Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Por acaso há uns tempos alguém havia falado em convidar a Susana Garcia para o Chega, e ela disse que se sentia incomodada por a associarem ao partido.

Compartilhar este post

Link para o post

Citação de Black Hawk, Agora:

O Rio nestas Autárquicas vai enterrar o que resta do PSD com uma pinta do caraças.

Independentemente do candidato, Amadora nunca seria do PSD.

Citação de Puto Perdiz, Agora:

Por acaso há uns tempos alguém havia falado em convidar a Susana Garcia para o Chega, e ela disse que se sentia incomodada por a associarem ao partido.

Repugna-lhe uma ligação a André Ventura? Preferia que não me ligassem a ninguém. Não gosto que me associem a ninguém. O que digo e faço só me onera a mim. Já foi convidada? Por dois partidos políticos de direita. Um deles considerei insultuoso, no outro a resposta foi a mesma, embora o tivesse feito com delicadeza. Insultuoso porque é um partido… Nem sequer o classifico como partido. Se mandasse, nem existia. Pensar que eu poderia comungar daquele ideário político é insultuoso. E não acho que seja dócil com os direitos das mulheres.

2020.

BTW, gosto muito deste site.

https://portugal.isidewith.com/

Nao sei porque razao nao e muito referido ou citado. Bastante bom. Vou usa-lo para cruzamento de dados, acompanhando a evolucao das opinioes, de modo a calcular o valor nacional/distrital de cada partido. Vou fazer um modelo experimental nos proximos dias. 

Penso que para Portugal a base de dados ainda nao seja suficiente para algo credivel. Mas para os USA/UK, ha muitos dados uteis.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vaart10, há 6 horas:

Estás mesmo aborrecido, @IlidioMA

Estou. Isto é gravissimo.

Só parece menos grave pq o mundo está a arder. Digamos que há outras preocupações mais prioritárias neste momento. Mas este "golpe" dos dois orgaos de soberania contra um terceiro é gravíssimo.

Da AR não me surpreende. Não é a primeira vez que acontece  - ainda em 2019 aconteceu - mas do PR? não esperava que um gajo dos founding fathers da Constituição e emérito professor da mesma compactuasse com isso, apenas e só pq a medida em causa é popular e ele quer ficar sempre bem na fotografia no facebook.

Man, párem de governar para o Facebook! Párem! Será a ruína dos Estados de Direito Democráticos.

Citação de Vaart10, há 6 horas:

Estás mesmo aborrecido, @IlidioMA

ah e só para complementar. Estou mais aborrecido por ser o único aborrecido com isto. Não só aqui, mas, parece-me que, no país inteiro. 

Compartilhar este post

Link para o post

@IlidioMA, tu que és mais versado na questão jurídica do que eu, explica-me uma coisa.

No Orçamento de Estado está cabimentada uma despesa com o Novo Banco, mais de 450M€. Ora, o Novo Banco, ao que parece, considera essa verba insuficiente, logo é possível que solicite mais. O Governo pode reforçar essa verba sem passar pela AR. Isto também não pode ser considerado uma golpada? Neste caso, também temos um órgão de soberania, o Governo, a rasteirar outro, a Assembleia da República.

Pessoalmente, preocupa-me mais que os meus concidadãos tenham apoios que lhes permitam viver com um mínimo de dignidade, do que andar a sustentar um problema criado por privados e que anda a ser resolvido por todos nós. Ainda por cima, quando suspeito, com muita convicção, que a culpa vai morrer solteira. 

E não vamos ser ingénuos e inocentar o Governo de toda esta situação. O António Costa sempre acreditou que tinha o apoio do Presidente da República para fazer as coisas a seu bel-prazer. A tal questão da cooperação institucional. Ora, isso é algo bidirecional, ou seja, também é suposto que o Governo acompanhe o Presidente da República quando este necessita. Na questão da pandemia isso não aconteceu em janeiro, quando o Marcelo Rebelo de Sousa quis fechar o País mais cedo, e agora com a questão da reabertura, quando o Marcelo Rebelo de Sousa disse que talvez fosse melhor iniciar a reabertura após a Páscoa. Aí não há uma traição? Parece que não houve cooperação nesta questão, o António Costa agiu quando e como quis, qual déspota iluminado. O mesmo sucede com a relação entre Governo e Assembleia da República, após um período de tempo de boa e saudável cooperação com a esquerda, o Primeiro-Ministro faz tábua rasa desse diálogo mútuo e começou a ignorar o PCP e o BE, mostrando-se menos flexível para dialogar do que anteriormente. Seria de esperar que, agora, pelo menos, esses partidos lhe dessem a mão? Isto é política, baseia-se muitas vezes numa noção de reciprocidade social. Não andássemos nós a lidar com um problema de uma magnitude severa, talvez António Costa já estivesse a pensar na melhor altura para se deixar cair e fazer o jogo político que o conduzisse a uma maioria absoluta. Como estamos neste contexto, limita-se a dizer que o texto do Marcelo Rebelo de Sousa pode ser interpretado de diversas e criativas maneiras. 

Editado por Vaart10
  • Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Depois desta escolha do Rui Rio só posso chegar à conclusão que a luta pela Ana Rita Cavaco, entre PSD e Chega deve estar a ser titânica.

Quanto à Amadora, a vergonha está prometida com esta candidata e o sindicalista da PSP que o Ventura arranjou.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, Agora:

Depois desta escolha do Rui Rio só posso chegar à conclusão que a luta pela Ana Rita Cavaco, entre PSD e Chega deve estar a ser titânica.

Quanto à Amadora, a vergonha está prometida com esta candidata e o sindicalista da PSP que o Ventura arranjou.

Amadora e PS de caras.
Na minha perspetiva como o PSD vai melhorar o fraquissimo resultado de 2017, nao por muito, mas vai, entao vai soar a uma vitoria para o Rio, penso que ele va recuperar algumas camaras como a do Funchal e possivelmente vai buscar 1/2 ao CDS. O PS deve ganhar algumas novas em Setubal/Alentejo, sobretudo a CDU.
O Bloco nao vai existir como de costume. O Chega e uma incognita. O CDS tera uma derrota, sobretudo se perder camaras para o PSD. A IL vai ser grandes cidades e mais nada.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 1 minuto:

Amadora e PS de caras.

Também o Ventura nunca teria hipóteses em Loures. Não é isso que está em questão.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de doom_master, Agora:

Também o Ventura nunca teria hipóteses em Loures. Não é isso que está em questão.

Abrir precedentes e lancamento de figuras populistas na ribalta, e a isso que te referes?

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda bem que a Suzana Garcia vai fazer uma campanha pelo PSD centrada nos temas do Chega.

Lição nº1 de consumo: Pessoas preferem o original à cópia.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pedritsh, há 4 minutos:

Porque foram para lá? Algum motivo ou foi porque calhou?

Um dos mais violentos exemplos destes confrontos foram os sete civis que foram assassinados, enquanto estavam a ser retirados de um hotel por uma coluna militar. Estes ataques tiveram início um dia depois de a companhia petrolífera francesa Total e o Governo moçambicano anunciarem “o regresso gradual à atividade nas instalações de liquefação de gás na península de Afungi”, escreve o Expresso.

Desde quinta-feira que centenas de trabalhadores ligados à petrolífera, que suspendeu as operações de exploração de gás no local, estão a ser resgatados desta cidade. Cabo Delgado é uma zona rica em petróleo, e a presença da petrolífera como uma das razões para o crescimento da insurgência islâmica. Muitos dos residentes reclamam que não beneficiaram das indústrias de combustível da província e tornam-se, por isso, alvo fácil do Estado Islâmico, que recruta soldados entre a população mais desfavorecida.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Liberblue, há 5 horas:

Mas eu relação aos termos do bloqueio sou contra, não concordo.

Só uma duvida, o bloqueio não tinha sido aliviado há uns anos atrás? 

Estava a falar das bandeiras mas ok

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 1 minuto:

Estava a falar das bandeiras mas ok

Esse video já é muito antigo, isso já é dos anos 80 se não estou em erro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vaart10, há 5 horas:

No Orçamento de Estado está cabimentada uma despesa com o Novo Banco, mais de 450M€. Ora, o Novo Banco, ao que parece, considera essa verba insuficiente, logo é possível que solicite mais. O Governo pode reforçar essa verba sem passar pela AR. Isto também não pode ser considerado uma golpada? Neste caso, também temos um órgão de soberania, o Governo, a rasteirar outro, a Assembleia da República.

não exactamente, pq o orçamento tem sempre dotações de valor variado - prevendo vários cenários - e algumas dotações do género "outros" para que o Governo possa usar de formas mais ou menos discricionária, consoante as emergências..

O ponto não é esse. O ponto é que o dinheiro do país quem o gere é o governo. Não é mais ng. Se o governo prefere gastar X com uma coisa, em vez de Y com uma coisa, pois que seja julgado politicamente por isso. No tempo devido pelo povo, ou nas formas institucionais previstas pela CRP.

Se o PR não está contente, pode simplesmente demitir o governo - um poder que muitos outros PR não têm, noutras latitudes.

Se a AR não está contente, pode passar uma moção de censura - que cá nem tem de ser construtiva - e demitir o governo.

Dir-me-ás "ah, mas essas duas opções, são severas e causaria uma crise política, grave". Certo, Porém, essas duas opções são legais, estão na constituição. O que não é legal e não está na Constituição é a terceira opção, a adoptada pela AR e PR em conjunto "não estamos contentes com uma determinada política no seio de uma atribuição própria do governo, então vamos governar nós. Vamos substituir-nos ao Governo"

E não vamos ser ingénuos e inocentar o Governo de toda esta situação

não o faço. O Governo está a proceder mal em obstar a esses apoios. Aliás, devia ter partido do governo a concessão dos apoios em causa!

Porém, isso não me legitima, a mim e a ng a dizer "O governo está errado, outro órgão que se lhe substitua e aprove o que só o Governo pode aprovar". 

A opção, mais uma vez reitero, é : "O Governo está errado? RUA COM ELES CRL".

Pessoalmente, preocupa-me mais que os meus concidadãos tenham apoios que lhes permitam viver com um mínimo de dignidade, do que andar a sustentar um problema criado por privados e que anda a ser resolvido por todos nós.

mas isto preferes tu e toda a gente. porém isso não está em causa aqui.

O António Costa sempre acreditou que tinha o apoio do Presidente da República para fazer as coisas a seu bel-prazer. A tal questão da cooperação institucional. Ora, isso é algo bidirecional, ou seja, também é suposto que o Governo acompanhe o Presidente da República quando este necessita

Não tens razão simplesmente pela disparidade de funções e atribuições que o Governo tem, face às poucas que o PR tem. O PR tem poucos poderes, não tem o poder executivo, não se candidata com um programa, nem pretende executar um determinado programa político, está lá para garantir que o sistema funciona e mais nada.

Ou seja, há um erro de base no teu raciocínio que é atribuir ao PR uma necessidade de apoio num programa que queira implementar. O PR não tem uma agenda política. Um PR que o tenha é golpista. Não tem outro nome. O PR não tem ideias políticas, não tem metas a alcançar, coisas a fazer, programs para realizar, defice para baixar, investimento para atrair, nada! Isso é do Governo. Um PR que tenha uma agenda politica, mais ou menos escondida é um mau PR. 

Na questão da pandemia isso não aconteceu em janeiro, quando o Marcelo Rebelo de Sousa quis fechar o País mais cedo, e agora com a questão da reabertura, quando o Marcelo Rebelo de Sousa disse que talvez fosse melhor iniciar a reabertura após a Páscoa. Aí não há uma traição?

Lá está, no seguimento, o PR não tem nada que querer nem meio querer. Ele não manda, não decide nada disso que referes. Ele quer abrir hoje? Tough luck, não é ele que decide. Ele quer fechar hoje? Too bad, não é ele que decide. Incrivel como o Marcelo já está a incutir na população uma ideia dos poderes presidenciais errada. Será que é para isto mesmo? Para que quando quiser dar golpada institucional, o povo estar com ele, pq 'come, on, o Marcelo é um porreiraço pá. Até vai às compras sozinho pá. É um de nós'.?

Eu já achava  que o Marcelo é o pior PR que já tivemos em democracia - não me posso pronunciar bem sobre o Eanes, e na altura a Constituição era bem diferente, vá, o PR tinha mais poderes - ao nível da banalização da figura do Presidente e por promover uma erosão activa  da gravitas do cargo, mas agora acrescentar a isso, um reforçar dos poderes, informais, para já, do PR é uma coisa aviltante.

o António Costa agiu quando e como quis, qual déspota iluminado.

pq é a sua atribuição gerir como  e quando quer, é o PM, é o lider do poder executivo. O cidadão não gosta? Vota noutro. Não gosta agora, mesmo? Vai para a rua protestar? A AR não gosta? Moção. O PR não gosta? Demissão. 

É bastante simples até.

O mesmo sucede com a relação entre Governo e Assembleia da República, após um período de tempo de boa e saudável cooperação com a esquerda, o Primeiro-Ministro faz tábua rasa desse diálogo mútuo e começou a ignorar o PCP e o BE, mostrando-se menos flexível para dialogar do que anteriormente. Seria de esperar que, agora, pelo menos, esses partidos lhe dessem a mão?

certo, mas isso é a espuma dos dias da politica, não deve influir no texto constitucional. Não pode ser "na CRP está uma coisa, mas como agr não nos dá jeito, e o PM está a ser parvo, agr não conta, ok?".

Os partidos da esquerda não gostam do Costa/da politica do Costa/ da relação que o PS nutre com eles? Simples, botem o governo abaixo. Não sao obrigados a aprovar o que quer que seja. Nem em coligação estão. O Costa não quis...E eles aceitaram na mesma. Mas são livres de aamnhã votarem uma moção do Rio e fazerem cair o Costa. Agora de governarem pelo Costa, não são.

Como estamos neste contexto, limita-se a dizer que o texto do Marcelo Rebelo de Sousa pode ser interpretado de diversas e criativas maneiras. 

e aqui é que para mim ele perde toda a credibilidade. O PR faz lhe isto, um atentado constitucional - perpetrado por um constitucionalista, how ironic - e ele amocha. Até estiveram num evento qualquer juntos ontem. Fiquei basbaque a ver aquilo. Ali está um PM desautorizados por um PR de forma inconstitucional, e ainda anda ali de mão dada com ele como se nada fosse. Que parvo. Está à espera de quê? Que o Marcelo suavize? Não percebeu para onde vamos? Ou quer se vitimizar no fim, quando as coisas corram mal, dizer que teve força de bloqueios de Belem? Funcionará mal, pq, lá está, o poder executivo é dele, ele é que é responsavel pela agenda do país, e nao se poderá queixar de surdina de um PR que ele apoiou com entusiasmo.

Eu sabia que o PS apoiar um candidato do PSD a Belem ia dar m*rda. Já está a dar.

Aliás, o contrário tb foi verdade. O Cavaco apoiou o Soares para o segundo mandato, e o Soares pagou-lhe na moeda das Presidências Abertas, que não eram mais do que oposição activa e permanente ao Governo. Engraçado como as pessoas não percebem que a história se repete sempre.

• Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...