RAG Publicado 5 Outubro 2024 É suposto haver muita gente a ganhar mais de 1.600 líquidos? Isso pressupõe cerca de 2.400 brutos, não há muita gente assim. Jovens ou velhos, é um problema transversal Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 5 Outubro 2024 Citação de kareca, há 2 horas: Não tinha a noção disto. "Jovens" até 34 anos a ganhar até 1600€ é desmotivador. O que tu não tens noção é da miséria salarial portuguesa. 3 1 Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 5 Outubro 2024 Eu não conheço muita gente da minha idade a ganhar 1600 euros... Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 5 Outubro 2024 Citação de Plagio o Original, Em 19/01/2024 at 13:31: Se pudermos eleger o André Ventura para primeiro ministro, tudo vai ficar bem. Se conseguimos acabar com a ideia casas de banho mistas e dos pronomes neutros, com factos e logica, aí sim vamos ficar satisfeitos com o estado do mundo. Se metermos lá o psd e passarmos a pagar menos 4 euros de irs por mês, aí sim, o meu poder de compra, que atualmente é como o rio de S. Pedro de Moel que se some nas areias em plena praia, ali a 10 metros do mar em maré cheia, finalmente consegue desaguar de maneira que se possa dizer: porra, finalmente o rio desaguou! Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 5 Outubro 2024 Citação de SAS_Robben, há 48 minutos: Eu não conheço muita gente da minha idade a ganhar 1600 euros... Para cima ou para baixo? Excluindo a malta da IT, não chegam aos dedos de uma mão os que conheço que ganham mais que isso 1 Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 6 Outubro 2024 Vocês só lidam com gente da classe média para cima? É que conheço n pessoas que ganham pouco mais que o salario mínimo. Quanto ao IRS Jovem, não concordo e não acho que seja a solução porque voltamos a beneficiar uma parte da população em detrimento de outra. Um Jovem com 26 anos tem direito ao IRS Jovem e agora com um prazo alargado de 13 anos (?). Um de 27, fica a ch*par no dedo, é um absurdo completo. Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 6 Outubro 2024 Sem querer ser ofensivo nem desprezar ninguém mas acaba por ser normal não? O grupo de amigos acaba por representar o estrato social em que estamos. Se eu fizer limpezas numa garagem muito dificilmente o meu grupo de amigos será composto por cirurgiões, chefes de empresas ou diretores de bancos. Posso conhecer um ou outro individualmente mas não farei parte dos mesmos círculos. Em Portugal o máximo que ganhei legalmente foram 1400 euros e a trabalhar de segunda a segunda. 1 Compartilhar este post Link para o post
Cannonball Publicado 6 Outubro 2024 Citação de Chandler, há 12 horas: Moro perto. É bizarro como a cidade engalanada para os turistas, dos 1500€ por um T0 de 30m2 e dos tuk-tuks faz ali uma espécie de hiato para meter esta malta toda junta nos mesmos metros quadrados. É mais ou menos o que eu faço com o caixote de lixo na minha casa. E querem fazer dessa zona uma mini expo/alta de lisboa nova; com estes planos: Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 6 Outubro 2024 Citação de HappyKing, há 14 horas: Para deixar claro: os meus 5% não se referem a quem está fora e poderá voltar. Esses ainda será uma percentagem bem inferior. Referia-me a quem cá está e que seria beneficiado com a medida. Eu trouxe esses dados no outro dia mas não me importo de os trazer novamente: IRS jovem castiga salários até 1500 euros - Economia - Correio da Manhã (cmjornal.pt) Apenas 3% dos jovens em Portugal ganham mais de 1.600 euros por mês? – Poligrafo (sapo.pt) Dois em cada três jovens ganham menos de 1.000 euros líquidos - Renascença (sapo.pt) Destes 3 dados conclui-se que aquela proposta do PSD, entretanto descartada, iria beneficiar uma percentagem muito reduzida dos jovens e teria um custo bastante significativo (1000 milhões). Dito isto, não considero que a totalidade dessa percentagem vá agora emigrar por ter visto a proposta recuar. Uma parte irá, outra não. A questão é que o Montenegro e os Montenegros deste país não conseguem ter essa visão. Os jovens que eles conhecem - O Salvador Athayde, da Quinta da Marinha - queixam-se muito dos impostos "Que maçada padrinho, já viu, o Estado fica-me com metade da mesada, erm... salário que o paizinho me dá para aparecer na empresa 3 dias por semana depois do surf. Q'hórrôôôôr! Assim não dá para comprar aquela villa em Nova Oeiras para eu e a Constança irmos viver quando casarmos, q'hórrôôôôôr! A culpa é dos xuxalistas, padrinho, você tem de mudar isso." Compartilhar este post Link para o post
JGabriel Publicado 6 Outubro 2024 Citação de RAG, há 11 horas: É suposto haver muita gente a ganhar mais de 1.600 líquidos? Isso pressupõe cerca de 2.400 brutos, não há muita gente assim. Jovens ou velhos, é um problema transversal Ainda mais quando vais lá fora e vês que qualquer pessoa minimamente qualificada ganha, limpos, mais do que esses 2400. Dizer que é um problema de impostos é atirar areia para a cara das pessoas. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 6 Outubro 2024 Citação de IlidioMA, há 47 minutos: A questão é que o Montenegro e os Montenegros deste país não conseguem ter essa visão. Os jovens que eles conhecem - O Salvador Athayde, da Quinta da Marinha - queixam-se muito dos impostos "Que maçada padrinho, já viu, o Estado fica-me com metade da mesada, erm... salário que o paizinho me dá para aparecer na empresa 3 dias por semana depois do surf. Q'hórrôôôôr! Assim não dá para comprar aquela villa em Nova Oeiras para eu e a Constança irmos viver quando casarmos, q'hórrôôôôôr! A culpa é dos xuxalistas, padrinho, você tem de mudar isso." Também há os José Silva que até recebem acima da média, mas o Estado quer aproxima-los dos escalões mais baixos pela negativa 3 Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 6 Outubro 2024 Citação de Petar Musa, Agora: Também há os José Silva que até recebem acima da média, mas o Estado quer aproxima-los dos escalões mais baixos pela negativa Pois há. Acima da média, dizes bem. Não é essa o caso dos Salvadores Athaydes que eram os que iam ser mais beneficiados pelo IRS jovem. Esses recebem muito acima da média. Os Josés Silvas iam ver uns parcos euros a mais em cada mês (bom, sempre é algo). O Salvador Athayde ia já conseguir casar com a Constança na Comporta e irem viver para o duplex em Nova Oeiras e lá terem o primeiro dos 9 filhos (o Dinis Maria, o Be'na'do, a Carolina, a Teresa, o Martim, a Maria Francisca, o Afonso, a Leonor e a Beatriz de Jesus) que vão - acho que é obrigatório para os betos - ter. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 6 Outubro 2024 Citação de Cannonball, há 1 hora: E querem fazer dessa zona uma mini expo/alta de lisboa nova; com estes planos: Não era nessa zona o projeto para o novo mega hospital de Lisboa oriental? Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 6 Outubro 2024 (editado) Agora mais sério, o IRS jovem, no campo das ideias, nem é coisa que me choque, que eu rejeite. Enfim, o país tem de fazer alguma coisa para conservar os seus jovens, ou tentar [é irónico, porque é o mesmo país que andou, com grande leveza e senão com gáudio a dar aos jovens porrada, desemprego, precariedade, baixos salários, alta rotação de empregos, trabalho temporário, estágios não remunerados, estágios magramente remunerados, estágios upon estágios, falsos recibos verdes, impossibilidade de comprar casa, de arrendar casa, de sair de casa, de casar, de se juntar, de fazer vida de adulto durante duas décadas, sem grande sublevação, pois que era essa a firmeza que a juventude, esses malandros, precisavam para deixarem de ser preguiçosos e piegas e agora, 20 anos volvidos, quando já se queimou uma geração inteira de portugueses (a malta nascida nos anos 80 e 90, aminha malta) que foi para Inglaterra e a Holanda - quantos de nós trintões ou não fomos, ou não conhecemos dezenas de amigos nossos que tenham ido? - e que agora, aparece a tarde a más horas, com paninhos quentes "ai, ui, coitada da juventude" só - ninguém me tira da cabeça - porque Portugal em termos cromáticos está a mudar desde os últimos 5 anos e querem que Portugal, permaneça, enfim, português...] mas o IRS jovem para mim é pateta - to say de least - porque ignora o verdadeiro maior problema de que os jovens padecem. O problema não é o imposto que incide sobre o salário, o problema é o salário. Como custa mais fazer algo que mude a política e a cultura salarial do país (acabei de elencar as boas práticas a que a classe empresarial votou a juventude que foi para o mercado de trabalho desde 1999 até hoje) então finge-se que se está a fazer alguma coisa, só porque sim, só para parecer bem e quiçá caçar um voto ou outro, quando na prática está a dar-se uma borla fiscal aos que mais têm. Uma vez mais. Que é a única coisa que a direita fala, sabe ou quer fazer (a direita democrática, a outra quer fazer coisas de outros tempos) Editado 6 Outubro 2024 por IlidioMA 1 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 6 Outubro 2024 Citação de IlidioMA, há 1 hora: A questão é que o Montenegro e os Montenegros deste país não conseguem ter essa visão. Os jovens que eles conhecem - O Salvador Athayde, da Quinta da Marinha - queixam-se muito dos impostos "Que maçada padrinho, já viu, o Estado fica-me com metade da mesada, erm... salário que o paizinho me dá para aparecer na empresa 3 dias por semana depois do surf. Q'hórrôôôôr! Assim não dá para comprar aquela villa em Nova Oeiras para eu e a Constança irmos viver quando casarmos, q'hórrôôôôôr! A culpa é dos xuxalistas, padrinho, você tem de mudar isso." Essa visão fica mais evidente quando, apresentando medidas sobre a habitação, tiveste a ministra da Juventude a utilizar exemplos de jovens a comprar casas de quatrocentos mil euros. Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 6 Outubro 2024 Citação de IlidioMA, há 3 minutos: Agora mais sério, o IRS jovem, no campo das ideias, nem é coisa que me choque, que eu rejeite. Enfim, o país tem de fazer alguma coisa para conservar os seus jovens, ou tentar [é irónico, porque é o mesmo país que andou, com grande leveza e senão com gáudio a dar aos jovens porrada, desemprego, precariedade, baixos salários, alta rotação de empregos, trabalho temporário, estágios não remunerados, estágios magramente remunerados, estágios upon estágios, falsos recibos verdes, impossibilidade de comprar casa, de arrendar casa, de sair de casa, de casar, de se juntar, de fazer vida de adulto durante duas décadas, sem grande sublevação, pois que era essa a firmeza que a juventude, esses malandros, precisavam para deixarem de ser preguiçosos e piegas e agora, 20 anos volvidos, quando já se queimou uma geração inteira de portugueses (a malta nascida nos anos 80 e 90, aminha malta) que foi para Inglaterra e a Holanda - quantos de nós trintões ou não fomos, ou não conhecemos dezenas de amigos nossos que tenham ido? - e que agora, aparece a tarde a más horas, com paninhos quentes "ai, ui, coitada da juventude" só - ninguém me tira da cabeça - porque Portugal em termos cromáticos está a mudar desde os últimos 5 anos e querem que Portugal, permaneça, enfim, português...] mas o IRS jovem para mim é pateta - to say de least - porque ignora o verdadeiro maior problema que os jovens padecem. O problema não é o imposto que incede sobre o salário, o problema é o salário. Como custa mais fazer algo que mude a política e a cultura salarial do país (acabem de elencar as boas práticas a que a classe empresarial votou a juventude que foi para o mercado de trabalho desde 1999 até hoje) então finge-se que se está a fazer alguma coisa, só porque sim, só para parecer bem e quiçá caçar um voto ou outro, quando na prática está a dar-se uma borla fiscal aos que mais têm. Uma vez mais. Que é a única coisa que a direita fala, sabe ou quer fazer (a direita democrática, a outra quer fazer coisas de outros tempos) Acho que nunca vi um parêntesis reto tão longo, e com um parêntesis curvo pelo meio. Parabéns. 13 4 Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 6 Outubro 2024 Eu entendo a ideia de tentar combater o brain drain das pessoas mais qualificadas que ganham mais, mas acho o IRS jovem uma medida cara para os benefícios discutíveis. Trocava por uma ligeira descida nos escalões intermédios. A ligeira descida no IRC tenho algumas dúvidas mas aceito. Também acho que está tudo ao contrário na habitação, já está mais que visto que *neste sector em particular* a tendência para desregulamentação da última década está a causar problemas que não só aumentam a desigualdade, como eventualmente irão começar a afetar a própria economia - com as pessoas a deixar passar ofertas de emprego porque trocar de casa é impossível, ou a não ir estudar porque alugar quarto numa universidade longe é impossível. Acho os apoios à compra da primeira habitação uma medida errada pois mais uma vez só beneficiam uma fatia muito pequena de pessoas, e ainda inflacionam mais o mercado. O que se necessita (na minha opinião de leigo) é medidas de apoio à construção para a classe média (nem que seja o próprio estado a construir essas habitações em massa), e de estancar pressões inflacionárias, como ter limites para o número de licenças de AL e regras para em que zonas podem estar estes AL e como interagem com a oferta hoteleira; aumentar impostos para segundas habitações que não estejam a ser arrendadas a longo prazo; resolver a salganhada horrorosa que é a resolução de herdeiros em Portugal em que se um dos 25 herdeiros não quiser vender a sua parte o imóvel fica a apodrecer para sempre; ter medidas também que incentivem os senhorios a querer sequer arrendar a longo prazo, porque em Portugal se arrendas alguma coisa a alguém que não te pague ou te estrague as coisas tás completamente fdd e por isso muita gente tem medo de o fazer (talvez o tal grande investimento na reforma da justiça que ninguém tem tomates para fazer); etc etc etc. A habitação é o único sector em Portugal em que tens políticas super neoliberalistas (que já vêm de trás, diga-se) e se calhar não funciona, não é. As coisas também têm de ter um equilíbrio. Basicamente quando eu queria um governo de centro-direita, era quase tudo ao contrário do que estes gajos tão a fazer. Tão a levar ainda mais para a direita as coisas que já estavam demasiado para a direita, e mostram-se "generosos" com o povo em m*rda parvas. Ainda para mais com o agravante das pieguices conservadoras que certas facções do governo de vez em quando mostram (declarações estapafúrdias sobre o aborto, Olivença, pronto aquelas coisas do CDS), e com medidas que são muito duvidosas para a manutenção ou redução da dívida pública. Se era para isto que tivesse ficado o Costa. Era importante para Portugal que o PSD passasse pelo poder neste momento, porque senão a direita arriscava-se a ser completamente substituída pelo Chega, mas estes gajos tão a desperdiçar a oportunidade. A única coisa que se safa é que o Montenegro está a se mostrar surpreendentemente habilidoso nas politiquices mundanas de gerir a narrativa, os timings, as negociações etc, o que é bom para minimizar perigos como o Chega, mas isso não esconde a má direção de longo prazo para que estão a levar o país. 4 2 Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 6 Outubro 2024 Citação de noikeee, há 1 minuto: Eu entendo a ideia de tentar combater o brain drain das pessoas mais qualificadas que ganham mais, mas acho o IRS jovem uma medida cara para os benefícios discutíveis. Trocava por uma ligeira descida nos escalões intermédios. A ligeira descida no IRC tenho algumas dúvidas mas aceito. concordo genericamente com isto. Eu fazia uma medida - que não sei quaão praticável é - que seria uma troca de IRS por IRC. Ou seja, eu descia o IRC, bastante, a empresas que aumentassem os salários dos seus funcionários. Quanto mais aumentassem os salários mais aumentaria o desconto do IRC Agora, os senhores do fisco, que têm os big brains, os belos salários e as informações todas sobre todos nós, que operacionalizassem isso que eu cá não sei. Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 6 Outubro 2024 Posso estar a dizer uma barbaridade mas por isso é que estamos num forum e serve para aprender. Falando das empresas e IRC. A ideia que tenho é que Portugal é composto por mais de 60/70% de micro e médias empresas. Não sei o que define uma média empresa mas penso que será algo com mais de 5 trabalhadores e menos de 20(?). Mas um dos problemas estará logo aqui. Quando estamos a falar de IRC parece que estamos sempre a falar de Sonae, Prozis, Mota Engil, etc. Temos é de criar condições para ter este tipo de empresas. Tudo o que sejam benesses para médias empresas (para se transformarem em grandes) têm de ser medidas utilizadas para o patrão fazer crescer a empresa e não para ter mais benefício e sacar o Porsche através da empresa. Mais grandes empresas, menos micro e médias empresas. Tem de se criar condições para isso e não asfixiar quem começa a fazer crescer algo e que é obrigado a não dar esse passo. 1 Compartilhar este post Link para o post
Cannonball Publicado 6 Outubro 2024 Citação de kareca, há 1 hora: Não era nessa zona o projeto para o novo mega hospital de Lisboa oriental? Isso é na Bela Vista. 2 Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 6 Outubro 2024 Citação de Jimpo, há 1 hora: Posso estar a dizer uma barbaridade mas por isso é que estamos num forum e serve para aprender. Falando das empresas e IRC. A ideia que tenho é que Portugal é composto por mais de 60/70% de micro e médias empresas. Não sei o que define uma média empresa mas penso que será algo com mais de 5 trabalhadores e menos de 20(?). Mas um dos problemas estará logo aqui. Quando estamos a falar de IRC parece que estamos sempre a falar de Sonae, Prozis, Mota Engil, etc. Temos é de criar condições para ter este tipo de empresas. Tudo o que sejam benesses para médias empresas (para se transformarem em grandes) têm de ser medidas utilizadas para o patrão fazer crescer a empresa e não para ter mais benefício e sacar o Porsche através da empresa. Mais grandes empresas, menos micro e médias empresas. Tem de se criar condições para isso e não asfixiar quem começa a fazer crescer algo e que é obrigado a não dar esse passo. sim o que o mundo precisa é de mais multinacionais Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 6 Outubro 2024 Citação de Rain Dog, há 7 minutos: sim o que o mundo precisa é de mais multinacionais Ok. Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 6 Outubro 2024 Citação de Rain Dog, há 3 minutos: sim o que o mundo precisa é de mais multinacionais não é isso que ele está a dizer. o que ele está a dizer é que uma economia não é forte se não tiver empresas grandes e nós, empresas grandes que sejam tuga é bastante raro. Sim, eu sei, yada yada, diz lá o teu shtick, eu sei que tu agora viraste altermundista e professas viver no mato a fazeres cordas com o teu cabelo, e fuck y'all sheeple, mas no mundo real, e vivendo nós todos (China inclusive) num sistema capitalista que não desaparecerá (vide a China, again) dá jeito a uma economia capitalista haver capital no país. Porém @Jimpo acho mais fácil acabar-se com Portugal, integrarmo-nos em Espanha (para passarmos a ter grandes empresas nacionais) do que fomentarmos grandes empresas de capital português. 2 Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 6 Outubro 2024 Citação de Jimpo, há 1 hora: Posso estar a dizer uma barbaridade mas por isso é que estamos num forum e serve para aprender. Falando das empresas e IRC. A ideia que tenho é que Portugal é composto por mais de 60/70% de micro e médias empresas. Não sei o que define uma média empresa mas penso que será algo com mais de 5 trabalhadores e menos de 20(?). Mas um dos problemas estará logo aqui. Quando estamos a falar de IRC parece que estamos sempre a falar de Sonae, Prozis, Mota Engil, etc. Temos é de criar condições para ter este tipo de empresas. Tudo o que sejam benesses para médias empresas (para se transformarem em grandes) têm de ser medidas utilizadas para o patrão fazer crescer a empresa e não para ter mais benefício e sacar o Porsche através da empresa. Mais grandes empresas, menos micro e médias empresas. Tem de se criar condições para isso e não asfixiar quem começa a fazer crescer algo e que é obrigado a não dar esse passo. Não percebo esse último parágrafo. Qual é a vantagem de ter mais grandes empresas? Aglutinar ainda mais os grandes rendimentos? É que as micro e pequenas empresas apenas têm esse nome devido ao número de gente que empregam, não devido à sua grandeza económica. O país precisas de mais empresas pequenas viáveis e fortes, não de ter grandes empresas a engolir o empresário comum. Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 6 Outubro 2024 Citação de IlidioMA, há 6 minutos: não é isso que ele está a dizer. o que ele está a dizer é que uma economia não é forte se não tiver empresas grandes e nós, empresas grandes que sejam tuga é bastante raro. Sim, eu sei, yada yada, diz lá o teu shtick, eu sei que tu agora viraste altermundista e professas viver no mato a fazeres cordas com o teu cabelo, e fuck y'all sheeple, mas no mundo real, e vivendo nós todos (China inclusive) num sistema capitalista que não desaparecerá (vide a China, again) dá jeito a uma economia capitalista haver capital no país. Porém @Jimpo acho mais fácil acabar-se com Portugal, integrarmo-nos em Espanha (para passarmos a ter grandes empresas nacionais) do que fomentarmos grandes empresas de capital português. sim o que o mundo precisa é de mais multinacionais Compartilhar este post Link para o post