Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
druyda

Benfica: acordo milionário com a NOS (400 M€)

Publicações recomendadas

Visitante

Mas com os dados que temos até hoje, como é que isso seria possível? O que a Liga já fez para mostrar que está a trabalhar no sentido dos clubes ganharem algo superior a isso, sequer?

A Liga é representada por todos os clubes, portanto estaria a actuar sob a forma de um esforço conjunto em que todos os clubes querem o mesmo, receber o máximo possível. Não estou a ver onde é que isso seria pior do que actuarem todos de forma individual.

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

A Liga é representada por todos os clubes, portanto estaria a actuar sob a forma de um esforço conjunto em que todos os clubes querem o mesmo, receber o máximo possível. Não estou a ver onde é que isso seria pior do que actuarem todos de forma individual.

É representada. Aprova ou não o que lhes é apresentado. O presidente da Liga e o seu staff, como representantes dos clubes, não deveria apresentar propostas?

Numa visão romantica, os 38 (ou sei lá) presidentes se reuniam amigavelmente com os operadores (que também não se entendem entre si) e chegavam todos a uma quantia a negociar com as operadoras?

E que valores seriam esses, assim por alto, é que uma operadora iria pagar por tudo?

Editado por kareca

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

É representada. Aprova ou não o que lhes é apresentado. O presidente da Liga e o seu staff, como representantes dos clubes, não deveria apresentar propostas?

Numa visão romantica, os 38 (ou sei lá) presidentes se reuniam amigavelmente com os operadores (que também não se entendem entre si) e chegavam todos a uma quantia a negociar com as operadoras?

E que valores seriam esses, assim por alto, é que uma operadora iria pagar por tudo?

Deveria, mas mandatados pelos presidentes de todos os clubes.

Não sei que valores seriam esses, provavelmente mais altos, mas se calhar não muito mais altos - a margem das operadores em termos de retorno/valor pago pelos direitos estará sobretudo nos clubes médios/pequenos que têm menos poder negocial e não nos grandes, que esticam a corda e têm poder negocial e estudos, imagino.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim.

É sabido por todos que o Benfica é sempre o gordo dono da bola. Lá por ficar com a bola, n impede que os jogos joguem futebol humano.

Ou com uma lata.

Claro que se houvesse bola era mais divertido para todos, mas aí o gordo n podia sentir-se o maior do mundo, e seria apenas igual aos outros.

Vá um pouco mais pesado, mas mesmo assim..

Os outros podem juntar-se e comprar outra bola.

Até pode ser que depois a bola nova seja melhor que a bola do gordo.

Compartilhar este post

Link para o post

é a mentalidade tipica do Tuga, eu tenho que estar sempre melhor que os outros.

Harvey, o Vitória faz isso das escolas, do preço dos bilhetes, e apesar de sermos dos clubes com mais massa adepta, é manifestamente pouco para o que já tivemos e para o que podemos ter. As dificuldades financeiras, a má gestão do clube e etc fez a cidade afastar-se, e depois vem a mentalidade das pessoas que qualquer coisa que gostam ou apoiam tem de ser porque ganham. Provavelmente com uma entralização, um Arouca comecará a jogar melhor futebol, a ter melhores equipas, melhores infraestruturas e isto levará a que a população da cidade se interesse e comece a ir ver os jogos.

É minha maneira de olhar pro futebol mas faz-me imensa confusão, como é que alguém de Faro sem nenhuma ligação ao Porto, que nunca vai ver os jogos do Porto, seja do Porto. Porque?

Almeno, se essa ideia fosse pra frente daqui a 10 anos as nossas equipas estavam ao nível das do Luxemburgo

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não entendo é como é que não vêm que a centralização é muito melhor. Até para o Benfica. Porra, eu não quero ganhar só os campeonatos, eu quero ser competitivo na champions e com a quantidade de dinheiro que podia entrar dessa maneira no Benfica. Eu acho que podia ser bem mais que os 40M€.

Fazendo regras de três simples, a NOS pagou +/- 2.3M€ por jogo, onde se incluem os jogos com Porto e Sporting. Agora nós sabemos que cada clube, que não um dos três grandes também tem três jogos que têm audiências garantidas. Portanto vamos imaginar que eles recebiam por cada jogo com um dos três grandes 2.3M€, ou seja, um total de 6.9M€, arredondamos para 7M€. Isto daria 105M€ por ano só para os clubes pequenos. Agora vamos ser convencidos e pensar que o Sporting e o Porto não conseguiam receber os tais 40M€. Só 25M€ cada (e já acho pouco). No total a liga ia valer qualquer coisa como 200M€. Agora acham que se fosse negociado por todos isto não ia chegar pelo menos aos 250M€?

E estas contas foram feitas considerando um valor de 0€ para os jogos entre "pequenos" e só dando 25M€ a porto e Sporting. Analisando isto a sério, não vejo razão para o bolo total não ser de uns 300M€, ou seja quase o que se diz que o Benfica vai receber pelos 10 anos. Num negócio conjunto facilmente veria o Benfica a receber 50M€ por epoca sinceramente.

Editado por Castor

Compartilhar este post

Link para o post

E para quem fala em comparação com semelhantes, devo dizer que ligas com a holandesa ou a belga também negoceiam os direitos televisivos de forma centralizada.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim.

É sabido por todos que o Benfica é sempre o gordo dono da bola. Lá por ficar com a bola, n impede que os jogos joguem futebol humano.

Ou com uma lata.

Claro que se houvesse bola era mais divertido para todos, mas aí o gordo n podia sentir-se o maior do mundo, e seria apenas igual aos outros.

Vá um pouco mais pesado, mas mesmo assim..

Essa analogia é um bocado pesada só para dizeres que ficaste com uma forte idéia sobre o que eu disse.

É claro que impede. A centralização só ocorre quando os três grandes a quiserem.

Se é futebol é comparável. E temos que nos comparar com os melhores exemplos. Sim, dão-nos uma malha. Mas onde é que está a galinha e onde é que está o ovo? O Benfica, se negociar em bloco, recebe mais. Pelo menos se for competente em termos desportivos. Ninguém aqui pede que recebam todos o mesmo. Há formas de criar critérios. Itália tem uns 7 ou 8, por exemplo. Pode-se ter parte das verbas alocadas pela última posição, outra parte pela média das últimas 5 temporadas, outra parte pela média de assistências, outra parte pela idiotice dos dirigentes...

O problema é que tu invertes a lógica. A vantagem de uma Liga é a de poder elevar o nível. A distribuição de verbas de direitos televisivos não deve ser feita com base em igualdade nem com base em caridade. Deve ser feita com o objectivo de melhorar a qualidade da competição. Quanto mais fundos os clubes tiverem, melhores serão as condições e os plantéis, melhor será a qualidade de jogo, mais pessoas irão aos estádio, mais atractivo será o produto... não preciso de continuar, pois não?

Concordo contigo em tudo o que tens defendido, menos neste ponto. Neste momento, a única coisa que impede uma centralização dos direitos é a mesma coisa que levou o Benfica a negociar sozinho: ganância e vistas curtas. Ainda temos um campeonato que (sobre)vive à custa dos 3 estarolas e ninguém está interessado em consensos. Solidariedade é conceito desprezado por quem decide. Isto porque todos sofrem dos mesmos males que identifiquei ao Benfica.

Esta poderia ser uma ótima oportunidade para mostrar ao "gordo" que de uns trapos e de linha boa se consegue fazer uma bola tão boa ou melhor que a que ele tem.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

Os outros podem juntar-se e comprar outra bola.

Até pode ser que depois a bola nova seja melhor que a bola do gordo.

Esperemos que sim.

A n ser que segundo o Harvey a bola do Benfica seja mais de 50% da unica bola do mercado. lol

Compartilhar este post

Link para o post

É minha maneira de olhar pro futebol mas faz-me imensa confusão, como é que alguém de Faro sem nenhuma ligação ao Porto, que nunca vai ver os jogos do Porto, seja do Porto. Porque?

Eu concordo com a centralização dos direitos televisivos mas abro este aparte para responder a outro aparte, que é algo que me faz imensa confusão. Primeiro porque se parte da premissa de que uma pessoa que é de Faro sem ter qualquer ligação à cidade do Porto nunca (ou quase nunca) irá ver os jogos. E depois porque dá a crer que a relação com um clube apenas se estabelece (ou que apenas seria normal que se estabelecesse) através da presença nos locais físicos onde os atletas do clube o representam, ainda para mais numa altura em que há cada vez mais formas de estar em contacto com um clube à distância e de contactar com os valores deste e com aquilo que representa.

Pegando no meu exemplo porque é o que tenho mais presente naturalmente, mas com a consciência de que isto se aplica de igual modo a milhões de outras pessoas: eu cresci a 370kms do estádio do meu clube e não entendo sequer qual é a questão. São os valores com que me identifico, é a forma de estar no desporto com que me identifico e é a minha casa desportiva e "2ª casa" de vida, mesmo tendo crescido e vivido durante anos a essa distância (que felizmente sempre pude suavizar e estar presente várias vezes em jogos ao vivo, mas há muitas pessoas que não tiveram essa sorte e às quais isto se aplica na mesma, como referi). Porque raio é que havia de apoiar o clube da minha cidade se é um cujos valores, história e princípios nada me dizem? Só porque nasci e vivi durante vários anos a 10 ou 15kms do 1º de Maio, neste caso?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu concordo com a centralização dos direitos televisivos mas abro este aparte para responder a outro aparte, que é algo que me faz imensa confusão. Primeiro porque se parte da premissa de que uma pessoa que é de Faro sem ter qualquer ligação à cidade do Porto nunca (ou quase nunca) irá ver os jogos. E depois porque dá a crer que a relação com um clube apenas se estabelece (ou que apenas seria normal que se estabelecesse) através da presença nos locais físicos onde os atletas do clube o representam, ainda para mais numa altura em que há cada vez mais formas de estar em contacto com um clube à distância e de contactar com os valores deste e com aquilo que representa.

Pegando no meu exemplo porque é o que tenho mais presente naturalmente, mas com a consciência de que isto se aplica de igual modo a milhões de outras pessoas: eu cresci a 370kms do estádio do meu clube e não entendo sequer qual é a questão. São os valores com que me identifico, é a forma de estar no desporto com que me identifico e é a minha casa desportiva e "2ª casa" de vida, mesmo tendo crescido e vivido durante anos a essa distância (que felizmente sempre pude suavizar e estar presente várias vezes em jogos ao vivo, mas há muitas pessoas que não tiveram essa sorte e às quais isto se aplica na mesma, como referi). Porque raio é que havia de apoiar o clube da minha cidade se é um cujos valores, história e princípios nada me dizem? Só porque nasci e vivi durante vários anos a 10 ou 15kms do 1º de Maio, neste caso?

Isto dava pano para muita discussão mas não se é um clube por causa dos valores (valores no futebol lol ). És de um clube X porque calhou, quase de forma aleatória. Não me digas que tiveste formação superior em filosofia e após maturação de ideias, escolheste um clube.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas com os dados que temos até hoje, como é que isso seria possível? O que a Liga já fez para mostrar que está a trabalhar no sentido dos clubes ganharem algo superior a isso, sequer?

Desde que o Benfica saltou da Olivedesportos que não apresentaram nenhuma proporta vantajosa (basta ver o que o Porto e Sporting recebem). Não me parece que haja vontade de quem manda no futebol de querer mudar o que quer que seja.

Isso é porque quem manda no futebol é o Quim Oliveirinha.

Adiante, não me recordo de nenhum país onde a centralização dos direitos tenha prejudicado quem quer que seja.

Aliás, esta jogada da NOS é a contar que ficam precisamente com os jogos todos na Sporttv. Nota que, a BTV nem em receitas atingiu 40 milhões, quanto mais em lucro.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto dava pano para muita discussão mas não se é um clube por causa dos valores (valores no futebol lol ). És de um clube X porque calhou, quase de forma aleatória. Não me digas que tiveste formação superior em filosofia e após maturação de ideias, escolheste um clube.

Sim, é isso.

Compartilhar este post

Link para o post

harvey, cria uma liga de futebol de 5 com os 100 e tal atletas que o SLB tem sob contrato e cala-te.

#rumoao35

Compartilhar este post

Link para o post

Almeno, se essa ideia fosse pra frente daqui a 10 anos as nossas equipas estavam ao nível das do Luxemburgo

É capaz.

Esperemos que sim.

A n ser que segundo o Harvey a bola do Benfica seja mais de 50% da unica bola do mercado. lol

Ri-me tanto :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
No comunidado divulgado na noite desta quinta-feira, o organismo refere que a questão dos direitos televisivos “continua a ser um dos temas de interesse prioritário para o quadriénio” e anuncia que, dada a “premência do tema e em função do novo quadro estabelecido”, os direitos televisivos serão debatidos em sede de reunião de direção.

Além de Proença e dos diretores executivos da Liga, integram a direção do organismo cinco clubes da I Liga (Benfica, FC Porto, Sporting, Rio Ave e Guimarães), três da II Liga (Oliveirense, Freamunde e Portimonense) e Hermínio Loureiro, em representação da Federação Portuguesa de Futebol.

Embora a Liga reafirme o empenho “na busca das melhores soluções de sustentabilidade para os clubes e para as competições”, o contrato de 400 milhões de euros celebrado com a NOS para a próxima década enfraquece a posição negocial de Proença junto dos operadores de TV, cerceado da marca campeã nacional em matéria de conteúdos futebolísticos.

Ao que o Expresso apurou junto de fonte da Liga, a deserção do Benfica, que não apoiou a eleição do ex-árbitro internacional, não irá impedir Pedro Proença de tentar “negociar em pacote” um conjunto de jogos de clubes da I e da II Ligas. Resta saber se Pinto da Costa e Bruno de Carvalho, apoiantes da candidatura de Proença, estão dispostos a alavancar as negociações da Liga ou se o divórcio do Benfica comprometeu de vez a bandeira do pretendido contratato coletivo para inflacionar o mercado dos direitos televisivos.

Expresso: Pedro Proença não desiste de negociação em pacote dos direitos televisivos

E amanhã saí uma entrevista ao LFV no Expresso.

Compartilhar este post

Link para o post

A conversa da centralização vem sempre quando o Benfica assina qualquer acordo.

Tugão.. Querem centralização, centralizem o resto do clube juntos, Sporting e Porto incluidos e pronto está feito

Compartilhar este post

Link para o post

Se a centralização é realmente vantajosa para todos como não conseguem convencer todos os clubes a optar por esse caminho? Afinal de contas, porque é que alguém iria renunciar a algo que é vantajoso para todos? Eu explico... porque para o Benfica até podia ser mais vantajoso 5 ou 10%... mas para outros clubes seria vantajoso em 100% ou mais no que a receitas diz respeito. Iam ficar a ganhar muito mais com este processo do que nós. Daí que a centralização não nos interesse. E negociar de forma centralizada em Portugal não daria sequer tanto poder negocial ao "centro" sabem porquê? Porque ia haver mais de 10 clubes a enfraquecer o poder negocial, que simplesmente teriam que aceitar o último valor dado por quem vai a concursos. O problema é apenas esse, a quantidade enorme de clubes que tem 0 de poder negocial e que conjuntamente não iria enfortecer nada a nosso favor, iria apenas enfraquecer a nossa posição. O Benfica sozinho tem mais poder negocial do que em conjunto com 17 clubes dos quais mais de 10 não têm qualquer poder negocial e iam tirar poder negocial aos outros que antes o tinham, porque a Liga ao negociar os direitos ia ter que simplesmente aceitar o último valor oferecido, fosse alto ou pouco alto, porque esses cerca de 10-12 clubes não se podem dar ao luxo de ficar sem essa receita. Enquanto que o Benfica a negociar sozinho pode dar-se ao luxo de rejeitar qualquer valor que não ache bem justo.

Harvey, se os nossos atletas não estiverem disponíveis podes sempre usar os teus admiradores cá do fórum.

Escapou-me, não percebi.

Compartilhar este post

Link para o post

A conversa da centralização vem sempre quando o Benfica assina qualquer acordo.

Tugão.. Querem centralização, centralizem o resto do clube juntos, Sporting e Porto incluidos e pronto está feito

O futebol português tem os dirigentes que merece e que são o reflexo de adeptos como este.

Quando tudo secar à volta dos 3 grandes, talvez se comece a pensar no futebol português a sério.

Compartilhar este post

Link para o post

harvey, cria uma liga de futebol de 5 com os 100 e tal atletas que o SLB tem sob contrato e cala-te.

Harvey, se os nossos atletas não estiverem disponíveis podes sempre usar os teus admiradores cá do fórum.

Escapou-me, não percebi.

Gente não te faltava para criar uma liga competitiva. Ali o RuiMachado prontificava-se logo para teu vice. E seria das coisas mais úteis que este fórum viu nos tempos recentes...

Compartilhar este post

Link para o post

Gente não te faltava para criar uma liga competitiva. Ali o RuiMachado prontificava-se logo para teu vice. E seria das coisas mais úteis que este fórum viu nos tempos recentes...

Não percebi, estava a discutir assuntos relacionados com o tópico e ainda me está a escapar. O que é que seria útil?

Compartilhar este post

Link para o post

só falsos, aquele elliott reid então nem comento. somos grandes amigos virtuais e reputas um post desses..

harvey, não ligues. continua com a contribuição positiva

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...