HappyKing Publicado 23 Maio 2024 Citação de Banks29, há 5 minutos: Honestamente é a mesma m*rda que actualmente porque eles não entendem que os jovens não têm os 10% que é o principal problema A garantia que será dada está relacionada precisamente essa entrada. Compartilhar este post Link para o post
fornix Publicado 23 Maio 2024 Citação de Banks29, há 14 minutos: Hoje em dia muitos casais têm capacidade para empréstimos até 350k, não tem é a capacidade de dar os 10% de entrada. Press X to doubt. Um empréstimo nessa ordem de valores pressupõe que um casal tire pelo menos 3500 líquidos mensais. Muito acima do vencimento médio bruto nacional. 2 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 23 Maio 2024 Citação de fornix, há 23 minutos: Press X to doubt. Um empréstimo nessa ordem de valores pressupõe que um casal tire pelo menos 3500 líquidos mensais. Muito acima do vencimento médio bruto nacional. Exato. Se não conseguem poupar os 10k, algo vai mal naquela gestão de finanças 2 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 23 Maio 2024 O Galamba tem estado forte de há uns tempos para cá. Ainda ontem fazia uma reflexão crítica à esquerda sobre a questão do IRS interessante. Compartilhar este post Link para o post
xicantonio Publicado 23 Maio 2024 Citação de Petar Musa, há 1 hora: Exato. Se não conseguem poupar os 10k, algo vai mal naquela gestão de finanças 10k ou 35k+burocracias? Compartilhar este post Link para o post
Solero Publicado 24 Maio 2024 (editado) Citação de Ego Sum, há 5 horas: Acho que último escalão é excluído de tudo mesmo, inclusive do apoio de compra de casa (e bem), é como se estivessem acima de 35 anos. A parte que discordo nisto tudo é o foco do ser só nos abaixo de 35 e haver 0 alteração no resto. Fazia-me sentido baixar as taxas em toda a progressão, é um exagero a carga fiscal sobre os rendimentos. Isso não me faz grande sentido… o IRS ou é progressivo ou não é. Pelo menos não foi isso que tirei das notícias que saíram. IRS Jovem em 2025: O novo regime do IRS Jovem contempla o pagamento de um terço da taxa de imposto em vigor atualmente, até ao limite máximo de 15% para todos os rendimentos de trabalho de jovens até aos 35 anos e até ao oitavo escalão, ou seja, quem recebe até 81 199 euros brutos por ano ou o equivalente a um salário de até seis mil euros brutos mensais. O último escalão do IRS é o único não abrangido pela medida Fonte: https://contaspoupanca.pt/2024/05/23/irs-jovem-aprovada-nova-taxa-maxima-de-15-ate-aos-35-anos/ Garantia pública de financiamento: jovens até 35 anos até ao 8 escalão. Fonte: https://eco.sapo.pt/2024/05/23/garantia-publica-ao-credito-para-jovens-abrange-casas-ate-450-mil-euros/ Isenção de IMT/imposto de selo: é para todos os jovens independentemente do rendimento. Fonte: https://sicnoticias.pt/pais/2024-05-23-isencao-imt-e-imposto-do-selo-e-para-todos-os-jovens-independente-do-rendimento-0f7b84f1 Editado 24 Maio 2024 por Solero Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 24 Maio 2024 Citação de HappyKing, há 8 horas: O Galamba tem estado forte de há uns tempos para cá. Ainda ontem fazia uma reflexão crítica à esquerda sobre a questão do IRS interessante. O Galamba, fruto da experiência governativa, tem um conhecimento técnico impressionante. Como se nota a milhas que está f*dido com o que lhe aconteceu tem ido para o twitter escolher violência e dar autênticas aulas, especialmente na área da energia. 1 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 24 Maio 2024 Citação de xicantonio, há 7 horas: 10k ou 35k+burocracias? Os 10% de entrada também caem. Uma casa de 200M, atualmente, tens que ter 30k disponíveis (20 entrada + 10 impostos). Um casal com 3000 líquidos consegue poupar isso em poucos anos, mesmo sem grande esforço 2 Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 24 Maio 2024 É um bom rule of thumb, se não consegues juntar 30K, não compres uma casa de 200k. 5 Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 24 Maio 2024 Citação de Mica, há 24 minutos: É um bom rule of thumb, se não consegues juntar 30K, não compres uma casa de 200k. Geração X com empréstimos de 150% com 0.00001% de spread a rir disso. 7 1 Compartilhar este post Link para o post
xicantonio Publicado 24 Maio 2024 Citação de Petar Musa, há 23 minutos: Os 10% de entrada também caem. Uma casa de 200M, atualmente, tens que ter 30k disponíveis (20 entrada + 10 impostos). Um casal com 3000 líquidos consegue poupar isso em poucos anos, mesmo sem grande esforço Não é assim tão fácil quando o casal já está metido num arrendamento. Vamos supor que dali a 2 anos pouparam os 30k, o problema é que nesses 2 anos a casa que era 200k passou pa 300k 5 Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 24 Maio 2024 Citação de xicantonio, há 3 minutos: Não é assim tão fácil quando o casal já está metido num arrendamento. Vamos supor que dali a 2 anos pouparam os 30k, o problema é que nesses 2 anos a casa que era 200k passou pa 300k Fácil não é, e até podes só conseguir juntar os 30K em 6 anos e não em 2. A questão é mais se tem a capacidade de acumular dinheiro sem o gastar mal gasto. Se tiverem então à partida o empréstimo vai correr bem. Preocupa-me mais a malta que consegue juntar 10K por ano mas que de repente o Peugeot 3008 parece uma solução muito melhor que o 2008 Compartilhar este post Link para o post
F_Tex Publicado 24 Maio 2024 tudo muito bonito! mas falando de Lisboa / Porto - estou para ver o que vai acontecer aos preços das poucas casas que há no mercado depois destas medidas estarem em prática Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 24 Maio 2024 Quando falam em salário líquido conjunto é sem despesas ou com despesas? Se um casal alugar um T1 por 700€ (estou a ser simpático) e tiver mais 100€ de despesas fixas de casa e assumindo que ambos têm SA e não gastam mais que isso, os 3000€ passam para 2200€. As contas não são, nem podem ser, assim tão lineares. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 24 Maio 2024 Citação de xicantonio, há 28 minutos: Não é assim tão fácil quando o casal já está metido num arrendamento. Vamos supor que dali a 2 anos pouparam os 30k, o problema é que nesses 2 anos a casa que era 200k passou pa 300k Há vidas e vidas. Mas dando o meu exemplo, eu consegui em 2 ou 3 anos e a pagar renda, a fazer viagens todos os anos, a jantar fora todos os meses, etc. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 24 Maio 2024 Citação de Petar Musa, há 5 minutos: Há vidas e vidas. Mas dando o meu exemplo, eu consegui em 2 ou 3 anos e a pagar renda, a fazer viagens todos os anos, a jantar fora todos os meses, etc. 👮♂️@IRS👮♂️ 1 3 Compartilhar este post Link para o post
Ed Publicado 24 Maio 2024 Citação de Puto Perdiz, há 13 horas: o JPP é oposição ou é oposição controlada? Oposição, digamos que atualmente são capazes de serem mais oposição que o próprio PS cá, e isso vê-se nos resultados da sondagens. 1 Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 24 Maio 2024 Citação de Almeno, há 27 minutos: Quando falam em salário líquido conjunto é sem despesas ou com despesas? Se um casal alugar um T1 por 700€ (estou a ser simpático) e tiver mais 100€ de despesas fixas de casa e assumindo que ambos têm SA e não gastam mais que isso, os 3000€ passam para 2200€. As contas não são, nem podem ser, assim tão lineares. Esses 100 de despesas fixas são muito muito muito baixos. Além da internet, televisão, água, electricidade, mercearia variada, há despesas de combustível/passe wtv, se tiverem carro ainda podem ter que pagar mecânico, se tiverem filhos pagam mais uma carrada de coisas como creche e fraldas e formula... Há muita despesa "fixa" que se junta aí para um casal. Além daquilo que o @xicantonio diz: quanto mais poupam, mais o valor de mercado das casas aumentam. Além de que as rendas também aumentam nesse período, por exemplo... Não estou a dizer que não é bem possível poupar esse valor num curto espaço de tempo, mas também não é fácil. É preciso ter disciplina e alguma sorte para não acontecer nada que coma muito essas poupanças. Eu desde que preciso de ter um carro que percebo que basta utilizar o carro com normalidade que posso ter uma m*rda qualquer que aparece do nada e come logo 1000 paus ou assim 3 Compartilhar este post Link para o post
depina Publicado 24 Maio 2024 Citação de F_Tex, há 47 minutos: tudo muito bonito! mas falando de Lisboa / Porto - estou para ver o que vai acontecer aos preços das poucas casas que há no mercado depois destas medidas estarem em prática aumentar porque sabem que os jovens agora não pagam os impostos. e estou para ver a quantidade de pais a comprar casa através dos filhos. Compartilhar este post Link para o post
aarao73 Publicado 24 Maio 2024 Citação de Solero, há 8 horas: Isso não me faz grande sentido… o IRS ou é progressivo ou não é. Pelo menos não foi isso que tirei das notícias que saíram. IRS Jovem em 2025: O novo regime do IRS Jovem contempla o pagamento de um terço da taxa de imposto em vigor atualmente, até ao limite máximo de 15% para todos os rendimentos de trabalho de jovens até aos 35 anos e até ao oitavo escalão, ou seja, quem recebe até 81 199 euros brutos por ano ou o equivalente a um salário de até seis mil euros brutos mensais. O último escalão do IRS é o único não abrangido pela medida Fonte: https://contaspoupanca.pt/2024/05/23/irs-jovem-aprovada-nova-taxa-maxima-de-15-ate-aos-35-anos/ Garantia pública de financiamento: jovens até 35 anos até ao 8 escalão. Fonte: https://eco.sapo.pt/2024/05/23/garantia-publica-ao-credito-para-jovens-abrange-casas-ate-450-mil-euros/ Isenção de IMT/imposto de selo: é para todos os jovens independentemente do rendimento. Fonte: https://sicnoticias.pt/pais/2024-05-23-isencao-imt-e-imposto-do-selo-e-para-todos-os-jovens-independente-do-rendimento-0f7b84f1 Para quem comprou casa também nos vão devolver o valor desses impostos? Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 24 Maio 2024 Citação de Sandes., há 5 minutos: Esses 100 de despesas fixas são muito muito muito baixos. Pois são, quis fazer as contas por baixo. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 24 Maio 2024 Citação de depina, há 1 minuto: e estou para ver a quantidade de pais a comprar casa através dos filhos. Fiadores invertidos Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 24 Maio 2024 (editado) O lixado é quando se pede às pessoas para escolher entre poupar ou aproveitar um bocadinho da vida. É que com o preço das rendas, dos serviços de casa, gastos inesperados (avarias, médicos, etc..), transportes, e afins é impossivel para a grande maioria das pessoas conseguirem um bocadinho de pupança e de "viver". É que peço desculpa mas as pessoas também tem o direito de sair, divertir-se, etc... Editado 24 Maio 2024 por SAS_Robben 12 Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 24 Maio 2024 Eu passei quase 3 anos do arrendamento que tenho, em que 60% do meu ordenado líquido era só para as despesas. Compartilhar este post Link para o post