Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Um pouco de off-topic, mas após meses de luta burocrática com uma seguradora para comparticipar uma cirurgia à qual segundo a minha apólice teria direito mas que eles alegaram "doença pré-existente" e teria que pagar 1500€ do meu bolso, fui operado na quarta feira no SNS apenas 3 meses depois da consulta. Tudo impecável, atendimento brutal, não podia ter pedido melhor acompanhamento. Obrigado, SNS.

• Like 15

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 2 minutos:

Um pouco de off-topic, mas após meses de luta burocrática com uma seguradora para comparticipar uma cirurgia à qual segundo a minha apólice teria direito mas que eles alegaram "doença pré-existente" e teria que pagar 1500€ do meu bolso, fui operado na quarta feira no SNS apenas 3 meses depois da consulta. Tudo impecável, atendimento brutal, não podia ter pedido melhor acompanhamento. Obrigado, SNS.

Isso também é uma boa discussão. Perceber a quem é que interessa a narrativa de que o SNS é um caos, que toda a gente tem de esperar anos por consultas e que está constantemente à beira do colapso com os corredores a parecerem um cenário de guerra.

• Like 13

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 10 minutos:

Isso também é uma boa discussão. Perceber a quem é que interessa a narrativa de que o SNS é um caos, que toda a gente tem de esperar anos por consultas e que está constantemente à beira do colapso com os corredores a parecerem um cenário de guerra.

Jovem libertário de esquerda, na Suíça serias operado uma hora depois da consulta.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 17 horas:

Chega anunciou o Diogo Pacheco de Amorim como candidato a vice-presidente da AR. 🤣

Dr. Cabeça de Tulicreme com Ranço.

Citação de Solero, há 23 minutos:

Isso é uma coisa que dá para os dois lados. Há bons e maus exemplos em ambos os lados.

A minha avó em julho foi parar a uma cama com um problema numa perna que lhe provocava dores lancinantes e lhe tolhia os movimentos. Foi ao hospital público, à urgência, e disseram-lhe que lhe tinham que meter uma prótese no fémur, uma coisa muito simples e marcaram-lhe a operação para março.

Foi ao privado, em agosto foi operada, em agosto já não tinha dores nenhumas, alguma semanas depois foi para casa e é perfeitamente autónoma. Cozinha, conduz, vai às compras, etc. Pagou foi 8.000€ porque nem seguro tem, mas se estivesse desde julho até março à espera, será que alguma vez voltaria a ser a mesma? Sobreviveria até lá tendo em conta que só conseguia não estar em sofrimento com morfina?

Editado por Tio Hans

Compartilhar este post

Link para o post

No Eixo do Mal disseram que o primeiro deputado que o CH elegeu foi no ribatejo, provavelmente por causa da tauromaquia. Fala-se tanto nos ciganos e realmente nunca tinha pensado que isso seria um motivo.

Não será certamente a única razão, porque se fosse também podiam ir para o CDS, mas efetivamente pode justificar parte do crescimento no Alentejo.

A posição do PCP sobre as touradas é um bocado mais ambígua, e é de facto o único partido que não se opõe firmemente à esquerda.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 12 minutos:

Isso é uma coisa que dá para os dois lados. Há bons e maus exemplos em ambos os lados.

A minha avó em julho foi parar a uma cama com um problema numa perna que lhe provocava dores lancinantes e lhe tolhia os movimentos. Foi ao hospital público, à urgência, e disseram-lhe que lhe tinham que meter uma prótese no fémur, uma coisa muito simples e marcaram-lhe a operação para março.

Foi ao privado, em agosto foi operada, em agosto já não tinha dores nenhumas, alguma semanas depois foi para casa e é perfeitamente autónoma. Cozinha, conduz, vai às compras, etc. Pagou foi 8.000€ porque nem seguro tem, mas se estivesse desde julho até março à espera, será que alguma vez voltaria a ser a mesma? Sobreviveria até lá tendo em conta que só conseguia não estar em sofrimento com morfina?

Exato.

Este mês minha mãe caiu e magou o pulso, foi às urgências de um hospital do SNS e nem a m*rda de um Raio X fizeram. Deram cortisona para as dores.

Foi ao privado 3 semanas depois pq continuava com dores, fizeram raio X e guess what... Rádio fraturado, entretanto o osso ficou mais curto daí a dor. Não pode fazer nada durante um mês + tem de ir para a fisioterapia.

Certamente que se o diagnóstico tivesse sido feito corretamente no início em vez de a despachar não teria chegado ao ponto em que chegou, com uma provável recuperação que não terá tão bons resultados.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 29 minutos:

Dr. Cabeça de Tulicreme com Ranço.

No caso de uma familiar minha passaram o cheque para operação no privado, mas como é uma operação de risco todos os privados da região disseram que não têm condições para fazer a operação.

Retornámos ao SNS, passaram novo cheque porque o anterior tinha passado o prazo enquanto os privados decidiam se podiam operar ou não, surpresa: os privados disponíveis continuam a ser os mesmos e descobrimos que eles tratam se forem coisas simples, mas operações de risco não querem fazer.

Que se phodam os privados.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 18 minutos:

No Eixo do Mal disseram que o primeiro deputado que o CH elegeu foi no ribatejo, provavelmente por causa da tauromaquia. Fala-se tanto nos ciganos e realmente nunca tinha pensado que isso seria um motivo.

Não será certamente a única razão, porque se fosse também podiam ir para o CDS, mas efetivamente pode justificar parte do crescimento no Alentejo.

A posição do PCP sobre as touradas é um bocado mais ambígua, e é de facto o único partido que não se opõe firmemente à esquerda.

tens é que ir ver a quantidade de ciganos no ribatejo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jpa, há 2 horas:

Só lendo a notícia do expresso para saber se são as mesmas medidas, mas no dia 2fev a notícia era outra lol.

https://eco.sapo.pt/2022/02/02/governo-vai-incluir-no-orcamento-medidas-prometidas-ao-pcp-e-be/

Seria parvo eles não incluírem aquela medida do IRS mas já não digo nada. O custo era simbólico (Segundo o Duarte Alves do PCP 10 milhões).

Fica o tweet do Duarte:

Edit: @Gorki desculpa. Não tinha visto que já tinhas colocado em cima. 

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post

Ouvi falar (de uma pessoa q os conhecia) de uma historia de um senhor com mt dinheiro, que teve mt doente, e que tiveram de gastar 200k para ele estar internado no privado. Quando se atrasaram num pagamento de 10k, mandaram vir e diziam q se n pagassem ele tinha de ir pra outro sítio. Seria melhor tratado no sns de ctz. O senhor faleceu na mesma

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 55 minutos:

No caso de uma familiar minha passaram o cheque para operação no privado, mas como é uma operação de risco todos os privados da região disseram que não têm condições para fazer a operação.

Retornámos ao SNS, passaram novo cheque porque o anterior tinha passado o prazo enquanto os privados decidiam se podiam operar ou não, surpresa: os privados disponíveis continuam a ser os mesmos e descobrimos que eles tratam se forem coisas simples, mas operações de risco não querem fazer.

Ainda vamos acabar a concordar que o SNS e os privados são complementares e não concorrenciais e que ficávamos todos a ganhar se explorássemos as virtudes de cada um. 🙂

• Like 1
  • Concordo! 6

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 1 hora:

Eu sou do distrito e pelo que tive a analisar a correlação entre ciganos e votos no Chega é real. Dou-te um exemplo para contrariar a questão da tauromaquia. Sou do Entroncamento. Entroncamento não tem praça de touros nem cultura tauromáquica. É uma das cidades mais recentes do país com a sua fundação a estar associada ao aparecimento da linha ferroviária no final do século 19. O Entroncamento foi a 3ª cidade do distrito com mais % de voto no Chega. Agora dou-te outro exemplo. O Entroncamento tem apenas e só 2 freguesias. Numa delas existe uma comunidade cigana e na outra não. Em termos percentuais, a diferença entre essas 2 freguesias foi de 5% (15% vs 10%). Isto no segundo concelho mais pequeno do país e com apenas 20k habitantes. 

Se fosse pela tauromaquia tinha votado PSD, CDS ou PPM. É mesmo pelos ciganos, acredita. 

Editado por fns
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fns, há 7 minutos:

Eu sou do distrito e pelo que tive a analisar a correlação entre ciganos e votos no Chega é real. Dou-te um exemplo para contrariar a questão da tauromaquia. Sou do Entroncamento. Entroncamento não tem praça de touros nem cultura tauromáquica. É uma das cidades mais recentes do país com a sua fundação a estar associada ao aparecimento da linha ferroviária no final do século 19. O Entroncamento foi a 3ª cidade do distrito com mais % de voto no Chega. Agora dou-te outro exemplo. O Entroncamento tem apenas e só 2 freguesias. Numa delas existe uma comunidade cigana e na outra não. Em termos percentuais, a diferença entre essas 2 freguesias foi de 5% (15% vs 10%). Isto no segundo concelho mais pequeno do país e com apenas 20k habitantes. 

Se fosse pela tauromaquia tinha votado PSD, CDS ou PPM. É mesmo pelos ciganos, acredita. 

Para mim a tua justificação bate a que deixaram lá (Luís Pedro Nunes, penso). Mas deixaram-me a pensar, eu por acaso já estive algumas vezes em Santarém e recordo-me de várias alusões a touradas em alguns espaços públicos (como restaurantes), somei 2+2 ao ouvir o programa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 41 minutos:

Ainda vamos acabar a concordar que o SNS e os privados são complementares e não concorrenciais e que ficávamos todos a ganhar se explorássemos as virtudes de cada um. 🙂

Exatamente. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 1 hora:

No caso da minha irmã, com 30 e poucos anos, disseram que era para morrer e nem iam arriscar operar. Champalimaud e 20k€ depois, livrou-se (até ver, obviamente) do cancro. Ou então recusarem-se a fazer-lhe quimioterapia porque só o faziam se ela se sujeitasse a nova biópsia, que lhe podia trazer uma quantidade enorme de complicações. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 51 minutos:

Exacto, os privados com os casos complicados e os privados fazem as operações cosméticas e de fácil resolução. Depois os indicadores demonstram que o SNS tem filas de espera de meses ou anos enquanto os privados são rápidos e eficientes, ficando provado que os privados gerem melhor que o público 🙂

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fns, há 16 minutos:

A juntar ao facto de dias antes das eleições ter ocorrido aquele acidente que vitimou a menina de 4 anos e um dos veículos ser conduzido por, lá está, ciganos. Perdi as contas das vezes que naquele local, após querer iniciar a marcha, tive que levar o pé ao travão porque não me apercebi que vinha lá o Zé, a Maria, o Ricardo, a Anabela e sei lá mais quem, todos eles com o mesmo em comum: não eram ciganos. Era uma tragédia anunciada e podia acontecer a qualquer um. Mas não, a culpa é só dos ciganos porque gostam de andar tipo "Velocidade Furiosa". E o Zé, a Maria, o Ricardo e a Anabela não?

Não vi foi os votos na Golegã:

https://youtu.be/vq-qD8SBoy8

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, há 4 minutos:

No caso da minha irmã, com 30 e poucos anos, disseram que era para morrer e nem iam arriscar operar. Champalimaud e 20k€ depois, livrou-se (até ver, obviamente) do cancro. Ou então recusarem-se a fazer-lhe quimioterapia porque só o faziam se ela se sujeitasse a nova biópsia, que lhe podia trazer uma quantidade enorme de complicações. 

Quanto mais exploro esta situação, mais relatos como este me chegam ao conhecimento. É surreal.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Genzo, há 7 minutos:

A juntar ao facto de dias antes das eleições ter ocorrido aquele acidente que vitimou a menina de 4 anos e um dos veículos ser conduzido por, lá está, ciganos. Perdi as contas das vezes que naquele local, após querer iniciar a marcha, tive que levar o pé ao travão porque não me apercebi que vinha lá o Zé, a Maria, o Ricardo, a Anabela e sei lá mais quem, todos eles com o mesmo em comum: não eram ciganos. Era uma tragédia anunciada e podia acontecer a qualquer um. Mas não, a culpa é só dos ciganos porque gostam de andar tipo "Velocidade Furiosa". E o Zé, a Maria, o Ricardo e a Anabela não?

Não vi foi os votos na Golegã:

https://youtu.be/vq-qD8SBoy8

+- 300 votos, 11%.

Na capital de distrito onde o super cristão Pedro Frazão é vereador a votação foi abaixo da média distrital. Pelos vistos a malta gosta da tourada original, sem burros. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 33 minutos:

Exacto, os privados com os casos complicados e os privados fazem as operações cosméticas e de fácil resolução. Depois os indicadores demonstram que o SNS tem filas de espera de meses ou anos enquanto os privados são rápidos e eficientes, ficando provado que os privados gerem melhor que o público 🙂

Se te aparecer um sinal nas costas e quiseres marcar uma consulta de dermatologia, safas-te melhor na CUF ou nos Lusíadas. Se tiveres uma paregem cardio-respiratória tens mais hipóteses de sobreviver num hospital público. Isto parece-me claro e óbvio.

A minha pergunta é a seguinte, em vez de estarmos todos numa guerra de trincheiras, público vs privado, porque é que não aproveitamos o que de melhor ambos têm? O privado é mais eficaz em consultas de especialidade? Mandem-se doentes para lá. O público é melhor na urgência, na emergência? Liberte-se capacidade, libertem-se recursos, libertem-se salas, quartos e enfermarias para que possa ser ainda melhor.

• Like 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fns, há 1 hora:

+- 300 votos, 11%.

Na capital de distrito onde o super cristão Pedro Frazão é vereador a votação foi abaixo da média distrital. Pelos vistos a malta gosta da tourada original, sem burros. 

Constância, Vila Nova da Barquinha, Salvaterra de Magos, Benavente e Almeirim, a distância entre o segundo partido mais votado e Chega foi de menos de 10%. Entroncamento e Abrantes foi de 10%. Tudo o resto teve uma distância bastante confortável. 

Bolas, @Tio Hans vinha cá dizer o mesmo. Aliás, até sou capaz de adivinhar que só entra ao serviço à tardinha. Gostei do "Dr. Cabeça de Tulicreme" xD

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 9 horas:

O Alentejo não tem assim tanta tauromaquia, nem criação para justificar o crescimento do Chega. No Ribatejo e ali na Margem Sul (Moita, Montijo e Alcochete) acredito que sim. No Alentejo é mesmo os ciganos, não há volta a dar.

Fonte: Cresci na Moita e no Montijo e namoro uma alentejana

Editado por Grillo

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...