Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Su1, há 15 minutos:

qAJgAXV.png

Tópico bloqueado

🤔 

Screenshot_20260309-163112~2.png

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 5 minutos:

🤔

Screenshot_20260309-163112~2.png

Que moral.

qA3yFi7.png

Tens varandas de vidro.

• Like 2
  • Haha 6

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Faustino Asprilla, há 4 horas:

Os meus tem bastante exposição ao telemóvel e são bem desenvolvidos. Deixem de ser coninhas e deem é todo amor e paixão que lhes possam dar.

"o meu tio fumou até aos 86 anos e não morreu disso portanto fumar não faz mal à saúde"

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Admito q pesquisei Pinto da Costa nos Epstein files com muito medo do resultado

• Haha 6

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Apple, há 18 minutos:

"o meu tio fumou até aos 86 anos e não morreu disso portanto fumar não faz mal à saúde"

Quando as pessoas deixam de fumar engordam.

Logo deixar de fumar faz mal à saúde 

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de Apple, há 44 minutos:

Boa comparação sim senhora 👏 

Editado por Faustino Asprilla

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Faustino Asprilla, há 13 minutos:

não é problema meu se a hipérbole te passou ao lado

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Apple, Agora:

não é problema meu se a hipérbole te passou ao lado

Ainda assim não consigo relacionar (provavelmente problema cognitivo meu porque passei muita hora a jogar spectrum) a tua hipérbole com o que escrevi.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Faustino Asprilla, há 19 minutos:

Não é por algo comprovadamente nocivo não fazer (aparentemente) mal a alguém que deixa de ser nocivo. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 2 horas:

mas quem tem de perceber se é excessivo ou não é os pais, penso eu

porque acho que se uma coisa é o extremo dessa situação em que é o tablet ou tlm que educa a criança e não os pais, acho que não se deve ir ao outro extremo e criar uma "criança amish", porque se depois a criança é confrontada, e cada vez mais, com o ter de usar o tablet ou o computador na escola, e esta nem sabe onde o ligar comparado aos seus colegas que tratam a máquina por tu, também não acho que isso seja uma opção

usar sim, não demonizar algo que faz parte das nossas vidas, mas não abusar

Os pais é que devem estabelecer as regras, mas as crianças devem-se desenvolver no sentido da autonomia. O meu filho mais velho vai conseguindo fazer essa regulação porque já percebeu que o iPad é uma ferramenta de trabalho e só o utiliza para isso. 

Eu acho que não devemos ser nem demasiado flexíveis, nem demasiado rígidos, mas vão saindo cada vez mais estudos sobre o declínio cognitivo devido ao uso excessivo de ecrãs. Nem é preciso ir muito longe, na semana passada vi um artigo científico que comparava o desempenho académico em dois grupos, estudantes que tiram notas manuais e estudantes que tiram notas com uso do computador portátil. O estudo concluía que havia uma diferença significativa entre os dois grupos, tendo os alunos que utilizavam as notas manuais um melhor desempenho académico. Isto bate certo com o que se sabe sobre o funcionamento cerebral, as notas manuais ativam todo um conjunto de rotas mentais que facilitam o processo de aquisição, assimilação e consolidação de conteúdos que as notas tiradas com recurso ao portátil não ativam. 

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de Faustino Asprilla, há 8 minutos:

Ainda assim não consigo relacionar (provavelmente problema cognitivo meu porque passei muita hora a jogar spectrum) a tua hipérbole com o que escrevi.

então passo a explicar: lá pelos teus filhos serem bem desenvolvidos não quer dizer que o pessoal aqui seja coninhas ao ser céptico e resguardado quanto à exposição a ecrãs e redes sociais. o teu exemplo não anula a montanha de evidência científica que mostra as mesmas têm um efeito deletério no desenvolvimento dos miúdos. 

e comparar reels do tiktok aos quais milhões de miúdos estão viciados a um jogo da spectrum só pode ser uma piada de mau gosto 

Editado por Apple
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Daqui a uns anos os outros vão ter que estar a lidar com as birras burras e os comportamentos burros dos meninos bem desenvolvidos. 

Menos os teus, claro, os teus são perfeitos. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Apple, há 3 minutos:

então passo a explicar: lá pelos teus filhos serem bem desenvolvidos não quer dizer que o pessoal aqui seja coninhas ao ser céptico e resguardado quanto à exposição a ecrãs e redes sociais. o teu exemplo não contrapõe a montanha de evidência científica que mostra as mesmas têm um efeito deletério no desenvolvimento dos miúdos. 

e comparar reels do tiktok aos quais milhões de miúdos estão viciados a um jogo da spectrum só pode ser uma piada de mau gosto 

Mea culpa porque não fui explícito. Quando falei na exposição ao telemóvel não me estava a referir concretamente aos tiktokes desta vida (talvez pela minha idade e da minha esposa nem usamos essa rede social). Há “n” apps didáticas para crianças, há imensos vídeos lúdicos no YouTube. E acima de tudo, há que acompanhar as crianças em todos os momentos e dar lhes amor e educação. Diabolizar algo que mais tarde ou mais cedo vai fazer parte da vida delas não me entra na cabeça.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de Faustino Asprilla, há 8 minutos:

Mea culpa porque não fui explícito. Quando falei na exposição ao telemóvel não me estava a referir concretamente aos tiktokes desta vida (talvez pela minha idade e da minha esposa nem usamos essa rede social). Há “n” apps didáticas para crianças, há imensos vídeos lúdicos no YouTube. E acima de tudo, há que acompanhar as crianças em todos os momentos e dar lhes amor e educação. Diabolizar algo que mais tarde ou mais cedo vai fazer parte da vida delas não me entra na cabeça.

não discordo de ti, também de facto não foi isso que inicialmente entendi. mas pela minha experiência profissional passam-me demasiados miúdos completamente atrasados graças a tiktoks desta vida (e agora a minha mãe), tenho um ódio visceral a essa m*rda. e contra mim falo que passo demasiado tempo no reddit (vá lá que não vejo reels e cenas do género) mas sou um adulto com o córtex pré frontal desenvolvido, ainda tenho o mínimo de agency nisso, miúdos (pré-)adolescentes não perdem muito em não serem cobaias do Zuckerberg e companhia (aliás, tenho ideia que ele próprio é super exigente com os miúdos dele nesse tema)

Editado por Apple

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de Apple, há 13 minutos:

não discordo de ti, também de facto não foi isso que inicialmente entendi. mas pela minha experiência profissional passam-me demasiados miúdos completamente atrasados graças a tiktoks desta vida, tenho um ódio visceral a essa m*rda. e contra mim falo que passo demasiado tempo no reddit (vá lá que não vejo reels e cenas do género) mas sou um adulto com o córtex pré frontal desenvolvido, ainda tenho o mínimo de agency nisso, miúdos (pré-)adolescentes não perdem muito em não serem cobaias do Zuckerberg e companhia (aliás, tenho ideia que ele próprio é super exigente com os miúdos dele nesse tema)

A culpa foi minha porque misturei “exposição aos ecrãs” com “tiktokes”

Nós, enquanto casal, não temos qualquer tipo de problema em que os nosso filhos tenham essas experiências desde que sejam moderadas e acompanhadas. A minha filha de 6 anos adora jogar AOE2 no pc e através do jogo melhorou a leitura e até mesmo conhecimentos históricos. 

sobre o bold, se puderes/quiseres gostava que me falasses um pouco sobre isso por mp 

Editado por Faustino Asprilla

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Su1, há 1 hora:

Admito q pesquisei Pinto da Costa nos Epstein files com muito medo do resultado

Confesso que estou velho. Só com este post é que percebi o que significava a sigla EFTA. Até lá só "lia" European Free Trade Association, a antecessora da CEE e agora UE, e estava a ficar muito baralhado.

• Like 1
  • Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post

Imaginem a malta toda de IT, se tivessem seguido o concelho das avos "Filho, larga essa porcaria de computador que ainda ficas cego"

• Like 2
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, Agora:

Imaginem a malta toda de IT, se tivessem seguido o concelho das avos "Filho, larga essa porcaria de computador que ainda ficas cego"

@Descartes

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, Agora:

Era um mundo mais feliz.

• Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 2 minutos:

Confesso que estou velho. Só com este post é que percebi o que significava a sigla EFTA. Até lá só "lia" European Free Trade Association, a antecessora da CEE e agora UE, e estava a ficar muito baralhado.

Preços baixos em Portugal e colônias selos de Bandeiras e Emblemas de  Países | eBay

Comemorativo do ano do teu nascimento

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Avizinha-se o primeiro conflito PR e Governo, pacote laboral sem acordo. O AJS tinha dito que chumbava a proposta se não houvesse acordo entre as partes. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Engraçado que começamos a falar sobre bebés que nem 6 meses têm com um telemóvel colado à frente dos olhos e agora estamos a falar do pessoal que jogava computador quando era criança. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 23 minutos:

Em casa de ferreiro, espeto de pau

O meu primeiro computador deve ter sido na altura do fm05

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 24 minutos:

Por algum motivo a "malta toda de IT" de Silicon Valley não quer os filhos agarrados aos ecrãs. Não estamos a falar propriamente da mesma coisa, nem um telemóvel é igual a um computador, nem estamos a falar das mesmas idades, nem o acesso que nós tínhamos ao mundo global naquela altura (falo de mim que tive computador por volta dos 8 anos mas internet só com 13/14 anos) é igual a hoje com internet e redes sociais e uma ligação online 24/7.

Compartilhar este post

Link para o post

E depois ainda chamam a outros "velhos do restelo"....

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...