Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Tio Hans, há 9 minutos:

Não se esqueçam que a sondagem que vai sair hoje, dê os resultados que der, não considera as duas borradas de ontem na campanha do Cotrim.

Também não sabemos se lhe vai custar votos ou não, e quantos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Silvering, há 2 horas:

Mas só consigo mesmo imaginar um labrego da velha guarda no facebook que estudou na "faculdade da vida"  a dizer as coisas daquela forma. É demasiado mau.

Estás na defesa da tese, totalmente sem sentido quanto a mim, de que apenas gente iletrada é que assedia daquela forma. 

É um exemplo antigo mas o Taveira era professor universitário e um arquiteto premiado e fez o que fez. Tiveste há umas semanas um adjunto de uma ministra que admitiu crimes de agressões sexuais contra crianças. Exemplos não faltam.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Modulor, há 4 horas:

Não dobravam porque a opinião ("pública") destas pessoas é irrelevante para todos. Iam só meter a viola no saco e não publicar nada. Eu só estranho esta necessidade intrínseca, quase como reflexo, de as pessoas manifestarem tão publicamente quanto conseguem posições sobre tudo e sobre nada. Pode parecer inofensivo, mas é muitas vezes nestas ondas cegas que cavalgam os tais fanatismos. 

Completamente de acordo! Não só não precisamos de ter opinião sobre tudo o que vemos, como é saudável ficarmos à margem da maioria das discussões, contemplando apenas.

Confesso que muitas vezes me sinto um ignorante por não saber bem o que pensar sobre as mais recentes polémicas, quando isso é o processo normal da formação de julgamentos.

Mas nunca temos tempo para consolidar qualquer pensamento. Logo ali já vem mais uma loucura para processar. É o circo romano no seu esplendor digital.

Citação de doom_master, há 3 horas:

Pois claro. Nesse caso restaria saber quantos eleitores do PSD realmente estariam confortáveis em avançar com a tal revisão. Mas novamente, cenários meramente hipotéticos 😁

Sendo eu uma pessoa de esquerda e reconhecendo que se há eleições onde o voto útil pode fazer algum sentido será precisamente numas presidenciais, vejo no Seguro uma pessoa que, dados os poderes ao dispor do PR, não terá muita força para fazer grande coisa face ao panorama actual no Parlamento.

É claro que para alguém como eu será sempre o mal menor olhando aos restantes candidatos que podem lá chegar, mas fico dividido sobre se realmente vale a pena abdicar das minhas convicções para votar numa pessoa pela qual não nutro qualquer simpatia. Fará assim tanta diferença, na prática? Isto porque os seus poderes são bastante limitados, vejo-o a vetar e a pedir mais fiscalizações que um candidato mais à direita, mas fiscalizações também podem ser pedidas pelos grupos parlamentares e o PR nunca poderá vetar uma segunda vez caso o diploma seja devolvido para Belém após um veto.

Malta que se enquadra consideravelmente mais à esquerda do PS e que tenciona votar Seguro numa de voto útil, querem partilhar alguns do argumentos que vos levam a fazê-lo?

Estou no mesmo dilema que tu. Exatamente. E só votarei Seguro se ele chegar à segunda volta. Para já, voto mais à esquerda na esperança de amealhar apoio político para o cxandidato que me pode vir a representar no futuro.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Citação de doom_master, há 3 horas:

Pois claro. Nesse caso restaria saber quantos eleitores do PSD realmente estariam confortáveis em avançar com a tal revisão. Mas novamente, cenários meramente hipotéticos 😁

Sendo eu uma pessoa de esquerda e reconhecendo que se há eleições onde o voto útil pode fazer algum sentido será precisamente numas presidenciais, vejo no Seguro uma pessoa que, dados os poderes ao dispor do PR, não terá muita força para fazer grande coisa face ao panorama actual no Parlamento.

É claro que para alguém como eu será sempre o mal menor olhando aos restantes candidatos que podem lá chegar, mas fico dividido sobre se realmente vale a pena abdicar das minhas convicções para votar numa pessoa pela qual não nutro qualquer simpatia. Fará assim tanta diferença, na prática? Isto porque os seus poderes são bastante limitados, vejo-o a vetar e a pedir mais fiscalizações que um candidato mais à direita, mas fiscalizações também podem ser pedidas pelos grupos parlamentares e o PR nunca poderá vetar uma segunda vez caso o diploma seja devolvido para Belém após um veto.

Malta que se enquadra consideravelmente mais à esquerda do PS e que tenciona votar Seguro numa de voto útil, querem partilhar alguns do argumentos que vos levam a fazê-lo?

Quando se fala dos poderes presidenciais vem sempre a mesma lengalenga à baila. A magistratura de influência. O mais alto magistrado da nação. O comandante supremo das forças armas. O garante da Constituição. A salvaguarda do funcionamento regular das instituições. É tudo verdade mas pouco distintivo para a escolha entre candidatos (excetuando o Ventura que fica logo de parte quando o imaginamos em situação protocolar em representação do Estado).

A verdadeira diferença é a capacidade que o Presidente tem de marcar a agenda política. Não tem que ser oposição ao Governo (como foi o Soares com o Cavaco ou o Cavaco com o Sócrates) mas pode colocar matérias na ordem do dia, forçando medidas (como o Soares com o Cavaco relativamente à habitação) ou fortalecendo o Governo (como o Marcelo com o Costa na altura do COVID).

Neste caso, com estes candidatos, quem é que tem condições para colocar assuntos mais desprezados pelo Governo na agenda? E quem é que tem mais condições para assegurar que o Governo governa e os deputados legislam cumprindo com as suas competências as tarefas para as quais foram eleitos ou nomeados? São essas as questões que devem ser colocadas quando somos chamados a escolher o próximo PR.

Citação de noikeee, há 2 horas:

Uma continuação de sondagens deste género nos próximos dias, poderia resultar em transferência de mais voto útil à última da hora do Almirante e do MM para o Seguro e para o Cotrim.

O que por um lado seria bom que podia prevenir o Ventura de passar para a segunda volta. Mas um Seguro vs Cotrim provavelmente resulta em Cotrim presidente, um Seguro vs Ventura resulta em Seguro presidente.

Mas o (censurado) do Ventura tem sempre mais votos do que as sondagens dizem

Citação de Thierry Henry, há 1 hora:

Tenho muitas dúvidas de que o Seguro consiga bater o Cotrim numa hipotética segunda volta.

Vocês estão a ver outro filme, com certeza. Num cenário desses o Seguro vai buscar os votos dos "pequenos" (Pinto, Filipe e Martins), vai buscar alguns ao Mendes e uma boa fatia ao Almirante. O Cotrim vai buscar alguns ao Almirante e uma boa fatia ao Mendes.

Restam os do Ventura. E qual é o eleitorado do Ventura? Gente convicta da direita, que votariam Cotrim; gente que só vai votar porque é o Ventura, que voltariam à abstenção; e gente que é do Chega porque o Ventura diz as verdades mas que antes eram do PCP e do Bloco e que mora do Tejo para baixo, e esses viram para o Seguro. Até porque o Cotrim tem "pinta" daqueles que andam por aí só a "mamar" enquanto que o Seguro é um gajo honesto que até correu com o Sócrates para fora do PS.

Tudo somado dá Seguro.

• Like 3
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente não partilho do optimismo que grassa por aí de que o Ventura está condenado à derrota numa eventual 2ª volta, especialmente num cenário em que o seu adversário seja o Seguro. Já estou um bocado vacinado para esta era em que a realidade teima em ultrapassar a ficção, neste momento a minha fé na lucidez colectiva é nula. Neste cenário não estou tão certo que a máquina de propaganda não aumente de volume e que as 3 semanas de interregno não sejam suficientes para a conversa do "xuxalismo" e as patetices do costume convencerem parte de uma direita tradicional que ainda se julga moderada mas que só precisa de um empurrão.

Editado por Interstellar

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 5 minutos:

Quando se fala dos poderes presidenciais vem sempre a mesma lengalenga à baila. A magistratura de influência. O mais alto magistrado da nação. O comandante supremo das forças armas. O garante da Constituição. A salvaguarda do funcionamento regular das instituições. É tudo verdade mas pouco distintivo para a escolha entre candidatos (excetuando o Ventura que fica logo de parte quando o imaginamos em situação protocolar em representação do Estado).

A verdadeira diferença é a capacidade que o Presidente tem de marcar a agenda política. Não tem que ser oposição ao Governo (como foi o Soares com o Cavaco ou o Cavaco com o Sócrates) mas pode colocar matérias na ordem do dia, forçando medidas (como o Soares com o Cavaco relativamente à habitação) ou fortalecendo o Governo (como o Marcelo com o Costa na altura do COVID).

Neste caso, com estes candidatos, quem é que tem condições para colocar assuntos mais desprezados pelo Governo na agenda? E quem é que tem mais condições para assegurar que o Governo governa e os deputados legislam cumprindo com as suas competências as tarefas para as quais foram eleitos ou nomeados? São essas as questões que devem ser colocadas quando somos chamados a escolher o próximo PR.

Boa resposta.

Citação de Interstellar, há 4 minutos:

Sinceramente não partilho do optimismo que grassa por aí de que o Ventura está condenado à derrota numa eventual 2ª volta, especialmente num cenário em que o seu adversário seja o Seguro. Já estou um bocado vacinado para esta era em que a realidade teima em ultrapassar a ficção, neste momento a minha fé na lucidez colectiva é nula. Neste cenário não estou tão certo que a máquina de propaganda não aumente de volume e que as 3 semanas de interregno não sejam suficientes para a conversa do "xuxalismo" e as patetices do costume convencerem parte de uma direita tradicional que ainda se julga moderada mas que só precisa de um empurrão.

Eu acho que o Ventura perderia na mesma, mas acredito que levasse uma bela vatia de votos extra na 2ª volta.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 7 minutos:

Vocês estão a ver outro filme, com certeza. Num cenário desses o Seguro vai buscar os votos dos "pequenos" (Pinto, Filipe e Martins), vai buscar alguns ao Mendes e uma boa fatia ao Almirante. O Cotrim vai buscar alguns ao Almirante e uma boa fatia ao Mendes.

Restam os do Ventura. E qual é o eleitorado do Ventura? Gente convicta da direita, que votariam Cotrim; gente que só vai votar porque é o Ventura, que voltariam à abstenção; e gente que é do Chega porque o Ventura diz as verdades mas que antes eram do PCP e do Bloco e que mora do Tejo para baixo, e esses viram para o Seguro. Até porque o Cotrim tem "pinta" daqueles que andam por aí só a "mamar" enquanto que o Seguro é um gajo honesto que até correu com o Sócrates para fora do PS.

Tudo somado dá Seguro.

É possível, mas cenários hipotéticos há muitos. Num cenário Seguro vs Cotrim, em teoria os 3 "perdedores" são todos candidatos mais à direita que à esquerda e poderão convergir no voto à direita, se a narrativa se focar na clivagem esquerda v direita. Não estou assim tão convencido que continuam a haver assim tantos votantes "de esquerda" nem no "centrão", vejam os resultados da últimas legislativas, o povo no geral deu um passo radicalmente mais à direita do que há 5 ou 10 anos. Poderá ser circunstancial (rejeição do PNS, desgaste de 10 anos de governo Costa, maus líderes à esquerda do PS), ou não.

Citação de Interstellar, há 11 minutos:

Outra coisa possível. O (censurado) do Ventura ou o partido dele tem sempre mais 2 a 5% que nas sondagens. Se tem 15, dá 20. Se tem 20, dá 25. Etc. Ora num cenário em que o voto da direita agrega nele, e ouvimos 2 semanas de ataque cerrado ao Seguro a chamá-lo de perigoso esquerdista e de banana e de fraco e tudo e mais não sei quê...

Enfim, era mais um passo para o desmoronar iminente da estabilidade portuguesa e europeia que usufruímos durante 40 anos e que está presa por arames e em risco sério de ruir. Eu sou um gajo pessimista por natureza, por isso dêem-me um desconto, mas acho possível que estejamos num speedrun para uma eventual guerra na Europa, completamente cercada por uns States que viraram de lado de aliados para potenciais agressores, uma Rússia já ativamente em modo expansionista, e estes inimigos internos como o Ventura em todos os países.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 55 minutos:

Estás na defesa da tese, totalmente sem sentido quanto a mim, de que apenas gente iletrada é que assedia daquela forma. 

É um exemplo antigo mas o Taveira era professor universitário e um arquiteto premiado e fez o que fez. Tiveste há umas semanas um adjunto de uma ministra que admitiu crimes de agressões sexuais contra crianças. Exemplos não faltam.

Fiquei com a sensação de que a Bichão se valeu basicamente dos "piropos" mais vulgares que costumam ser usados para fazer a acusação. 

Estava mais a imaginar que o Cotrim nunca iria achar que poderia seduzir uma mulher com aquelas palavras. E não sendo ele doido, não achará isso de certeza. A outra perspectiva é ele ter pensado em coagi-la valendo-se da tal posição de superioridade, sem lhe deixar espaço de manobra. Aí já será outra história, embora continue a achar que ainda assim é muito pouco inteligente fazê-lo daquela forma.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Interstellar, há 24 minutos:

Numa 2ª volta Ventura VS Seguro vejo bastante gente do PDS, IL e Almirante a votar no Ventura e não tenho de todo a certeza de que os eleitores do PCP e BE saiam de casa para votar no Seguro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 2 minutos:

Numa 2ª volta Ventura VS Seguro vejo bastante gente do PDS, IL e Almirante a votar no Ventura e não tenho de todo a certeza de que os eleitores do PCP e BE saiam de casa para votar no Seguro.

Se não houver da parte desses dois um apelo para o voto no Seguro contra o Ventura então são dois partidos que não estão cá a fazer nada.

Os do Almirante podem cair para qualquer lado, os do PSD e IL não tenho duvidas que podem cair no Ventura principalmente os segundos.

Compartilhar este post

Link para o post

Maria João avillez mete o André Ventura a ‘subir’

nem esconde 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 9 minutos:

Contra o Ventura? Como não?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de doom_master, Agora:

Contra o Ventura? Como não?

Citação de Axadrezado, há 6 minutos:

Se não houver da parte desses dois um apelo para o voto no Seguro contra o Ventura então são dois partidos que não estão cá a fazer nada.

Os do Almirante podem cair para qualquer lado, os do PSD e IL não tenho duvidas que podem cair no Ventura principalmente os segundos.

Uma coisa é os partidos apelarem ao voto, outro é as pessoas sairem de casa para irem votar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, Agora:

Uma coisa é os partidos apelarem ao voto, outro é as pessoas sairem de casa para irem votar.

Nesse caso temos o que merecemos 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Silvering, há 13 minutos:

Fiquei com a sensação de que a Bichão se valeu basicamente dos "piropos" mais vulgares que costumam ser usados para fazer a acusação. 

Estava mais a imaginar que o Cotrim nunca iria achar que poderia seduzir uma mulher com aquelas palavras. E não sendo ele doido, não achará isso de certeza. A outra perspectiva é ele ter pensado em coagi-la valendo-se da tal posição de superioridade, sem lhe deixar espaço de manobra. Aí já será outra história, embora continue a achar que ainda assim é muito pouco inteligente fazê-lo daquela forma.

Andam as mais variadas figuras do poder e alta sociedade americana e europeia envolvidas num mega caso de pedofilia, prostituição, violação e tudo o mais que se possa pensar, e ainda se acha que por a pessoa ser rica quer dizer que terá comportamente mais ou menos corretos ou mais ou menos inteligentes.

O Clinton também é inteligente e achou boa ideia fazer o que fez na sala oval e depois mentir em direto ao país.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 43 minutos:

Tudo somado dá Seguro.

É provável que tenhas razão e espero bem que sim. Provavelmente também disse aquilo mais isto pela realidade que me é mais proxima e não pensando no país como um todo. 

Compartilhar este post

Link para o post

A até ver o Marques Mendes esteve à altura destas eleições, pena ser a altura dele...

• Haha 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 25 minutos:

Também. Para além destas sondagens da Católica, que têm o valor que cada um lhes queira atribuir, o caso e as reações imediatas ao alegado assédio do Cotrim (que bem espremidas apontam como única explicação um qualquer "deep state" português) obrigam a enfrenter outro dado interessante, embora reconheça que ainda possa ser cedo para se tirar esta conclusão: A tal aura e impunidade de que goza o Ventura parece ter-se estendido a todo o restante espectro. Algo que, aliás, o caso da Spinumviva já permitia antever.

Editado por Interstellar

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 6 minutos:

Tão interessante como assustador isto

Diria antes assegurador

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

• Criar Novo...