rcoelho14 Publicado Janeiro 2 Citação de noikeee, há 9 minutos: O Cotrim é um radical de direita, numa altura em que tens o parlamento completamente inclinado para a direita. Por muito educado que seja, para mim não é uma opção séria. Sempre preferi claramente o Seguro deste lote de candidatos, mesmo sem ser um candidato inspirador. Ainda considerei votar útil Marques Mendes caso estivesse entre ele e o almirante passar à segunda volta, mas acho que era importante não termos um político de direita como presidente neste momento, mesmo que seja o gajo mais à direita da esquerda toda (que é mais ou menos onde eu me situo ideologicamente também, por isso não me choca). Não acredito que o Seguro passe nem vença - acho que vai ser o Marques Mendes o próximo presidente da república. Mas era giro, até porque queria ver qual seria a relação institucional entre o Seguro presidente da república, e o presidente do conselho europeu. Já sei que vou levar nos cornos por dizer isto, mas para mim não é uma frase absurda. O país tem uma dívida para com o Cunhal, é certo, e o contrário para com o Salazar. Mas caso o Cunhal tivesse tomado o poder nos anos 70, não me admirava que isto se tornasse uma desgraça ainda pior do que já era. Até porque, para além da corrente ideológica e das dúvidas que eu tenho de até que ponto foi um democrata genuino ou contrariado; com a situação geopolítica, sermos aliados da Rússia e inimigos de todos os países à nossa volta, era genial. O Cotrim que ainda agora no programa do Geirinhas disse que entre o 25 de Abril e o 25 de Dezembro disse que preferia o 25 de Dezembro porque era uma data com 2000 anos. Ele engana pela forma mais educada de falar, mas é um facho disfarçado. Sobre o Salazar vs Cunhal, eu percebo o teu ponto de vista, mas isso são muitos "se". O Cunhal teve uma vida de luta contra o fascismo e foi importante na nossa democracia, o Salazar é um dos principais causadores do atraso multi-geracional que o país ainda hoje sente. Eu olho para os candidatos atuais e nenhum me convence totalmente. O Jorge Pinto é o meu favorito, mas não sei se teria a experiência necessária para lidar com a situação política atual, tanto a nível nacional como internacional. O resto pronto, os 3 principais candidatos a vencer está mais que visto que irão fazer 0 oposição ao governo nos momentos em que será necessária. O Cotrim e o Ventura para mim são a mesma coisa, com formas de se apresentar diferentes. A Catarina Martins até gosto dela, seria minha 2ª opção, mas também é alguém que tem uma imagem muito desgastada nos olhos do povo. O António Filipe que me desculpe, é um meme ambulante nesta eleição. Quando o assunto toca na política externa é um ai Jesus não sabe para onde se virar. O resto dos candidatos estão lá a fazer monte, resumidamente. Dito isto, a minha aposta para a vitória é como a tua, julgo que o Marques Mendes vai vencer facilmente, a menos que haja alguma surpresa. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado Janeiro 2 Citação de noikeee, há 18 minutos: O Cotrim é um radical de direita, numa altura em que tens o parlamento completamente inclinado para a direita. Por muito educado que seja, para mim não é uma opção séria. Sempre preferi claramente o Seguro deste lote de candidatos, mesmo sem ser um candidato inspirador. Ainda considerei votar útil Marques Mendes caso estivesse entre ele e o almirante passar à segunda volta, mas acho que era importante não termos um político de direita como presidente neste momento, mesmo que seja o gajo mais à direita da esquerda toda (que é mais ou menos onde eu me situo ideologicamente também, por isso não me choca). Não acredito que o Seguro passe nem vença - acho que vai ser o Marques Mendes o próximo presidente da república. Mas era giro, até porque queria ver qual seria a relação institucional entre o Seguro presidente da república, e o presidente do conselho europeu. Já sei que vou levar nos cornos por dizer isto, mas para mim não é uma frase absurda. O país tem uma dívida para com o Cunhal, é certo, e o contrário para com o Salazar. Mas caso o Cunhal tivesse tomado o poder nos anos 70, não me admirava que isto se tornasse uma desgraça ainda pior do que já era. Até porque, para além da corrente ideológica e das dúvidas que eu tenho de até que ponto foi um democrata genuino ou contrariado; com a situação geopolítica, sermos aliados da Rússia e inimigos de todos os países à nossa volta, era genial. Eu não consigo compreender como é que se consegue dizer uma coisa assim e ser um ser funcional no dia a dia. Como é que se compara um ditador de vários anos a uma pessoa que se lhe admite uma divida e se põe em cima um cenário completamente hipotético? Como? Porque não dizer que o Cotrim se for eleito pode matar os pobres todos à metralhadora? Ou se o Sampaio da novoa tivesse ganho hoje éramos todos espanhóis? 2 2 Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado Janeiro 2 Citação de Sandes., há 21 minutos: Eu não consigo compreender como é que se consegue dizer uma coisa assim e ser um ser funcional no dia a dia. Como é que se compara um ditador de vários anos a uma pessoa que se lhe admite uma divida e se põe em cima um cenário completamente hipotético? Como? Porque não dizer que o Cotrim se for eleito pode matar os pobres todos à metralhadora? Ou se o Sampaio da novoa tivesse ganho hoje éramos todos espanhóis? Porque era líder de um partido que estava alinhado ideologicamente com uma das piores ditaduras do século 20. Se ia ser um Stalin (completamente avariado e sanguinário) ou um Gorbatchov (reformista, conciliador, mas mesmo assim ainda mais autoritário que democrata), não sei, mas nenhum deles era lá muito bom. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado Janeiro 2 Entre o que o Cunhal podia ter sido e aquilo que o Salazar foi realmente é difícil escolher. avó rodas camião 9 Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado Janeiro 2 Citação de noikeee, há 12 minutos: Porque era líder de um partido que estava alinhado ideologicamente com uma das piores ditaduras do século 20. Se ia ser um Stalin (completamente avariado e sanguinário) ou um Gorbatchov (reformista, conciliador, mas mesmo assim ainda mais autoritário que democrata), não sei, mas nenhum deles era lá muito bom. Mas sabes o que é que ele foi? Foi o Álvaro cunhal. Não estás a comparar o Salazar ao Stalin ou ao Gorbachev Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado Janeiro 2 (editado) Citação de noikeee, há 26 minutos: Porque era líder de um partido que estava alinhado ideologicamente com uma das piores ditaduras do século 20. Se ia ser um Stalin (completamente avariado e sanguinário) ou um Gorbatchov (reformista, conciliador, mas mesmo assim ainda mais autoritário que democrata), não sei, mas nenhum deles era lá muito bom. Assumo que - pela mesma lógica - matarias Hitler quando ele era bebé. Editado Janeiro 2 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado Janeiro 2 Citação de HappyKing, há 5 minutos: Assumo que - pela mesma lógica - matarias Hitler quando ele era bebé. Em quantas partes o querias? 4 Compartilhar este post Link para o post
Pan Publicado Janeiro 2 (editado) Alguém conte ao Cotrim qual foi o papel do Álvaro Cunhal no 25 de novembro que ele tanto adora, e depois façam a pergunta de novo. Editado Janeiro 2 por Pan 5 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado Janeiro 2 Citação de noikeee, há 1 hora: Até porque, para além da corrente ideológica e das dúvidas que eu tenho de até que ponto foi um democrata genuino ou contrariado; com a situação geopolítica, sermos aliados da Rússia e inimigos de todos os países à nossa volta, era genial. Em que altura da História é que a Rússia foi comunista? 2 Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado Janeiro 2 Citação de HappyKing, há 15 minutos: Assumo que - pela mesma lógica - matarias Hitler quando ele era bebé. Apesar de estar na ignore, acho importante clarificar que nem é isto que o noikee diz. O que ele diz é que mataria um bebé que tivesse uma suástica no berço, porque poderia um dia tornar-se igual ao Hitler 1 Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado Janeiro 2 Citação de Descartes, há 19 minutos: Em que altura da História é que a Rússia foi comunista? Foi uma imprecisão histórica semi-propositada. Na altura em que o estado sucessor do Império Russo, que herdou o historial colonialista do mesmo e continuou em vários períodos (intermitentes) políticas de russificação de províncias mais distantes, e o qual detinha a sua larguíssima maior província chamada "Rússia", que deu posteriormente origem a um estado chamado "Rússia", o foi. Citação de Sandes., há 13 minutos: Apesar de estar na ignore, acho importante clarificar que nem é isto que o noikee diz. O que ele diz é que mataria um bebé que tivesse uma suástica no berço, porque poderia um dia tornar-se igual ao Hitler Sim claro exatamente igual, foi isso que disse palavra por palavra. Até falei que se devia era mesmo matar pessoas e tudo Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado Janeiro 2 Citação de noikeee, há 1 minuto: Foi uma imprecisão histórica semi-propositada. Na altura em que o estado sucessor do Império Russo, que herdou o historial colonialista do mesmo e continuou em vários períodos (intermitentes) políticas de russificação de províncias mais distantes, e o qual detinha a sua larguíssima maior província chamada "Rússia", que deu posteriormente origem a um estado chamado "Rússia", o foi. Sim claro exatamente igual, foi isso que disse palavra por palavra. Até falei que se devia era mesmo matar pessoas e tudo Acho que a questão de matar o Hitler não foi dita também de forma literal. É uma expressão comum... A questão é que a certeza do que o Salazar foi, para ti, é igualmente má a uma hipótese na tua cabeça do que o cunhal podia ter sido Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado Janeiro 2 Citação de Bashir, há 35 minutos: Em quantas partes o querias? https://www.nbcphiladelphia.com/news/national-international/bush-says-hed-kill-baby-hitler-if-he-could-travel-back-in-time/2003931/ "It said, 'If you could go back in time and kill baby Hitler, would you? I need to know,'" Bush told a Huffington Post reporter on the Bush campaign bus in New Hampshire last week. Bush's answer, according to the video clip: "Hell, yeah, I would. Look, you gotta step up man." Bush wryly tweeted Monday: "Gotta do it," referring to the Huffington Post item. 3 Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado Janeiro 2 (editado) Citação de Sandes., há 8 minutos: Acho que a questão de matar o Hitler não foi dita também de forma literal. É uma expressão comum... A questão é que a certeza do que o Salazar foi, para ti, é igualmente má a uma hipótese na tua cabeça do que o cunhal podia ter sido Eu não disse que a hipótese era igualmente má. Apenas disse que a frase do Cotrim não era absurda. Não disse que concordava por inteiro com essa frase, até porque acho que este tipo de discurso por parte da IL traz água no bico. Todos nós conseguimos imaginar a hipótese na nossa cabeça do que o Ventura poderá ser, ou do que a Marine Le Pen poderá ser. Será igual ao Salazar? Não sei. Existe uma probabilidade bastante grande de ser bastante mau? Existe. Eu entendo que esta analogia também não encaixa a 100%, pois o Cunhal tem uma certa história de heroísmo enquanto, obviamente, potenciais ditadores mesquinhos e oportunistas contemporâneos como Venturas e Le Pens não o têm. A diferença é que no Cunhal vocês só veêm a parte do heroísmo, enquanto eu também vejo a ideologia autoritária e economicamente inviável. Editado Janeiro 2 por noikeee Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado Janeiro 2 Citação de Bashir, há 1 hora: Em quantas partes o querias? É um dilema moral interessante e muito debatido de forma académica. Não o faria. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado Janeiro 3 E o Cunhal não gostava, por motivos diferentes, nem do Stalin nem do Gorbachov. Citação de noikeee, há 4 horas: A diferença é que no Cunhal vocês só veêm a parte do heroísmo, enquanto eu também vejo a ideologia autoritária Deixa-te de achismos e concretiza com factos. Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado Janeiro 3 (editado) Se o Cunhal fosse metade do que a malta de direita faz dele então certamente não teria havido 363896 movimentos de extrema esquerda revolucionária a aparecer em Portugal entre 73 e 75 cujo principal foco era atacar o PCP. Cunhal em 74 era um burocrata, um apparatchik da internacional do PCUS, e o que o PCUS de Brezhnev, numa altura de détente, com clara redução de hostilidade entre os dois blocos da Guerra Fria, o que menos queria certamente era um país sem importância nenhuma a provocar uma crise internacional na Europa Ocidental. Em 74 toda a gente sabia disto e é por isso que na sequência do momento revolucionário há uma explosão de popularidade de uma extrema esquerda verdadeiramente revolucionária com tendências maoista ou guevaristas que se identificam com os não alinhados e que querem quebrar esse status quo de equilíbrio de blocos e por isso atacam o pcp pelo seu eleitoralismo e submissão à política soviética. Já a prioridade da URSS em relação a Portugal não era "tomar o poder" mas sim a politica de África e em particular de Angola, uma vez que a Guiné estava ganha. Era na influência da descolonização e entrega do poder ao MPLA que mais pressão havia no PCP, e isso só se conseguia, como veio a suceder, com o PCP a fazer parte "da situação". Aliás é por isso que o 25 de Novembro enquanto momento em que o PCP é derrotado não passa de um mito, porque a 26 de Novembro o governo era o mesmo e o PCP lá continuou com um ministro até ao primeiro governo de Mário Soares e a reforma agrária com ocupações de terra (UCPs) continuou em força em 76. A derrota do PCP, como bom partido do sistema que já nessa altura era, acontece nas urnas em eleições e foi assim que foi perdendo influência e relevância nacional. Editado Janeiro 3 por antifa 13 Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado Janeiro 3 A questão entre o Salazar e o Cunhal é simples. Um foi um ditador fascista durante dezenas de anos, que enviou portugueses para uma guerra estúpida, prendeu pessoas por não concordarem com ele, condenou um povo à miséria e ao analfabetismo, etc. etc. etc. O outro, para além de ter lutado contra o primeiro, não fez nada daquilo que Salazar fez. Podemos suspeitar de intenções, desejos e vontades, mas o Cunhal não fez nem 1% das atrocidades que o Salazar fez. A escolha é óbvia entre os dois e nem devia haver discussão. E eu não sou particular fã nem de um nem de outro. Mas há limites. 7 Compartilhar este post Link para o post
Simeone Publicado Janeiro 3 Por mera exclusão de hipóteses, vou votar no Seguro. Não estive tão atento como é costume nesta campanha pois não me identifico particularmente com nenhum dos candidatos. Um dos poucos pontos positivos destas eleições até agora foi o Jorge Pinto ter-se dado a conhecer. O Livre bem precisa de mais caras conhecidas se quer continuar a crescer. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado Janeiro 3 Citação de SAS_Robben, há 19 horas: Como estratégia acho incompreensível. Mata o argumento mais forte que ele tinha com o português comum. Acho que lhe servia melhor a estratégia inicial de se colar a "esquerda" e tirar votos ao Seguro. Sim, admito que essa poderia ser uma estratégia vencedora. Mas dificilmente implementável com figuras como o Rui Rio e o Isaltino com destaque na candidatura. Citação de antifa, há 5 horas: Se o Cunhal fosse metade do que a malta de direita faz dele então certamente não teria havido 363896 movimentos de extrema esquerda revolucionária a aparecer em Portugal entre 73 e 75 cujo principal foco era atacar o PCP. Cunhal em 74 era um burocrata, um apparatchik da internacional do PCUS, e o que o PCUS de Brezhnev, numa altura de détente, com clara redução de hostilidade entre os dois blocos da Guerra Fria, o que menos queria certamente era um país sem importância nenhuma a provocar uma crise internacional na Europa Ocidental. Em 74 toda a gente sabia disto e é por isso que na sequência do momento revolucionário há uma explosão de popularidade de uma extrema esquerda verdadeiramente revolucionária com tendências maoista ou guevaristas que se identificam com os não alinhados e que querem quebrar esse status quo de equilíbrio de blocos e por isso atacam o pcp pelo seu eleitoralismo e submissão à política soviética. Já a prioridade da URSS em relação a Portugal não era "tomar o poder" mas sim a politica de África e em particular de Angola, uma vez que a Guiné estava ganha. Era na influência da descolonização e entrega do poder ao MPLA que mais pressão havia no PCP, e isso só se conseguia, como veio a suceder, com o PCP a fazer parte "da situação". Aliás é por isso que o 25 de Novembro enquanto momento em que o PCP é derrotado não passa de um mito, porque a 26 de Novembro o governo era o mesmo e o PCP lá continuou com um ministro até ao primeiro governo de Mário Soares e a reforma agrária com ocupações de terra (UCPs) continuou em força em 76. A derrota do PCP, como bom partido do sistema que já nessa altura era, acontece nas urnas em eleições e foi assim que foi perdendo influência e relevância nacional. Só para complementar: Portugal é país fundador da NATO. Nunca na vida os americanos teriam permitido qualquer tentativa de implementação de uma República Soviética Portuguesa. O Cunhal percebeu isso muito cedo. O seu foco (desde o 25 de abril) esteve sempre na luta pelo poder dentro do sistema democrático. 1 Compartilhar este post Link para o post
rcoelho14 Publicado Janeiro 3 Citação de Simeone, há 3 horas: Por mera exclusão de hipóteses, vou votar no Seguro. Não estive tão atento como é costume nesta campanha pois não me identifico particularmente com nenhum dos candidatos. Um dos poucos pontos positivos destas eleições até agora foi o Jorge Pinto ter-se dado a conhecer. O Livre bem precisa de mais caras conhecidas se quer continuar a crescer. Nas eleições passadas terem a Isabel Mendes Lopes a debater também foi interessante, se bem que acho que ela não parece muito feita para aquele tipo de debates fast-food. O Jorge Pinto parece-me que tem vindo a crescer com os debates, pena ter 0 hipóteses reais de vencer. Ao menos não seria mais um aliado do governo a assinar tudo que lhe pusessem à frente, que é o que prevejo que vá acontecer tanto com Seguro como Marques Mendes. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado Janeiro 3 O Jorge Pinto não tem interesse nenhum em vencer. Tem interesse em posicionar-se para num futuro próximo ser o sucessor do Rui Tavares no Livre. Isto, para ele, é um campanha de marketing pessoal. 2 Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado Janeiro 3 Não consigo ter respeito por nenhum candidato à direita. Gosto muito do Jorge Pinto e vou seguir com muita atenção a sua trajetória política, mas suponho que tenha tantas hipóteses quanto os restante candidatos de esquerda. O Gouveia e Melo apresenta-se a mim como uma figura enigmática, um corpo estranho(estranhíssimo), não só nesta corrida, mas na política em geral e não confio nele. Por exclusão de partes, o Seguro seria a única hipótese de termos um PR com capital político para dissolver o Parlamento quando este quiser- e é só uma questão de tempo- tombar o país para o que de pior as políticas de direita representam atualmente. 1 Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado Janeiro 3 Com isto que acaba de acontecer na Venezuela o Cotrim vai perder alguns votos, resta saber quem entre Marques Mendes e Ventura irá capitalizar. Compartilhar este post Link para o post