Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Unclouded, há 2 minutos:

Eu nem 1 p*ta de uma casa tenho, crl!

Eu estou há 6 anos para sair de casa dos meus pais e o facto de não o ter conseguido foi parte da razão por que a minha relação desabou há 1 ano.

Ver gente a falar de "só" ter 2 casas faz-me uma comichão que não imaginas.

• Concordo! 6

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Unclouded, há 3 minutos:

Eu nem 1 p*ta de uma casa tenho, crl!

Sabes de quem é a culpa, certo?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Colosso, há 2 minutos:

Era encosta-los todos numa parede sim.

f*da-se, tu tens a noção do que estás a dizer? "É só ter 2 casas"

Ele está certo e aquilo que o Tio Hans disse complementa-o. Aliás, o próprio Carson Wentz já disse que aquilo era uma hipérbole, por isso...

1 milhão de €, sendo naturalmente muito dinheiro, é um valor "facilmente" alcançável com um negócio próprio com alguma rentabilidade. Óbvio que isto acarreta riscos, riscos que muitos não estão dispostos a tomar e/ou não têm visão para avançar. 

Eu monto uma empresa que rende 300.000€ por ano, ainda tenho que pagar impostos sobre isso, e depois faço o quê? Fecho a empresa? Ou continuo a trabalhar para entregar tudo ao estado? E se o negócio correr mal? 

Erm. 

Citação de Ghelthon, Agora:

Sabes de quem é a culpa, certo?

É dos fachos. 

Citação de rcoelho14, Agora:

Eu estou há 6 anos para sair de casa dos meus pais e o facto de não o ter conseguido foi parte da razão por que a minha relação desabou há 1 ano.

Ver gente a falar de "só" ter 2 casas faz-me uma comichão que não imaginas.

Mas tu como português podes continuar em casa dos teus pais.

É assim, não é?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de André Sousa, há 3 minutos:

Mau. É hipérbole ou não? 

É que toda a sucessão de respostas foi em redor do valor.

É hipérbole. Obviamente que é hipérbole Sousa, mas sou obviamente a favor de um mecanismo de taxação/impedimento de grandes fortunas. Mas é um caso bicudo mais não seja pela dificuldade em avaliar o que é uma grande fortuna e o que taxar, mais que não seja porque quanto mais dinheiro tens, mas fácil é transformares património em liquidez e vice-versa, e não sou propriamente a favor de se andar a expropriar casas de férias no Algarve. Património do estado devoluto já há que chegue. Eu estava a falar com o outro moço, com linguagem que ele entenda, vocês é que se meteram ao barulho, que raio! Mas estamos num fórum ou quê. :srverde:

Claro que um milhão é nada e muito ao mesmo tempo. Um milhão em dinheiro disponível é mais que 99% da população alguma vez terá na vida. Um milhão em património é o mesmo que o meu tio tem, 80% disso pertencente a um terreno de dois hectares que herdou a um quilómetro da estrada mais próxima que lhe dá mais chatices e prejuízos e que ninguém quer nem dado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 3 minutos:

Não, pá. Não se nega isso. O que se nega é que os problemas do SNS sejam causados por isso. Vêm já muito de trás, e a Direita está pouco preocupada em resolvê-los.

Da mesma forma que não se nega que haja imigrantes inúteis e que deviam ser deportados. Mas estão bem longe de ser a causa dos problemas do país, como muitos querem fazer parecer.

Não entender isto é ser burro.

A única coisa que discordo aí é na dimensão que dás aos problemas causados pelos imigrantes no país, que não sendo o único factor, está longe de ter um peso residual.

Resumo disto?

É facho. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Elvis, há 13 minutos:

1M€ é claramente exagerado mas cada vez mais sou a favor de um cap de riqueza.

Um cap de riqueza rígido é a morte da economia de escala que alimenta uma boa parte das coisas que consomes.

Mas existem outras medidas que se podem tomar e esta parece-me perfeitamente sensata: 

https://www.publico.pt/2024/11/11/politica/noticia/be-propoe-taxar-fortunas-acima-tres-milhoes-euros-criar-imposto-elon-musk-2111412

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Foster, há 8 minutos:

Ou então escreves esse número e como viste que deu m*rda "ah tu conheces-me eu não queria mesmo dizer isso, estava a hiperbolizar".
1M, a piada.

Ele conhece-me mesmo. Tipo pessoalmente. Há 15 anos. Já então ele era careca. Se ele disser que não é mentiroso. Mas já admiti que era hipérbole / meti a pata na poça, dependendo do ângulo em que queiras ver a coisa. Quem era o presidente da república quando admitiste pela última vez que estavas errado em alguma coisa? Ou, se for mais fácil para ti, ainda eras pobre ou já tinhas comprado a quinta casa?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 7 minutos:

Da mesma forma que não se nega que haja imigrantes inúteis e que deviam ser deportados. Mas estão bem longe de ser a causa dos problemas do país, como muitos querem fazer parecer.

Estou baralhado porque foi exactamente isso que tenho estado a dizer. Não trabalha, não contribui, não tem lugar.
Ou "inúteis" significa outra coisa?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de André Sousa, há 1 minuto:

A única coisa que discordo aí é na dimensão que dás aos problemas causados pelos imigrantes no país, que não sendo o único factor, está longe de ter um peso residual.

Não consigo quantificar a dimensão, nem tu. Mas consigo afirmar com toda a certeza que está longe de ser tão premente ao ponto de haver tanta gente focada nisso.

Por exemplo, a mim preocupa-me mais a muita gente (na sua esmagadora maioria, portugueses e empresários) que arranja todas as artimanhas possíveis para fugir aos impostos. Essa gente sim, tem um efeito bem mais nefasto no país do que os imigrantes.

Preocupa-me gente tipo Luís Filipe Vieira, que deixa calotes atrás de calotes e depois somos nós todos a pagar (mas com esses o Ventura tem amnésia).

Etc.

Citação de Carson Wentz, há 1 minuto:

Já então ele era careca.

Porra, não perdoas. 😂

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Carson Wentz, há 2 minutos:

Ele conhece-me mesmo. Tipo pessoalmente. Há 15 anos. Já então ele era careca. Se ele disser que não é mentiroso. Mas já admiti que era hipérbole / meti a pata na poça, dependendo do ângulo em que queiras ver a coisa. Quem era o presidente da república quando admitiste pela última vez que estavas errado em alguma coisa? Ou, se for mais fácil para ti, ainda eras pobre ou já tinhas comprado a quinta casa?

Voltas a gozar com carecas e vais de vela!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 3 minutos:

Um cap de riqueza rígido é a morte da economia de escala que alimenta uma boa parte das coisas que consomes.

Mas existem outras medidas que se podem tomar e esta parece-me perfeitamente sensata: 

https://www.publico.pt/2024/11/11/politica/noticia/be-propoe-taxar-fortunas-acima-tres-milhoes-euros-criar-imposto-elon-musk-2111412

Não será um cap literal, claro. Mas taxar, e fortemente, era para ontem.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Carson Wentz, há 1 minuto:

Eu não me interessa se meteste a pata na poça ou se era hipérbole. Pensava que tinhas um número razóavel, sem ser o tal de 1M que obviamente não é razoável. Tu queres andar com joguitos e não há paciência para aturar estas discussões de miúdos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 1 minuto:

Em que sentido? Não estou muito por dentro, mas seria uma discussão gira de se ter quando se trata de mega ricos. Pq só me estou a referir a estes.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de mike, há 37 minutos:

Posso, é exactamente o que é praticado no reino unido. 

Vou dar um exemplo de 5 questões:

Quem foi o primeiro rei de Portugal?

Em que ano se deu a revolução dos cravos?

Qual o nome dos barcoa utilizados pelos Portugueses durante oa descobrimentos?

Em que cidade Portuguesa se realiza a maior procissão religiosa do Pais?

Que rio banha a cidade de Coimbra?

Podíamos aproveitar e fazer o teste à população inteira do país, viravamos uma terra de apátridas. Mais valia ensinar os imigrantes a dançar o malhão. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 1 hora:

Mas como é que sabem que os imigrantes não trabalham? É por no tempo livre preferirem estar em grupo no espaço publico em vez de estarem 10 enfiados num quarto? É que é essa a sensação que eu tenho, se não fossem tão... visíveis, não haveria problema, podiam continuar a entregar o uber e vergar a mola numa copa na boa. 

Simples: são eles que não trabalham. São eles que não declaram. É tudo projeção.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Foster, há 16 minutos:

entender o mundo onde vive e jogar com isso.

rolei os olhos irl

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Elvis, há 1 minuto:

Em que sentido? Não estou muito por dentro, mas seria uma discussão gira de se ter quando se trata de mega ricos. Pq só me estou a referir a estes.

Em que sentido o quê? Morte da economia de escala ou a proposta do BE? É que ambas dão pano para mangas 😄

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 5 minutos:

Eu reli o teu comentário umas 3x e não vi onde explicas o contorcionismo. Falas de muita coisa, muito dispersa (de qualquer forma a conversa não era comigo). O fenómeno migratório sempre foi bom para a sustentabilidade da segurança social, não sou eu que o digo, são as contribuições vs despesas que os imigrantes trazem para cá e os efeitos colaterais disso (podia haver o caso de 1 imigrante a trabalhar é menos um português a trabalhar, mas não é). Em 2022 as contribuições foram 7x superiores às despesas (fonte), e com que impacto no desemprego? Praticamente nenhum, andamos há 4 anos com a mesma taxa de desemprego, give or take.

É porque disse "a melhor coisa que aconteceu"? Até pode ser mesmo, mas até olhando ao contexto não é preciso levar isso de forma literal.

Eu não dispersei. Limitei-me a enumerar sectores que têm alta relevância no balanço final do peso da imigração em Portugal. Não faz sentido falar na contribuição para a SS dos imigrantes se não colocarmos os custos indiretos dessa questão. 

Mas, resumindo a coisa, o que é que impede a entrada de mais de 2 milhões de imigrantes (número aleatório) de ser um contributo enorme para a SS e para o país? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Foster, há 52 minutos:

É tão extrema-direita como o bloco é extrema-esquerda.

Fds 😂😂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 1 minuto:

rolei os olhos irl

Desculpa tens razão. É fechar os olhos e esperar que apareça no colo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 1 minuto:

Em que sentido o quê? Morte da economia de escala ou a proposta do BE? É que ambas dão pano para mangas 😄

Morte da economia de escala.

Compartilhar este post

Link para o post

Nem de propósito, um (ex?) membro deste fórum colocou este cartoon numa rede social:

aA4pvfn.png

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 2 minutos:

Não será um cap literal, claro. Mas taxar, e fortemente, era para ontem.

Então acho que a medida do BE serve perfeitamente isso. Não queremos passar do zero a tudo porque já se sabe que toda e qualquer medida drástica (por muito óbvia que pareça) cria sempre ondas, ondas essas que nem sempre interessam. Mas a medida do BE está no ponto, sobretudo porque inclui ativos intangíveis na equação.

Se tiveres 4 milhões podes escapar à medida comprando uma vivenda de 1,1 milhões de euros. Mas isso também é top, estás a distribuir riqueza.

Compartilhar este post

Link para o post

Esta ideia de que "A Esquerda" está a abrir de livre vontade os portões aos bárbaros das hordas da Atila e do Gengis Kah é algo que só existe na cabeça de quem caiu na ideia da Substituição Populacional.

O que eu vejo é acima de tudo os partidos a esquerda do PSD a combaterem as narrativas xenofobas e racistas que se criaram sobre emigrantes sobre a capa da imigração controlada.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Foster, há 1 minuto:

Desculpa tens razão. É fechar os olhos e esperar que apareça no colo.

não DESTRUAS os meus sentimentos com os teus FACTOS senão eu vou CHORAR porque sou demasiado EMOCIONAL

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...