Alonso. Publicado 21 Fevereiro 2023 (editado) Citação de Ego Sum, há 20 minutos: Tens de me apresentar as terras onde têm esse tipo de eventos organizados todos os domingos de Verão com uma Orquestra Bamba Social da vida a tocar. Eu não as conheço, gostaria de lá ir. O Porto só começou a ter há tipo 5 anos. O concelho onde cresci tem 71.000 habitantes e se lá passasse um André Sardet da vida durante o ano era um marco. Mas precisa de ser um grande evento para teres musica, feijoada e cerveja? Senão aqui na zona é só escolher os locais que existe eventos gastronômicos, só este mês tivemos da lampreia, cozido... com cerveja, vinho verde e música. No verão existe sempre atividades, se tem a dimensão que os grandes centro urbanos? Não. Quando falo de falta de oferta cultural, é a nível de espetáculos, concertos, teatro, exposições, grandes eventos desportivos (clube da cidade anda pelo CNS... o que nos salva é o hóquei), etc. É a diferença de no próximo fim de semana vamos ver ao NOS ALIVE de que no próximo fim de semana vamos ver o IMPERIO SHOW 😅. Eu percebo o teu argumento de falta de atividades para fazer mas se a tua atividade é ouvir musica, comer feijoada e beber cerveja, não acho que precises de viver num grande centro urbano. Mas isto é como estar a discutir o sexo dos anjos, cada um tem a sua personalidade. Por exemplo, li para cima que quando tem filhos perdem logo o interesse de viver no interior. Eu penso exatamente o contrário, quando tivesse filhos preferia viver num sitio mais calmo e com mais tranquilidade, os grandes centro urbanos tem maior interesse para jovens. Não concordando com tudo o que o @Black Hawk diz, concordo em parte. Enquanto para vocês ir a um grande evento é mais um fim de semana e não precisam de estar a planear nada de mais, para quem é de longe precisa de planear, agendar, etc como se tratasse de uma viagem de férias 😅A comodidade não é a mesma Editado 21 Fevereiro 2023 por Alonso. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 21 Fevereiro 2023 Citação de challenger, Em 20/02/2023 at 07:30: @Burkina2008 é assim? Btw, alguém faz um post com uma constatação no twitter, no minuto a seguir o exército liberal ataca em força Então aquele Mário Amorim Lopes anda frenético. O homem nem deve comer e trabalhar para andar no twitter a responder a toda a gente. Depende da comuna mas o ilegal é não pagar custos de renovação (uma coisa semelhante a condomínio mas que não é obrigatório se a casa não estiver ocupada) por mais de 6 meses. Se pagares esses custos mensais (que basicamente impedem que a casa esteja devoluta) podes manter a casa vazia a vida inteira Btw a crise imobiliária em Copenhaga é igual ou pior ao que se passa hoje em Lisboa desde os anos 90. Basicamente não há casas novas e há demasiada gente a tentar viver lá. Isto gerou com que os preços fossem absurdos e que as pessoas vivam a 50 km da cidade (incluindo em Malmo na Suécia por exemplo) Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 21 Fevereiro 2023 Eu ainda gostava de saber quem é que afinal acha que fora dos grandes centros urbanos é o faroeste. Estas conversas acabam sempre nuns supostos exageros, em que se falam de grandes cidades em Portugal, que não há, como se fossem um Cairo ou uma São Paulo da vida, e que por outro lado há toda uma confusão entre interior, zonas não litorais, meios rurais e aldeias abandonadas. Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 21 Fevereiro 2023 (editado) Citação de Alonso., há 17 minutos: Mas precisa de ser um grande evento para teres musica, feijoada e cerveja? Senão aqui na zona é só escolher os locais que existe eventos gastronômicos, só este mês tivemos da lampreia, cozido... com cerveja, vinho verde e música. No verão existe sempre atividades, se tem a dimensão que os grandes centro urbanos? Não. Quando faço de falta de oferta cultural, é a nível de espetáculos, concertos, teatro, exposições, grandes eventos desportivos (clube da cidade anda pelo CNS... o que nos salva é o hóquei), etc. É a diferença de no próximo fim de semana vamos ver ao NOS ALIVE de que no próximo fim de semana vamos ver o IMPERIO SHOW 😅. Eu percebo o teu argumento de falta de atividades para fazer mas se a tua atividade é ouvir musica, comer feijoada e beber cerveja, não acho que precises de viver num grande centro urbano. Mas isto é como estar a discutir o sexo dos anjos, cada um tem a sua personalidade. Por exemplo, li para cima que quando tem filhos perdem logo o interesse de viver no interior. Eu penso exatamente o contrário, quando tivesse filhos preferia viver num sitio mais calmo e com mais tranquilidade, os grandes centro urbanos tem maior interesse para jovens. Não concordando com tudo o que o @Black Hawk diz, concordo em parte. Enquanto para vocês ir a um grande evento é mais um fim de semana e não precisam de estar a planear nada de mais, para quem é de longe precisa de planear, agendar, etc como se tratasse de uma viagem de férias 😅A comodidade não é a mesma Eu não estou a falar de grandes eventos. Esses acontecem pontualmente por ano, e nunca pesaria ao definir o sítio onde vivo. Eu fui ao Paredes de Coura todos os anos desde 2015, e é o meu festival preferido, não é por isso que ponderaria me mudar para lá. Se o meu prazer fosse simplesmente ouvir música, comer feijoada e beber cerveja, posso fazê-lo em casa com amigos seja num grande centro urbano ou em Almeida. O exemplo foi mal interpretado, podes ler como ter uma banda a tocar ao vivo um tipo de música que gosto, num ambiente descontraído, e com vibe porreira que leva a conhecer malta nova. O exemplo que dei deve meter 200 ou 300 pessoas aos domingos, não é um evento grande. Quando eu não morava num grande centro urbano nem tinha eventos todos os fins de semana, quanto mais ter eventos que fossem ao encontro dos meus gostos (que não são seletos, são normais). Num grande centro urbano a probabilidade de teres oferta cultural ou entretenimento recorrente que esteja de acordo com os teus interesses é mais elevada. Este era o meu ponto. Editado 21 Fevereiro 2023 por Ego Sum Compartilhar este post Link para o post
Ion Timofte Publicado 21 Fevereiro 2023 Citação de whatever, há 20 horas: Esses programas de 'fixação' de pessoas no interior são como os incentivos à natalidade, é tudo muito bonito no papel, mas nunca ouvi falar de nenhum que efectivamente funcionasse, aliás, nem com nacionais nem com estrangeiros em Portugal. Sabes o que me fez sair do Porto? Apoios estatais? Não! Foi o pito. Uma moçoila sacou-me na queima e agora comprei casa no "interior". Citação de Black Hawk, há 2 horas: A única coisa que me agarra a Coimbra são questões familiares das quais não posso afastar-me, caso contrário há muito teria deixado esta aldeola mascarada de cidade. Ia explicar como apesar de ter hospitais e mil coisas mais, continuo a querer voltar para o Porto, mas depois apareceu o nosso puro poeta e terminou como eu queria começar 🙂 O que me faz falta na minha aldeia mascarada de cidade são os meus amigos e família. É aquela futebolada que não posso ir, é aquele aniversário que falhei, é aquele copo combinado em cima do joelho que vira noite épica e eu falhei... Fds, o que me custa passar pelo Bessa e saber que já não tenho o meu lugar anual! Mudei-me porque a Maria arranjou uma grande casinha a um preço top, tenho os sogros aqui ao lado a dar apoio e apesar de não ter o meu emprego de sonho (pq lá está, isso só vivendo no Porto/Lisboa), arranjei emprego. Sinto que deixo uma vida para trás. Vejo mais vezes os amigos dos meus sogros que a minha mãe e sinto que com o tempo só vai piorar. Ainda por cima nesta idade é difícil fazer amigos novos e as poucas pessoas que vou conhecendo vou-me identificando muito pouco. 9 Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 21 Fevereiro 2023 Citação de Ion Timofte, há 22 minutos: Ainda por cima nesta idade é difícil fazer amigos novos e as poucas pessoas que vou conhecendo vou-me identificando muito pouco. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 21 Fevereiro 2023 Vamos todos concordar que estamos muito melhor solteiros, principalmente quando ficamos refens dos sogros. 10 Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 21 Fevereiro 2023 A cada linha que li fui ficando mais triste, não estava à espera disto. 2 Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 21 Fevereiro 2023 Citação de Ion Timofte, há 57 minutos: Sabes o que me fez sair do Porto? Apoios estatais? Não! Foi o pito. Que se façam campanhas estatais com pito, então. 3 Compartilhar este post Link para o post
Jpa Publicado 21 Fevereiro 2023 Engraçado estar a ler relatos e descrições de problemas de certas cidades do interior, quando nas AML há precisamente esses problemas (e em certas zonas até são ainda mais agravados). O Hospital São João recebe, todos os dias, pessoas que vivem a dezenas de km. A habitação nas AML é muito mais cara. Pessoas sem grande formação não imagino que tenham um grande aumento de salário por trabalharem nestas zonas. Mobilidade em muitos casos é péssima. Claro que para a malta mais nova, que procure frequentemente oferta cultural, que tenha uma vida social bastante ativa, e também para quem trabalha em certos áreas, não há alternativa que não seja viver nas áreas metropolitanas. Mas, como é óbvio, Portugal não é o cmpt, onde a maioria das pessoas tem formação e é jovem. Para muita muita gente, a vida que têm nas Áreas Metropolitanas - a passar horas em transportes públicos para ir para o trabalho e para ir buscar/levar os filhos, pagar quase um salário inteiro por uma casa, usarem o escasso tempo que resta para as atividades domésticas ou, sei lá, para ir com os filhos a um parque - dá para ter em muitos outros sítios do país. E não, não estamos a falar de vilas ou aldeias com uns milhares de habitantes. Viseu, por exemplo, tem 100k pessoas. Claro que depois também há outros mil e um aspetos da vida familiar e pessoal que só cada um saberá (e percebo que para quem tenha crescido nas cidades do Porto e de Lisboa seja difícil mudar de realidade), mas é por isso que incentivos para ir para o interior são importantes. E isto é válido para pessoas e para empresas. E depois, claro, faltam infraestruturas boas para tornar o país mais coeso e estas cidads ainda mais atrativas. Viseu nem comboio tem, agora imagine-se se tivesse comboio, o quão mais atrativa. Tudo isto é um ciclo vicioso e o facto das pessoas estarem-se a instalar cada vez mais no litoral faz com que crie problemas tanto nestas áreas, como no interior. Nem que seja indiretamente, com a habitação, por exemplo. Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Pinto Publicado 21 Fevereiro 2023 Citação de Jpa, há 9 minutos: Engraçado estar a ler relatos e descrições de problemas de certas cidades do interior, quando nas AML há precisamente esses problemas (e em certas zonas até são ainda mais agravados). O Hospital São João recebe, todos os dias, pessoas que vivem a dezenas de km. A habitação nas AML é muito mais cara. Pessoas sem grande formação não imagino que tenham um grande aumento de salário por trabalharem nestas zonas. Mobilidade em muitos casos é péssima. Claro que para a malta mais nova, que procure frequentemente oferta cultural, que tenha uma vida social bastante ativa, e também para quem trabalha em certos áreas, não há alternativa que não seja viver nas áreas metropolitanas. Mas, como é óbvio, Portugal não é o cmpt, onde a maioria das pessoas tem formação e é jovem. Para muita muita gente, a vida que têm nas Áreas Metropolitanas - a passar horas em transportes públicos para ir para o trabalho e para ir buscar/levar os filhos, pagar quase um salário inteiro por uma casa, usarem o escasso tempo que resta para as atividades domésticas ou, sei lá, para ir com os filhos a um parque - dá para ter em muitos outros sítios do país. E não, não estamos a falar de vilas ou aldeias com uns milhares de habitantes. Viseu, por exemplo, tem 100k pessoas. Claro que depois também há outros mil e um aspetos da vida familiar e pessoal que só cada um saberá (e percebo que para quem tenha crescido nas cidades do Porto e de Lisboa seja difícil mudar de realidade), mas é por isso que incentivos para ir para o interior são importantes. E isto é válido para pessoas e para empresas. E depois, claro, faltam infraestruturas boas para tornar o país mais coeso e estas cidads ainda mais atrativas. Viseu nem comboio tem, agora imagine-se se tivesse comboio, o quão mais atrativa. Tudo isto é um ciclo vicioso e o facto das pessoas estarem-se a instalar cada vez mais no litoral faz com que crie problemas tanto nestas áreas, como no interior. Nem que seja indiretamente, com a habitação, por exemplo. O maior problema de Viseu é a atração cultural, eventos e a oferta variada de bares, eu estive aí 3 anos na universidade e não me imaginaria a viver aí, porque, apesar de ter gostado da minha vida académica, achei a cidade muito secante, mas é uma bela cidade para quem procura um local agradável, calmo e tranquilo. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 21 Fevereiro 2023 A maioria da minha vida foi no interior. Nasci e cresci numa aldeia limítrofe de Vila Real (8 minutos de carro), depois aos 12 anos fui para o Porto, cerca de 8-9 anos, depois regresso à aldeia durante mais 4 anos, depois 4 anos no Fundão, e desde 2021 de volta a Vila Real, desta vez mesmo na cidade e conto ficar por cá. Trabalho 100% remoto, a Maria (também de Vila Real) abriu o negócio dela (fotógrafa, maioritariamente de grávidas/bebés e casamentos e afins), estamos em moradia alugada e com planos de construir a nossa. A vinda do Fundão para Vila Real foi muito potenciada pela Maria, que se dá mal longe da família e queria abrir o negócio, mas não me arrependo e honestamente apenas sinto falta de 2 coisas: os amigos que fui deixando por onde passei, e a tal oferta cultural que, apesar de tudo, não é assim tão má por aqui, havendo cinema, um teatro, alguns festivais aqui à volta, e fácil acesso ao Porto. Como grandes vantagens, o reatar de amizades antigas (e as mais verdadeiras), e o ficar perto da família. Agora claro, comparando com a metrópole que é o Porto, nota-se diferença em muita coisa, nomeadamente transportes. Vila Real tem autocarros urbanos, mas nunca usei porque sempre andei de carro aqui. Aliás, esse é outro aspecto - o carro é essencial aqui. Vive-se sem ele, mas com ele é incomparavelmente mais fácil. @Ion Timofte, se mesmo apesar disso tudo avançaste, é porque ela te faz feliz, e isso é mais importante do que muitas dessas coisas, acho eu. Compartilhar este post Link para o post
Ed Publicado 21 Fevereiro 2023 Citação de noikeee, há 2 horas: Sim claro que depende da personalidade de cada um, dos interesses e prioridades de cada um, não estou a dizer que é obrigatório ser jovem e solteiro e sem descendentes para gostar de entretenimento e oferta cultural e vida urbana, isso seria parvo. Só queria dizer que as prioridades da vida *tendem* a mudar com a idade e com os filhos, não que tem necessariamente de ser assim para todos. Vou dar o meu exemplo pessoal, é um pouco diferente porque nunca vivi fora da Madeira que tem as suas particularidades também, mas mudei-me da terra dos meus pais no oeste da ilha para o Funchal em 2012 com 26 anos, na altura pensava que nunca na vida voltaria para trás, precisava dum sítio com mais vida e menos mentalidade rural. Hoje passado 11 anos já começo a pensar que aquilo por lá é porreiro, com menos confusão e não assim tão longe das acessibilidades e oferta cultural podendo me deslocar ocasionalmente para o Funchal, e se calhar um dia no futuro com facilidades de fazer mais trabalho remoto (tou em regime híbrido), voltar para lá é uma opção real. Claro que isto é um exemplo que não tem nada a ver com mudar de Lisboa para Tavira ou Coimbra, aliás a própria terra dos meus pais evoluiu muito neste espaço de tempo, mas é apenas um exemplo de como as prioridades podem mudar com o tempo e a idade. Não podes em nada comparar. Estás na Calheta em 30min estás no centro do Funchal, isto não é nada. Estamos a falar de um ilha em que o lugar mais distante está a 50minutos da grande "metrópole", que sofre do mesmo de Coimbra, segundo testemunhos do BlackHawk, que às 18h da tarde fica num deserto, para não falar dos domingos, que só tem movimento quando há barcos de cruzeiro. Em que a oferta cultural é nula, ou perto disso, até que as coisas mais interessantes acabam por acontecer num conselho da ponta oeste, tens um Teatro Municipal praticamente fechado, sem grande interesse, a cena musical é outra nulidade e estamos dependentes dos filmes que a NOS e a Cineplace achem rentáveis. A verdade é que estamos mal habituados, e apesar de tudo, as nossas acessibilidades não são assim tão más. 1 Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 21 Fevereiro 2023 Só queria dizer que as prioridades mudam com a idade. Eu sei que não tem nada a ver 1 Compartilhar este post Link para o post
Jpa Publicado 21 Fevereiro 2023 Citação de Ricardo Pinto, há 7 minutos: O maior problema de Viseu é a atração cultural, eventos e a oferta variada de bares, eu estive aí 3 anos na universidade e não me imaginaria a viver aí, porque, apesar de ter gostado da minha vida académica, achei a cidade muito secante, mas é uma bela cidade para quem procura um local agradável, calmo e tranquilo. Yap, apesar do NB e do Ice, acho que os bares deixam muito a desejar. Oferta cultural, a única coisa assim grande acaba por ser a Feira de São Mateus e os Jardins Efémeros, mas lá está, são virados para um público mais familiar e mais velho (e acho que os Jardins Efémeros podiam ser algo muito melhores). É por isso que quero muito voltar daqui a uns anos, até para formar família, mas vai depender da cara-metade e da vida profissional claro. Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 21 Fevereiro 2023 Citação de noikeee, Agora: Só queria dizer que as prioridades mudam com a idade. Eu sei que não tem nada a ver E são diferentes de pessoa para pessoa. Aí atrás por exemplo falaram de oferta cultural e para mim isso vale zero porque as plataformas de streaming satisfazem completamente as minhas necessidades nesse sentido. O que devemos perceber (e acho que todos chegamos à mesma conclusão) é que essa hipótese devia estar em cima da mesa. Isto num plano a longo prazo obviamente. Depois ficava ao critério de cada um aproveitar isso ou não. Colocar serviços básicos (escolas, saúde ou infraestruturas de transporte) será sempre um bom investimento e nunca será dinheiro desperdiçado Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Pinto Publicado 21 Fevereiro 2023 Citação de Jpa, há 3 minutos: Yap, apesar do NB e do Ice, acho que os bares deixam muito a desejar. Oferta cultural, a única coisa assim grande acaba por ser a Feira de São Mateus e os Jardins Efémeros, mas lá está, são virados para um público mais familiar e mais velho (e acho que os Jardins Efémeros podiam ser algo muito melhores). É por isso que quero muito voltar daqui a uns anos, até para formar família, mas vai depender da cara-metade e da vida profissional claro. Viseu tem muito potencial, visto que está num distrito que não tem mais nenhum centro de média dimensão, o segundo maior concelho é Lamego e é pequeno, mas sinto um conformismo. Mesmo para constituir familia, se a procura é um lugar com bons acessos e calmo, Viseu é bom, mas há pouca variedade para um café, para dar um passeio tem a zona do fontelo que é bom, mas não muito mais, lembro-me de comentar com os meus pais que a cidade era quase deserta, eles não acreditavam, até que foram visitar-me num Domingo, tirando no Palácio do Gelo e no Forum, estava deserta. Viseu é um belo exemplo em tudo o resto, mas falta variedade para os tempos livres. Mas isso não é muito diferente do resto, vivo em Braga, há cafés e bares, mas pouca variedade e não tem muitos eventos. Também pode ser por ainda não conhecer a 100%, mas não vejo grandes coisas para fazer em familia aos fins de semana. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 21 Fevereiro 2023 Não respondendo a ninguém em especial, até porque passei por aqui só de fugida, quero só acrescentar a minja estranheza quando se diz que a oferta cultural a partir de certa idade deixa de ser relevante. Vocês tencionam deixar de ir ver uma peça de teatro, um concerto, um espectáculo de stand up ou outras coisas deste estilo a partir dos 30/40? Carai, vocês vão morrer muito antes de pararem de respirar 😄 2 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 21 Fevereiro 2023 Teatro ngm vai, stand up em portugal ngm tem piada mesmo, concerto só dá capitão fausto... 1 Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 21 Fevereiro 2023 Citação de Plagio o Original, Agora: Teatro ngm vai, stand up em portugal ngm tem piada mesmo, concerto só dá capitão fausto... dude, estás a precisar de uma dose de positividade na tua vida, vê se consegues dar a volta a isso! Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 21 Fevereiro 2023 Citação de Lip McBoatface, Agora: dude, estás a precisar de uma dose de positividade na tua vida, vê se consegues dar a volta a isso! Era uma piada mas ok Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 21 Fevereiro 2023 Citação de Ghelthon, há 35 minutos: @Ion Timofte, se mesmo apesar disso tudo avançaste, é porque ela te faz feliz, e isso é mais importante do que muitas dessas coisas, acho eu. Aquele post é de alguém que está longe de estar feliz. 3 Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 21 Fevereiro 2023 Citação de Jpa, há 29 minutos: Yap, apesar do NB e do Ice, acho que os bares deixam muito a desejar. Oferta cultural, a única coisa assim grande acaba por ser a Feira de São Mateus e os Jardins Efémeros, mas lá está, são virados para um público mais familiar e mais velho (e acho que os Jardins Efémeros podiam ser algo muito melhores). É por isso que quero muito voltar daqui a uns anos, até para formar família, mas vai depender da cara-metade e da vida profissional claro. No meu grupo de amigos, que vive todo em Lisboa/Porto, não há ninguém que não queira voltar a Viseu, eu incluído. Estes alfacinhas não percebem que há cidades no interior. E não concordo em relação aos bares e à oferta cultural. Se calhar tem menos visibilidade mas ela existe. É verdade que houve uma quebra entre 2011-2020, mas já recuperou bem. Eu agora moro na zona da Bairrada e se não fossem publicações locais (online) pouco conhecidas, não teria a menor ideia da oferta cultural que há nesta zona. Compartilhar este post Link para o post