Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de SAS_Robben, há 3 minutos:

É por estas que não vale a pena realmente perder tempo a tentar mudar opiniões. Negacionismo puro como outro qualquer.

Nunca nenhum argumento ou facto vai mudar a "realidade" criada na cabeça de pessoas que pensam assim.

Qual é a celeuma?

Negar que existe turismo de saúde é que é exatamente isso, negacionismo puro. Vá lá que já saíram notícias e reportagens sobre isso. Não tivesse acontecido e era mais outro mito urbano como a sobrelotação de imóveis, em grande parte por imigrantes.

Mas não percebo a implicância, também. Isto não é nada contra os imigrantes, na medida em que eles só fazem o que lhes permitem e acabam por ser carne para canhão. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Elvis, Agora:

1M€ é claramente exagerado mas cada vez mais sou a favor de um cap de riqueza.

bem vindo à luta camarada 😅

• Haha 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Foster, há 3 minutos:

É pouco. 1M de património "não é nada". Tens 2 casas e pronto, está feito, bota o resto para o estado

Eu tenho duas casas e tenho pouco. Bandidos dos 15 emigrantes que dividem beliches e que me impedem de trabalhar nas obras para ter a terceira casa, esses magnatas.

images?q=tbn:ANd9GcQ6IV3kfoOAt7fl2ysZ0By

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Carson Wentz, há 3 minutos:

Sei. São 95 anos de salários mínimos brutos. Extremamente pouco, não é? Agora imagina teres que ter 2 carreiras retributivas e meia para teres esse valor em salário bruto. Já não parece assim tão pouco, pois não?

O facto de alguns (muitos) ganharem muito pouco não pode influenciar a nossa percepção de grandezas. Eu ficava muito contente por ter um milhão de euros, sem dúvida, mas se reparares, quem comprou uma casa com um tamanho razoável no Porto ou em Lisboa nos anos 80 ou 90, tem hoje um património muito próximo disso. E essas pessoas não são necessariamente ricas.

• Like 3
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Foster, há 3 minutos:

É pouco. 1M de património "não é nada". Tens 2 casas e pronto, está feito, bota o resto para o estado

Lol

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de André Sousa, há 1 minuto:

Qual é a celeuma?

Negar que existe turismo de saúde é que é exatamente isso, negacionismo puro. Vá lá que já saíram notícias e reportagens sobre isso. Não tivesse acontecido e era mais outro mito urbano como a sobrelotação de imóveis, em grande parte por imigrantes.

Mas não percebo a implicância, também. Isto não é nada contra os imigrantes, na medida em que eles só fazem o que lhes permitem e acabam por ser carne para canhão. 

Espera lá, mas por aqui nega-se que há turismo de saúde? Que bolha é esta? 😂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de André Sousa, há 2 minutos:

Qual é a celeuma?

O turismo de saúde é do pessoal dos paises ricos. Tal como o grande problema na habitação não são os desgraçados que vem para aqui viver 20 num apartamento, mas sim os "expats" e os fundos de investimento

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Carson Wentz, há 6 minutos:

Sei. São 95 anos de salários mínimos brutos. Extremamente pouco, não é? Agora imagina teres que ter 2 carreiras retributivas e meia para teres esse valor em salário bruto. Já não parece assim tão pouco, pois não?

Isso não era uma medida do BE?

Também não vejo grande sentido. Parece-me mais utopia do que outra coisa até porque, sendo obviamente muito dinheiro, 1 milhão de € é muito pouco para estabelecer um limite aí.

No entanto isso será sempre uma perspetiva pessoal. O CR7 certamente que seria contra, o fulano que trabalha na caixa de um Supermercado já deveria concordar. O conceito de riqueza é variável. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Colosso, Agora:

Lol

Sim 1M é muito. Pronto. É retirar tudo o que seja acima de 1M a esses ricos :lol:

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 7 minutos:

O facto de alguns (muitos) ganharem muito pouco não pode influenciar a nossa percepção de grandezas. Eu ficava muito contente por ter um milhão de euros, sem dúvida, mas se reparares, quem comprou uma casa com um tamanho razoável no Porto ou em Lisboa nos anos 80 ou 90, tem hoje um património muito próximo disso. E essas pessoas não são necessariamente ricas.

Tio, conheces-me o suficiente, acho eu, para saber que estou a hiperbolizar e simplificar a questão porque milionário vem de milhão. 1 milhão não são 95 anos contributivos, são menos porque são 14 salários anuais, mas aquele valor também é bruto, não é líquido, a inflação existe, património e liquidez são coisas completamente díspares, etc etc.

EDIT: O mesmo para o @André Sousa, que me citaste já depois de estar a escrever isto.

Editado por Carson Wentz

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 1 minuto:

bem vindo à luta camarada 😅

Não sei que limites seriam nem em que modalidade, não pensei muito sobre o assunto e tenho plena noção que muito deste valor se encontra em valorização de ativos detidos, mas há riquezas que são absolutamente prejudiciais ao desenvolvimento económico e social. Ninguém precisa de 350bs, como o Elon Musk em tempos.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de xicantonio, há 1 minuto:

Tens 2 casa e pronto 😂
Vou já comprar o pirilampo mágico

Para uns pirilampos, para outros entender o mundo onde vive e jogar com isso.

Citação de Carson Wentz, há 1 minuto:

Tio, conheces-me o suficiente, acho eu para saber que estou a hiperbolizar e simplificar a questão porque milionário vem de milhão. 1 milhão não são 95 anos contributivos, são menos porque são 14 salários anuais, mas aquele valor também é bruto, não é líquido, a inflação existe, património e liquidez são coisas completamente díspares, etc etc.

EDIT: O mesmo para o @André Sousa, que me citaste já depois de estar a escrever isto.

Hiperbolizar para quê quando podias perfeitamente ter dito um número razoável então?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de xicantonio, há 2 minutos:

Tens 2 casa e pronto 😂
Vou já comprar o pirilampo mágico

E estás à vontade para isso a ganhar o salário mínimo?

A culpa é do Ghelthon, não te chateies. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Foster, há 2 minutos:

Sim 1M é muito. Pronto. É retirar tudo o que seja acima de 1M a esses ricos :lol:

Era encosta-los todos numa parede sim.

f*da-se, tu tens a noção do que estás a dizer? "É só ter 2 casas"

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Carson Wentz, há 6 minutos:

Eu tenho duas casas e tenho pouco. Bandidos dos 15 emigrantes que dividem beliches e que me impedem de trabalhar nas obras para ter a terceira casa, esses magnatas.

images?q=tbn:ANd9GcQ6IV3kfoOAt7fl2ysZ0By

Citação de Carson Wentz, há 3 minutos:

Tio, conheces-me o suficiente, acho eu para saber que estou a hiperbolizar e simplificar a questão porque milionário vem de milhão. 1 milhão não são 95 anos contributivos, são menos porque são 14 salários anuais, mas aquele valor também é bruto, não é líquido, a inflação existe, património e liquidez são coisas completamente díspares, etc etc.

Mau. É hipérbole ou não? 

É que toda a sucessão de respostas foi em redor do valor.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Foster, há 4 minutos:

Hiperbolizar para quê quando podias perfeitamente ter dito um número razoável então?

Porque se fosse razoável estava a debater com o Tio Hans, como estou, e não contigo. A primeira regra da oratória é adaptar a mensagem ao nível do recetor. Daí eu estar a usar argumentos hiperbolizados e lógicas estúpidas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Elvis, há 8 minutos:

1M€ é claramente exagerado mas cada vez mais sou a favor de um cap de riqueza.

Este fórum é mesmo pobre politicamente se é esta a direita que temos, enfim

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Elvis, há 4 minutos:

Não sei que limites seriam nem em que modalidade, não pensei muito sobre o assunto e tenho plena noção que muito deste valor se encontra em valorização de ativos detidos, mas há riquezas que são absolutamente prejudiciais ao desenvolvimento económico e social. Ninguém precisa de 350bs, como o Elon Musk em tempos.

Por mim era 1 000 milhões (1 billion na escala curta, como os americanos gostam).
Quando chegasses aí, davam-te um troféu de vencedor e um diploma.

Vivias o resto da vida tranquilo e as gerações seguintes não fossem parvas também.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Carson Wentz, há 1 minuto:

Porque se fosse razoável estava a debater com o Tio Hans, como estou, e não contigo. A primeira regra da oratória é adaptar a mensagem ao nível do recetor. Daí eu estar a usar argumentos hiperbolizados e lógicas estúpidas.

Ou então escreves esse número e como viste que deu m*rda "ah tu conheces-me eu não queria mesmo dizer isso, estava a hiperbolizar".
1M, a piada.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de André Sousa, há 10 minutos:

Expliquei à frente. Sobre o resto também não concordo propriamente, até porque Portugal já tinha uma espécie de "protocolo" para os vistos de trabalho. O problema é que esbarrava numa série de exigências da SS, que obrigava a contratar cá dentro e só em caso de não haver mão de obra qualificada é que se podia ir lá fora.

Escusado será dizer que o mais fácil, durante vários anos, foi ver imigrantes a entrar em turismo, com uma carta convite ou com uma reserva falsa num hotel qualquer, e depois meter a manifestação de interesse quando cá estivessem. 

Aliás, o controlo de imigração no aeroporto é/era uma farsa autêntica. Chegaram a deixar passar pessoal com equipamentos de proteção individual para a construção civil depois de lhes dizerem que vinham em turismo. 

Eu reli o teu comentário umas 3x e não vi onde explicas o contorcionismo. Falas de muita coisa, muito dispersa (de qualquer forma a conversa não era comigo). O fenómeno migratório sempre foi bom para a sustentabilidade da segurança social, não sou eu que o digo, são as contribuições vs despesas que os imigrantes trazem para cá e os efeitos colaterais disso (podia haver o caso de 1 imigrante a trabalhar é menos um português a trabalhar, mas não é). Em 2022 as contribuições foram 7x superiores às despesas (fonte), e com que impacto no desemprego? Praticamente nenhum, andamos há 4 anos com a mesma taxa de desemprego, give or take.

É porque disse "a melhor coisa que aconteceu"? Até pode ser mesmo, mas até olhando ao contexto não é preciso levar isso de forma literal.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de André Sousa, há 9 minutos:

Negar que existe turismo de saúde

Não, pá. Não se nega isso. O que se nega é que os problemas do SNS sejam causados por isso. Vêm já muito de trás, e a Direita está pouco preocupada em resolvê-los.

Da mesma forma que não se nega que haja imigrantes inúteis e que deviam ser deportados. Mas estão bem longe de ser a causa dos problemas do país, como muitos querem fazer parecer.

Não entender isto é ser burro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, Agora:

Este fórum é mesmo pobre politicamente se é esta a direita que temos, enfim

então e eu?!

(estou mesmo a pedir pancada)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...