Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de andriy pereplyotkin, há 30 minutos:

Ó chefe, independentemente de isto ser demogagia, hipocrisia ou o que mais queiras, daqui a nada dás razão à malta do "nada é gratuito"... é claro que o dinheiro não brota do chão (tirando nas Arábias). Impostos já tu pagas, isto permite-te não ter de pagar também quando lá passas.

O que quero dizer é que as empresas vão ganhar o mesmo, portanto se não te sai do bolso na hora, sai de outra forma. Ou seja, ideal seria acabar com estas PPPs ruinosas, e não apenas mudar a origem do pagamento.

Citação de JGabriel, há 5 minutos:

Só por não teres de abrandar a toda a hora e andar aquele percurso todo a 30 ou 40 km/h poupas no desgaste do carro, poupas bem mais do que 10/12min e é bem mais seguro. 

As estradas do Marão são perigosas para crl durante os meses frios. Sempre foram. Bendita a hora que se fez aquele túnel. Houve autoestradas estúpidas que só serviram para derreter dinheiro, mas esse túnel não foi uma delas. 

Desde o túnel acho que só passei uma vez no IP4 no Marão, e foi a descer, e apenas para matar saudades. 😂

O que se poupa em desgaste do material a descer, ou em combustível a subir, provavelmente mais que compensa o valor que se paga no túnel, mesmo quando andava nos 2.10€ (agora paga-se na casa de 1€).

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de JGabriel, há 2 minutos:

Só por não teres de abrandar a toda a hora e andar aquele percurso todo a 30 ou 40 km/h poupas no desgaste do carro, poupas bem mais do que 10/12min e é bem mais seguro. 

As estradas do Marão são perigosas para crl durante os meses frios. Sempre foram. Bendita a hora que se fez aquele túnel. Houve autoestradas estúpidas que só serviram para derreter dinheiro, mas esse túnel não foi uma delas. 

Mas ninguém critica o túnel. Foi uma obra crucial. O que é diferente de ter que ser gratuita. E quanto à alternativa, O IP4, no Marão é muito melhor e mais funcional do que a maioria das alterantivas às AE pagas em Portugal. É um Itinerário Principal, que não atravessa localidades, bem melhor que estradas nacionais.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 minuto:

Mas ninguém critica o túnel. Foi uma obra crucial. O que é diferente de ter que ser gratuita. E quanto à alternativa, O IP4, no Marão é muito melhor e mais funcional do que a maioria das alterantivas às AE pagas em Portugal. É um Itinerário Principal, que não atravessa localidades, bem melhor que estradas nacionais.

Certo, mas inicialmente o ponto do @Plagio o Original até era pagar-se a A4 depois de Amarante. Não faz sentido porque não há qualquer alternativa válida.

Eu tenho zero problemas com portagens em si. Tenho é problemas com portagens que servem para encher o cu a accionistas.

Contas tiradas do cu, mas se usássemos o modelo suíço em que quem quer andar em AE paga um selo por ano, mesmo que fosse 100€/ano, provavelmente chegaria para todos os custos operacionais e ficaria bem mais barato.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ed, há 3 horas:

Estamos de tanga ou não? É preciso apertar o cinto?

Com o dinheiro que está a ser despejado e a ser prometido de modo a ganhar eleições por cá diria que é melhor começar a apertar o cinto.

Compartilhar este post


Link para o post

Entretanto nas Europeias as três estações televisivas anunciaram que os partidos que estão no Parlamento mas que não elegeram eurodeputados (Chega, IL e Livre) vão ter direito a debates a par do PS, AD, BE e CDU. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 55 minutos:

Com o dinheiro que está a ser despejado e a ser prometido de modo a ganhar eleições por cá diria que é melhor começar a apertar o cinto.

A culpa é do continente.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ed, há 11 minutos:

A culpa é do continente.

desde que abriu um mercadona aqui perto, nunca mais lá fui

  • Haha 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ed, há 4 horas:

Estamos de tanga ou não? É preciso apertar o cinto?

O cinto é a tanga

Citação de HappyKing, há 29 minutos:

O ADN vai para tribunal porque também quer porque teve 100 mil votos. 

Querem reeditar os debates da Jad e do Bugalho na CNN

Compartilhar este post


Link para o post

Novas oportunidade para o Bugalho mandar a JAD fazer um post no Instagram patrocinado pela Prozis. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 3 horas:

Certo, mas inicialmente o ponto do @Plagio o Original até era pagar-se a A4 depois de Amarante. Não faz sentido porque não há qualquer alternativa válida.

Eu tenho zero problemas com portagens em si. Tenho é problemas com portagens que servem para encher o cu a accionistas.

Contas tiradas do cu, mas se usássemos o modelo suíço em que quem quer andar em AE paga um selo por ano, mesmo que fosse 100€/ano, provavelmente chegaria para todos os custos operacionais e ficaria bem mais barato.

ãh? Não entendi. Eu sou contra as portagens na A4. São um entrave ao desenvolvimento regional, prejudicando tanto os residentes locais quanto as empresas que dependem dessa via para o transporte de mercadorias

Editado por Plagio o Original

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 5 horas:

O facto de estar no programa ou não é basicamente irrelevante. Tiveram uma maioria absoluta e portanto livre arbítrio para o fazer, e não fizeram. Agora que estão na oposição, siga.

E eu tenho zero queixas contra a medida em si, até porque serei grandemente beneficiado com ela, porque uso a A4 e a A24 com regularidade. Mas também sei que, se não formos nós a pagar directamente, seremos também nós a pagar, ainda que indirectamente. É que as concessionárias vão receber o mesmo.

Portanto, os Programas Eleitorais não servem para nada. Nem sei para que se dão ao trabalho de os fazer.

 

Citação de Ghelthon, há 4 horas:

Não me apetece continuar a discutir algo que é tão óbvio. É demagogia pura do PS, é de uma falsidade absolutamente ridícula. Mas nada de novo na política deste país, nem algo exclusivo ao PS.

E de novo digo, esta medida, apesar de parecer excelente, é meio armadilhada, porque vão ser as pessoas (via impostos) a pagar as portagens à mesma.

Demagogia pura do PS? Seria, se esta fosse uma promessa para não cumprir. Não é habitual ouvir alguém a criticar um Partido por apresentar uma medida demagógica após esta ser implementada. É mais uma liberdade semântica.

Demagogia a sério foi a promessa da AD de baixar o IRS em 1,5 mil milhões de euros quando já sabiam que só iriam baixar em 300 mil. Ou quando disseram que iam aceder de imediato às reivindicações de forças de segurança e professores e lhes apresentaram, na primeira ronda negocial, propostas que ficam bastante aquém das suas expetativas.

E quanto à armadilha, depende do ponto de vista. De facto vão ser os contribuintes que vão continuar a pagar. Só que em vez de serem apenas os contribuintes utilizadores das Auto-Estradas vão passar a ser todos, os que utilizam e os que não utilizam. E isto traduz-se numa diferença significativa. Em todo o caso não percebo onde está a armadilha. Será mais um desvio semântico.

Compartilhar este post


Link para o post

“Eu sou um otimista e, portanto, vejo sempre o lado bom. Interpretei essas palavras como sendo um elogio a uma forma ponderada de estar na vida e de exercer a vida política, ou talvez uma certa autocrítica por, não tendo esta costela oriental, haver menos ponderação da parte do senhor presidente"

😂

Está a fazer bem a pausa ao Costa. 

  • Like 3
  • Haha 5

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 37 minutos:

ãh? Não entendi. Eu sou contra as portagens na A4. São um entrave ao desenvolvimento regional, prejudicando tanto os residentes locais quanto as empresas que dependem dessa via para o transporte de mercadorias

Talvez a minha frase tenha ficado estranha, mas queria ter dito que o teu ponto inicial era que não devia haver portagens na A4.

Citação de Descartes, há 35 minutos:

Portanto, os Programas Eleitorais não servem para nada. Nem sei para que se dão ao trabalho de os fazer.

Não foi isso que eu disse. Mas é factual que podiam tê-lo feito antes e não quiseram. Agora que estão na oposição e na busca do poder outra vez, siga apresentar as medidas que mais apelam aos eleitores.

Citação de Descartes, há 35 minutos:

Demagogia pura do PS? Seria, se esta fosse uma promessa para não cumprir. Não é habitual ouvir alguém a criticar um Partido por apresentar uma medida demagógica após esta ser implementada. É mais uma liberdade semântica.

Demagogia a sério foi a promessa da AD de baixar o IRS em 1,5 mil milhões de euros quando já sabiam que só iriam baixar em 300 mil. Ou quando disseram que iam aceder de imediato às reivindicações de forças de segurança e professores e lhes apresentaram, na primeira ronda negocial, propostas que ficam bastante aquém das suas expetativas.

E quanto à armadilha, depende do ponto de vista. De facto vão ser os contribuintes que vão continuar a pagar. Só que em vez de serem apenas os contribuintes utilizadores das Auto-Estradas vão passar a ser todos, os que utilizam e os que não utilizam. E isto traduz-se numa diferença significativa. Em todo o caso não percebo onde está a armadilha. Será mais um desvio semântico.

Não estou a criticar o PS por ser o PS, se fosse outro partido diria o mesmo.

A "armadilha" é o que já disse: os condutores não vão pagar nos pórticos ou nas praças de portagem, mas vão pagar de outra forma qualquer. De certeza que o Governo vai querer ir buscar este dinheiro a algum lado, ainda para mais quando há um suposto défice.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 hora:

O ADN vai para tribunal porque também quer porque teve 100 mil votos. 

 

Eu queria era Bugalho vs Joana Amaral Dias vs André Ventura

Editado por Stromp

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 12 minutos:

Não foi isso que eu disse. Mas é factual que podiam tê-lo feito antes e não quiseram. Agora que estão na oposição e na busca do poder outra vez, siga apresentar as medidas que mais apelam aos eleitores.

Foi isso literalmente o que disseste.

Sim, é factual que o poderiam ter feito antes e não quiseram.

A crítica, a ser feita, devia ter sido na altura da campanha eleitoral em relação a todas as medidas que poderiam ter sido tomadas nos últimos 8 anos e que constam do Programa Eleitoral do PS às legislativas de 2024. Só que nessa altura não interessava porque salientariam o "corte" que o PS de Pedro Nuno Santos estava a fazer com os Governos de António Costa.

Criticar o PS agora por propor na Assembleia da República medidas que constam do seu Programa Eleitoral é que é hipócrita.

Finalmente, tudo serve para criticar. Até a aprovação de medidas que mais apelam aos eleitores. Como se isso fosse uma malvadez. Prometer e não cumprir é demagógico. Prometer e cumprir é eleitoralismo. Preso por ter cão e por não ter. Não importa porque, no quadro político que estamos a viver, a substância é o que menos importa. Critica-se só porque se tem de criticar e fazem-se os aproveitamentos políticos à mínima oportunidade. E depois produzem-se intervenções no Parlamento muito "fotogénicas" para recolher likes no tik tok que, na prática, valem zero em termos de conteúdo político.

 

Citação de Ghelthon, há 13 minutos:

Não estou a criticar o PS por ser o PS, se fosse outro partido diria o mesmo.

A "armadilha" é o que já disse: os condutores não vão pagar nos pórticos ou nas praças de portagem, mas vão pagar de outra forma qualquer. De certeza que o Governo vai querer ir buscar este dinheiro a algum lado, ainda para mais quando há um suposto défice.

Os condutores vão pagar de outra forma qualquer mas vão pagar muito menos. Porque todos os outros que não pagavam antes (e são muitos mais) vão passar a contribuir também.

Já entraste também na carruagem do défice? Força, rapaz. Mas depois não te esqueças de bater no peito quando disseres que o povo português é ignorante.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Descartes, há 8 minutos:

Foi isso literalmente o que disseste.

Sim, é factual que o poderiam ter feito antes e não quiseram.

A crítica, a ser feita, devia ter sido na altura da campanha eleitoral em relação a todas as medidas que poderiam ter sido tomadas nos últimos 8 anos e que constam do Programa Eleitoral do PS às legislativas de 2024. Só que nessa altura não interessava porque salientariam o "corte" que o PS de Pedro Nuno Santos estava a fazer com os Governos de António Costa.

Criticar o PS agora por propor na Assembleia da República medidas que constam do seu Programa Eleitoral é que é hipócrita.

Finalmente, tudo serve para criticar. Até a aprovação de medidas que mais apelam aos eleitores. Como se isso fosse uma malvadez. Prometer e não cumprir é demagógico. Prometer e cumprir é eleitoralismo. Preso por ter cão e por não ter. Não importa porque, no quadro político que estamos a viver, a substância é o que menos importa. Critica-se só porque se tem de criticar e fazem-se os aproveitamentos políticos à mínima oportunidade. E depois produzem-se intervenções no Parlamento muito "fotogénicas" para recolher likes no tik tok que, na prática, valem zero em termos de conteúdo político.

A hipocrisia do PS é gritante e clara, não me apetece discutir semântica.

Citação de Descartes, há 8 minutos:

Os condutores vão pagar de outra forma qualquer mas vão pagar muito menos. Porque todos os outros que não pagavam antes (e são muitos mais) vão passar a contribuir também.

Já entraste também na carruagem do défice? Força, rapaz. Mas depois não te esqueças de bater no peito quando disseres que o povo português é ignorante.

Dizes isso como se ter toda a gente a pagar AEs fosse uma coisa boa.

E claramente não percebeste o sentido da minha frase, portanto sugiro que pesquises o significado de "suposto".

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 2 minutos:

 não me apetece discutir semântica.

 sugiro que pesquises o significado de "suposto".

A mim o que não me apetece é discutir com gaiatos.

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 6 horas:

É alternativa. Sempre foi. Experimenta ver qual a poupança de tempo entre ir pelo IP4 ou pelo túnel. Ganhas o quê? 10 minutos? 12? A alternativa não tem que ser igual. Tem que ser viável. E o IP4 é uma alternativa viável. O que não era viável era a estrada nacional, p.e.

Qualquer estudante da UTAD que tivesse de ir a casa pela Rodonorte e pelo IP4 virava católico praticante na hora. E no Inverno até tinham capacidade de miraculosamente recitar o Credo da frente para trás. Viagens completamente insanas.

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post

O PS muda de liderança, o que trás um novo tipo de abordagem em muitas situações, mete uma proposta no programa, vota de acordo com essa proposta e o PS é que está mal? 

Ao que temos visto realmente parece impossível cumprir com promessas mas acontece.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de fornix, há 2 horas:

Qualquer estudante da UTAD que tivesse de ir a casa pela Rodonorte e pelo IP4 virava católico praticante na hora. E no Inverno até tinham capacidade de miraculosamente recitar o Credo da frente para trás. Viagens completamente insanas.

Os da UTAD levavam com a parte pior, mas quem andou no IPB como eu ainda tinha mais 120Km de IP4 para gramar. Descida com bastante inclinação antes de chegar a Murça e subida ranhosa antes de Macedo. Isto quando no litoral às vezes nem sabemos o número da AE que estamos.

A A4 fez trás-os-montes andar 20 ou 30 anos para a frente, como o IP4 fez no seu tempo (1990ish acho eu) e como espero que os comboios venham a fazer em 2030 (era este o prazo para ligar capitais de distrito?).

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

×
×
  • Criar Novo...