Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de zeca galhão, há 2 minutos:

O problema deste crescimento do Chega é do PS e do PSD. O Costa no inicio até gozava e fazia as suas piadas e foi alimentado o monstro porque lhe convinha e era uma maneira de fragmentar a direita. E resultou, resultou tão bem que conseguiu uma maioria absoluta com pouco mais de 40% dos votos. Só que o que ele não contava era que esse monstro também se iria alimentar de votos à esquerda e agora o monstro está descontrolado. Só uma governação forte e positiva da AD aliado a um líder forte do PS poderão acabar com o Chega antes que o Chega acabe connosco.

O Costa conseguiu uma maioria absoluta porque o combate ao COVID foi um sucesso e porque a crise política foi criada pelos partidos à esquerda do PS e não pelo PS.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse para mim é o dado mais preocupante: haver boomers e velhotes xenófobos já é um dado adquirido, ver malta nova a ser doutrinada com esta ideologia é que me arrepia.

• Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post

Só uma questão, agora que são conhecidos os resultados eleitorais e o Chega será a 2 força política.
Vamos colocar o hipotético cenário que não se consegue ter um entendimento entre PSD e direita e/ou PSD+PS. Isto se chegarmos sequer à votação de OE para 2026. Sabendo que não podemos ir novamente a eleições, o que poderá ser feito? Governo de salvação nacional? E, quem poderia estar representado neste governo?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, Agora:

O Costa conseguiu uma maioria absoluta porque o combate ao COVID foi um sucesso e porque a crise política foi criada pelos partidos à esquerda do PS e não pelo PS.

Teve uma maioria porque o Chega roubou votos à direita tirando deputados ao PSD fazendo com que o PS vencesse nos distritos. Ter maioria com 40% dos votos não é normal e só essa fragmentação fez com que tal acontecesse.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 2 minutos:

Esse para mim é o dado mais preocupante: haver boomers e velhotes xenófobos já é um dado adquirido, ver malta nova a ser doutrinada com esta ideologia é que me arrepia.

E muitos deles viajam e ja "viram mundo"

Compartilhar este post

Link para o post

E a narrativa é simples: "nós não somos racistas, o PS é que abriu a porta a esta gente que não quer fazer nada e está a tornar Portugal inseguro".

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

E os ciganos?

Ainda recentemente ouvi por uma pessoa que considero que o Ventura teve tomates para enfrentar os ciganos...

O gajo vai ter sempre um alvo.

Editado por Axadrezado
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de zeca galhão, há 1 minuto:

Teve uma maioria porque o Chega roubou votos à direita tirando deputados ao PSD fazendo com que o PS vencesse nos distritos. Ter maioria com 40% dos votos não é normal e só essa fragmentação fez com que tal acontecesse.

Então não? Maiorias com 40 a 45% dos votos é do mais fácil que há com o método de Hondt.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa que me vem à cabeça: não há outros países europeus onde isto tenha acontecido mais cedo e que já tenham conseguido inverter a curva? E se sim, de que forma é que o conseguiram fazer?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, Agora:

Então não? Maiorias com 40 a 45% dos votos é do mais fácil que há com o método de Hondt.

É mais fácil mas ninguém a esperava nem o Costa. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 1 minuto:

E a narrativa é simples: "nós não somos racistas, o PS é que abriu a porta a esta gente que não quer fazer nada e está a tornar Portugal inseguro".

Ainda hoje ouvi isso da boca de alguém que tem família, valores católicos e uma vida muito confortável.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, Agora:

E muitos deles viajam e ja "viram mundo"

Eles estão-se a borrifar para isso. Nas redes sociais só vêm todo o mal que a globalização provoca, nem sequer pensam no ponto positivo que temos. Eles nem sequer pensam que os Passaportes actuais que nos permitem entrar em países livremente resultou de longuíssimos anos para quebrar barreiras à mobilidade. Assumem como um dado adquirido, e só quando sentirem na pele fortemente essa restrição é que irão mudar. Mas essa restrição pode só culminar na geração seguinte, que não pretende mudar e/ou prefere manter este estilo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 1 minuto:

Coisas ditas muitas vezes não se tornam verdade. Tal como agora houve eleições por vontade do Montenegro, na altura foi o PS que as provocou. E foram ambos bem sucedidos em transitar a culpa, porque a malta gosta de comer gelados com a testa.

Quanto a ontem, já vamos em 1.3M a votar facho e ainda se fala de votos de protesto... até me dá a volta à barriga.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 3 minutos:

Imaginar os pais/avos/bisavós que viveram o que viveram e agora têm de ver os seus descendentes a escolher exatamente aquilo que a sua geração tanto lutou para exterminar. 

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não sei quanto a vocês, mas estas eleições deixaram-me particularmente enojado, pelo simples motivo de ver este tipo de discurso cada vez mais normalizado até em círculos mais próximos por parte de pessoas que eu tinha em melhor conta. Nem sei muito bem como reagir a isto, eu tenho tendência a evitar este tipo de conversas políticas porque é angustiante ver que por mais argumentos se possa ter, parece que é um comboio em andamento impossível de travar.

• Like 2
  • Concordo! 9

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 1 minuto:

Eu não sei quanto a vocês, mas estas eleições deixaram-me particularmente enojado, pelo simples motivo de ver este tipo de discurso cada vez mais normalizado até em círculos mais próximos por parte de pessoas que eu tinha em melhor conta. Nem sei muito bem como reagir a isto, eu tenho tendência a evitar este tipo de conversas políticas porque é angustiante ver que por mais argumentos se possa ter, parece que é um comboio em andamento impossível de travar.

Melhor coisa que fiz foi cortar com essa gente toda. Não me interessa se são família ou se trabalham comigo.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, há 3 minutos:

Coisas ditas muitas vezes não se tornam verdade. Tal como agora houve eleições por vontade do Montenegro, na altura foi o PS que as provocou. E foram ambos bem sucedidos em transitar a culpa, porque a malta gosta de comer gelados com a testa.

Quanto a ontem, já vamos em 1.3M a votar facho e ainda se fala de votos de protesto... até me dá a volta à barriga.

Foi a razão para mudar o meu voto do BE para o LIVRE, haviam condições para se abster no OE mas foram intransigentes. Tudo bem, mas as pessoas também tem direito a ficar chateadas com o facto dessa intransigência ter criado uma crise política.

Daí concluir que como gelados com a testa dá para perceber que nenhuma conversa sobre política pode durar muito tempo. Esta acaba aqui.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de zeca galhão, há 1 minuto:

É mais fácil mas ninguém a esperava nem o Costa. 

E o meu ponto é, nessa eleições o Chega teve 7% e em muitos lados não elegeu deputados mas foram votos que saíram da direita e por sua vez deputados. E em parte ajudou à maioria. Só que agora já vão roubar votos à direita, à esquerda e até à abstenção e isso é mesmo muito preocupante.

Citação de Solero, há 3 minutos:

Não são argumentos, são soundbites. Um partido de populismo e de renegados e criminosos dos outros partidos não tem soluções para nada e não é solução para nada.

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 15 minutos:

Outra razão pela qual a extrema-direita ainda tem muito por onde crescer: Em Portugal 40% dos adultos só compreendem textos simples e matemática básica.

Mas há sempre uma desculpa qualquer para Portugal estar cheio de gente burra e racista.

Mais uma vez o nosso menino José Sócrates foi visionário com as novas oportunidades mas depois ridicularizaram e acabaram com isso.

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 13 minutos:

Passeia pelos TikToks da vida e vais perceber... 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 12 minutos:

Malta nova? Vou fazer rant de velho mas a chavalada que aí vem está toda comida da cabeça. Seja os das apostas, os tiktoks, os tates, os trans ou os que fazem de ter pseudo autismo a sua personalidade.

• Like 1
  • Concordo! 7

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, Agora:

Foi a razão para mudar o meu voto do BE para o LIVRE, haviam condições para se abster no OE mas foram intransigentes. Tudo bem, mas as pessoas também tem direito a ficar chateadas com o facto dessa intransigência ter criado uma crise política.

Daí concluir que como gelados com a testa dá para concluir que nenhuma conversa sobre política pode durar muito tempo.

E porque é que não foi o PS a ser intransigente? Não é o Governo minoritário que tem que criar condições para a aprovação? O PS sabia que declarar culpa do BE e da CDU lhe dava força para deixar de precisar deles. Forçou-os a um chumbo, tal como o Montenegro forçou agora uma moção de confiança sabendo de antemão que seria chumbada. Era mais arriscado porque era o PS do outro lado e não os pequeninos BE/CDU... mas o Pedro Nuno é um banana  ¯\_(ツ)_/¯

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, há 3 minutos:

mas o Pedro Nuno é um banana  ¯\_(ツ)_/¯

E é de facto. Fez all-in quando tudo apontava para que o resultado fosse este, e pelo caminho teve o "mérito" de encher o balão do Chega.

Além do mais, colocou o PS numa situação em que basicamente se vê obrigado a aprovar o próximo OE, sob pena de provocar uma queda de Governo que seria ainda mais incompreensível para o cidadão comum, e que portanto ainda esvaziaria mais o PS.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de La Flame, há 17 minutos:

Imaginar os pais/avos/bisavós que viveram o que viveram e agora têm de ver os seus descendentes a escolher exatamente aquilo que a sua geração tanto lutou para exterminar. 

Mais valia terem batido uma punheta.

• Like 1
  • Haha 6

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...