Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de noikeee, há 36 minutos:

Isto deve ser um meme, só pode. Nada contra a medida e as pessoas que possam ter necessitado e beneficiado da mesma, mas é isto uma ideia política relevante que faça diferença na trajetória do país? Que acrescente algo de interessante ao debate público? É esta a visão para o país?

As medidas que enunciei foram dos maiores avanços sociais que o país teve nos últimos anos e o impacto dessas medidas em milhões de famílias é ridiculamente alto. Quando temos por exemplo um claro problema no país a esse respeito (os nascimentos nas últimas duas décadas caíram salvo erro 25% ou perto disso) parece-me que as medidas que enunciei poderão ter um impacto positivo nesse aspeto. Mas talvez isso não se enquadre em medidas de visão para o país nem seja algo de interessante na tua maneira de ver, o que respeito naturalmente. 

----

Jerónimo de Sousa anuncia que vai deixar de ser deputado (jn.pt)

"Posso afirmar que estamos em condições de avançar com uma solução dinâmica", disse o dirigente comunista, que clarificou, entretanto, Duarte Alves, de 31 anos, é o proposto para o substituir e que tem provas dadas do até agora curto trabalho que desenvolveu no parlamento.

Duarte Alves, economista de profissão, era um dos mais jovens deputados na última legislatura. Depois de falhar a eleição nas legislativas de janeiro de 2022 começou a desempenhar funções de assessor parlamentar na bancada comunista. A nível parlamentar ficou conhecido pela sua intervenção na comissão de inquérito às perdas registadas pelo Novo Banco e imputadas ao Fundo de Resolução.

@Mayday sempre vai ser o Duarte.

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post

Paulo Raimundo não mudará nada no partido, o alegado "rejuvenescimento" sera de alguém que vem das bases do partido e portanto apenas conhecido por aqueles que estão por dentro do PCP e não de fora, onde estão os simpatizantes e votantes. 

Queda eleitoral, não recuperação das Câmaras Municipais, irrelevancia da CGTP muito provavelmente continuarão. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 1 hora:

Irrelevância das ideias políticas. O PCP não traz nada de novo para o debate desde praí 1919.

LOL

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 1 hora:

A existência de um estado social que possa servir de almofada às pessoas mais carenciadas e dar-lhes um ponto de partida, os outros partidos também defendem. 

2dmk14.jpg?a463128

Editado por Cannonball
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

O Duarte era a melhor escolha para deputado, se bem que a tipa dos Verdes era igualmente uma boa escolha.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Criámos uma geração de millenials que sempre se acharam ricos porque são contabilistas ou assim e ganham mais de 1000 euros brutos por mês. Licenciaturas pagas com bolsas do estado. Estes jovens criaram filhos e descobriram que afinal não são tão ricos assim, que os impostos tiram-lhes o salário todo e são contra o estado social e a segurança social. Preferiam não pagar impostos e investir o seu dinheiro em pensões privadas, e pagar seguros de saúde

Editado por Plagio o Original

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, o que o Noikee mostrou foi mesmo ódio à esquerda. Se não querem contradizer o que ele disse, como fez o Happy King , não se metam com memes parvos.

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 1 hora:

Paulo Raimundo não mudará nada no partido, o alegado "rejuvenescimento" sera de alguém que vem das bases do partido e portanto apenas conhecido por aqueles que estão por dentro do PCP e não de fora, onde estão os simpatizantes e votantes. 

Queda eleitoral, não recuperação das Câmaras Municipais, irrelevancia da CGTP muito provavelmente continuarão. 

O partido nunca quis só rejuvenescer o secretário-geral, quer rejuvenescer as bases do partido - os militantes, os membros das concelhias, os centros de trabalho, os delegados, os funcionários, etc. É que o João Ferreira também tem 43 anos.

O PCP organiza-se assim de forma local. 

Eu concordo com o Cesar Brito, escolheram uma figura apagada, mas considero que o que sair decidido da conferência nacional na proxima semana vai ser mais decisivo do que a escolha do SG.

Já agora, quem era o Jerónimo quando o Carvalhas abdicou?

Citação de Jamarcus, há 1 hora:

Eu gosto que o PCP não leve a política como uma competição ou um show-off mediático, que virtualmente todos os outros partidos fazem. 

O PCP não gosta do culto da personalidade, as ideias e as medidas, as politicas, no geral, é que importam.

No entanto, nenhuma outra personalidade teve um culto tão grande como Alvaro Cunhal, que mesmo depois de morto ainda é figura muito presente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gilberto Carlos, há 13 minutos:

Sim, o que o Noikee mostrou foi mesmo ódio à esquerda. Se não querem contradizer o que ele disse, como fez o Happy King , não se metam com memes parvos.

Não consigo, sorry. Não tenho capacidade para me deslocar para aquela realidade alternativa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Spikey, há 51 minutos:

se bem que a tipa dos Verdes era igualmente uma boa escolha.

E era interessante porque dava ao partido algum protagonismo que perdeu com a ausência de deputados. Estando já o Duarte como acessor acho que faria sentido mas também percebo a escolha do Duarte.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 5 minutos:

Não consigo, sorry. Não tenho capacidade para me deslocar para aquela realidade alternativa.

Não acho uma realidade assim tão alternativa e não discordo totalmente.

Discordo, por exemplo, na parte da "não importância" de questões com os livros escolares gratuitos. Não acho assim tão pouco importância em algo que considero essencial para diminuir as assimetrias.

Mas se olhar para os últimos 40 anos, não vejo grande impacto do PC, como por exemplo vejo que o BE trouxe (apesar de eu preferir o PC) com as várias questões sociais.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 18 minutos:

Era deputado desde 1975, tendo sido cabeça-de-lista em Setúbal nas legislativas anteriores a ser SG, candidato a Presidente da República em 1996 (tendo desistido a favor do Jorge Sampaio).

Tal como o Carlos Carvalhas tinha sido Secretário de Estado nos Governos Provisórios, deputado da nação e do Parlamento Europeu e candidato a Presidente da República nas presidenciais anteriores a ter sido nomeado SG.

Em ambos os casos houve trabalho para dar a conhecer o futuro secretário-geral para não parecer um pokemon aterrado sem pára-quedas. Esta escolha é absurda mesmo olhando para a história do PCP em democracia. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 22 minutos:

O partido nunca quis só rejuvenescer o secretário-geral, quer rejuvenescer as bases do partido - os militantes, os membros das concelhias, os centros de trabalho, os delegados, os funcionários, etc. É que o João Ferreira também tem 43 anos.

O PCP organiza-se assim de forma local. 

Eu concordo com o Cesar Brito, escolheram uma figura apagada, mas considero que o que sair decidido da conferência nacional na proxima semana vai ser mais decisivo do que a escolha do SG.

Jerónimo de Sousa foi um deputado da Constituinte, deputado até 1992 e até um ex-combatente da Guerra Colonial no teatro da Guiné Bissau. E foi candidato a PR antes de desistir a favor do Sampaio. Tudo isto antes de ser SG. 

Carvalhas também foi um ex-candidato a PR no tempo do Soares antes de ser SG. 

Neste parâmetro a escolha de um Ferreira seria mais natural mas pronto. 

Compartilhar este post

Link para o post

O save do Jerónimo já estava tao longo, que apareceu um regen para novo secretário geral do partido

• Like 10

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gilberto Carlos, há 4 horas:

Mas se olhar para os últimos 40 anos, não vejo grande impacto do PC, como por exemplo vejo que o BE trouxe (apesar de eu preferir o PC) com as várias questões sociais.

Nos últimos 40 anos não tens visto os sindicatos a mexer-se e a luta do partido pelos idosos e SNS?

Compartilhar este post

Link para o post

A CGTP agora deu para encher as ruas da Moita com cartazes, talvez seja coincidência o fato da câmara ter mudado recentemente do PCP para o PS.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 5 horas:

Jerónimo de Sousa foi um deputado da Constituinte, deputado até 1992 e até um ex-combatente da Guerra Colonial no teatro da Guiné Bissau. E foi candidato a PR antes de desistir a favor do Sampaio. Tudo isto antes de ser SG. 

Carvalhas também foi um ex-candidato a PR no tempo do Soares antes de ser SG. 

Neste parâmetro a escolha de um Ferreira seria mais natural mas pronto. 

Oliveira... JF seria mau po PCP em termos eleitorais. O JF seria mais competitivo onde o PCP nao consegue deputados, excepto Lisboa e Porto. O Oliveira ia segurar o Alentejo e Setubal coisa que o JF nao teria tanta facilidade de fazer. Alem do mais esta mais livre que o JF.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 1 hora:

Nos últimos 40 anos não tens visto os sindicatos a mexer-se e a luta do partido pelos idosos e SNS?

Verdade seja dita, há que se tirar o chapéu na luta pela classe operária.

É luta que sempre se mantiveram firmes desde que me lembro 

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim, o Paulo Raimundo deve a sua nomeação como SG do PCP ao Twitter. Se não houvesse Twitter, não teríamos a oportunidade de perceber a disfunção cognitiva de gente muito mais conhecida e mediática como o António Filipe ou o Miguel Tiago.

Compartilhar este post

Link para o post

o puxão de orelhas do marcelo à ministra em publico foi genuinamente patético

o homem já não se manca

Editado por Apocalypse Now

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Apocalypse Now, há 21 minutos:

o homem já não se manca

Estava cheio de vontade. 

Aquele aviso foi feito na base da raiva. Agora porquê? Não sei.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Apocalypse Now, há 3 horas:

o homem já não se manca

Mais patético foi o Costa a "defender" o Marcelo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...