que há gente com muito menos do que 'vocês' julgam, e conseguem, portanto não me venham com a conversa ah e tal porque yada yada somos todos pobres, porque não somos. Há pobreza, há! Mas só vejo coitadinhos, ou crentes, sinceramente nem sei que nome chamar. Há montes de maneiras de estar melhor na vida, alguns podem e não querem, outros simplesmente aceitaram a mediocridade que conhecem e acham que é a realidade. Não é por haver montes de famílias na pobreza que vai haver menos oportunidades de ganhar dinheiro. Acho que é aqui que perdem o foco. Não é por haver muita gente pobre que o que digo é inválido. Editado 5 Agosto 2020 por Catota Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 5 Agosto 2020 Citação de Catota, há 5 minutos: Que mesquinhice. O que seria de alguns se só tivessem o mísero salário minimo? E aqueles que têm 3 trabalhos e nem 1k euros veem ao final do mês? O que quero dizer é que há gente com muito menos do que 'vocês' julgam, e conseguem, portanto não me venham com a conversa ah e tal porque yada yada somos todos pobres, porque não somos. Há pobreza, há! Mas só vejo coitadinhos, ou crentes, sinceramente nem sei que nome chamar. Há montes de maneiras de estar melhor na vida, alguns podem e não querem, outros simplesmente aceitaram a mediocridade que conhecem e acham que é a realidade. Não é por haver montes de famílias na pobreza que vai haver menos oportunidades de ganhar dinheiro. Acho que é aqui que perdem o foco. Não é por haver muita gente pobre que o que digo é inválido. Não foi isso que te perguntei ou disse mas gostava de saber como uma mãe solteira com 2 filhos paga contas com 500€ mês... Gostava de ver essas contas mas tu pareces uma daqueles bots com IA que agora fazem apoio ao cliente nos sites mas que respondem sempre a uma merda diferente daquilo que foi perguntado. 1 Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 5 Agosto 2020 Citação de Pickle Rick, Agora: Não foi isso que te perguntei ou disse mas gostava de saber como uma mãe solteira com 2 filhos paga contas com 500€ mês... Gostava de ver essas contas mas tu pareces uma daqueles bots com IA que agora fazem apoio ao cliente nos sites mas que respondem sempre a uma m*rda diferente daquilo que foi perguntado. Espera aí, vou pedir-lhe as declarações de IRS dos últimos 5 anos, e os últimos recibos de vencimento, juntamente com os talões do Pingo Doce. Mas vá. Renda :150€ Despesas : 350€ Isto sem contar com abonos de filhos, que deve ser mais 200€ nesse orçamento, o pai foi comprar tabaco e nunca mais voltou. Mas pronto, considerando 700€ p/mês, já é plausível? Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 5 Agosto 2020 Citação de Catota, há 3 minutos: Espera aí, vou pedir-lhe as declarações de IRS dos últimos 5 anos, e os últimos recibos de vencimento, juntamente com os talões do Pingo Doce. Mas vá. Renda :150€ Despesas : 350€ Isto sem contar com abonos de filhos, que deve ser mais 200€ nesse orçamento, o pai foi comprar tabaco e nunca mais voltou. Mas pronto, considerando 700€ p/mês, já é plausível? Claro que 700€ é mais plausível que 500€ e a diferença é gigante ente um valor e o outro, é o suficiente para cobrir alimentação ou renda, é quase metade extra do primeiro valor. Com 500€ ninguém alimenta 2 miúdos e ainda paga água, luz e casa. Já nem coloco a Internet aqui porque a malta tem mais com que se preocupar. Eu concordo contigo que existe malta que passa mais dificuldades e aguenta-se e faz-se à vida, não concordo no ponto em que exageras números para provares aquilo que queres dizer. A não ser que sejas como os meus avós que recebem 270€ de pensão mas que paga uma renda de 35€, ninguém sobrevive e alimenta uma casa sozinho com uns míseros 500€ hoje em dia. Ou partilhas ou esquece, um t0 hoje em dia deve andar em valores mínimos de 200€. Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 5 Agosto 2020 Citação de Pickle Rick, há 2 minutos: A não ser que sejas como os meus avós que recebem 270€ de pensão mas que paga uma renda de 35€, ninguém sobrevive e alimenta uma casa sozinho com uns míseros 500€ hoje em dia. Ou partilhas ou esquece, um t0 hoje em dia deve andar em valores mínimos de 200€. Eu não pago renda, só IMI. t0 por 200€ ? és de onde mesmo? Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 5 Agosto 2020 Citação de Catota, há 19 minutos: Eu não pago renda, só IMI. t0 por 200€ ? és de onde mesmo? Sintra. Posso-te dizer que apanhei t0 a 450€... Mas também podes ter sorte, moro numa vivenda com 4 quartos, jardim e perto da praia e a renda é 600€... Mas lá está, foi através de conhecimentos... 1 Compartilhar este post Link para o post
M. Porter Publicado 5 Agosto 2020 Citação de Catota, há 22 minutos: Eu não pago renda, só IMI. t0 por 200€ ? és de onde mesmo? o apartamento para arrendamento mais barato no distrito de Viana do Castelo, segundo a plataforma Imovirtual https://www.imovirtual.com/anuncio/arrenda-se-t0-1-ID11NDJ.html#5be6907d19 1 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 5 Agosto 2020 Citação de Pickle Rick, há 32 minutos: Sintra. Posso-te dizer que apanhei t0 a 450€... Mas também podes ter sorte, moro numa vivenda com 4 quartos, jardim e perto da praia e a renda é 600€... Mas lá está, foi através de conhecimentos... 600 euros e a casa é só para ti ou partilhas com mais 3 pessoas e cada um paga 600? Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 5 Agosto 2020 Citação de Plagio o Original, há 3 minutos: 600 euros e a casa é só para ti ou partilhas com mais 3 pessoas e cada um paga 600? Plágio, há pessoas capazes de pagar 600€ de renda. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 5 Agosto 2020 Citação de Catota, há 1 minuto: Plágio, há pessoas capazes de pagar 600€ de renda. Ai n me digas Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 5 Agosto 2020 Citação de Plagio o Original, Agora: Ai n me digas Desculpa amiguh Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 5 Agosto 2020 Citação de Plagio o Original, há 10 minutos: 600 euros e a casa é só para ti ou partilhas com mais 3 pessoas e cada um paga 600? Partilho com o resto da familia porque ainda não tenho idade, capacidade nem quero sair de casa de forma absurda e sem ter algum dinheiro jeitoso de parte. 😂 Mas não preciso de uma casa com 4 quartos para nada se for morar sozinho. 😂 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 5 Agosto 2020 (editado) Citação de Catota, há 4 horas: O maior problema que eu identifico é o pessoal daqui achar que toda a gente é pobre, ou que tem de ser no máximo average. Por acaso gostava de saber onde viste isso. O que nós dissemos, e isso é absolutamente factual (e neste caso tu é que pareces alheado da realidade), é que a maioria das pessoas, e muito menos até aos 35-40 anos, não consegue ter essas poupanças todas de que falas. Se tu consegues, excelente. Mas eu não conheço muita gente (ou ninguém, na verdade) que, tendo de pagar todas as suas despesas, consiga chegar a esse nível de poupança. Conheço pessoas com dinheiro, mas esse dinheiro vem dos pais, ou do facto de viverem em casa dos pais, ou dos pais lhes terem pago os carritos. Agora claro, vai sempre haver quem consiga. Há quem saque grandes ordenados, há quem tenha heranças e famílias ricas que ajudam, há quem seja empresário e ganhe rios, e por aí. E tudo certo, nada contra isso, de todo. Mas é sem dúvida mais fácil colocar dinheiro de lado se já houver muito dinheiro, ou se houver pouco onde o gastar. Não podes é interpretar as coisas como te apetece, porque nunca ninguém disse que as pessoas não podem ser ricas ou ter poupanças. Editado 5 Agosto 2020 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 5 Agosto 2020 tv no wc é algo que tiro deste tópico 4 Compartilhar este post Link para o post
Mafia_SCP Publicado 5 Agosto 2020 Citação de kareca, há 1 hora: tv no wc é algo que tiro deste tópico Quando vivia com a minha mãe, se tivesse a dar os morangos e fosse ao wc, ia ao que tinha perto da cozinha e virava a tv para lá. Poupei na compra da tv para o wc, que tal Catota, foi uma boa opção? Compartilhar este post Link para o post