Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Descartes, há 1 hora:

Esta é das teorias mais absurdas que andam por aí.

1. Qual é o problema que temos em mãos? A eventualidade de um partido de extrema-direita anti-democrática chegar ao poder.

2. Qual é a solução? Entregar-lhes o poder.

Isto faz algum sentido? Vocês não conhecem nenhum exemplo de regimes autoritários em que os ditadores depois de se instalarem no poder arranjam forma de se perpetuarem? Nunca ouviram falar de manipulação de eleições? De destruição das instituições democráticas?

Dizem que as pessoas se vão aperceber do que eles realmente são feitos e, nessa altura, correm com eles. Mas lembram-se do que aconteceu com o Trump? Que não concretizou por uma unha negra um golpe de estado quando foi corrido? Ou o que aconteceu com o seu "gémeo" brasileiro? E não assistiram ao regresso ainda mais forte do mesmo Trump?

E é que nem faz sentido nenhum, essa história da melhor coisa a fazer era deixa-los governar para o pessoal perceber quem eles são já se ouve quando era apenas o Ventura lá no meio, depois foram uns 10 e agora é que se ia ver porque era partido de um homem só e os outros eram grunhos, o ano passado conseguiram 40, escândalos de roubos, pedofilia entre outros e afinal já vão nos 60.

Quanto mais poder têm, mais tempo de antena e mais gente conseguem arrastar para os pensamentos e ideias de m*rda que debitam a cada segundo.

É triste, e mete medo, mas acho que vai ser inevitável eles chegarem ao governo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de André Sousa, há 5 horas:

Os dados oficiais dizem aquilo que tu quiseres que eles digam. 

Isto é lindo 😂😂😂😂

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 5 minutos:

Freguesia mudou para o PS nas últimas autárquicas mas infelizmente não mudou para melhor. É honestamente a única explicação que vejo porque não denoto os temas sensíveis ao Chega da imigração ou segurança como problemas do sítio. 

Já não moro "ai", mas sempre que vou à casa da minha mãe na Verderena também não vejo nada de diferente do habitual. Nem quando vou à casa do meu pai à Lançada nem no Montijo em geral. Nem vejo aqui no Algarve desde há 5 anos para cá, aliás. E, não obstante, o Chega ganhou em larga escala em todos esses sítios. A imigração e segurança é um soundbyte que resulta. As tais sensações. Para mim, o nivel de insegurança que sinto é o que sempre senti. As mulheres que conheço dizem o mesmo, eram igualmente assediadas há 5 anos (por portugueses) como são agora. Isto é inexplicável mesmo. É clubismo, é ouvir umas bujardas do Ventura e dizer eheheheh isto é que é. Estamos reduzidos a isto, infelizmente 

Citação de Kendrick Lmao, há 11 minutos:

É triste, e mete medo, mas acho que vai ser inevitável eles chegarem ao governo.

Eu também acho que sim e espero que depois não seja tarde demais

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vaart10, há 1 hora:

Hoje no História começa uma série interessante, A ascensão dos ditadores. 

Horas ?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de André Sousa, há 5 horas:

E da Habitação (sdds quando os imigrantes atolados num T0 era apenas um mito da internet)?

Desculpa lá, mas vou cair na esparrela, mas tu achas que estarem 20 imigrantes atolados num T0 é o que causa o problema da habitação? E achas que estarem 20 imigrantes atolados num T0 é culpa dos imigrantes? Não tens pena desta gente que vem à procura de uma vida melhor e abdica de toda a sua privacidade por um cubículo pago a preço de ouro só para se conseguir subsistir?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Foster, há 10 horas:

É que é óbvio que quem vota Chega tem um problema com a imigração ou vê na imigração (nos moldes em que está feita) um problema.

Se as pessoas que têm problemas com a imigração não tivessem problemas de executar os trabalhos que os imigrantes executam, ou lá colocar os seus filhos, estariam os nossos problemas resolvidos.

Citação de Foster, há 9 horas:

O Chega está cheio de grunhos por todo o lado.

Concordo.

O Chega é só imigração. A AD só tem de resolver esse problema e o Chega não cresce mais.

O Chega é só imigração... hoje. Ontem era só a corrupção. Anteontem era só a ciganada. Amanhã podem ser os gays. Depois de amanhã os deficientes. Para a semana os "apanhados do clima". No mês que vem os sindicalistas. E depois os magistrados. E os jornalistas. E os artistas. E os professores.

Basta à AD ir resolvendo esses problemas...

Concordo.

O que a AD fez não é suficiente nem seria em 1 ano. Deportar 20k pessoas (que nem vão deportar, enviaram cartas e pronto) quando entram 300k, faz o quê mesmo? Uma operação no martim moniz, que depois se veio a verificar que tinha sentido, faz o quê mesmo?

É que chamam burros a quem cai na conversa do Chega mas depois perguntam-se porque é que as pessoas não acreditam nessas medidinhas irrelevantes para inglês ver.. Se calhar não são assim tão burros. O Chega alertou para o problema quando ele começou e quando abriram as portas sem qualquer controlo. Quando desmantelaram o SEF e não deram tempo, espaço e meios à AIMA. Quando se descobre que temos criminosos com cadastro que entraram em Portugal sem problema nenhum. Quando tens mercearias e lojas de souvenirs a explorarem pessoas enquanto lavam dinheiro roubado do Bangladesh.

As pessoas notam que as suas terras e quem as compõe mudam de ano para ano. E as pessoas não se esquecem de quem alertou para isto. Isto parece-me evidente. Chamar racistas a pessoas que na sua maioria nunca tiveram problema com imigrantes sejam brasileiros, cabo-verdianos, angolanos, ucranianos etc e que agora dizem "esperem lá que isto é demais, fechem aí as portas para organizar as coisas" e depois queixarem-se que estes se viram para o Ventura... epa...

Sim, de facto chamar racistas a pessoas que nunca tiveram problemas com imigrantes a não ser quando eles vieram morar para a sua rua é uma grande injustiça.

Concordo.

O André Ventura no PSD tinha maioria absoluta facilmente e tinha-o sem sequer ter que moderar a sua posição. Acho que vocês não sabem o quanto as almas velhas (e agora as novas) do PSD se arrependem de ter chutado o Ventura para canto.

Concordo.

PS: Ainda me faltam 16. Isto vai ser sempre assim? Vai piorar, não vai?...

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 6 minutos:

PS: Ainda me faltam 16. Isto vai ser sempre assim? Vai piorar, não vai?...

Yap. E ainda deves levar um facho do crl.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 9 horas:

a nossa economia está nos ombros da apanha do mirtilo, dos condutores de uber e dos restaurantes indianos?

Sim.

Citação de Plagio o Original, há 9 horas:

estou genuinamente curioso sobre o que sobrevivemos, eu achava que era turismo, exploração imobiliária e construção

Também.

E dependemos ainda de pessoas para limpar a m*rda que fazemos. Para nos recolher o lixo. Para tomar conta dos nossos velhos.

Bolas, é o Plágio... Já tou todo comidinho e ainda faltam 15 páginas. Tenho que ser mais criterioso.

Compartilhar este post

Link para o post

@Descarteseu, tal como tu, tive que ler isto de uma assentada. Por favor, ler os posts e os quotes ao Foster 1x foi suficiente.

• Haha 3

Compartilhar este post

Link para o post

Para quem diz que o chega não tem hipotese quando outros falarem, é ver este Bruno Nunes (?) na rtp. Assim de repente parece apenas mais um político a falar na tv. Com um discurso fluido e bem direccionado no sentido de parecerem uma alternativa válida.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Grillo, há 10 minutos:

Desculpa lá, mas vou cair na esparrela, mas tu achas que estarem 20 imigrantes atolados num T0 é o que causa o problema da habitação? E achas que estarem 20 imigrantes atolados num T0 é culpa dos imigrantes? Não tens pena desta gente que vem à procura de uma vida melhor e abdica de toda a sua privacidade por um cubículo pago a preço de ouro só para se conseguir subsistir?

Não é o que causa o problema da habitação, mas sim um dos fatores principais pelo escalar dos preços do imobiliário. Face a 2017 o número de imigrantes quadruplicou, é natural que não haja casas para toda a gente e a procura supere muito a oferta.

Deixaram de se arrendar casas e passou-se para o arrendamento ao quarto. Depois começaram a ser quartos partilhados. Depois o aluguer de camas de beliches. Até ao ponto de se transformarem espaços comerciais, que não cumprem quaisquer normas de habitabilidade, em dormitórios. Hoje em dia, na linha de Sintra, tens garagens em banda que deixaram de cumprir o seu propósito para serem espaços habitacionais (sem licença, como é óbvio).

Neste campo, tiveste também a parvoíce do Simplex que permitiu a transformação de espaços comerciais em espaços habitacionais, o que na maior parte das vezes é um assassinato da arquitetura, mas isso é outra questão. No entanto, foi mais uma medida que encareceu o preço dos imóveis, juntamente com estes apoios para o pessoal com menos de 35, e as alterações que se fizeram relativamente a parcelas rústicas. 

A imigração não é fator único, obviamente. Mas eu sinto-me confortável para falar porque lido diariamente com este tipo de situações desde 2017/2018, e tenho visto bem a diferença que tem sido, principalmente nos últimos anos.

Sobre a compaixão que tenho ou deixo de ter... claro que sinto compaixão do pessoal que vem para cá. Vêm enganados, à procura de melhores condições de vida, e provavelmente até as encontram nas condições precárias em que cá ficam, o que diz muito de onde vêm, mas isso é irrelevante para a questão. Quem é que mete o travão? E quando é que se faz? Se os imigrantes são tão importantes para a SS (rio-me sempre com esta), porque é que não se aposta mais na imigração? Se tivermos 500 grávidas que vêm de países em claras dificuldades, devemos fazer o quê? Abrir as portas sem qualquer critério? E se depois quiserem vir outras 500? 

O problema é que falar em regular a imigração, quando até o PNS disse que se tinham cometido vários erros, dá direito a alerta facho, mas é a pobreza de discurso que temos. O ex-hipster cá do burgo, que não é parvo nenhum, fica cego e sai-se com um chorrilho de disparates e insultos só porque se fala nisto e como ele há outros tantos, como se regular a imigração não fosse também defender e dar mais condições aos próprios imigrantes. 

A racionalidade já há muito que foi ultrapassada e depois acabam por se extremar posições. Hoje até se falou em limitar a riqueza pessoal a 1 milhão de €... e houve gente a concordar com isso porque "ai ui, 1 milhão de € é muito dinheiro".

Compartilhar este post

Link para o post

O senhorio que arrendou a 20 imigrantes deve ser expropriado. Qual é a dificuldade? 

O empresário que necessita de mão de obra imigrante barata e escravizada para sobreviver merece ser expropriado. Qual é a dificuldade? 

As árvores não deixarão de dar fruto sem estes empreendedores. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Encontrei um amigo meu que estava duplamente chateado: futebol e eleições. Eleições por culpa da subida do Chega. Em quem votou? Chega.

Até me mandou ir para Lisboa para ver a onda de crimes praticados pelos estrangeiros. Nem ele foi para lá, quanto mais. A partir daí, ninguém mais falou. Nem adianta.

Mas, enfim, começo a ouvir dizer que daqui a ano e meio há novas eleições provocadas pelo Montenegro.

Como histórias curiosas de quem "faz negócio" com casas alugadas a imigrantes que trabalham no campo, alguns para os próprios "donos" das casas, e que votaram no Chega.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de mike, há 5 horas:

Posso, é exactamente o que é praticado no reino unido. 

Vou dar um exemplo de 5 questões:

1. Quem foi o primeiro rei de Portugal?

2. Em que ano se deu a revolução dos cravos?

3. Qual o nome dos barcoa utilizados pelos Portugueses durante oa descobrimentos?

4. Em que cidade Portuguesa se realiza a maior procissão religiosa do Pais?

5. Que rio banha a cidade de Coimbra?

Já agora, no caso de haver imigrantes pelo fórum, fica a cábula:

1. D. Afonso Henriques.

2. 1974.

3. Caravela.

4. Fátima.

5. Mondego.

• Like 1
  • Haha 11

Compartilhar este post

Link para o post

Estão loucos por mexer na constituição e por acabar com a esquerda. Basta ver o ar de gozo e de desprezo canalha com que o Leitão Amaro encara o que o Rui Tavares está a dizer neste debate. 

Citação de bmfpcdm, há 1 minuto:

1. D. Afonso Henriques.

2. 1974.

3. Caravela.

4. Fátima.

5. Mondego.

Faltou o extra: "quando muito"

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Como um mal nunca vem só, os proto-fachos do IRA mostraram finalmente ao que vêm e criaram um partido.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bmfpcdm, há 4 minutos:

1. D. Afonso Henriques.

2. 1974.

3. Caravela.

4. Fátima.

5. Mondego.

Quanto muito há emigrantes...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 9 horas:

Eu não sei quanto a vocês, mas estas eleições deixaram-me particularmente enojado, pelo simples motivo de ver este tipo de discurso cada vez mais normalizado até em círculos mais próximos por parte de pessoas que eu tinha em melhor conta. Nem sei muito bem como reagir a isto, eu tenho tendência a evitar este tipo de conversas políticas porque é angustiante ver que por mais argumentos se possa ter, parece que é um comboio em andamento impossível de travar.

Um colega de trabalho é daqueles que "nunca votou chega, mas...". Hoje de manhã, quando o encontrei, dei-lhe os parabéns (ele é do Benfica). Fez um sorriso envergonhado, agradeceu e não puxou conversa sobre as eleições durante o dia todo.

Amanhã vamos ver. É um outro dia.

Citação de Mica, há 9 horas:

Foi a razão para mudar o meu voto do BE para o LIVRE, haviam condições para se abster no OE mas foram intransigentes. Tudo bem, mas as pessoas também tem direito a ficar chateadas com o facto dessa intransigência ter criado uma crise política.

Daí concluir que como gelados com a testa dá para perceber que nenhuma conversa sobre política pode durar muito tempo. Esta acaba aqui.

Não devemos confundir a responsabilidade objetiva e factual pelas crises políticas com as interpretações que legitimamente fazemos sobre as responsabilidades subjetivas.

A responsabilidade factual da crise de 2021 foi do António Costa que se demitiu e do Presidente da República que dissolveu a AR;

A responsabilidade factual da crise de 2023 foi do António Costa que se demitiu e do Presidente da República que dissolveu a AR;

A responsabilidade factual da crise de 2025 foi do Luís Montenegro que apresentou uma Moção de Confiança e do Presidente da República que dissolveu a AR;

Outra coisa é a nossa interpretação sobre as causas dessas decisões. Que foi do Bloco ou do PCP que não viabilizaram o orçamento; que foi da PGR que escreveu um parágrafo ou do amigo do Costa que fazia lobby; que foi do PS ou do Chega que não viabilizaram a Moção de Confiança; ou outros motivos quaisquer em que queiramos acreditar.

PS: Já só faltam 13

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Genzo, há 14 minutos:

Encontrei um amigo meu que estava duplamente chateado: futebol e eleições. Eleições por culpa da subida do Chega. Em quem votou? Chega.

Espera. Ele estava chateado com a subida do Chega mas votou no Chega?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Chandler, há 3 minutos:

Quanto muito há emigrantes...

Brincalhão, mas não te safas.

T.P.C.: escrever 100x "quando muito".

• Like 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Genzo, há 16 minutos:

Será que também esteve no António Coimbra da Mota?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...