Bashir Publicado 25 Novembro 2022 Se a sondagem não for do IntraCampos não acredito 4 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 25 Novembro 2022 Autocracia não eleitoral 😌 A distinção entre 74 e 75 também está engraçada. Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 25 Novembro 2022 (editado) Citação de F_Tex, há 3 horas: alguém me explica, ou me aponta para literatura que explique, o que crl foi o 25 de novembro? eu admito, não percebo completamente o que se passou. leio relatos que me parecem facciosos, enviesados. quase que tenho vergonha de admitir que tenho 31 anos e não percebo a 100%, de uma forma clara, o que se passou neste dia. Nem tu nem ninguém. Mas basicamente, na minha interpretação, foi uma disputa de e pelo poder por parte de dois blocos militares. Os "moderados", que queriam seguir uma via institucional, com o poder em partidos convencionais num regime como temos hoje e um outro bloco que se pode denominar de "esquerda militar", que queriam seguir uma via revolucionária, numa forma bastante única para a época porque mais do que uma via soviética numa lógica de guerra fria (já que não eram controlados pelo PCP como diz o mito), seguiam uma via autónoma construida durante o ano que tinha decorrido, naquilo que se denominou como aliança povo-MFA em que os militares tinham sido o garante do poder popular (nas ocupações, associações populares, etc), numa lógica quase Guevarista. Agora o que se passou a 25 não é claro, quem começou as provocações, as movimentações de bastidores, influência estrangeira, etc. O que fica para a história é que a "esquerda militar" perdeu aí para sempre a influência e o poder (e o poder que tinham é certamente difícil de imaginar por quem não viveu o período), porque a alternativa tinha sido avançar para a violência, coisa que não fez, e porque o respaldo político por parte do PCP não surgiu, optando o partido pelo retorno à normalidade. A direita dirá simplificadamente que o PCP tentou tomar o poder utilizando um braço armado que tinha na tropa, algo que a história já desmentiu, basta ver o trajecto politico dos membros da "esquerda militar" e a propria posição do PCP face a "aventureirismos". Editado 25 Novembro 2022 por antifa 4 Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 25 Novembro 2022 Para mim, o 25 de novembro será sempre lembrado como o dia em que o Benfica levou 7 em Vigo. Devia ser feriado. 4 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 25 Novembro 2022 Citação de Bashir, há 42 minutos: Se a sondagem não for do IntraCampos não acredito Que não te falte nada 1 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 25 Novembro 2022 Citação de Puto Perdiz, há 6 horas: Votaste na Ana Gomes? A minha norma é o Ventura. Antes saltava entre o gajo do Pnr e o do MRPP. Nao te posso garantir a 100% (porque nao me lembro mesmo), mas acho que sim... Epa entre o MRPP e o Ventura ou o PNR, que venha o Garcia Pereira ou o Arnaldo Matos Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 25 Novembro 2022 Se for entre Gouveia e Melo e o Passo Coelho em bato continência e voto no Almirante. Mas preferia ter outras escolhas. PS: Entre Gouveia e Melo e Santos Silva, acho que tb voto Gouveia. Nunca gostei do Santos Silva. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 25 Novembro 2022 E se for entre Gouveia e Melo e Cristina Ferreira? 1 Compartilhar este post Link para o post
Prata Publicado 25 Novembro 2022 Citação de F_Tex, há 5 horas: alguém me explica, ou me aponta para literatura que explique, o que crl foi o 25 de novembro? eu admito, não percebo completamente o que se passou. leio relatos que me parecem facciosos, enviesados. quase que tenho vergonha de admitir que tenho 31 anos e não percebo a 100%, de uma forma clara, o que se passou neste dia. Este é o conhecimento que tenho de vários artigos e entrevistas que li aos últimos anos, mas sucintamente os paraquedistas revoltados com a demissão do Otelo do COPCON( órgão de comando militar ocupado pela extrema esquerda onde o mesmo passava mandados de detenção em branco para serem usados em opositores políticos conforme desse jeito) ocuparam bases militares, a RTP e outros pontos estratégicos. Entretanto a Polícia Militar, Regimento de Artilharia e outras unidades juntaram se ao golpe. O Grupo dos Nove ( moderados) reuniu se com o Presidente da República, foi traçado sobre o comando do General Ramalho Eanes um plano de ação e o Otelo que estava desaparecido apareceu e tirou força ao golpe que o via como o líder do mesmo. Entretanto foi conseguida a rendição de vários dos revoltosos, tendo morrido três pessoas num tiroteio entre os comandos e a Polícia Militar. Depois há várias questões com ausências de resposta, o PCP estava por detrás e voltou atrás ao ver o fraco apoio? O Otelo igual? O Jaime Neves atacou a Polícia Militar quando esta já se tinha rendido? O grande consenso é que este dia serviu como fim do PREC e garantiu as bases da democracia liberal que temos hoje e como tal merece ser celebrado, como marco da consolidação da democracia e da garantia da liberdade. 1 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 25 Novembro 2022 Porra pra internet, nem me lembrava q hj era 25 de novembro O otelo matou foi pouco 2 Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 25 Novembro 2022 Citação de Gilberto Carlos, há 36 minutos: E se for entre Gouveia e Melo e Cristina Ferreira? Voto Fernando Mendes, o verdadeiro líder do povo. 4 Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 25 Novembro 2022 Citação de HappyKing, há 3 horas: Autocracia não eleitoral 😌 A distinção entre 74 e 75 também está engraçada. Mas somos uma democracia liberal afinal? Pensava que vivíamos em Xuxalismo Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 25 Novembro 2022 (editado) Já não tenho paciência nenhuma para esta conversa do 25 de Novembro. Só serve narrativas sectárias. Editado 25 Novembro 2022 por SAS_Robben Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 25 Novembro 2022 Nem sei se os envolvidos sabem o que se passou no 25 de Novembro. Cada um conta a sua versão Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 25 Novembro 2022 Só sei que amanhã é sábado e o resto é história. 1 Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 25 Novembro 2022 Recuso-me a dar um voto para um cargo político a uma pessoa à qual se desconhece uma posição política que seja... a cena de ser militar é só um agravante em cima Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 26 Novembro 2022 sou a favor que o 25 de novembro seja feriado. Mais um feriado não faz mal a ninguém, só faz mal ao patronato. Por isso, que se f*dam. 6 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 26 Novembro 2022 Citação de Puto Perdiz, há 1 hora: sou a favor que o 25 de novembro seja feriado. Mais um feriado não faz mal a ninguém, só faz mal ao patronato. Por isso, que se f*dam. Se faz mal ao patronato, seria uma vitória da extrema esquerda revolucionária, por isso é que não há feriado! Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 26 Novembro 2022 Citação de Puto Perdiz, há 11 horas: Nem sei se os envolvidos sabem o que se passou no 25 de Novembro. Cada um conta a sua versão Eu acho que não é bem não saberem o que se passou, aconteceram foram várias coisas ao mesmo tempo como parte de eventos independentes e mais do que um plano orquestrado de forma coerente houve acontecimentos que tinham sido planeados e outros espontâneos. Daí não haver ninguém com a visibilidade total sobre este dia e haver esta tentativa de encaixar todas as peças nesse tal plano congruente, plano esse que nunca terá existido. Citação de Gilberto Carlos, há 16 horas: A IL até cai 1%. Teoricamente, esses 1% vão para o CDS. A não ser que tenham perguntado às pessoas em que partido votaram nas eleições anteriores não podes fazer essa leitura. Lá porque falta 1% de um lado e há mais 1% isso não significa que no meio de tantos partidos tenha sido esse o movimento. 1 Compartilhar este post Link para o post
jean-luc godard Publicado 26 Novembro 2022 https://sol.sapo.pt/artigo/786442/portugal-vai-para-a-lista-negra-do-qatar lmao Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 26 Novembro 2022 Citação de jean-luc godard, há 1 hora: https://sol.sapo.pt/artigo/786442/portugal-vai-para-a-lista-negra-do-qatar lmao Faltam-me as palavras para descrever o tom e o modo como essa notícia está escrita. Compartilhar este post Link para o post
Pavel Publicado 26 Novembro 2022 maldito politicamente correto Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 26 Novembro 2022 Citação de Pavel, há 1 minuto: maldito politicamente correto Defender os direitos humanos e liberdades individuais é politicamente correto, independente das consequências. Estar correto é estar correto. Compartilhar este post Link para o post
Pavel Publicado 26 Novembro 2022 estava-me a referir ao subtítulo "O Presidente e o primeiro-ministro alinharam no rol de críticas do ‘politicamente correto’ contra o Qatar e o país anfitrião do Mundial reagiu: mal acabe a competição, Portugal vai ser colocado na lista negra do emirado. A polémica continua na agenda de um Mundial cheio de contradições… de todos os lados." Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 26 Novembro 2022 Citação de jean-luc godard, há 2 horas: https://sol.sapo.pt/artigo/786442/portugal-vai-para-a-lista-negra-do-qatar lmao Braga vai descer às Distritais. Compartilhar este post Link para o post