Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Rajnack, há 4 minutos:

Qual é o mercado em que os imigrantes roubam o trabalho aos portugueses e em que os portugueses aceitem trabalhar com aqueles salários?

A das creches também é boa. Um problema que já existe há anos, agora também é culpa dos imigrantes

E onde é que adicionar a um problema que já existe, nos vai trazer alguma melhoria?

Se a tua empresa precisa de pagar mal a imigrantes para sobreviver, então estás a explorar pessoas. Fecha o negócio.

Editado por Foster

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Foster, há 2 minutos:

Até que enfim. Obrigado. Haja alguém que saiba discutir.

• como podes confirmar se estão a ser explorados ou não? Se estiverem a ser explorados, podem perfeitamente estar a fazer um bom trabalho mas com zero contribuição para a SS. É punir quem os explora, seja nacional ou não. Não se podem usar imigrantes só para se ter alguém que aceite receber menos que o SMN e encher os bolsos.
  • qual é a percentagem de imigrantes que estão cá há muito tempo e não contribuem com absolutamente nada no nosso país? Não sei, faça-se esse estudo. Deve ser fácil, é ver quem paga impostos e quem não paga. Que outros tipos de contribuição falas? Voluntario em IPSSs etc? Tudo óptimo. Precisamos de dados. Desses, a quantos foi dada uma oportunidade? A quantos portugueses que tiveram de sair foi dada uma oportunidade? Não caem do céu, ainda por cima num país como o nosso. Era tão melhor aferir as necessidades do País e abrir a imigração para pessoas qualificadas em X/Y/X //não qualificadas conforme o que fosse necessário.
  • um refugiado que entre cá, sem nada, deve ser expulso no curto/médio prazo só por precisar de apoio social nos primeiros tempos? Para mim sim, para ti entendo que não. A resposta secalhar está no meio. Depende de cada caso. Refugiado de onde, do quê? Há hipótese de integração ou não? Se ele não tiver qualquer tipo de apoio, como pode sequer começar a contribuir? Como os tugas fazem quando vão para outros países em que ainda não chegaram lá e já estão a ver onde podem trabalhar, onde podem dormir etc. Não é suposto um país pobre como o nosso aceitar e distribuir apoios porque as pessoas simplesmente decidiram cá entrar sem plano A/B/C. E quando for a nossa vez de estar envolvido num conflito, é assim que gostaríamos de ser recebidos nos outros países? Ou não ser recebidos de todo? Sou da opinião que qualquer português que emigre e que não contribua/não trabalhe, seja onde for, deva voltar. Não foi lá fazer nada. Não tenho dois pesos e duas medidas.

Eu não vejo imigrantes como inimigos. Eu vejo pessoas que não contribuem como um peso que não temos que aguentar, sejam portuguesas ou imigrantes.

E a minha reforma não precisa de ser salva. Eu posso parar hoje e nunca mais me preocupar na vida, mas entendo que num sistema em que as pensões crescem sem parar, tenha que haver quem as suporte do outro lado.

A nossa integração na UE tem benesses mas também tem responsabilidades, se temos de receber x refugiados podemos e devemos dar o impulso inicial para começarem uma vida cá, isso a meu ver devia ser incondicional.

As contribuições que falo são todas as que podes imaginar: tudo o que não seja vir para cá simplesmente para receber guito e ficar em casa a ver TV o máximo tempo possível sem que ninguém reclame. O que, sinceramente, duvido que alguém saia do seu País rumo a Portugal apenas com este objetivo em mente. Existem n razões para muitos dos imigrantes continuarem em situação precária e sem possibilidade de ter um emprego digno, e muitas vezes temos condições para lhes dar essa primeira oportunidade. Como disseram por aí, a questão do desemprego em Portugal é quase uma não questão hoje em dia.

O resto é muito à volta do mesmo: tu queres o máximo de eficiência possível na população ativa, mas eu diria que isso toda a gente gostava que houvesse. Portanto tu tens o objetivo, mas não me explicas concretamente como chegar lá. Não contribui = sai, ok, mas porque é que não contribui? Como consegues saber que não tem absolutamente interesse algum em contribuir, sequer?

É isso que estava a tentar extrair de ti, porque é que é tão urgente acabar com essa percentagem minoritária da população, quase como "custe o que custar", ignorando os efeitos colaterais de a estares a tomar sem saber exatamente as causas. E isso é o que o Chega quer fazer (e eu sei que tu referiste "direita", mas prefiro centrar a questão no Chega e não na direita como um todo).

Compartilhar este post

Link para o post

Citação de mike, há 13 minutos:

Para a imigração proponho o seguinte:

Empresas anualmente apresentam a uma autoridade competente e criada para esse efeito os seus lucros, com base nos lucros apresentam uma proposta de recrutamento estrangeiro. E com nisso sao dados visas para imigrantes.

Porquê?

- Deixa de uma loja a dar contrato de trabalho a 5k pessoas e a faturar 2k por mês.

- empresas que percisem de facto de emigrantes vão ser obrigadas a mostrar lucroa e como tal a pagar impostos sobre os mesmos.

- Quem entra tem contrato de trabalho. E pode ao fim de 6 meses aceder ao SNS. Evita turistas de saude. 

- O estado cria cotas, de x% do total de população Total do pais a quem é permitida a entrada. Exemplo: população total do pais é 10M, sao emitidos 100k visas. 

Os visas sao distribuidos por paises com base em semelhancas culturais, por exemplo, Brasil 20%, Angola 10% etc. Estes valores seriam negociados com os paises em questão.

- imigrantes desempregados têm 6 meses para encontrar trabalho, depois são enviados de volta. Durante este periodo o emigrante tem direito ao aubsidio de dessmprego, na proporcao de 1 mes por cada ano trabalhado. Os empregadores têm de justificar o despedimento.

Quem cumpre tem vantagem em futuras aplicações, caso nao seja um despedimento por justa causa. Quem nao cumpre e for apanhado nao volta ca mais.

- crimes violentos antes de 10 anos de permanência sao expulsão imediata.

- 10 anos em Portugal e podem pedir nacionalidade e todos os direitos iguais a todos os Portugueses, se cumprirem certas condições, como: - falam português.

- teste sobre cultura portuguesa

- Estar empregado

- o imigrante pode trazer a sua familia: - se provado quem tem condições para a sustentar( valores teriam de ser definidos). 

-o imigrante pode pagar uma contribuição extra para o estado em caso de ter dependentes menores, se o fizer ao fim de 6 meses estes teem direito a educação e sistemas de saude.

Criancas nascidas no estrangeiras podem pedir nacionalidade Portuguesa depoia de estarem no pais durante mais de 10 anos e frequentarem o sistema de educação Portugues.

Se com 18 anos nao tiver os 10 anos de educação em Portugal, anos de trabalho serão contados. Em adicao os 6 meses apos deixar a escola, serao dados 2 meses extra por cada ano em Portugal para procura de trabalho.

- Cônjuges seguem as mesmas regras aplicadas ao imigrante trabalhador. No entanto o emigranrw empregado tem a possibilidade de pagar uma contribuição extra a seguranca social. Nesse caso o conjugue terá dereito a SNS.

Pronto é isso, chamem-me faxo por querer emigração, controlada.

Citação de smashing_pumpkin , há 9 minutos:

Eu começava logo por fazer um teste sobre cultura portuguesa para dar o cartão de eleitor a qualquer pessoa. Resolvia-se grande parte do problema.

Eu começava por um teste escrito de língua portuguesa. O mike era deportado na hora!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rajnack, Agora:

O teu lol foi a um comentário apenas sobre a SS. Nada mais do que enumeraste agora estava naquele post. 

O Mica apenas referiu que os imigrantes foram a melhor coisa que aconteceu a SS e isso é verdade porque como dizes o bolo das contribuições aumentou e não o podes refutar.

Em relação ao restante explica me o que aconteceria aos T0 onde vivem 15 imigrantes, se eles não existissem. Caberia lá uma família portuguesa? A que preço? Achas mesmo que são estes imigrantes que roubam as casas aos portugueses?

Em relação as questões da relevância dos imigrantes nos serviços, tu sabes esses números para poderes basear a tua argumentação e voto nisso? Ou são percepções ou pq o Ventura diz na televisão que tomas como verdade. Isto não é um ataque, eu gostava mesmo de perceber como é que constrói uma opinião sobre um assunto e se vota de acordo sem nenhuma base real para o fazer.

Qual é a relevância disso para a questão? Abordar a questão da SS por si só forma isolada é apenas um contorcionismo, consciente ou não, que não faz qualquer sentido.

Perguntei anteriormente e volto a perguntar. Por esse prisma, há algo que torne a entrada de 2 milhões de imigrantes no país uma má decisão?

Claro que caberia. Há uns meses, neste mesmo tópico, disse que a linha de Sintra e a zona de Lisboa está cheia de casos desses, porque conheço uma boa parte deles e porque lido com imigrantes diariamente. Lembro-me de falar no caso dos Bons Amigos, no Cacém, que mais tarde até foi notícia. Passados seis ou sete meses, apareceram reportagens a relatar esse tipo de situações, numa escala absurda. E claro, tens os exemplos de apartamentos que deixaram de ser arrendados na sua totalidade para serem arrendados os quartos que o compõem, chegando a valores de arrendamento muito superiores.

Eu não votei Chega, por isso adiante. Sobre o resto, o Turismo de Saúde também é um mito... é esperar que apareça um estudo qualquer que legitime isso. Pode ser que alguém o encomende. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Carson Wentz, Agora:

Anti-milionários - para mim quando alguém chegasse ao milhão de euros, o que ganhava a mais distribuía-se. Sou anti-religião organizada porque considero (sem assentar esta posição em factos, como agora está na moda) que o bem que fazem não compensa todos os aspetos negativos que têm / os apoios fiscais de que beneficiam. Não tenho problema nenhum em dizê-lo nem em admitir que muitas dessas opiniões são baseadas em perceções que provavelmente estão erradas caso os factos sejam analisados. Se não gostam de pretos assumam-no. Se não gostam de gays, assumam-no. Se não querem as mulheres em cargos de liderança, assumam-no. Era um favor que nos faziam. Mas não o fazem, porque lá dentro sabem que está errado, como o puto que partiu o vaso a jogar à bola dentro de casa. Mas como o puto, ainda precisam de crescer um bom bocadinho.

ahahah porque é que não estou surpreendido?
Especialmente nos dias de hoje, tu tens noção do quão pouco é 1M de euros de património? Não, não tens.

Tudo o resto, dos "gays", das "mulheres", dos "pretos", é o típico argumento de quem não tem argumento nenhum. É juntar os ismos todos e esperar que resulte. Um bem haja.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Foster, há 3 minutos:

Se a tua empresa precisa de pagar mal a imigrantes para sobreviver, então estás a explorar pessoas. Fecha o negócio.

Ui, isto é uma boca ao outro zé?

• Haha 4

Compartilhar este post

Link para o post

E onde é que adicionar a um problema que já existe, nos vai trazer alguma melhoria?

Vai dizer isso aos empregadores que exploram estas pessoas e não culpes os imigrantes então.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de André Sousa, há 1 minuto:

Abordar a questão da SS por si só forma isolada é apenas um contorcionismo, consciente ou não, que não faz qualquer sentido.

Porquê?

De qualquer forma abordei muita coisa, não foi só isso. Mas se é por aí que queres pegar, estou à vontade, só preciso é de saber onde está o contorcionismo para te dar razão ou para me explicar melhor.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de M. Porter, há 21 minutos:

Eu começava por um teste escrito de língua portuguesa. O mike era deportado na hora!

Nao te preocupes, diversos governos daqueles que apoias ja me fizeram sair pelo meu proprio pé 😀

Editado por mike

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de André Sousa, há 2 minutos:

Eu não votei Chega, por isso adiante. Sobre o resto, o Turismo de Saúde também é um mito... é esperar que apareça um estudo qualquer que legitime isso. Pode ser que alguém o encomende. 

É por estas que não vale a pena realmente perder tempo a tentar mudar opiniões. Negacionismo puro como outro qualquer.

Nunca nenhum argumento ou facto vai mudar a "realidade" criada na cabeça de pessoas que pensam assim.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Foster, há 5 minutos:

ahahah porque é que não estou surpreendido?
Especialmente nos dias de hoje, tu tens noção do quão pouco é 1M de euros de património? Não, não tens.

Sei. São 95 anos de salários mínimos brutos. Extremamente pouco, não é? Agora imagina teres que ter 2 carreiras retributivas e meia para teres esse valor em salário bruto. Já não parece assim tão pouco, pois não?

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de mike, há 10 minutos:

Posso, é exactamente o que é praticado no reino unido. 

Vou dar um exemplo de 5 questões:

Quem foi o primeiro rei de Portugal?

Em que ano se deu a revolução dos cravos?

Qual o nome dos barcoa utilizados pelos Portugueses durante oa descobrimentos?

Em que cidade Portuguesa se realiza a maior procissão religiosa do Pais?

Que rio banha a cidade de Coimbra?

Quantos eleitores portugueses de gema sabem responder a isto?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de André Sousa, há 5 minutos:

Qual é a relevância disso para a questão? Abordar a questão da SS por si só forma isolada é apenas um contorcionismo, consciente ou não, que não faz qualquer sentido.

Perguntei anteriormente e volto a perguntar. Por esse prisma, há algo que torne a entrada de 2 milhões de imigrantes no país uma má decisão?

Claro que caberia. Há uns meses, neste mesmo tópico, disse que a linha de Sintra e a zona de Lisboa está cheia de casos desses, porque conheço uma boa parte deles e porque lido com imigrantes diariamente. Lembro-me de falar no caso dos Bons Amigos, no Cacém, que mais tarde até foi notícia. Passados seis ou sete meses, apareceram reportagens a relatar esse tipo de situações, numa escala absurda. E claro, tens os exemplos de apartamentos que deixaram de ser arrendados na sua totalidade para serem arrendados os quartos que o compõem, chegando a valores de arrendamento muito superiores.

Em relação a habitação, a questão é porque é que se revoltam e culpam os imigrantes (não estou a dizer que és tu, mas sim quem votou no Chega ou semelhantes) quando quem deveria ser culpado é quem os explora? Se formos a ver a culpa de não haver habitação, como tu dizes, não é dos imigrantes, mas sim de quem resolve pegar num apartamento e meter lá 15 pessoas ao molho recebendo balurdios.  É mais lucrativo fazer isto do que arrendar a uma família portuguesa que paga menos e que ainda exige ter condições decentes de habitabilidade

Editado por Rajnack

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de mike, Agora:

Nao te preocupes, diversos governos daqueles que apoias ja me fizeram pelo meu proprio pé 😀

Já passaste no teste de cultura?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rajnack, Agora:

Vai dizer isso aos empregadores que exploram estas pessoas e não culpes os imigrantes então.

Quem culpou os imigrantes dessa situação? Já disse anteriormente que quem explorar outras pessoas, imigrantes ou não, tem de ser punido.

Vocês dizem que os imigrantes fazem trabalhos que os tugas não querem.
Não, o que os tugas não querem é ser mal pagos e se há alguém a aceitar esses trabalhos a receber esses valores, então é óbvio que vão aparecer pessoas/patrões a aproveitar isso.

Quem contrata deve ser punido? Deve.
Os imigrantes que aceitaram têm alguma culpa ou devem ser punidos? Não.
Isto faz com que os salários não cresçam? Faz.
Desvia tugas deste tipo de trabalhos? Sim.
De quem é a culpa? De quem explora pessoas assim e de quem não pune severamente quem explora pessoas assim.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 28 minutos:

Ou seja, a tua bandeira é um problema do qual desconheces a dimensão e cujos dados até apontam para o exacto contrário do que afirmas.

É isto?

Citação de Ghelthon, há 27 minutos:

Estou à espera que mostres esse crescimento da extrema-esquerda de que falas.

Não adormeças.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de mike, há 21 minutos:

Para a imigração proponho o seguinte:

Empresas anualmente apresentam a uma autoridade competente e criada para esse efeito os seus lucros, com base nos lucros apresentam uma proposta de recrutamento estrangeiro. E com nisso sao dados visas para imigrantes.

Porquê?

- Deixa de uma loja a dar contrato de trabalho a 5k pessoas e a faturar 2k por mês.

- empresas que percisem de facto de emigrantes vão ser obrigadas a mostrar lucroa e como tal a pagar impostos sobre os mesmos.

- Quem entra tem contrato de trabalho. E pode ao fim de 6 meses aceder ao SNS. Evita turistas de saude. 

- O estado cria cotas, de x% do total de população Total do pais a quem é permitida a entrada. Exemplo: população total do pais é 10M, sao emitidos 100k visas. 

Os visas sao distribuidos por paises com base em semelhancas culturais, por exemplo, Brasil 20%, Angola 10% etc. Estes valores seriam negociados com os paises em questão.

- imigrantes desempregados têm 6 meses para encontrar trabalho, depois são enviados de volta. Durante este periodo o emigrante tem direito ao aubsidio de dessmprego, na proporcao de 1 mes por cada ano trabalhado. Os empregadores têm de justificar o despedimento.

Quem cumpre tem vantagem em futuras aplicações, caso nao seja um despedimento por justa causa. Quem nao cumpre e for apanhado nao volta ca mais.

- crimes violentos antes de 10 anos de permanência sao expulsão imediata.

- 10 anos em Portugal e podem pedir nacionalidade e todos os direitos iguais a todos os Portugueses, se cumprirem certas condições, como: - falam português.

- teste sobre cultura portuguesa

- Estar empregado

- o imigrante pode trazer a sua familia: - se provado quem tem condições para a sustentar( valores teriam de ser definidos). 

-o imigrante pode pagar uma contribuição extra para o estado em caso de ter dependentes menores, se o fizer ao fim de 6 meses estes teem direito a educação e sistemas de saude.

Criancas nascidas no estrangeiras podem pedir nacionalidade Portuguesa depoia de estarem no pais durante mais de 10 anos e frequentarem o sistema de educação Portugues.

Se com 18 anos nao tiver os 10 anos de educação em Portugal, anos de trabalho serão contados. Em adicao os 6 meses apos deixar a escola, serao dados 2 meses extra por cada ano em Portugal para procura de trabalho.

- Cônjuges seguem as mesmas regras aplicadas ao imigrante trabalhador. No entanto o emigranrw empregado tem a possibilidade de pagar uma contribuição extra a seguranca social. Nesse caso o conjugue terá dereito a SNS.

Pronto é isso, chamem-me faxo por querer emigração, controlada.

Se escrever português estivesse no teste eras deportado

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Carson Wentz, há 2 minutos:

Sei. São 95 anos de salários mínimos brutos. Extremamente pouco, não é? Agora imagina teres que ter 2 carreiras retributivas e meia para teres esse valor em salário bruto. Já não parece assim tão pouco, pois não?

Esquece. O @Foster deve ser mais um que tem um poster do Musk na parede, porque acha fantástico alguém ter uma fortuna que dá para gastar 1 milhão de euros por dia durante 1000 anos. #BaterPunho

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, Agora:

Porquê?

De qualquer forma abordei muita coisa, não foi só isso. Mas se é por aí que queres pegar, estou à vontade, só preciso é de saber onde está o contorcionismo para te dar razão ou para me explicar melhor.

Expliquei à frente. Sobre o resto também não concordo propriamente, até porque Portugal já tinha uma espécie de "protocolo" para os vistos de trabalho. O problema é que esbarrava numa série de exigências da SS, que obrigava a contratar cá dentro e só em caso de não haver mão de obra qualificada é que se podia ir lá fora.

Escusado será dizer que o mais fácil, durante vários anos, foi ver imigrantes a entrar em turismo, com uma carta convite ou com uma reserva falsa num hotel qualquer, e depois meter a manifestação de interesse quando cá estivessem. 

Aliás, o controlo de imigração no aeroporto é/era uma farsa autêntica. Chegaram a deixar passar pessoal com equipamentos de proteção individual para a construção civil depois de lhes dizerem que vinham em turismo. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Carson Wentz, há 2 minutos:

É pouco. 1M de património "não é nada". Tens 2 casas e pronto, está feito, bota o resto para o estado

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., Agora:

Se escrever português estivesse no teste eras deportado

Eu já tinha ido com o krl há muito tempo, ainda por cima com sobrenome estrangeiro.

Mas como os meus bisavós são europeus e ainda sou ligeiramente mais claro que um marroquino se calhar safava-me por ser descendente de emigrantes de bem.

Compartilhar este post

Link para o post

Quem culpou os imigrantes dessa situação? Já disse anteriormente que quem explorar outras pessoas, imigrantes ou não, tem de ser punido.

Vocês dizem que os imigrantes fazem trabalhos que os tugas não querem.
Não, o que os tugas não querem é ser mal pagos e se há alguém a aceitar esses trabalhos a receber esses valores, então é óbvio que vão aparecer pessoas/patrões a aproveitar isso.

Quem contrata deve ser punido? Deve.
Os imigrantes que aceitaram têm alguma culpa ou devem ser punidos? Não.
Isto faz com que os salários não cresçam? Faz.
Desvia tugas deste tipo de trabalhos? Sim.
De quem é a culpa? De quem explora pessoas assim e de quem não pune severamente quem explora pessoas assim.

Então porque é que os partidos populistas nunca apontam o dedo aos exploradores? Pq é muito mais fácil apontar ao coitado do imigrante que é de outra cor, não fala a língua e não tem os nossos costumes. Torna se um alvo fácil e o pessoal convence se que são a raiz de todos os males.

Editado por Rajnack

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 minuto:

Esquece. O @Foster deve ser mais um que tem um poster do Musk na parede, porque acha fantástico alguém ter uma fortuna que dá para gastar 1 milhão de euros por dia durante 1000 anos. #BaterPunho

Comparar o Musk (que nem sou fã) com um José qualquer que tem 1M de euros em património é de uma ignorância só ao teu nível.

Compartilhar este post

Link para o post

1M€ é claramente exagerado mas cada vez mais sou a favor de um cap de riqueza.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...