Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Mica, há 10 minutos:

É o total oposto, sim.

O total oposto do fascismo seria mais aquilo que o BE representa.

O meu ponto tem a ver com a equivalência. Eu não comparo um sofá com um Ferrari, mesmo servindo propósitos exatamente opostos. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 6 minutos:

O meu ponto tem a ver com a equivalência. Eu não comparo um sofá com um Ferrari, mesmo servindo propósitos exatamente opostos. 

É mesmo porque o que uns concordam, os outros discordam, e vice-versa.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de Solero, há 31 minutos:

Marxismo e fascismo são os exatos opostos, se te estiveres a referir a regimes autoritários. Se te estiveres a referir a doutrina económica e assumindo que o "liberalismo" é escola austríaca e não o liberalismo à americana, então talvez sim (é possível que algumas correntes do anarquismo sejam ainda mais opostas ao marxismo, dado que defendem a total remoção do Estado e a priorização máxima das liberdades individuais).

Citação de Mica, há 46 minutos:

É o total oposto, sim.

O total oposto do fascismo seria mais aquilo que o BE representa.

O total oposto do fascismo, em termos práticos, está mais próximo da IL do que do BE, a meu ver. A IL equipara-se ao BE no sentido em que a liberdade individual em matérias sociais é uma prioridade (ao contrário da ideia da Nação como estando acima do indivíduo no fascismo). No entanto, a IL propõe-se a limitar a intervenção do Estado enquanto agente económico, o que vai contra a intervenção ativa do Estado na economia que tanto o BE como um regime corporativista (como eram os fascistas ou o Estado Novo) defendiam, apesar de que com propósitos bastante diferentes entre si (antes que venham insinuar que escrevi que o BE é fascista 😂)

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Encontrar o oposto do fascismo esbarra sempre num pequeno problema: o que é o fascismo? Ao contrário das outras ideologias de que falam, o fascismo é uma amalgama de coisas que nem sequer está bem definida, sobretudo no nível económico, e nem cientistas políticos estão de acordo. 

O episódio #13 do Falando de História foca mais ou menos nisto. 

https://open.spotify.com/episode/6aVy98d06TZZmTNr6JRF0O?si=xbXoKZugQCOY2xk5T0Pq6A&dl_branch=1 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 2 horas:

No primeiro bold, isso fartou-se de acontecer e continua a acontecer com outros personagens atuais, seja a nível nacional ou internacional.

Isto é mesmo assim? Pergunto mesmo por desconhecimento, o PPC era ou é rotulado de fascista de forma séria? Não estou a incluir aqui aquele iluminado ocasional do Twitter.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 1 hora:

Estou a fazer survey no R/Brasil, fiquei estupefacto, esperava muito NOVO (IL brasileira), PSL (Bolsonaro), a imagem do que costuma ser o R/Portugal. Nao podia-me enganar mais... Montes de PTs, PSOLs, PDTs, etc... Mesmo sabendo que sao uma faixa etaria  intelectual que no Brasil tende para a esquerda, nao imaginava que seria a este ponto. O facto de quase nenhum ser religioso no reddit tambem ajuda a festa.

isso é porque os bolsonaristas foram em massa para o r/brasilivre
experimenta lá

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de Thierry Henry, há 12 minutos:

Isto é mesmo assim? Pergunto mesmo por desconhecimento, o PPC era ou é rotulado de fascista de forma séria? Não estou a incluir aqui aquele iluminado ocasional do Twitter.

image.png.fab0a70cdab5c4e05bc56228a38f06e8.png

De forma séria, dentro da palermice.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Apple, há 55 minutos:

isso é porque os bolsonaristas foram em massa para o r/brasilivre
experimenta lá

Obrigado, isto assim torna-se muito mais complicado... O R/Portugal é sobretudo pro-IL mas tem um pouco de tudo, uma salada de frutas, de extrema esquerda radical maoista MRPP até à  extrema direita do mais radical salazarismo PNR. No Brasil é tudo mais homogenio. Um grupo tudo de um lado da barricada e no outro o inverso. Não sei como vou descalçar a bota. Mas os gajos do R/Brasil foram extremamente simpáticos tenho que admitir. Lá no Brasil é tudo extremamente rígido com surveys, eles até fizeram questão de perguntar à equipa jurídica para me autorizar. E deram-me autorização excepcional até 1 mês ou 2 antes das eleições quando terei de parar por motivos de campanha. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 57 minutos:

image.png.fab0a70cdab5c4e05bc56228a38f06e8.png

De forma séria, dentro da palermice.

Portugalite: Passos Coelho e Salazar

Compartilhar este post

Link para o post

Eu adorava entrar na politica brasileira como entrei na americana. Apesar do sistema politico americano ser para mim muitas vezes assustador e altamente problemático, acho o federalismo fascinante.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 9 horas:

Eu rio-me sempre da ilusão generalizada de que os fascistas têm problemas em se assumir como tal, como se "fascista" fosse uma palavra porca também para eles 😂

nem é isso que eu dizia.

é que eu rio-me sempre quando não fascistas negam o cariz fascista de fascistas. Isso sim, é que me parte o côco. 

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de IlidioMA, há 26 minutos:

nem é isso que eu dizia.

é que eu rio-me sempre quando não fascistas negam o cariz fascista de fascistas. Isso sim, é que me parte o côco. 

Mito!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 5 horas:

Eu adorava entrar na politica brasileira como entrei na americana. Apesar do sistema politico americano ser para mim muitas vezes assustador e altamente problemático, acho o federalismo fascinante.

não te metas nisso, olha a tua sanidade mental

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 17 horas:

se achas que os EUA são um shitshow, então tens que multiplicar por 10 ou 100 para chegares perto ao shitshow que é o brasil.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora vai imitar o espectáculo do trump e bolsonaro quando apanharam Covi.

Compartilhar este post

Link para o post

E ele preocupado com a covid. Está de férias e quando tiver alta é a reentrada política, é quase como as suspensões dos treinadores que são cumpridas quando não há campeonato. 

Compartilhar este post

Link para o post

Como é que o Ventura não está vacinado? Ele alguma vez se mostrou contra a vacinação?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 14 minutos:

Como é que o Ventura não está vacinado? Ele alguma vez se mostrou contra a vacinação?

A versão oficial é que ele não se considera prioritário, tentando portanto fazer papel de herói que se sacrifica pelos velhinhos: André Ventura infetado com Covid-19. Líder do Chega já podia ter sido vacinado, mas ainda não quis – Observador

Muito provavelmente não se vacinou porque é um chalupa e/ou para agradar os chalupas todos que o bajulam.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 4 minutos:

A versão oficial é que ele não se considera prioritário, tentando portanto fazer papel de herói que se sacrifica pelos velhinhos: André Ventura infetado com Covid-19. Líder do Chega já podia ter sido vacinado, mas ainda não quis – Observador

Muito provavelmente não se vacinou porque é um chalupa e/ou para agradar os chalupas todos que o bajulam.

Onde é que eu já li este discurso aqui no CMPT.

Compartilhar este post

Link para o post

não vacinou-se, porque os malucos do partido dele provavelmente acreditam no 5G e iriam remover tudo o que fosse de metal nos jantares. comer com talheres de plástico é chato 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...