antifa Publicado Janeiro 7 Obrigado aos analistas do fórum porque praticamente só por aqui e mais 1 ou 2 podcasts é que tenho acompanhado isto. Acho que nunca estive tão desligado de uma campanha eleitoral desde que me lembro, não vi 1 minuto completo de nenhum debate. 4 4 Compartilhar este post Link para o post
Tibraco Publicado Janeiro 7 Citação de smashing_pumpkin , há 9 minutos: Ao fim deste tempo todo continuo sem perceber onde é que o Ventura é carismático. É por aparecer em todo o lado? É que ele é uma criança barulhenta que diz o que as pessoas gostam de ouvir, mas de carismático tem pouco. Basta ver que precisa de berrar e fazer voz de choramingas para passar a mensagem. Como explicas então que um gajo sem carisma invente, do nada, um partido que em 6/7 anos se torna o segundo com mais deputados? É que se fosse só berrar e fazer voz de choramingas, outro qualquer já o tinha feito antes. Obviamente que o carisma não é mensurável e isso é uma discussão dos anjos mas é surpreendente ter uma opinião onde se afirma que alguém com a evolução, em termos de votos, do Ventura tem pouco carisma e apenas diz que o que as pessoas gostam de ouvir. Compartilhar este post Link para o post
Carson Wentz Publicado Janeiro 7 (editado) Citação de Tibraco, há 1 hora: Como explicas então que um gajo sem carisma invente, do nada, um partido que em 6/7 anos se torna o segundo com mais deputados? É que se fosse só berrar e fazer voz de choramingas, outro qualquer já o tinha feito antes. Obviamente que o carisma não é mensurável e isso é uma discussão dos anjos mas é surpreendente ter uma opinião onde se afirma que alguém com a evolução, em termos de votos, do Ventura tem pouco carisma e apenas diz que o que as pessoas gostam de ouvir. O Ventura e o Chega surgem do nada e numa década são o segundo partido porque o Ventura, considerando-o ou não carismático, conseguiu perceber, vindo do comentário futebolístico num país onde pouco ou nada mais tem o impacto e a disseminação que o futebol tem, que havia a oportunidade de trazer a mesma lógica da clubite extrema, que tão bem funcionou nos últimos quarenta anos em Portugal e que domina o discurso no futebol para a política: o nós contra eles; os outros são uns corruptos; o na Europa somos pequenos e querem sempre deitar-nos a baixo em favor dos alemães, italianos, espanhóis, etc; o ser melhor ser acusado de não ter vergonha do que não ter tomates. Podes tirar o país do "Fado, Fátima & Futebol" mas é difícil tirar o "Fado, Fátima & Futebol" do país. EDIT: Porque acabei por não responder exatamente ao que questionavas, na minha opinião, tem mais a ver com o facto de ter sido o primeiro a explorar um nicho (ver Marcelo a rebentar com duas eleições presidenciais, sendo o primeiro a saltar do comentário político para uma posição de relevo, quando o passado político do Marcelo era o equivalente ao de um António José Seguro de direita e a escola que fez com Sebastiões Bugalhos e companhia); o Durão Barroso a saltar para a Europa quando a coisa estava mal parada por cá e o António Costa quase duas décadas depois, etc. Haverá outros Venturas, infelizmente, porque resulta, não sei sinceramente se o carisma tem assim tanta responsabilidade no sucesso disto tudo, ou se é mais o pioneirismo que outra coisa. Editado Janeiro 7 por Carson Wentz 3 Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado Janeiro 7 Citação de smashing_pumpkin , há 1 hora: Ao fim deste tempo todo continuo sem perceber onde é que o Ventura é carismático. É por aparecer em todo o lado? É que ele é uma criança barulhenta que diz o que as pessoas gostam de ouvir, mas de carismático tem pouco. Basta ver que precisa de berrar e fazer voz de choramingas para passar a mensagem. Chama-lhe carisma ou o adjetivo que quiseres mas o gajo consegue chamar a atenção, é só isso Compartilhar este post Link para o post
Shai Publicado Janeiro 7 O debate de ontem vi. O Jorge Pinto foi muito desapontante, enterrou-se forte e feio. Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado Janeiro 7 https://www.reddit.com/r/portugal/s/C4jLM2b6jE Hotel | Trivago Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado Janeiro 7 Citação de Descartes, há 9 horas: E houve um momento confrangedor quando o Jorge Pinto, à frente de toda a gente, resolveu brindar o Seguro com um monstruoso felácio. Certeiro. Faz uma campanha que começa mal, cresce e depois faz aquela cena em directo. Compartilhar este post Link para o post
andre26 Publicado Janeiro 7 Citação de AntiZio, há 16 horas: Imigração não Portuguesa estava a estragar a Noruega. Eu perguntei se ele não ia estragar também se fosse para lá e "é diferente"... Nada disto tem de ser verdade, o que interessa são as "sensações". Também pode dar-se o caso de ele ter confundido com outro país Nórdico, mas é irrelevante. Nenhum país está estragado por causa da imigração mas para quem explora os outros é bom que os explorados pensei que sim.... Devia estar a pensar na Suécia. Nada está estragado, continuam a ter boa qualidade de vida, e têm outros problemas para além da imigração, obviamente. Mas têm um problema claro e identificado na integração de emigrantes e têm grupos de crime organizado liderados principalmente por emigrantes a lutar entre eles, que faz aumentar os indices de crime por lá e passa uma ideia de insegurança mais alta que o real. Compartilhar este post Link para o post
rcoelho14 Publicado Janeiro 7 Citação de Carson Wentz, há 56 minutos: O Ventura e o Chega surgem do nada e numa década são o segundo partido porque o Ventura, considerando-o ou não carismático, conseguiu perceber, vindo do comentário futebolístico num país onde pouco ou nada mais tem o impacto e a disseminação que o futebol tem, que havia a oportunidade de trazer a mesma lógica da clubite extrema, que tão bem funcionou nos últimos quarenta anos em Portugal e que domina o discurso no futebol para a política: o nós contra eles; os outros são uns corruptos; o na Europa somos pequenos e querem sempre deitar-nos a baixo em favor dos alemães, italianos, espanhóis, etc; o ser melhor ser acusado de não ter vergonha do que não ter tomates. Podes tirar o país do "Fado, Fátima & Futebol" mas é difícil tirar o "Fado, Fátima & Futebol" do país. EDIT: Porque acabei por não responder exatamente ao que questionavas, na minha opinião, tem mais a ver com o facto de ter sido o primeiro a explorar um nicho (ver Marcelo a rebentar com duas eleições presidenciais, sendo o primeiro a saltar do comentário político para uma posição de relevo, quando o passado político do Marcelo era o equivalente ao de um António José Seguro de direita e a escola que fez com Sebastiões Bugalhos e companhia); o Durão Barroso a saltar para a Europa quando a coisa estava mal parada por cá e o António Costa quase duas décadas depois, etc. Haverá outros Venturas, infelizmente, porque resulta, não sei sinceramente se o carisma tem assim tanta responsabilidade no sucesso disto tudo, ou se é mais o pioneirismo que outra coisa. Acrescento que a ascenção da extrema direita a nível mundial, com grandes grupos económicos a financiar estes movimentos, deu um grande empurrão. O Chega desde o momento 0 que teve atenção desmesurada à sua valia eleitoral, e mesmo em termos de cartazes e outro tipo de propaganda, sempre tiveram imenso dinheiro. Para mim é a maior diferença em relação há 10-20 anos, em que estes movimentos seriam sempre uma franja da sociedade 4 Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado Janeiro 7 Citação de rcoelho14, há 2 horas: Eu só discordo do último ponto, porque das intervenções que vi no parlamento, o Paulo Muacho pareceu-me 10x mais carismático e assertivo que o Jorge Pinto, vai depender quem acaba a suceder ao Rui Tavares (excluo a Isabel Mendes Lopes, porque apesar de me parecer muito competente, parece muito molezinha para a liderança) O Jorge Pinto ainda não percebeu o que anda a fazer nestas eleições, começou mediocrezinho (que dou de barato pela falta de experiência, e logo contra o Cotrim), estava em crescendo, a ser elogiado pelas prestações e pela campanha, e ontem decidiu que o trunfo da sua campanha - depois de no debate entre ambos ter acusado do Seguro de ter feito perseguição interna a quem quebrou disciplina de voto e sendo a causa da sua desfiliação do PS - era fazer uma grande mamada e quase pedido o voto no AJS. Completamente incompreensível a estratégia a pouco mais de 1 semana das eleições. Vai desistir até ao fim da semana e apelar ao voto no AJS, só preparou o palco. Citação de antifa, há 2 horas: Obrigado aos analistas do fórum porque praticamente só por aqui e mais 1 ou 2 podcasts é que tenho acompanhado isto. Acho que nunca estive tão desligado de uma campanha eleitoral desde que me lembro, não vi 1 minuto completo de nenhum debate. Preach. Ajuda saber desde o primeiro minuto em quem vou votar, e que na segunda volta muito provavelmente vou só votar contra um gajo e não a favor de alguém. Citação de Tibraco, há 1 hora: Como explicas então que um gajo sem carisma invente, do nada, um partido que em 6/7 anos se torna o segundo com mais deputados? É que se fosse só berrar e fazer voz de choramingas, outro qualquer já o tinha feito antes. Obviamente que o carisma não é mensurável e isso é uma discussão dos anjos mas é surpreendente ter uma opinião onde se afirma que alguém com a evolução, em termos de votos, do Ventura tem pouco carisma e apenas diz que o que as pessoas gostam de ouvir. Bem, não é necessariamente uma invenção. Em Portugal pode parecer mas o Chega é uma cópia tirada de muitos fenómenos semelhantes e com alguns anos de avanço fora de portas. É o acompanhamento de uma tendência global, com recursos a discurso e propostas tiradas a papel químico de outros partidos de extrema-direita global. Ele chegou-se à frente e usou de forma muito eficiente o espaço que já tinha no circo mediático, mas não chamaria o Chega de uma "invenção" dele. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado Janeiro 7 Citação de noikeee, há 37 minutos: https://www.reddit.com/r/portugal/s/C4jLM2b6jE Hotel | Trivago Sinceramente não percebo essa crítica. Aquilo é um debate onde cada um fala pouquíssimo, era suposto o homem levar uma bíblia de argumentos? Compartilhar este post Link para o post
rcoelho14 Publicado Janeiro 7 Citação de Axadrezado, há 38 minutos: Certeiro. Faz uma campanha que começa mal, cresce e depois faz aquela cena em directo. Para mim é isto. Estava em crescendo, a ser rasgado de elogios pela forma como estava a mostrar-se, e ontem faz uma sabotagem daquelas completamente incompreensível nesta altura do campeonato. Citação de andriy pereplyotkin, há 2 minutos: Vai desistir até ao fim da semana e apelar ao voto no AJS, só preparou o palco. Se for isso, ele que esfregue a cara de m*rda que passava menos vergonha. Andar quase 2 meses nisto, a pedir apoios, pessoal a gastar o seu tempo a ajudar a campanha, e agora a 1 semana do fim - depois de andar sempre a negar desistência - fazia isso? Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado Janeiro 7 Citação de rcoelho14, há 2 minutos: Para mim é isto. Estava em crescendo, a ser rasgado de elogios pela forma como estava a mostrar-se, e ontem faz uma sabotagem daquelas completamente incompreensível nesta altura do campeonato. Vai desistir antes das eleições. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado Janeiro 7 Li algures um opinador a dizer que o Jorge Pinto não vai desistir para apoiar o Seguro, mas sim para não passar vergonhas com o péssimo resultado que se perspectiva. Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado Janeiro 7 Citação de rcoelho14, há 9 minutos: Se for isso, ele que esfregue a cara de m*rda que passava menos vergonha. Andar quase 2 meses nisto, a pedir apoios, pessoal a gastar o seu tempo a ajudar a campanha, e agora a 1 semana do fim - depois de andar sempre a negar desistência - fazia isso? Depois do que disse ainda era pior se não o fizesse. Porque é que algum apoiante devia votar nele? Compartilhar este post Link para o post
rcoelho14 Publicado Janeiro 7 Citação de Tio Hans, há 8 minutos: Li algures um opinador a dizer que o Jorge Pinto não vai desistir para apoiar o Seguro, mas sim para não passar vergonhas com o péssimo resultado que se perspectiva. Mas isso era ainda mais parvo. A esquerda junta vai ter ao todo uns 7-8%, mas não é por serem maus, é porque vai haver uma congregação no Seguro de forma natural, a tentar evitar a direita na presidência. A menos que as sondagens digam que vai perder para o Pestana ou para o Humberto, não vejo a questão aqui (não digo Vieira, que me parece ser o candidato de protesto desta eleição). Sendo que até houve sondagens no mês passado que o chegaram a meter à frente da Catarina Martins e do António Filipe, tem havido uma variação bastante grande ali nos lugares de fundo. Citação de andriy pereplyotkin, há 5 minutos: Depois do que disse ainda era pior se não o fizesse. Porque é que algum apoiante devia votar nele? Pois, a questão é porque o disse também Compartilhar este post Link para o post
Prata Publicado Janeiro 7 Citação de Tio Hans, há 10 minutos: Li algures um opinador a dizer que o Jorge Pinto não vai desistir para apoiar o Seguro, mas sim para não passar vergonhas com o péssimo resultado que se perspectiva. As sondagens dão o quase empatado com o Manuel João Vieira. Foi uma boa surpresa numa fase inicial, depois parece que se perdeu e com um só candidato à esquerda o voto útil transferiu se para o PS. Alem disso, estou bastante convicto que o Cotrim está a ir buscar muito do eleitorado urbano que flutua entre a IL e o Livre. Assim sendo, o espaço dele é quase nulo. 1 Compartilhar este post Link para o post
fns Publicado Janeiro 7 Citação de Prata, há 17 minutos: As sondagens dão o quase empatado com o Manuel João Vieira. Foi uma boa surpresa numa fase inicial, depois parece que se perdeu e com um só candidato à esquerda o voto útil transferiu se para o PS. Alem disso, estou bastante convicto que o Cotrim está a ir buscar muito do eleitorado urbano que flutua entre a IL e o Livre. Assim sendo, o espaço dele é quase nulo. Hmm dúvido muito disso mas ok. Compartilhar este post Link para o post
Prata Publicado Janeiro 7 Citação de fns, Agora: Hmm dúvido muito disso mas ok. Malta mais liberal, de centro e que tanto vota no Livre porque gosta do Rui Tavares como vota na IL por ser um voto diferente à direita. Aqui tem entre o grande ativo da IL e uma figura secundária do Livre. E realisticamente só um tem hipóteses de passar à segunda volta( não o mais provável mas muito mais altas do que há um mês por exemplo). Parece me bastante provável que isso esteja a acontecer. Compartilhar este post Link para o post
fns Publicado Janeiro 7 Citação de Prata, há 1 minuto: Malta mais liberal, de centro e que tanto vota no Livre porque gosta do Rui Tavares como vota na IL por ser um voto diferente à direita. Aqui tem entre o grande ativo da IL e uma figura secundária do Livre. E realisticamente só um tem hipóteses de passar à segunda volta( não o mais provável mas muito mais altas do que há um mês por exemplo). Parece me bastante provável que isso esteja a acontecer. Eu diria que é malta que vota IL, malta que votou IL e não votou IL com o Rui Rocha e não vai votar com a Mariana Leitão. Malta que votou na AD por causa dos círculos eleitorais legislativos ou malta que deixou de acreditar na AD. Malta de direita que não gosta do Marques Mendes e continua overall a apoiar a AD. Compartilhar este post Link para o post
Prata Publicado Janeiro 7 Citação de fns, há 1 minuto: Eu diria que é malta que vota IL, malta que votou IL e não votou IL com o Rui Rocha e não vai votar com a Mariana Leitão. Malta que votou na AD por causa dos círculos eleitorais legislativos ou malta que deixou de acreditar na AD. Malta de direita que não gosta do Marques Mendes e continua overall a apoiar a AD. Claro, essa é a esmagadora percentagem do eleitorado. Mais algum eleitorado CH que simpatize com o Cotrim e não goste de ver o Ventura candidato a tudo/ prefira o Ventura na Assembleia. Mas acredito que esse eleitorado do Livre também exista. A grande vantagem do Cotrim e aquilo que lhe dá hipóteses é ser alguém carismático, com uma postura diferente dos outros candidatos mas mais do que isso ser um candidato com poucos anticorpos. Enquanto que o Ventura, Gouveia e Melo e Marques Mendes andam ali em constantes polémicas e com muita gente a não ir minimamente à bola com eles o Cotrim nesse espaço é uma figura +/- respeitada pela esmagadora maioria do eleitorado. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado Janeiro 7 Citação de fns, há 7 minutos: Eu diria que é malta que vota IL, malta que votou IL e não votou IL com o Rui Rocha e não vai votar com a Mariana Leitão. Malta que votou na AD por causa dos círculos eleitorais legislativos ou malta que deixou de acreditar na AD. Malta de direita que não gosta do Marques Mendes e continua overall a apoiar a AD. Parece-me evidente que o Cotrim vale mais do que a IL e que o Cotrim vale mais sem a IL do que com a IL. 2 Compartilhar este post Link para o post
fns Publicado Janeiro 7 Citação de Prata, há 6 minutos: Claro, essa é a esmagadora percentagem do eleitorado. Mais algum eleitorado CH que simpatize com o Cotrim e não goste de ver o Ventura candidato a tudo/ prefira o Ventura na Assembleia. Mas acredito que esse eleitorado do Livre também exista. A grande vantagem do Cotrim e aquilo que lhe dá hipóteses é ser alguém carismático, com uma postura diferente dos outros candidatos mas mais do que isso ser um candidato com poucos anticorpos. Enquanto que o Ventura, Gouveia e Melo e Marques Mendes andam ali em constantes polémicas e com muita gente a não ir minimamente à bola com eles o Cotrim nesse espaço é uma figura +/- respeitada pela esmagadora maioria do eleitorado. Existe eleitorado do CH que não gosta do Ventura? Compartilhar este post Link para o post
Apocalypse Now Publicado Janeiro 7 O Jorge Pinto até foi uma bela surpresa mas agora acaba a campanha com a imagem de meio panhonha. A esquerda pode por uma vez na vida deixar de dar tiros nos pés por favor 1 Compartilhar este post Link para o post