Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de André Sousa, Agora:

Facho do crl 

Não é fascismo os trabalhadores portugueses estarem saturados do tecido empresarial português que apenas sobrevive de mão de obra imigrante barata e escravizada. 

Se não consegues pagar um salário digno aos portugueses a solução não deveria ser importar estrangeiros. Deveria ser fechares a tua empresa de m*rda. 🤷

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 minuto:

A IL nunca vai passar disto. Nunca será um partido do povo e nunca será um partido que capte voto de protesto. É um partido para a classe média, para malta nova que quer ser empresária e pronto. Cumpre o seu papel para esse nicho e está feito.

Também não ajuda darem a aparência exterior de estarem mais próximos de um Milei do que dos liberais clássicos europeus.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Grillo, há 1 hora:

Morro antes de não pensar que tenho amigos e família que iriam sofrer porque eu não quis saber deles e não lutei. Morro antes de ir contra os meus ideais. 

Penso o mesmo que tu, mas parece que há quem já se sinta amedrontado. Aliás, a verdadeira luta começa agora. A bem da verdade, deveria ter começado quando estes tipos entraram na AR. 

Nós fazemos demasiadas generalizações sobre o perfil dos votantes do séquito do André, na realidade, são perfis muito díspares. O que mais de incomoda é aquele tipo que se esforçou para crescer na vida, conseguiu, com mais ou menos ajuda, e agora diz que isso foi resultado de pensar como o André. Aliás, costuma dizer que, se ele conseguiu, todos conseguem, basta seguirem os ensinamentos cheganos. A questão é que esse crescimento se deveu aos partidos democráticos, não ao partido do André do refluxo. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 4 minutos:

Eu diria para não generalizarmos nem "emburrecermos" as pessoas que votaram no Chega. Não, não são todos fascistas, não, não são todos bêbados que batem na mulher quando o clube perde. São pessoas frustradas, sem esperança, que votam no Chega para votarem contra o sistema, que votam mais contra o sistema vigente do que propriamente num partido que defende a pena de morte ou a castração química. Têm a palavra os partidos do arco governativo, PSD e PS, que têm que se entender. Confesso que depois do discurso do PNS ontem à noite, não fiquei muito esperançoso.

Pá o Chega faz várias coisas: Por um lado e no fundo faz o que o PCP fazia, só que de forma muitissimo mais eficiente por ser mais básico e sem o preconceito que o PC arrastava. Ou seja, fala com uma mensagem clara que apela aos pobres e remediados. Sem rodriguinhos, sem "economês". É assim que saca votações brutais em meios rurais onde não penetra a mensagem de mais ninguém, vais a um café em qualquer meio rural e tirando as afiliações por "jeitinhos" na freguesia só dá conversa sobre o chega.

Depois o Chega faz outra coisa, apela à mesquinhice de café, ao revanchismo e ao ódio, algo que diz muito a classes que se sentiram traídas pelas circunstâncias e abandonadas nos ultimos anos, por isso é que o Chega saca grandes votações na Margem Sul e Gondomares da vida, onde toda uma demografia teve de abandonar a cidade onde queria viver e que acabou por se contentar a ficar em empregos de m*rda, ou então não se moveu socialmente e não chegou onde os sonhos que tinham apontavam, e essa malta, que é uma massa enorme, ainda por cima culturalmente básica, carrega uma frustração que é facilmente manipulável e que hoje em dia já não há stresses de ser apontada seja a quem for, aos desempregados, à "esquerdalha", aos imigrantes, etc.

• Concordo! 16

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 12 minutos:

Honestamente acho que se um low profile tipo Carneiro é líder do PS o que vamos ter é uma AD com um governo cinzentão de 4 anos. O Montenegro vai-se comprometer a não fazer nada muito radical no sector publico, faz umas medidas show off na imigração e de resto vai ser só deixa andar a ver como ficam as coisas.

Vamos é ver o Chega a aumentar ainda mais a sua propaganda, vai ser insuportável ver a cara daquele crl.

Eu acho que a AD vai ter um trabalho hercúleo. A AD, e o Montenegro, são o que nos separa de um partido anti-democrático ser governo em Portugal. Nunca pensei escrever isto, mas é verdade. A AD vai ter que mostrar, acima de tudo, trabalho. E vai precisar da ajuda do PS. O que a AD tem que fazer é tentar resolver alguns dos problemas mais bicudos do país, problemas com visibilidade, que aparecem nas notícias. Resolver o problema das urgências hospitalares, dos alunos sem professores, da habitação (este, para mim, será o mais difícil), confiar que não rebente nenhuma crise financeira no mundo, fazer investimentos em coisas que efectivamente melhorem a vida das pessoas, como TP. Vai precisar de muita competência, de sorte e do apoio do PS. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 3 minutos:

Pá o Chega faz várias coisas: Por um lado e no fundo faz o que o PCP fazia, só que de forma muitissimo mais eficiente por ser mais básico e sem o preconceito que o PC arrastava. Ou seja, fala com uma mensagem clara que apela aos pobres e remediados. Sem rodriguinhos, sem "economês". É assim que saca votações brutais em meios rurais onde não penetra a mensagem de mais ninguém, vais a um café em qualquer meio rural e tirando as afiliações por "jeitinhos" na freguesia só dá conversa sobre o chega.

Depois o Chega faz outra coisa, apela à mesquinhice de café, ao revanchismo e ao ódio, algo que diz muito a classes que se sentiram traídas pelas circunstâncias e abandonadas nos ultimos anos, por isso é que o Chega saca grandes votações na Margem Sul e Gondomares da vida, onde toda uma demografia teve de abandonar a cidade onde queria viver e que acabou por se contentar a ficar em empregos de m*rda, ou então não se moveu socialmente e não chegou onde os sonhos que tinham apontavam, e essa malta, que é uma massa enorme, ainda por cima culturalmente básica, carrega uma frustração que é facilmente manipulável e que hoje em dia já não há stresses de ser apontada seja a quem for, aos desempregados, à "esquerdalha", aos imigrantes, etc.

500x

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 19 minutos:

Honestamente acho que se um low profile tipo Carneiro é líder do PS o que vamos ter é uma AD com um governo cinzentão de 4 anos. O Montenegro vai-se comprometer a não fazer nada muito radical no sector publico, faz umas medidas show off na imigração e de resto vai ser só deixa andar a ver como ficam as coisas.

Vamos é ver o Chega a aumentar ainda mais a sua propaganda, vai ser insuportável ver a cara daquele crl.

O Carneiro é um cinzentão que não se importa de estremunhar e tentar o lápis azul se as coisas não lhe agradarem.

O PS se quer fazer alguma coisa, tem que sair dos Medinas, dos Carneiros, da Ana Catarina Mendes.

Arrisque numa coisa diferente, na Leitão por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 2 minutos:

Eu acho que a AD vai ter um trabalho hercúleo. A AD, e o Montenegro, são o que nos separa de um partido anti-democrático ser governo em Portugal. Nunca pensei escrever isto, mas é verdade. A AD vai ter que mostrar, acima de tudo, trabalho. E vai precisar da ajuda do PS. O que a AD tem que fazer é tentar resolver alguns dos problemas mais bicudos do país, problemas com visibilidade, que aparecem nas notícias. Resolver o problema das urgências hospitalares, dos alunos sem professores, da habitação (este, para mim, será o mais difícil), confiar que não rebente nenhuma crise financeira no mundo, fazer investimentos em coisas que efectivamente melhorem a vida das pessoas, como TP. Vai precisar de muita competência, de sorte e do apoio do PS. 

Sim, mas a direita tem sempre um trabalho muito difícil. É costume.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 9 minutos:

A IL nunca vai passar disto. Nunca será um partido do povo e nunca será um partido que capte voto de protesto. É um partido para a classe média, para malta nova que quer ser empresária e pronto. Cumpre o seu papel para esse nicho e está feito.

Alguém conhece um votante da IL que não trabalhe na área de IT?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, Agora:

Sim, conheço vários. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de challenger, há 5 minutos:

Também não ajuda darem a aparência exterior de estarem mais próximos de um Milei do que dos liberais clássicos europeus.

A IL tem que decidir o que quer ser. Para já, não deixa de ser um BE que agrupa imensas correntes diferentes sob um mesmo chapéu. Muitas das correntes minoritárias já se foram pirando, conservadores órfãos depois do falecimento do CDS, p.e.. Mas sim, ainda há muito tolinho por lá. 

Citação de Lebohang, há 1 minuto:

Sim.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 6 minutos:

A AD nunca vai fazer um Bloco Central porque seria aliar-se aos que derrotou. Isso aconteceria se a maior preocupação da AD fosse o país.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 2 minutos:

O Carneiro é um cinzentão que não se importa de estremunhar e tentar o lápis azul se as coisas não lhe agradarem.

O PS se quer fazer alguma coisa, tem que sair dos Medinas, dos Carneiros, da Ana Catarina Mendes.

Arrisque numa coisa diferente, na Leitão por exemplo.

Leitão é demasiado colada ao PNS e estava ali naquele momento chave, que agora à 25ª hora é historicamente negro, quando o PS não aceitou a proposta de CPI mais curta no debate da moção de confiança.

O mais provável é avançar mesmo com a frente de esquerda em Lisboa e tentar sacar aquilo.

Mas teria a sua graça, pelo inusitado, ter uma lider do PS presidente da câmara podendo não se queimar em debates da AR. Mas não me cheira.

Compartilhar este post

Link para o post

Bloco Central, com Ventura a liderar a oposição, seria coisa para termos uma maioria do Chega nas próximas eleições.

• Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de challenger, há 51 minutos:

X3

E para quem é pai, isto deixa-me mesmo a pensar que país estamos a deixar para os nossos filhos.

Foi a única razão pela qual não estou deprimido, bendita a hora em que decidi não ser pai. Boa sorte a quem tem filhos, especialmente filhas, neste país e neste mundo.

Editado por whatever
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 16 minutos:

Queria só ganhar aquele argumento 😔

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, Agora:

Leitão é demasiado colada ao PNS e estava ali naquele momento chave, que agora à 25ª hora é historicamente negro, quando o PS não aceitou a proposta de CPI mais curta no debate da moção de confiança.

O mais provável é avançar mesmo com a frente de esquerda em Lisboa e tentar sacar aquilo.

Mas teria a sua graça, pelo inusitado, ter uma lider do PS presidente da câmara podendo não se queimar em debates da AR. Mas não me cheira.

Inusitado e muito bom. Um bom trabalho na Câmara de Lisboa dá-lhe visibilidade nacional; depois podia estar num programa de comentário a mandar achas ao Governo. Só tinha que acertar no líder parlamentar.

Não vejo como é que isso pode ser mau para o PS

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 8 minutos:

Era preciso que a AD e mesmo o PS, seja que líder for, tenham sentido de Estado. Que deixassem de parte o que os separa, e se unissem pelo bem do país e seus cidadãos.
No entanto, isso não acontece e nunca aconteceu. Ontem já tivemos a primeira réplica na nossa democracia, diria que na próxima eleição, teremos um terramoto que nem bom será. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Aiden, Agora:

Bloco Central, com Ventura a liderar a oposição, seria coisa para termos uma maioria do Chega nas próximas eleições.

Eu acho que é inevitável termos bloco central não assumido em que o PS vai viabilizando orçamentos e se vai empurrando com a barriga.

4 anos é imenso tempo e com Trumps e tal é imprevisivel o que pode acontecer

Citação de challenger, há 8 minutos:

500x

é pá, nunca li isso

Compartilhar este post

Link para o post

Em almada o chega ficou em 3°, que é a zona perto de lisboa. 

Compartilhar este post

Link para o post

A IL com uma liderança relativamente medíocre, conseguiu crescer ainda que de forma anémica mas receio que com o crescimento da extrema direita acabem por se posicionar cada vez mais aos olhos de muitos eleitores como uma alternativa de certa forma moderada, quando as propostas nada têm de moderado. Quando o PSD tiver que gerir um país e enfrentar as dificuldades que ainda não teve que enfrentar porque esteve sempre em modo campanha, acredito que parte do eleitorado PSD salte para eles quando sentir que a sua vida não melhorou.

Ou isto, ou serão secados pelo Chega quando estes tiverem que falar mais à sério da economia. Seja qual for o cenário, é péssimo.

Editado por Solero

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de André Sousa, há 17 minutos:

Facho do crl 

Lmao que woosh do crl, falta de noção fds

• Triste 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de zunaiki, há 2 minutos:

Era preciso que a AD e mesmo o PS, seja que líder for, tenham sentido de Estado. Que deixassem de parte o que os separa, e se unissem pelo bem do país e seus cidadãos.
No entanto, isso não acontece e nunca aconteceu. Ontem já tivemos a primeira réplica na nossa democracia, diria que na próxima eleição, teremos um terramoto que nem bom será. 

Obviamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Enquanto os partidos tradicionais continuarem na sua bolha em vez de falarem daquilo que reslmente interessa ao Zé, o chega vai continuar a subir. 

Compartilhar este post

Link para o post

A IL tem 2 problemas graves. Ainda não sabe bem o que quer, e o que quer, não sabe comunicar. Faz parte da maturação do partido mas enquanto faltar gente capaz de pegar num microfone e comunicar com clareza uma ideia do início ao fim vai ser difícil.

Um bloco central com os artistas que o PSD e o PS tem neste momento era ótimo para o Ventura ganhar eleições daqui a 1 ano ou 2. 

O PS vai ter que escolher muito bem o líder que quer.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

• Criar Novo...