Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Hoje no História começa uma série interessante, A ascensão dos ditadores. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de André Sousa, há 1 hora:

Sim. 

A maior parte dos brasileiros (e não só) entra como turista e, caso tenha interesse, dá início ao processo para regularizar a situação. 

Mas pagando assim tão bem, não havia uns portugueses para dar uma mão?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vaart10, Agora:

Hoje no História começa uma série interessante, A ascensão dos ditadores.

Já estamos a ver isso em direto e a cores.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de André Sousa, há 1 hora:

Apenas tornou Portugal num destino mais apetecível pela facilidade de entrada no país. 

como é evidente. como qualquer multinacional, o PCC define a sua estratégia de internacionalização com base na legislação em vigor dos países onde pode potencialmente estabelecer atividade

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 8 horas:

Tenho bastantes dúvidas sobre se isso funciona quando falamos em votos.

Para quem vota no Chega parece que as incoerências são apenas um ligeiro inconveniente.

Eu não sei mesmo qual a melhor estratégia contra a extrema direita. Uma boa governação na teoria é a melhor forma mas eles já controlam e manipulam a narrativa de tal forma que já nem sei se isso funciona. Não sei se não temos mesmo de chegar novamente ao fundo do poço para que as pessoas voltem a se relembrar do que significa ter gente desta com poder.

Honestamente só vejo uma solução minimamente rápida e eficaz, embora impopular e com muitos riscos: uma forte restrição à propaganda e fake news de certas páginas nas redes sociais e uma acção mais apertada da ERC perante linhas editoriais como as da CMTV.

Sei que isto entra numa zona muito cinzenta de liberdade de expressão e de imprensa, mas os perigos das redes sociais são mais do que evidentes e é preciso pôr mão a isso enquanto ainda é tempo. Qual foi a percentagem de jovens entre os 18 e os 25 anos que, comendo todo um rol de reels, histórias, posts e vídeos falsos, doutrinários, propagandistas e enviesados de extrema-direita, colocaram ontem a cruz no Chega? Arrisco a dizer que foram o partido mais votado nesta faixa etária e com alguma margem.

• Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de xicantonio, há 10 horas:

O chega há-de estar no poder e o pessoal ainda vai achar que votam pela frustração e contra o sistema. Esses argumentos já não enganam ninguém

Citação de Tio Hans, há 10 horas:

(2) quando o Chega chegar ao poder e as pessoas levaram com o choque de realidade e começarem a ver o Chega como um partido do sistema

Citação de Sima01, há 9 horas:

O Ventura vai ser PM e sendo inevitável, eu ate sou da opinião que a única maneira de acabar com eles, é dar responsabilidades e poderes para se ver realmente a m*rda que são.

Quando deixarem de ser o partido que durante 8 anos prometeram m*rda que depois nao conseguem fazer, ai sim, vao abaixo.

Esta é das teorias mais absurdas que andam por aí.

1. Qual é o problema que temos em mãos? A eventualidade de um partido de extrema-direita anti-democrática chegar ao poder.

2. Qual é a solução? Entregar-lhes o poder.

Isto faz algum sentido? Vocês não conhecem nenhum exemplo de regimes autoritários em que os ditadores depois de se instalarem no poder arranjam forma de se perpetuarem? Nunca ouviram falar de manipulação de eleições? De destruição das instituições democráticas?

Dizem que as pessoas se vão aperceber do que eles realmente são feitos e, nessa altura, correm com eles. Mas lembram-se do que aconteceu com o Trump? Que não concretizou por uma unha negra um golpe de estado quando foi corrido? Ou o que aconteceu com o seu "gémeo" brasileiro? E não assistiram ao regresso ainda mais forte do mesmo Trump?

Citação de hugoooo_17, há 9 horas:

nao fazer 4 horas por dia para ir trabalhar porque a cp/carris wtv está na 768 greve.

mais de metade do salário ir para a renda.

mais um dia em que tem abandonar o emprego para ir buscar a cria porque uma auxiliar ou um professor está em greve.

reparar que um ze qualquer passa o dia no café e chega ao fim do mês com mais dinheiro no bolso que ele que trabalha 10 horas por dia.

mais um dia e mais um caso ou casinho que envolve um deputado.

liga a cmtv e vê que foi mais um fim de semana em que morreu um jovem ze qualquer vítima de uma facada numa rixa.

abre as redes sociais e vê um ze qualquer a dizer que mais uma miúda foi perseguida ou assediada por um indostanico.

na mesma rede social aparece que uma cigana que tem casa paga pelo estado/cm vem para a rua se queixar que 900 euros de apoio não lhe chega.

começa a reparar que existem assaltos e violência em sítios outrora seguros e tranquilos.

vê que a imigração disparou nos últimos anos. 

mais um dia e mais um polícia agredido. 

Epa eu tenho mais e isto são coisas que eu vou ouvindo de quem vota chega, uns assumidamente outros envergonhados, e o que me faz mais confusão e até temor é ver putos de 16 anos ansiosos por terem idade para votar porque querem ir votar no chega.

Aos que se queixavam da abstenção... sabem porque é que ela baixou não sabem?

Pois...

Outra teoria absurda. Que diz que a melhor forma para se combater o Chega é transformar os partidos moderados no Chega. Mas o que é que ganhamos com isso?

E vê-se os ganhos eleitorais que o PNS teve quando virou 180º no discurso do PS relativamente à imigração. Correu bem, não foi?

E a mesma tática, utilizada pelo Montenegro, para roubar votos ao Chega, diziam os comentadores encartados da nossa praça. Também correu muito bem... Viu-se o enfraquecimento do Chega.

Razão têm aqueles que dizem que as pessoas optam geralmente pelo original.

PS: E ainda me faltam 18 páginas. PQP!!!!

• Haha 2
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Peplin, há 4 minutos:

Honestamente só vejo uma solução minimamente rápida e eficaz, embora impopular e com muitos riscos: uma forte restrição à propaganda e fake news de certas páginas nas redes sociais e uma acção mais apertada da ERC perante linhas editoriais como as da CMTV.

Sei que isto entra numa zona muito cinzenta de liberdade de expressão e de imprensa, mas os perigos das redes sociais são mais do que evidentes e é preciso pôr mão a isso enquanto ainda é tempo. Qual foi a percentagem de jovens entre os 18 e os 25 anos que, comendo todo um rol de reels, histórias, posts e vídeos falsos, doutrinários, propagandistas e enviesados de extrema-direita, colocaram ontem a cruz no Chega? Arrisco a dizer que foram o partido mais votado nesta faixa etária e com alguma margem.

Ando a bater nisso há bastante tempo.
E não são só os jovens, a quantidade de pessoas de idade a comer tudo o que o Facebook lhe dá como se fosse a bíblia é brutal.
As redes sociais minadas completamente de bots e contas falsas são neste momento um dos cancros da sociedade.

Compartilhar este post

Link para o post

Esta é a época feliz dos:

Trabalhadores de IT, jovens empresários com empresas que nunca tiveram viabilidade financeira, investidores com formação no youtube e reddit que usam fatos da zara e oculos de aviador, que acreditam que agora sem impostos vão finalmente ficar ricos e mostrar ao seu pequeno mundo que eram mesmo diferentes e especiais;

Incels que acreditam que agora vão f*der todas as mulheres que quiserem e elas não vão poder ignorá-los;

Racistas e xenófobos que acreditam que vão poder expulsar os seus inimigos imaginários ao soco e pontapé e sem consequências;

Gente ressabiada que acreditam que vão expurgar nos outros a amargura em que a sua vida se tornou e ninguém os vai mandar calar;

Homofóbicos;

Homens a viver a andropausa;

Aquelas mulheres sem filtros que adoram discutir e meterem-se em confusões que vão agora mostar às vizinhas do condominio quem é que realmente manda;

Empresários que vão meter a mão no saco como nunca;

Violadores, pedóflios, ladrões;

Editado por Mayday
  • Like 2
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Erwin, há 14 minutos:

Mas pagando assim tão bem, não havia uns portugueses para dar uma mão?

Muito complicado. 

Há certos sectores onde se arranja, nomeadamente instalações técnicas, eletricidade, canalização AVAC e afins, agora no grosso da construção civil é complicado. 

Pedreiros, ladrilhadores, cofragem... Para aí 85% é estrangeiro. E só oficiais, atenção. São trabalhos mais pesados, embora não tanto como antigamente. 

Muitos dos oficiais que são portugueses já têm uma idade avançada, também. 

Há algumas iniciativas em centros de formação mas é só para encher chouriços. 90% é malta do centro de emprego que não quer saber daquilo e só lá vai para continuar a receber e juntar o valor do passe e subsídio de refeição. 

Compartilhar este post

Link para o post

A esquerda anda a cair e o PSD e a IL não param para pensar porque não sobem assim tanto. E já nem falo do CDS que só está no parlamento por ser uma lapa do PSD 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Foster, há 4 horas:

Que faz cá uma pessoa que não trabalha? Qual o net gain de ter cá uma pessoa que não fala a língua, não se integra, não trabalha, não paga impostos?

Esta conversa faz-me uma confusão do crl. Estamos a falar de pessoas; não são um ativo fixo tangível. 

Analisar com a perspetiva de: como podem estes gajos ser uteis para Portugal?? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 8 minutos:

Esta é a época feliz dos:

Trabalhadores de IT, jovens empresários com empresas que nunca tiveram viabilidade financeira, investidores com formação no youtube e reddit que usam fatos da zara e oculos de aviador, que acreditam que agora sem impostos vão finalmente ficar ricos e mostrar ao seu pequeno mundo que eram mesmo diferentes e especiais;

Incels que acreditam que agora vão f*der todas as mulheres que quiserem e elas não vão poder ignorá-los;

Racistas e xenófobos que acreditam que vão poder expulsar os seus inimigos imaginários ao soco e pontapé e sem violência;

Gente ressabiada que acreditam que vão expurgar nos outros a amargura em que a sua vida se tornou e ninguém os vai mandar calar;

Homofóbicos;

Homens a viver a andropausa;

Aquelas mulheres sem filtros que adoram discutir e meterem-se em confusões que vão agora mostar às vizinhas do condominio quem é que realmente manda;

Empresários que vão meter a mão no saco como nunca;

Violadores, pedóflios, ladrões;

sportinguistas;

• Like 1
  • Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 1 minuto:

sportinguistas;

Esses mais cedo ou mais tarde arranjar maneira de estragar a sua própria felicidade.

• Haha 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Peplin, há 23 minutos:

A minha irmã tem 15 anos. A quantidade de miúdos na escola/turma dela que seguem e gostam do Ventura nas redes sociais é assustadora. E não percebem nada de política, obviamente. Só acham "fixe", é a cena cool e rebelde a fazer.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de depina, há 58 minutos:

Conversa perigosa? É que nem sentido faz. Quando se faz o MST parecer o adulto na sala vê-se logo a vontade que há em querer parecer estúpido de propósito 

Citação de Jamarcus, há 54 minutos:

A minha irmã tem 15 anos. A quantidade de miúdos na escola/turma dela que seguem e gostam do Ventura nas redes sociais é assustadora. E não percebem nada de política, obviamente. Só acham "fixe", é a cena cool e rebelde a fazer.

Ouvi de filhos de amigos meus que havia colegas de turma no 12° que iam votar no Chega "a gozar".

Editado por whatever
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 4 minutos:

Ouvi de filhos de amigos meus que havia colegas de turma no 12° que iam votar no Chega "a gozar".

Pois, é isso. É tipo meme. Não têm noção da seriedade e gravidade da coisa.

E se de certa forma substituíram o BE como partido jovem e rebelde, não sei se alguma vez um partido em Portugal teve adesão por este tipo de coisas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 8 minutos:

Errado 😞 

Os trabalhadores de IT agora sem os emigrantes a conduzir as limusines como é que vão para o escritório ?

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de rcoelho14, há 9 horas:

Os brasileiros do Chega

Mostrar conteúdo oculto

Mulher, negra e imigrante. A brasileira que fez questão de ir às comemorações do Chega, partido de extrema-direita que elegeu 58 deputados para a Assembleia da República, é o retrato claro de parcela dos imigrantes que estão em Portugal e defendem, equivocadamente, políticas restritivas para quem vêm de fora com o intuito de construir uma nova vida no país.

Em um tom acima do normal, olhando para as câmaras das tevês, ela ressalta que é trabalhadora, que paga seus impostos, como se os demais imigrantes fossem vagabundos e só estivessem em território luso para se aproveitarem de benesses governamentais, como prega o líder do partido radical, André Ventura.

Como a brasileira — negra e imigrante —, muitos conterrâneos dela espalhados por Portugal depositaram nas urnas votos no Chega. Insuflados por mentiras e propagandas de incentivo ao ódio e à xenofobia, esses brasileiros acreditam que são imigrantes de primeira classe, que têm todos os direitos de estar em Portugal, enquanto os demais, sobretudo indianos, nepaleses, bengalis e paquistaneses, devem ser barrados e expulsos do território luso.

Esse pensamento impera tanto entre brasileiros que lavam privadas quanto entre endinheirados que dizem ter cruzado o Atlântico para desfrutarem da segurança em Portugal, mas, agora, “se veem ameaçados por imigrantes que têm provocado violência”, quando todos os números oficiais apontam que a criminalidade diminuiu no país. É um discurso fácil, que cola, especialmente quando não há um contraponto robusto para rebater as inverdades difundidas pelas redes sociais.

Em entrevista ao PÚBLICO Brasil, uma produtora cultural disse que fazia questão de votar nas eleições deste domingo (18/05) por acreditar que Portugal estava livre do fascismo que ela viu crescer do Brasil nos últimos anos e que a apavorou. Contudo, muitos brasileiros que vivem em terras portuguesas têm batido no peito e falado, em alto e bom som, que as propostas fascistas e anti-imigração do Chega — endossadas por 23% dos eleitores — são “muito bem-vindas”.

Não são apenas brasileiros que vivem em Portugal que apoiam o partido de André Ventura. Nas eleições de 2024, o Chega teve a maioria dos votos dos portugueses que moram no Brasil, a ponto de a legenda eleger um deputado no círculo fora da Europa. E, muito provavelmente, não será diferente neste ano — os resultados serão conhecidos nos próximos dias. Isso só confirma o quanto a indústria das fake news administrada pela extrema-direita é eficiente e está disseminada.

Portugal, onde se imaginava haver um cordão sanitário para barrar o extremismo de direita, está flertando com o perigo. E, ressalte-se, parte dos brasileiros, que formam a maior comunidade de imigrantes do país, tem contribuído para esse movimento perigoso, ao propagandearem mentiras.

Recentemente, um português açougueiro me disse que as principais fontes de informação dele eram grupos de WhatsApp administrados por cidadãos do Brasil, em que o discurso majoritário era sobre como “a esquerda estava destruindo Portugal ao defender a imigração”.

Impor regras para a imigração é do jogo, assim como integrar os imigrantes à sociedade em que vivem. Mas transformá-los em bandidos como arma eleitoral é inaceitável. E, pior, dá votos.

Vi essa brasileira a falar em direto ontem. Deve ter sido o momento em que senti mais asco. E a concorrência era brutal.

Citação de Vaart10, há 9 horas:

É fácil, alinha-se no jogo deles durante algum tempo, obrigando-os a apresentar as suas ideias, depois começam-se a desferir golpes certeiros, indicando as contradições e lacunas nas ideias apresentadas. Não é assim tão difícil.

Não me parece que isso funcione. O que poderá funcionar é atacá-los forte e feio nos seus pontos fracos. Por exemplo, o Trump reage imediatamente a qualquer menção a que as pessoas não o adoram tanto como ele pensa.

Mas isso será

Citação de SAS_Robben, há 9 horas:

chegar novamente ao fundo do poço

Pois.

Citação de antifa, há 9 horas:

Btw há a conversa do bloco central mais ou menos assumido, mas pode-se por a hipótese de ser o próprio psd a não querer isso.

Este PSD do Montenegro, Aguiar Branco e tal é um PSD revanchista em relação ao PS, é um PSD que vem das bases do caciquismo local, não propriamente de facções mais ideológicas que acabam por ter uma ligação historica ao PS.

Não punha de parte eles quererem montar uma estratégia de acelerar o enterro do PS para ficarem sozinhos vs Chega.

Sim, também me parece que a estratégia do Montenegro vai passar por forçar novas eleições assim que possível para arrumar de vez com o PS.

Citação de smashing_pumpkin , há 9 horas:

Acho que o discurso do Montenegro deixou bem claro que não quer qualquer bloco, quer governar sozinho e os outros que se calem.

Além que aquele sorrisinho dele também deixa bem claro que a derrota do PS é mais importante que tudo o resto. Alguém com a mínima preocupação com o futuro da democracia não estaria tão feliz como ele estava ontem, principalmente tendo em conta que a sua vitória é quase insignificante.

Isto. Basta notar que, mais uma vez, voltou a colocar na oposição a responsabilidade de fazer uma leitura dos resultados. A oposição é que tem que o deixar governar à vontade. A leitura dos resultados que ele próprio fez é que a oposição não deverá ser oposição. E que a maioria pífia dele é uma maioria absoluta.

Citação de Modulor, há 8 horas:

Malta, alguém que me esclareça uma coisa: 

O Montenegro, tendo a AD reeleita ontem, salva-se da CPI ou isso ainda pode avançar? Ou seja, existe risco de a CPI avançar, encontrar-se algo irremediável que leve o Governo... a cair novamente?  

Não me admiraria nada que fosse o próprio Ventura a avançar imediatamente com a CPI. Porque, como ele ameaçou, "Dizem que somos agressivos? Vocês ainda não viram nada!"

PS: Faltam 17 páginas. Agora vou jantar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 21 horas:

Chega ganha o concelho da Moita

Surpreendido pela terra que tem tanto corno que tem um com uns tomates massivos numa rotunda à entrada da vila, ter dado a vitória ao Chega?

Fonte: o meu cartão de cidadão 

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Grillo, há 7 minutos:

Surpreendido pela terra que tem tanto corno que tem um com uns tomates massivos numa rotunda à entrada da vila, ter dado a vitória ao Chega?

Fonte: o meu cartão de cidadão 

Honestamente não, Moita (freguesia), Gaio-Rosário e Alhos Vedros são a mesma coisa a nível cultural, logo a vitória do Chega em todas não me espanta.

Surpreende-me isso sim a vitória do Chega na Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, histórica e culturalmente mais próximas do Barreiro (onde o PS venceu) do que da Moita, aliás, basta ver que essa idiotice das touradas que o resto do concelho adora não pega aqui. Mas foi por uma margem ridiculamente pequena, 80 votos creio. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 1 minuto:

Honestamente não, Moita (freguesia), Sarilhos, Gaio-Rosário e Alhos Vedros são a mesma coisa a nível cultural, logo a vitória do Chega em todas não me espanta.

Surpreende-me isso sim a vitória do Chega na Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, histórica e culturalmente mais próximas do Barreiro (onde o PS venceu) do que da Moita, aliás, basta ver que essa idiotice das touradas que o resto do concelho adora não pega aqui. Mas foi por uma margem ridiculamente pequena, 40 votos creio. 

Sim, Baixa da Banheira é absurdo, era um bastião do MRPP! E Vale da Amoreira também é um choque total para mim, tendo em conta a população residente (mesmo Alhos Vedros com a Fonte da Prata se enquadra aí). A única explicação que vejo é que quase mais ninguém foi votar além dos votantes do Chega 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 27 minutos:

PS: Faltam 17 páginas. Agora vou jantar.

Deixa acabar a digestão que agora é que vais para o alto mar. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Grillo, há 7 minutos:

Sim, Baixa da Banheira é absurdo, era um bastião do MRPP! E Vale da Amoreira também é um choque total para mim, tendo em conta a população residente (mesmo Alhos Vedros com a Fonte da Prata se enquadra aí). A única explicação que vejo é que quase mais ninguém foi votar além dos votantes do Chega 

Freguesia mudou para o PS nas últimas autárquicas mas infelizmente não mudou para melhor. É honestamente a única explicação que vejo porque não denoto os temas sensíveis ao Chega da imigração ou segurança como problemas do sítio. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...