Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de challenger, há 10 horas:

O presidente da CP tem toda a razão para sair como o Pedro Nuno para se atirar ao Ministro das Finanças. 

Vamos lá ver o que o Costa faz. 

O presidente da CP tem toda a razão. O actual ministro das finanças é o menos culpado disto tudo tendo em conta que este problema tem imensos anos. Tem menos culpa que o Centeno, a Maria Luís Albuquerque, o Vítor Gaspar, o Teixeira dos Santos, etc.

O que eu tenho pena é que, pela primeira vez em muito tempo, a CP tinha um presidente competente.

Compartilhar este post

Link para o post

A crise na direita conservadora.

Nenhuma descrição disponível.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jpa, há 6 horas:

O custo é que pronto. Acho que uma Câmara como a de Lisboa e um país como Portugal deviam ter outras prioridades.

Por outro lado, pode ser a única forma de resolver a questão da ligação da linha de Cascais à de Cintura. O que ajudaria bastante a descongestionar o Cais do Sodré.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de PRFA47, há 15 horas:

E o António Costa a criar o cargo de Vice-Primeiro-Ministro para dar tacho ao Medina (à la Portas após o irrevogável) de acordo com o jornal Económico ... (e o CM aparentemente)

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/costa-remodela-cinco-ministros-antes-do-oe22-medina-pode-entrar-no-governo-789814

https://www.cmjornal.pt/politica/detalhe/costa-prepara-grandes-mexidas-no-governo-apos-orcamento-do-estado-2022?ref=HP_PrimeirosDestaques

é preciso ter muito latão para fazer esse tacho.

Compartilhar este post

Link para o post

Ao que parece os combustíveis na próxima semana podem subir 4 cêntimos. 

Até quando esta situação é sustentável?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lifehouse, há 1 minuto:

Enquanto o mercado quiser é assim.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, Agora:

Certo. 

Eu falo é na vida das pessoas. É que tem de chegar uma altura em que se torna incomportável viajar de automóvel (e no nosso país a rede de transportes públicos é deficitária). 

Compartilhar este post

Link para o post

Olhando para o trânsito que tem estado esta semana no Porto, está nível pré-covid. Não vejo o aumento de preços dos combustíveis a fazer comichão às pessoas.

Esta semana testei ir de autocarro para o escritório (estou a reduzir no andar de carro) e ontem ao final do dia acabei por ir a pé para casa (1 hora a pé). Saí ao mesmo tempo que o autocarro, só me apanhou 3km depois, de tão mau que estava o trânsito 😅

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lifehouse, há 25 minutos:

image.png.5cdf08fed427248fb56227b20d9e20d3.png

o que mantia o preço baixo era o valor do petróleo. Com a carga fiscal que pagas quando o barril chegar aos valores de 2011 ou 2012 até te cagas todo.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Previsao para Brasil 2022.
Primeira e Segunda Ronda.

Primeira Ronda

Lula 42.0%
Bolsonaro 23.5%
Ciro 8.8%
Moro 5.9%
Leite 4.0%
Datena 3.6%
Doria 3.1%
Mandetta 2.9%
Pacheco 0.7%
Outros 5.5%

Segunda Ronda

Lula 62.6%
Bolsonaro 37.4%

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lifehouse, há 12 minutos:

Certo. 

Eu falo é na vida das pessoas. É que tem de chegar uma altura em que se torna incomportável viajar de automóvel (e no nosso país a rede de transportes públicos é deficitária). 

A mim já está a mudar, mas ainda não consegui arranjar uma boa solução.

• Otimizei tanto quanto pude a minha condução. As médias passaram de 6L para 5.4L, o carro já é de 2001.
  • A bicicleta não resolve o meu problema na maioria esmagadora dos dias. São 18km de viagem.
  • Os transportes públicos também não resolvem o meu problema. Teria de ir de minha casa a Alfena numa companhia, apanhar um STCP em Alfena até ao Porto e apanhar outro STCP do Porto para a Maia. Um processo que me custaria 2h de viagem para fazer um trajeto que se faz em 20 minutos. 4h por dia valem bem mais do que o dinheiro que pouparia.
  • Vou aproveitando todos os descontos do Continente e BP, mas caramba, 12 cêntimos por litro de desconto coloca o preço do gasóleo nos 1,45€, o que continua a ser altíssimo

Acima de tudo estes aumentos consecutivos tem servido para refletir sobre o que posso fazer. Viagens inferiores a 2km, salvo se for para transportar algo pesado, também já são feitas a pé. A proximidade de casa também será um fator a ter em conta no próximo emprego, ou então a rede de transportes de minha casa até lá.

O que eu duvido é que muita gente faça esta reflexão e opte ao invés disso por criticar o nível elevado dos impostos, como se isso fosse resolver alguma coisa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 8 minutos:

image.png.5cdf08fed427248fb56227b20d9e20d3.png

o que mantia o preço baixo era o valor do petróleo. Com a carga fiscal que pagas quando o barril chegar aos valores de 2011 ou 2012 até te cagas todo.

A previsão é que o petróleo feche este ano na casa dos 90 dólares o barril. 

Compartilhar este post

Link para o post

FAZcSwHUcAMapbS?format=jpg&name=small

França está giro. Vai haver presidenciais e só passam 2 à segunda fase, neste momento pode-se antever uma disputa na extrema direita entre a Le Pen e um comentador polémico, Eric Zemmour, que anda a ameaçar concorrer às presidenciais e sobre quem a Le Pen disse "faz-me parecer razoável". Para quem quiser saber mais da personagem.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de andriy pereplyotkin, há 37 minutos:

Mercado, quando quase 2/3 são impostos?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de Mica, há 21 minutos:

O que eu duvido é que muita gente faça esta reflexão e opte ao invés disso por criticar o nível elevado dos impostos, como se isso fosse resolver alguma coisa.

Mas como é que pode não resolver (ou atenuar significativamente) quando se lêem notícias destas:

61% do que portugueses gastam em combustíveis são impostos. Até abril, Estado arrecadou mais de 900 milhões - Energia - Jornal de Negócios (jornaldenegocios.pt)

Peso dos impostos nos combustíveis bate média europeia. Fiscalidade na gasolina é a quinta mais elevada – ECO (sapo.pt)

Expresso | Governo mantém imposto adicional sobre combustíveis (aquele imposto que a Geringonça implementou "temporariamente" quando o Brent estava em mínimos)

Bank of America admite que barril de petróleo chegue aos 100 dólares – O Jornal Económico (sapo.pt)

Depois há isto:

image.png.d0f4cc27b1f21a5394cb56a5bbae404b.png

Para o artista da mão invisível não pensar que as gasolineiras se estão a encher dinheiro à conta desta escalada de preços.

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 5 minutos:

Mercado, quando quase 2/3 são impostos?

Não, desculpa, os preços estão a subir de forma artificial, não houve aqui impacto nenhum do mercado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 1 minuto:

Se os impostos forem dos combustíveis para outros lados não resolvem nada. Desaparecer também presumo que não vá acontecer, porque eles não existem só para chatear.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de andriy pereplyotkin, há 1 minuto:

Não, desculpa, os preços estão a subir de forma artificial, não houve aqui impacto nenhum do mercado.

Ele falou em situação insustentável, não estava de certeza a falar em subir 3 cêntimos a partir de um baseline razoável...

Citação de Mica, há 1 minuto:

Se os impostos forem dos combustíveis para outros lados não resolvem nada. Desaparecer também presumo que não vá acontecer, porque eles não existem só para chatear.

Como é que fazem os países europeus que não têm uma carga fiscal tão alta sob os combustíveis?

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estou a ponderar seriamente comprar uma bicicleta eléctrica para fazer trabalho-casa e deslocações de curta distância.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 2 minutos:

Como é que fazem os países europeus que não têm uma carga fiscal tão alta sob os combustíveis?

Obviamente não posso responder a isso de forma assertiva, mas se tirares 100M€ de impostos anuais em combustíveis para colocar 20M€ em eletricidade, 20M€ em alimentação, e por aí fora, estás a diluir os impostos dos combustíveis em outras coisas que precisas, o que no fim vai dar ao mesmo.

Citação de Peplin, há 1 minuto:

Eu estou a ponderar seriamente comprar uma bicicleta eléctrica para fazer trabalho-casa e deslocações de curta distância.

Uma que valha realmente a pena é acima dos 1000€, e continuas com algumas condicionantes. Mas é algo que pondero à séria, também.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 4 minutos:

Ele falou em situação insustentável, não estava de certeza a falar em subir 3 cêntimos a partir de um baseline razoável...

Para mim é insustentável que as margens das gasolineiras subam 1/3 na gasolina em 2 anos, cada um tem as dores que quer ter.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de Mica, há 1 minuto:

Obviamente não posso responder a isso de forma assertiva, mas se tirares 100M€ de impostos anuais em combustíveis para colocar 20M€ em eletricidade, 20M€ em alimentação, e por aí fora, estás a diluir os impostos dos combustíveis em outras coisas que precisas, o que no fim vai dar ao mesmo.

É exatamente esta lógica que eu não compreendo. Este problema dos combustíveis tem mais de uma década, e a questão que tu levantas é como manter a receita fiscal intacta ao baixar os impostos sob os combustíveis. Que tal pensar um bocadinho fora de caixa, e virar a discussão pública para algo como: fazer crescer a economia de forma a ter maior matéria colectável sem aumentar taxas de impostos? Modernizar o Estado, de forma a prestar os mesmos serviços essenciais a um custo mais baixo? Responsabilizar Governos, autarquias e empresas públicas pelo aumento continuado da dívida que nos custa 5.6 mil milhões numa altura de juros historicamente baixos e/ou negativos?

É a velha questão do bolo, estão sempre a pensar como é que podem tirar a fatia de um lado para dar ao outro. Nunca pensam se é possível ter um bolo maior.

Citação de andriy pereplyotkin, há 2 minutos:

Para mim é insustentável que as margens das gasolineiras subam 1/3 na gasolina em 2 anos, cada um tem as dores que quer ter.

Não diria melhor!

Compartilhar este post

Link para o post

De carro, e com trânsito normal e sem palermas, levo uns 7 minutos até ao trabalho.

Vou 2 x por mês ao escritório, e perco 1h de cada vez no trânsito.

Se me for meter em transportes públicos, vou levar mais de 1h, só para um dos lados. É inconcebível

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 54 minutos:

A mim já está a mudar, mas ainda não consegui arranjar uma boa solução.

• Otimizei tanto quanto pude a minha condução. As médias passaram de 6L para 5.4L, o carro já é de 2001.
  • A bicicleta não resolve o meu problema na maioria esmagadora dos dias. São 18km de viagem.
  • Os transportes públicos também não resolvem o meu problema. Teria de ir de minha casa a Alfena numa companhia, apanhar um STCP em Alfena até ao Porto e apanhar outro STCP do Porto para a Maia. Um processo que me custaria 2h de viagem para fazer um trajeto que se faz em 20 minutos. 4h por dia valem bem mais do que o dinheiro que pouparia.
  • Vou aproveitando todos os descontos do Continente e BP, mas caramba, 12 cêntimos por litro de desconto coloca o preço do gasóleo nos 1,45€, o que continua a ser altíssimo

Acima de tudo estes aumentos consecutivos tem servido para refletir sobre o que posso fazer. Viagens inferiores a 2km, salvo se for para transportar algo pesado, também já são feitas a pé. A proximidade de casa também será um fator a ter em conta no próximo emprego, ou então a rede de transportes de minha casa até lá.

Compra uma PCX. Tens aí o núcleo e tudo 😅

2 litros aos 100km 😊

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...