Ghelthon Publicado 5 Dezembro 2019 Não está em causa a awareness que a Greta traz. Mas não se faça da Greta uma salvadora do planeta, porque ela não salva coisa alguma. Ela anda agora a viver do mediatismo (não estou a falar de dinheiro, entenda-se, embora haja várias teorias da conspiração nesse sentido), mais do que propriamente do impacto ou do trabalho que realmente fez em prol do que advoga. Nada do que ela diz é novo. Nada. E tenho a certeza absoluta de que nenhum de nós mudou um hábito que seja por influência da Greta. Tem influência sobre os jovens? Talvez, espero que sim. Mas duvido que tenha mais influência do que os professores ou das famílias, porque tudo o que ela refere é (ou devia, pelo menos) abordado nesses contextos. E o que é verdadeiramente pena é que ela, tendo a plataforma que já tem, não se foque nos reais e verdadeiros problemas e fontes de poluição. Alguém viu a Greta a falar da China e demais países asiáticos, os principais poluidores do planeta? Alguém viu a Greta a defender o investimento na energia mais limpa de todas, a energia nuclear? Eu sei que é giro e trendy ser ambientalista e fã da Greta, mas sejamos racionais e não entremos no circle jerk só porque sim. Por exemplo, se querem um jovem (agora não tão jovem, mas vá) que realmente causou impacto positivo para bajular, deixo-vos um nome, e um link: Boyan Slat https://theoceancleanup.com/ 1 Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 5 Dezembro 2019 (editado) Pronto, já percebemos, preocupa-te mais o mediatismo que se gerou à volta da Greta do que aquilo que esse mediatismo pode ter de bom na causa que ela defende. É só a tua maneira sobranceira e, digo eu, mesquinhenta de olhar para o activismo dela. Citação de Ghelthon, há 27 minutos: E o que é verdadeiramente pena é que ela, tendo a plataforma que já tem, não se foque nos reais e verdadeiros problemas e fontes de poluição. Alguém viu a Greta a falar da China e demais países asiáticos, os principais poluidores do planeta? Alguém viu a Greta a defender o investimento na energia mais limpa de todas, a energia nuclear? Eu sei que é giro e trendy ser ambientalista e fã da Greta, mas sejamos racionais e não entremos no circle jerk só porque sim. MANO ELA É UMA MIÚDA DE DEZASSEIS ANOS COM SÍNDROME DE ASPERGER!!!!!!!!!!!!!!!!! NÃO É CIENTISTA OU ENGENHEIRA DO AMBIENTE. VOCÊS ESTÃO MALUCOS? O que é que vos custa entender que ela está a fazer um trabalho de activismo simples de consciencialização e mobilização, neste momento, por força do mediatismo que se gerou à volta dela, por todo o mundo. Tu achas que ela se deve meter a falar de energia nuclear e dos problemas económicos-sociais dos paises pobres e industrializados? DEZASSEIS ANOS COM SINDROME DE ASPERGER, GHELTON. Citação de Ghelthon, há 27 minutos: Nada do que ela diz é novo. Nada. E tenho a certeza absoluta de que nenhum de nós mudou um hábito que seja por influência da Greta. Tem influência sobre os jovens? Talvez, espero que sim. Mas duvido que tenha mais influência do que os professores ou das famílias, porque tudo o que ela refere é (ou devia, pelo menos) abordado nesses contextos. O que achas do John Lennon? Editado 5 Dezembro 2019 por Mayday 8 Compartilhar este post Link para o post
Pablo Honey Publicado 5 Dezembro 2019 Eu não tenho stress nenhum com a miúda. Um crescimento da popularidade dela não será sempre sinónimo com um aumento da awareness sobre as questões climáticas? Como é que isso pode ser visto enquanto algo negativo? E sure, são temas que são levantados geralmente na escola, mas nunca é demais reforçar algo que é positivo. O que pode ser perigoso é que ela tornando-se como prevejo, um símbolo desta geração da luta contra o aquecimento global, é preciso muito cuidado com a informação que ela propaga. Claro que se calhar existiram opções mais esclarecidas para a "posição" do que uma rapariga de 16 anos, mas não faz grande sentido antagonizar alguém que essencialmente tem feito algo que de maneira alguma, do meu ponto de vista, pode ser visto enquanto prejudicial para as questões climáticas. Aliás, diria até que o facto de ela ser tão jovem e emocional faz dela a alegoria perfeita desta geração e das futuras. A imagem dela a chorar durante a cimeira das NU é poderosíssima. Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 5 Dezembro 2019 Citação de Ghelthon, há 31 minutos: Por exemplo, se querem um jovem (agora não tão jovem, mas vá) que realmente causou impacto positivo para bajular, deixo-vos um nome, e um link: https://en.wikipedia.org/wiki/Whataboutism Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 5 Dezembro 2019 Eu não tenho problema algum com a miúda, repito (pela centésima vez). Tenho mais problema com a forma como as pessoas olham para a miúda. Citação de IlidioMA, há 18 minutos: https://en.wikipedia.org/wiki/Whataboutism Lol. Não. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 5 Dezembro 2019 Podes ter inveja, não é vergonha nenhuma. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 5 Dezembro 2019 Pronto, é inútil continuar esta discussão. Eu já explanei o meu ponto de vista, vocês (alguns, os que não optam pelo lol fácil) o vosso. Desisto de continuar, portanto fiquemos assim e continuemos o nosso caminho de salvar o ambiente. Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 5 Dezembro 2019 Citação de Ghelthon, há 51 minutos: Por exemplo, se querem um jovem (agora não tão jovem, mas vá) que realmente causou impacto positivo para bajular, deixo-vos um nome, e um link: Boyan Slat https://theoceancleanup.com/ Para o ano terás, por exemplo, este livro: Fantastically Great Women Who Saved the Planet Que aproveita a onda de consciencialização da Greta e a maior procura sobre o tema que ela tem vindo a provocar, para educar. Podes sempre adquiri-lo, nem que seja para teres mais nomes na manga para relativizar e/ou diminuir os esforços de ativismo dela. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 6 Dezembro 2019 Citação de bmfpcdm, há 7 horas: ‘Greta effect’ leads to boom in children’s environmental books Ela mais do que qualquer adulto tem a capacidade para alcançar crianças e cativar as suas imaginações, tal como nutrir interesse pelo problema, as suas consequências e a ciência por detrás dele. Só por isso ela merece tudo de bom que lhe tem caído aos pés. Sim até essas criancas crescerem e alguem lhes der a escolher: trabalhar para uma corporation poluidora da tera e ter uma vida "confortavel" ou ser activista e viver a cheirar mal e comer feno e insectos Citação de Ghelthon, há 3 horas: Pronto, é inútil continuar esta discussão. Eu já explanei o meu ponto de vista, vocês (alguns, os que não optam pelo lol fácil) o vosso. Desisto de continuar, portanto fiquemos assim e continuemos o nosso caminho de salvar o ambiente. Eu so espero que quando as ideias dela forem postas em pratica, nem todas as miudas fiquem com ela...aquela roupa de sem abrigo e a cara de goblin... Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 6 Dezembro 2019 Fds o Ghelthon é ganda boomer 2 Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 6 Dezembro 2019 "Eu não tenho problemas com a miúda" é o novo "eu não sou racisma, mas..." 🤣 3 Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 6 Dezembro 2019 (editado) Citação de Burkina2008, há 6 horas: Sim até essas criancas crescerem e alguem lhes der a escolher: trabalhar para uma corporation poluidora da tera e ter uma vida "confortavel" ou ser activista e viver a cheirar mal e comer feno e insectos Eu so espero que quando as ideias dela forem postas em pratica, nem todas as miudas fiquem com ela...aquela roupa de sem abrigo e a cara de goblin... "Yadda yadda yadda, goblin..." Editado 6 Dezembro 2019 por bmfpcdm Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 6 Dezembro 2019 Citação de Sandes., há 1 hora: Fds o Ghelthon é ganda boomer Devia haver uma pessoa a dar chapadas sempre que alguém chama "boomer" a outro. 1 Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 6 Dezembro 2019 Citação de Slade, Agora: Devia haver uma pessoa a dar chapadas sempre que alguém chama "boomer" a outro. Ok boomer Citação de Ghelthon, Em 24/09/2019 at 14:30: Tendo clientes a mover os seus depósitos para as fintech, bem como as novas gerações de clientes a abrir directamente conta lá. Certo, aceito que terá tido impacto na consciencialização de uma massa mais juvenil. Mas efeitos práticos, em quem de facto decide - será que são tantos? Obviamente que a atitude e papel dela não farão mal à causa, mas também não sei se o impacto efectivo será tão grande quanto pensam. Isto porque quem decide não se comove com as lágrimas de uma miúda qualquer da Suécia. Nem com um de África, quanto mais. Cada vez mais temos de ser práticos e optar por soluções efectivas. Enquanto andamos aqui a saltar de expectativa em expectativa, o ambiente continua mal e o ponto de não-retorno cada vez mais próximo. Citação de Sandes., Em 24/09/2019 at 14:38: Mas a consciencialização de uma massa nao e' um efeito pratico? O facto desta miuda de 16 anos estar a ser convidada para falar na ONU 'a frente desses lideres todos, com o apoio do Secretario Geral da ONU, nao te chega? Queres o que? Que a Greta salve o mundo sozinha? A consciencialização das massas e' exactamente o objectivo e o efeito pratico que e' necessario obter, o resto vem por consequencia. So' porque na altura ele acabou por nao dar seguimento, vou deixar aqui outra vez o assunto porque se lembrou outra vez da Greta. Curiosamente, o nome da Greta ja da outra vez tinha sido trazido para o topico pelo Ghelthon, mas o (censurado) do circo mediatico amirite? 1 Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 6 Dezembro 2019 Chega prepara "inversão" do seu programa anti-Estado Social Basicamente só agora é que a imprensa (Polígrafo + Daniel Oliveira) descobriu as belas medidas anti-SNS e Educação Pública que os gajos tinham. Já tiveram até que tirar o programa online. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 6 Dezembro 2019 Citação de Slade, há 5 minutos: Devia haver uma pessoa a dar chapadas sempre que alguém chama "boomer" a outro. Ok boomer Compartilhar este post Link para o post
Pan Publicado 6 Dezembro 2019 Venho tarde para a festa mas, além de não querer saber da discussão se a Greta tem ou não valor (tem o seu papel e fá-lo bem), acho que toda a gente se esquece de um ponto essencial: instituições. Não é a deixar de usar palhinhas ou comer menos carne a nível individual que vamos lá. É preciso envolver as grandes corporações e o capitalismo e encontrar uma solução nesse contexto. E apenas instituições fortes, que legislem a favor de medidas sustentáveis, que permitam a empresas sustentáveis lucrar, instituição judiciais que castiguem adequadamente quem não cumpre, isto pode mudar. Senão isto vai apenas continuir a ser uma utopia de um conjunto de malta que está atenta, mas não sabe como lutar e mudar as coisas. 5 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 6 Dezembro 2019 Citação de Pan, há 1 minuto: Venho tarde para a festa mas, além de não querer saber da discussão se a Greta tem ou não valor (tem o seu papel e fá-lo bem), acho que toda a gente se esquece de um ponto essencial: instituições. Não é a deixar de usar palhinhas ou comer menos carne a nível individual que vamos lá. É preciso envolver as grandes corporações e o capitalismo e encontrar uma solução nesse contexto. E apenas instituições fortes, que legislem a favor de medidas sustentáveis, que permitam a empresas sustentáveis lucrar, instituição judiciais que castiguem adequadamente quem não cumpre, isto pode mudar. Senão isto vai apenas continuir a ser uma utopia de um conjunto de malta que está atenta, mas não sabe como lutar e mudar as coisas. As "instituições fortes" já estão envolvidas, tão envolvidas que já fizeram do não consumo de plástico um negócio. Compartilhar este post Link para o post
Pan Publicado 6 Dezembro 2019 Citação de Slade, há 1 minuto: As "instituições fortes" já estão envolvidas, tão envolvidas que já fizeram do não consumo de plástico um negócio. De que instituições estás a falar? Acho que temos uma definição diferente de instituições...Não estou a falar de empresas, estou a falar de instituições de soberania: governo, tribunais, etc. Claro que tudo vai ser um negócio. Mas vocês acham que alguém vai mudar alguma coisa no mundo se não ganhar algo com isso? Compartilhar este post Link para o post
Resende93 Publicado 6 Dezembro 2019 (editado) https://www.google.com/amp/s/amp.theguardian.com/politics/2019/dec/05/seventy-labour-staffers-give-statements-to-antisemitism-inquiry "One member reported that other members defended an individual when they said it was “over-representation of Jews in the capitalist ruling class that gives the Israel-Zionist lobby its power”. O problema é o Corbyn ser a favor da Palestina! Editado 6 Dezembro 2019 por ascom Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 6 Dezembro 2019 Citação de Pan, há 18 minutos: Venho tarde para a festa mas, além de não querer saber da discussão se a Greta tem ou não valor (tem o seu papel e fá-lo bem), acho que toda a gente se esquece de um ponto essencial: instituições. Não é a deixar de usar palhinhas ou comer menos carne a nível individual que vamos lá. É preciso envolver as grandes corporações e o capitalismo e encontrar uma solução nesse contexto. E apenas instituições fortes, que legislem a favor de medidas sustentáveis, que permitam a empresas sustentáveis lucrar, instituição judiciais que castiguem adequadamente quem não cumpre, isto pode mudar. Senão isto vai apenas continuir a ser uma utopia de um conjunto de malta que está atenta, mas não sabe como lutar e mudar as coisas. o aquecimento global é uma faca de dois gumes. dá para usar para descrever o capitalismo como uma m*rda, mas vms todos morrer (excepto quem tem dinheiro) Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 6 Dezembro 2019 Citação de Pan, há 29 minutos: Venho tarde para a festa mas, além de não querer saber da discussão se a Greta tem ou não valor (tem o seu papel e fá-lo bem), acho que toda a gente se esquece de um ponto essencial: instituições. Não é a deixar de usar palhinhas ou comer menos carne a nível individual que vamos lá. É preciso envolver as grandes corporações e o capitalismo e encontrar uma solução nesse contexto. E apenas instituições fortes, que legislem a favor de medidas sustentáveis, que permitam a empresas sustentáveis lucrar, instituição judiciais que castiguem adequadamente quem não cumpre, isto pode mudar. Senão isto vai apenas continuir a ser uma utopia de um conjunto de malta que está atenta, mas não sabe como lutar e mudar as coisas. Absolutamente. O grande problema é que será complicado trazer para a discussão as corporações realmente responsáveis por isto, porque é sabido que a maioria da poluição vem de países asiáticos. Aliás, há uns tempos partilhei aqui um quadro bastante elucidativo referente ao plástico, que mostra de onde vem o real problema: Ou seja, as pessoas dos países mais desenvolvidos largam o plástico e comem menos carne, sim, mas mesmo assim o impacto será diminuto. Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 6 Dezembro 2019 Citação de Plagio o Original, Em 03/12/2019 at 18:51: mas o daniel oliveira nao tem mais nada a fazer q responder a comentários alheio nas redes sociais? q parvoice tem, mas é como a Joacine, o assessor a Fernanda Câncio e mais alguns. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 6 Dezembro 2019 Citação de Puto Perdiz, há 2 minutos: tem, mas é como a Joacine, o assessor a Fernanda Câncio e mais alguns. quem é o assessor da fernanda cancio? nem sabia q essa moça precisava de assessores detesto opinion makers. tipo, deixem-me ter a minha opinião em paz, não preciso que me empurrem a vossa pela minha goela Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 6 Dezembro 2019 Citação de Pan, há 50 minutos: De que instituições estás a falar? Acho que temos uma definição diferente de instituições...Não estou a falar de empresas, estou a falar de instituições de soberania: governo, tribunais, etc. Claro que tudo vai ser um negócio. Mas vocês acham que alguém vai mudar alguma coisa no mundo se não ganhar algo com isso? Governo, câmaras, partidos politicos, toda esta gente lucra com o negócio dos copos de plastico recicláveis, etc. E estão a ajudar 0 ao mundo, porque esses mesmo copos também vão acabar a boiar no mar. De resto, não vejo politicas nenhumas ambientalistas a serem implementadas, também. Basicamente, estamos todos f*didos. Compartilhar este post Link para o post