Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Fajo, Agora:

Malta um pouco offtopic, mas quais os livros de política portuguesa que aconselham? Sobre os resultados de ontem mais ou menos o esperado, agora os próximos 5 anos vão ser curiosos e com várias movimentações. A grande surpresa para mim foi o discurso do Rui Rio com uma aproximação clara  ao AV, vamos ver a reacção do PSD. 

Já agora, palpites para o próximo presidente da República? Obviamente que falta muito tempo, contudo como é o último mandato do Marcelo parece-me que os nomes vão surgir bem cedo e campanhas bem delineadas.

Depois do Marcelo vem Costa ou o Passos Coelho como o "salvador da direita" ou algo do género, não estou a ver mais ninguém. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ed, há 33 minutos:

Correto. Mas falando a nível regional, tudo o que é PSD está bem aconchegado, o mesmo se passa no lado do CDS, lembrar que é um partido que elegeu 3 deputados e ficou com 2 secretarias. 

Há a hipótese PS, mas o mesmo tem vindo a ter um crescimento nos últimos anos e não estou a ver isso acontecer. 

A nível nacional, é outra história.

Há muito PSD encostado e muito insatisfeito com o Albuquerque. Muitos até são de uma ala mais moderada e com bom senso, mas há muitos tachistas puros na prateleira.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 47 minutos:

E agora entrando no campo das teorias da conspiração

Mostrar conteúdo oculto

Sabendo dos poderes ocultos que o PS tem, eu até acho que é o PS que permite que o Chega vá onde está a ir. E que a qualquer momento quando já não lhes der jeito poderá surgir nos media uma informação que enterraria o partido e o Ventura.

Deixo isto aqui para a posteridade e depois se for verdade pagam-me uma francesinha

Não só ta pago como a vens comer a minha casa, feita por mim.

Compartilhar este post

Link para o post

Lê o" por um populismo de esquerda". Já está um bocado datado, mas podes tirar umas ilações do que a esquerda pode e não pode fazer 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Fajo, há 3 minutos:

Malta um pouco offtopic, mas quais os livros de política portuguesa que aconselham? Sobre os resultados de ontem mais ou menos o esperado, agora os próximos 5 anos vão ser curiosos e com várias movimentações. A grande surpresa para mim foi o discurso do Rui Rio com uma aproximação clara  ao AV, vamos ver a reacção do PSD. 

Já agora, palpites para o próximo presidente da República? Obviamente que falta muito tempo, contudo como é o último mandato do Marcelo parece-me que os nomes vão surgir bem cedo e campanhas bem delineadas.

Eu já digo há uns anos e volto a dizer que o Paulo Portas vai aparecer mais cedo ou mais tarde, e se se mantiver como comentador nos próximos 5 anos, é bem capaz de se meter nas próximas presidenciais.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 1 minuto:

Há muito PSD encostado e muito insatisfeito com o Albuquerque. Muitos até são de uma ala mais moderada e com bom senso, mas há muitos tachistas puros na prateleira.

Não estou a ver que existam assim tantos, tendo em quanto a catrafulhada que foi tachos que foram distribuídos ao longo destes anos de PSD.

Quanto à ala mais moderada, acredito que isso não seja um problema neste momento, principalmente porque ainda estão no poder. Quando saírem aí sim, haverá a fragmentação perigosa do PSD.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 2 minutos:

Eu já digo há uns anos e volto a dizer que o Paulo Portas vai aparecer mais cedo ou mais tarde, e se se mantiver como comentador nos próximos 5 anos, é bem capaz de se meter nas próximas presidenciais.

o Portas vai ter sempre os submarinos como pedra no sapato..é a primeiras coisa que muita gente se lembra assim que ouve o nome dele

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 4 horas:

Continuo a achar que o Ventura não é bem bem um fascista genuíno, aproveitou foi uma brecha no mercado. Viu que funcionou lá fora e por isso tá a fazer uma fotocópia a ver se cola, e vai continuar a fazer igual enquanto continuar a crescer. 

É tipo um gajo que quer abrir um negócio, vê o que é que tá a faltar na zona. Já há muitos cafés? Já. Já há muitos restaurantes? Já. Olha padarias não há muitas abre-se uma. Calhou fascismo.

O problema é que com a sede de poder nunca se sabe o que o gajo poderia fazer se ganhasse umas eleições - se o gajo tá disposto a rebentar com o sistema democrático português para chegar lá, duvido que se preocupe muito com o sistema democrático depois de chegar lá. E tem demasiados verdadeiros fascistas à volta. 

Por mais vezes que leia este género de argumentos mais dificuldade tenho em perceber onde é que querem chegar. Qual a relevância de um candidato acreditar realmente no que diz ou não? Estamos a falar de líderes políticos, não de ideólogos, o que importa são as pessoas que conseguem agregar ao seu redor e neste aspecto acho que estamos conversados.

Nunca hei-de conseguir compreender este género de debates acerca desta nova vaga de candidatos populistas de extrema-direita, uns dizem que são inteligentes, outros dizem que são burros, que não têm carisma, que têm muito carisma, que são financiados por não sei quem, que não são sinceros, que há 10 anos defendiam o oposto. Nada disto importa, são conversas estéreis, quando o que se devia tentar a perceber é porque é que há tanta e tanta gente, em tantos países diferentes, que se revê neste género de discurso e propostas.

Citação de Tio Hans, há 3 horas:

Os resultados não apresentam grandes surpresas. Talvez a maior foi a abstenção ter sido bem menor do que o esperado.

A vitória do Marcelo era esperada, AG à frente do Aldrabé também, o mau resultado da Marisa Matias idem (para a próxima será conveniente não fazer figura de corpo presente), o resultado do João Ferreira é o que é, o PCP não muda, mantém o discurso exactamente igual - o que não é uma crítica, mas uma constatação de um facto, o Tino é o Tino e uma lufada de ar fresco na forma de fazer política em Portugal e o Mayan conseguiu um resultado muito simpático.

Agora, urge pensar nisto, como um aldrabão, um vigarista, um mentiroso, racista, xenófobo, etc. saca meio milhão de votos. Não há meio milhão de racistas em Portugal, não há meio milhão de pessoas que se revejam nesse discurso, há meio milhão, ou mais que é assustador, de pessoas descontentes, alienadas por um estado centralista, que vivem com dificuldades, que se vêem governadas por mentecaptos, corruptos, burros e idiotas que tudo o que fizeram na vida foi inscreverem-se numa juventude partidária, e que são aliciadas pelo discurso do Aldrabé, mesmo que o discurso não encaixe minimamente nas ideias do partido.

Por fim, que orgulho tenho eu em ter nascido e viver no Porto.

Apesar de pessoalmente acreditar que Portugal tem bem mais que meio milhão de racistas, acho que pouco adianta a minha opinião neste aspecto. O que me parece ser claro é que temos muito mais de meio milhão de pessoas que não se importa de votar num candidato com um discurso racista e xenófobo.

Mais uma vez, independentemente de termos ou não meio milhão de pessoas que acredita que os europeus brancos, seja lá o que isso for em Portugal, são superiores às demais etnias, parece-me evidente que temos mais de meio milhão de pessoas que não se importa de votar num candidato rodeado por pessoas que acreditam nesta visão do mundo e que faz da divisão do país por etnias uma bandeira de campanha.

Passados estes anos continuamos com a mesma conversa, será que é sincero? Será que as pessoas são mesmo racistas? E enquanto isso a representação política destas ideias não pára de crescer. Continuamos com a ladainha do 'anti-sistema' e dos abstencionistas crónicos. Não deixo de ficar surpreendido que se acredite tão facilmente que uma multidão de eleitores 'anti-sistema' (outra argumento vigarista da CS para legitimar o novo ganha-pão) tenha decidido de um ano para o outro começar a votar para eleger mais um político para os mesmos lugares políticos de sempre.

Editado por whatever
  • Like 7

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lordbifana, há 4 minutos:

o Portas vai ter sempre os submarinos como pedra no sapato..é a primeiras coisa que muita gente se lembra assim que ouve o nome dele

Pedras no sapato leva-as o Cavaco, e olha o CV que tem.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 2 horas:

Cada vez tenho menos certezas disto, sinceramente.

Não quero dizer que 100% das pessoas que votaram nele são racistas, claro, mas há muito racista que tem saído do armário e perdido a vergonha de se assumir como tal.

Eu tenho certezas que muitos que votam no Chega não são racistas, simplesmente usam o Ventura como voto de protesto e sinal aos partidos de costume. (PS e PSD) que o povo está farto. É um bocado como a FN na França, muitos votam neles como protesto mas quando existe segundas voltas uma grande parte muda o sentido de voto.

Se é o certo usar o voto nestes partidos... Não me parece.

Eu levo ascendência do Ventura como o fato que tivemos em Portugal nos últimos anos um ambiente muito estranho a nível político, onde a oposição era praticamente nula. A esquerda toda unida (PCP+BE+PS), um PSD que descartou Passos para meter Rio, que o objetivo do homem era fazer um governo central com o PS e foi está a narrativa que teve durante muito tempo. Um CDS completamente perdido, liderado por um Jotinha sem arcaboiço para o cargo que ocupa. O PAN a ser PAN e o Livre a defraudar todas as pessoas que votaram nele.

Tirando a IL, o Ventura era o único que fazia realmente ruído e muitas pessoas acabaram por dar mais atenção ao homem.

Quando se têm a esquerda toda no governo e o maior partido da oposição que quer casar com o PS porque sabe que não tem hipóteses nas próximas legislativas, dá espaços a gajos populistas como o ventura. Porque com uma oposição forte, jamais o Ventura teria o espaço que têm

Compartilhar este post

Link para o post

Essa de que o voto em Ventura é um voto de protesto faz-me rir. Voto de protesto é no Tino, que sabemos que é genuíno mas que nunca la chegará. Esse é um voto de protesto. Quem vota Ventura é porque se identifica com o discurso 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 1 hora:

Quem tem de comer parte desses votos dos descontentes do Chega não é o PS. O PS está como quer. Neste momento é o único partido com a aura de "sentido de Estado". Se o Covid abrandar só tem a beneficiar da divisão da direita.

O c*brão do João Miguel Tavares, porque está no campo ideológico que tem de ter essa preocupação, diz isto claramente e eu concordo. Se o PS gerir bem os tempos que aí vêm arrisca-se a ficar mais uns 10 anos no poder com a divisão da direita e a auto-destruição do PSD.

E agora entrando no campo das teorias da conspiração

Mostrar conteúdo oculto

Sabendo dos poderes ocultos que o PS tem, eu até acho que é o PS que permite que o Chega vá onde está a ir. E que a qualquer momento quando já não lhes der jeito poderá surgir nos media uma informação que enterraria o partido e o Ventura.

Deixo isto aqui para a posteridade e depois se for verdade pagam-me uma francesinha

Isso de ter qualquer coisa para enterrar o AV/Chega não me parece, mas acho que é mais ou menos óbvio que o PS quer manter o Chega à volta dos 10% dos votos, porque isso implica uma das duas coisas:

* Se o PSD ganhar eleições (e aqui já será muito dificil) não será com maioria e terá de se aliar ao Chega. Se não se aliar, fica sem condições para governar, porque não vejo o PSD + o resto da direita a terem maioria. Se se aliar, fica a mancha no partido e o PS fica com esse "argumento" durante décadas.

Editado por JackBauerPT

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não sei se as pessoas que votam no facho são ou não racistas ou xenófobas. O problema está em essas pessoas não serem anti-racistas e anti-xénofobas que é o que todas as pessoas deveriam ser no século 21. Uma pessoa que é anti-racista nunca iria votar em alguém com um discurso racista por exemplo. 

Editado por HappyKing
  • Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rōnin, há 3 horas:

Ventura em segundo na Madeira não surpreende. É um Alberto João Jardim desengonçado. O Albuquerque também para lá caminha, por isso estamos entregues um bocado à bicharada. 

mas olha que a Madeira acabou por ser dos sítios que melhor reteve o eleitorado PSD no Marcelo. Levou 75%. Não é pela Madeira que o Chega cresce.

Citação de Caviar, há 2 horas:

Os resultados no Porto devem-se ao Tino. Não fosse este e muitos dos votos que foram para ele, iam para o Ventura. 

Eu ontem cheguei a essa conclusão, que o Tino é o melhor anti-Ventura que a esquerda tem.

Repara, o Ventura subiu muito no mundo rural (vê-se até nesse mapa acima). E o Tino é o único político activo que consegue falar ao mundo rural esquecido e ostracizado, porque ele é um deles. Ele é um gajo que fala em termos rurais, que nos dão piada a nós citadinos, mas conectam com um tipo de Ribeira de Pena ou de Nisa. 

Para bem da república, temos de ter o Tino em lugar de destaque no combate ao Ventura.

Citação de Tio Hans, há 1 hora:

Não.

ontem liguei à minha mãe e ela disse-me o mesmo. e eu, como tu "Não! Algum dia, o clubismo ia ser essencial a determinar o voto??"

Depois andei a calcorrear os resultados e o Ventura (comentador afecto ao Benfica e próximo do LVF) ficou sempre atrás da Ana Gomes (anti-Vieirista retinta) e todos os concelhos do Distrito do Porto.

Ou bem que me convencem que a malta de Amarante, Felgueiras, ou Baião é mais progressista que a malta de Lamego, Fafe ou Vila Real ali ao lado, ou be que foi outro factor a determinar o voto em Ana Gomes, em todos esses lados.

Compartilhar este post

Link para o post

O Ventura é um voto de protesto? Protesto contra o quê?

É um protesto contra o sistema? A única coisa que distingue o Ventura do "sistema" é não ter a vergonha de dizer o que muita gente desse sistema pensa. 

Aproveita-se da melhor forma do descontentamento e da ignorância (e desinformação) para aldrabar o zé povinho com o "ui que eu sou contra o sistema! eu é que vou abanar o sistema!!".

Pá, tiram-me do sério cada vez que se diz que o voto no Ventura é um voto de protesto.

Compartilhar este post

Link para o post

Ventura anti-sistema? Quando o próprio já teve dentro dele, o maior mito criado nos últimos anos 😂 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 23 minutos:

142512011_10215721539869764_157233502424

Um mapa de quem ficou em segundo lugar e onde [com proporcionalidade de densidade populacional]
- azul: AV em segundo / verde: Ana Gomes em segundo / vermelho: João Ferreira em segundo

Faro é um caso sério, f*da-se. Única grande cidade fortemente Ventura.

Atenção que acho que em Faro cidade a Ana Gomes ficou em segundo. Nas vilas como Estoi ou Conceição de Faro é que ele ganhou fazendo com que ficasse em segundo. Isto também quer dizer que a diferença da Ana Gomes para o Ventura foi pequena. 

Compartilhar este post

Link para o post

Lembrem-se que há muito ignorante e isso é um problema da educação que temos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 1 minuto:

Lembrem-se que há muito ignorante e isso é um problema da educação que temos.

exactamente. Basta o Ventura dizer que é anti sistema que há muita gente que acredita que ele o é

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 8 minutos:

mas olha que a Madeira acabou por ser dos sítios que melhor reteve o eleitorado PSD no Marcelo. Levou 75%. Não é pela Madeira que o Chega cresce.

Eu ontem cheguei a essa conclusão, que o Tino é o melhor anti-Ventura que a esquerda tem.

Repara, o Ventura subiu muito no mundo rural (vê-se até nesse mapa acima). E o Tino é o único político activo que consegue falar ao mundo rural esquecido e ostracizado, porque ele é um deles. Ele é um gajo que fala em termos rurais, que nos dão piada a nós citadinos, mas conectam com um tipo de Ribeira de Pena ou de Nisa. 

Para bem da república, temos de ter o Tino em lugar de destaque no combate ao Ventura.

ontem liguei à minha mãe e ela disse-me o mesmo. e eu, como tu "Não! Algum dia, o clubismo ia ser essencial a determinar o voto??"

Depois andei a calcorrear os resultados e o Ventura (comentador afecto ao Benfica e próximo do LVF) ficou sempre atrás da Ana Gomes (anti-Vieirista retinta) e todos os concelhos do Distrito do Porto.

Ou bem que me convencem que a malta de Amarante, Felgueiras, ou Baião é mais progressista que a malta de Lamego, Fafe ou Vila Real ali ao lado, ou be que foi outro factor a determinar o voto em Ana Gomes, em todos esses lados.

Mas são nesses concelhos na periferia da AMP que o Tino teve os melhores resultados. Se não houvesse Tino provavelmente o AV conseguiria ficar em 2º nalguns concelhos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 31 minutos:

142512011_10215721539869764_157233502424

Um mapa de quem ficou em segundo lugar e onde [com proporcionalidade de densidade populacional]
- azul: AV em segundo / verde: Ana Gomes em segundo / vermelho: João Ferreira em segundo

Faro é um caso sério, f*da-se. Única grande cidade fortemente Ventura.

não é surpresa. Faro sempre foi um bastião do PNR.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

A cena mais estranha que já vi em Faro são aquelas bandeiras dos motards a frente dos tascos, verdadeiro tripadvisor

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o @whatever no sentido em que se arranja mil e uma justificações para algo que, na realidade, me parece simples. A esmagadora maioria das pessoas não vota de forma ideológica, porque simplesmente não tem conhecimento para tal. Uns votam no partido X por ser "o seu partido", outros votam em quem disser o que elas querem ouvir. E nisto é onde o Ventura tem ganho apoiantes, porque ele diz o que muita gente quer ouvir, seja pela parte do racismo/xenofobia, seja pela parte da vida das pessoas.

As pessoas têm dificuldades, portanto se aparece um gajo novo a dizer que as vai resolver, as pessoas nem querem saber como é que isso vai ser resolvido, e muito menos se interessam do discurso racista/xenófobo, até porque quem veio antes e está lá agora não resolveu nada. Sejamos sinceros: a maioria das pessoas é egoísta, portanto desde que esteja bem com elas, o outro é pouco importante.

Em relação aos ciganos, há mesmo muita gente racista/discriminatória. Existem ideias pré-concebidas de que os ciganos não fazem nada, vivem à custa dos subsídios e até têm melhores vidas que muitos de nós, portanto adianta pouco explicar que os ciganos, sendo um problema, não são de forma alguma um problema premente, até porque são apenas 0.3% da população. Etc. etc.

Ou seja, acho que se tende a sobrevalorizar a generalidade dos eleitores no conhecimento político e histórico que têm, quando na verdade muitos votam com o umbigo.

@Alonso., considera isto uma resposta também como resposta ao teu post.

Editado por Ghelthon
  • Like 2
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 5 minutos:

exactamente. Basta o Ventura dizer que é anti sistema que há muita gente que acredita que ele o é

Claro. E era interessante fazer uma sondagem que mostre quantas pessoas leem programas eleitorais. Duvido que passe de 10%

Editado por kareca
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post

Que o voto no Ventura é de protesto não tenho grandes duvidas. Agora, isso não desculpabiliza nem um único eleitor que vote nele, estando a informação mais que clara e disponível e sabendo-se que se trata de um fascista, racista, machista, homofóbico. Que alguém ache qualquer uma dessas características aceitáveis ou passiveis de ser desculpabilizadas é imperdoável.

E isso vale e de que maneira analisando o interior. O grande Mário Moura, professor da fbaup, escreveu:

Citação

O interior do país não é só o último casal de velhinhos da aldeia. Tem cidades que são pólos bastante fortes de uma circulação constante. Nessas cidades, nessas vilas e nessas aldeias, há imigração, há SEF, há extrema direita, há grafitti, há agressões racistas, misóginas e lgbtqfóbicas.
Com esta eleição, arrisca-se a fazer do interior um último reduto da ideia que a extrema direita é algo cujo fundamento é meramente económico, com origem na pobreza mas também num esquecimento de algo que foi abandonado, não apenas uma população mas um povo, uma portugalidade mais pura.

O interior não é só os velhotes das aldeias, são as cidades e vilas sede de milhares de pequenas e médias empresas, onde foram injectados milhões em fundos Europeus. Não são só barracos, são sítios com melhor qualidade de vida que a que tem se calhar a maioria da população das cidades. Querer justificar o voto no Ventura como apenas a revolta do abandono do interior é errado. Devemos, isso sim, falar também em educação, cultura e mundividência. Que há mais coisas para além do caminho trabalho-café-casa-sofá-CMTV. Esse olhar para o próprio umbigo foi uma das características do voto no Brexit e este voto no Ventura é parecido.

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...