Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de mike, há 7 horas:

- 10 anos em Portugal e podem pedir nacionalidade e todos os direitos iguais a todos os Portugueses, se cumprirem certas condições, como: - falam português.

E eu com tanta esperança que uma das condições fosse: "- escrevam em português".

Fiquei desiludido mas compreendo.

Citação de Thierry Henry, há 7 horas:

Podes elaborar aqui, por favor?

Não, por favor. Tem dó.

PS: E ele elaborou, o pobre... Faltam 9

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Foster, há 5 minutos:

Deve ser punido, coimas altas etc. Agora expropriar propriedade privada por isto, epa, tá forte, não tarda vem a foice e o martelo.
E depois tens o reverso que são 20 imigrantes na rua.

São opiniões. Em comparação ao Livre, prefiro PCP, PS, AD, IL e Chega.

Expropriar é reciclar. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Foster, há 16 minutos:

Eu quando vi a poll com o Livre a ganhar pensei que era gozo mas afinal upa upa. Continuem.

Tendo em conta que decidiste só aparecer hoje no CMPT ainda bem que a conseguiste ver a tempo.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 41 minutos:

Portugueses que nada acrescentam? Por exemplo, os pensionistas?

A expressão correta é "quando muito".

Créditos ao bcfpsdjogjcoiso

Só de imaginar a quantidade de malta estrangeira que anseia por vir mamar os subsídios atribuídos pelo Estado Português me dá arrepios... Deve ser coisa para triplicar a população que temos por cá, tudo a fazer fila em Badajoz à espera de receber o RSI.

Cá está o regresso ao tempo da nossa senhora. Este também deve meter o dinheiro debaixo do colchão como fazia a minha avó.

Há truques e truques. O truque da Palestina correu mal. O truque da imigração correu bem. Até para malabarista há que ter jeito.

Não são boboseiras. É liberdade de expressão.

Literada ou litrada?

Ainda... Não vão faltar propostas quando der jeito.

PS: Faz-me falta aquele quote que fala sobre o Chega e os grunhos... E só faltam 12

Os pensionistas já acrescentaram durante muitos anos. Pensava que sabia isso, tal a sua sabedoria sobre os mais variados temas.
--
Não meto dinheiro debaixo do colchão, mas não me posso queixar. "Este" soube-se mexer. Há quem não saiba e fique a mandar piadas sobre quem soube.
--
O truque da palestina correu mal porque os portugueses estão-se a cagar para a Palestina.
O truque da imigração correu bem porque os portugueses preocupam-se com a imigração. Tal é que todos os partidos discutiram a situação da imigração no seu programa e cada um deu a importância que achou relevante.
-
"Ainda... Não vão faltar propostas quando der jeito."

Isto é o típico "não aconteceu mas vai acontecer eles vão ficar cada vez piores etc" não há pachorra para esta ladainha.

Citação de Lebohang, há 2 minutos:

Tendo em conta que decidiste só aparecer hoje no CMPT ainda bem que a conseguiste ver a tempo.

Deduzo que a participação, dentro das regras, ainda seja possível.

Compartilhar este post

Link para o post

Já estamos na fase de comparar carreiras? Finalmente um tema interessante. Fui aumentado e preciso de uma desculpa para me gabar do meu escalão de IRS.

• Like 9

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 3 minutos:

Já estamos na fase de comparar carreiras? Finalmente um tema interessante. Fui aumentado e preciso de uma desculpa para me gabar do meu escalão de IRS.

Mais três cassetes por mês que vão receber o upgrade para vinil. Burguês!

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de André Sousa, há 7 horas:

Basta dizer que a estátua de D. José não é o Cavalo de Alfama.

Não sejas assim. Até parece que esse senhor usava um guia de Beja num tuktuk de Lisboa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Foster, há 2 minutos:

O truque da palestina correu mal porque os portugueses estão-se a cagar para a Palestina.

E, como tal, é continuar a assistir a vários milhares de toneladas de bombas a cair em cima de crianças - crianças essas cuja alimentação e ajuda é sonegada - e continuar a ir comer croquetes com o embaixador de Israel que isso é lá com eles. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, Agora:

E, como tal, é continuar a assistir a vários milhares de toneladas de bombas a cair em cima de crianças - crianças essas cuja alimentação e ajuda é sonegada - e continuar a ir comer croquetes com o embaixador de Israel que isso é lá com eles. 

Foi isso que eu disse ou o que eu disse foi "

"

O Bloco decidiu meter a sua campanha em cima de um ponto em que os portugueses têm 0 controlo, 0 poder de decisão e arcam com 0 das consequências de qualquer desfecho que lá se passe. Zero.

E vocês querem que a Maria auxiliar que ganha o SMN e que se f*de para pagar a renda e meter a comida na mesa aos filhos se preocupe com as bombas que israel manda à palestina. Que mundo é esse que vocês vivem?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de mike, há 7 horas:

Nao te preocupes, diversos governos daqueles que apoias ja me fizeram sair pelo meu proprio pé 😀

Nada temas, meu caro. Quando o Chega for poder e mandar os imigrantes todos daqui para fora terás à tua espera um belo emprego como trolha principescamente remunerado.

Citação de Foster, há 7 horas:

Quem culpou os imigrantes dessa situação? Já disse anteriormente que quem explorar outras pessoas, imigrantes ou não, tem de ser punido.

Vocês dizem que os imigrantes fazem trabalhos que os tugas não querem.
Não, o que os tugas não querem é ser mal pagos e se há alguém a aceitar esses trabalhos a receber esses valores, então é óbvio que vão aparecer pessoas/patrões a aproveitar isso.

Quem contrata deve ser punido? Deve.
Os imigrantes que aceitaram têm alguma culpa ou devem ser punidos? Não.
Isto faz com que os salários não cresçam? Faz.
Desvia tugas deste tipo de trabalhos? Sim.
De quem é a culpa? De quem explora pessoas assim e de quem não pune severamente quem explora pessoas assim.

É o caso do mike. Ele já está pronto a preencher os papéis para trolha porque com o Chega vai ganhar tanto que dá para comprar logo duas casas em Moscavide e ficar milionário. E a cereja em cima do bolo é que vai trabalhar para a empresa do André.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 1 minuto:

Nada temas, meu caro. Quando o Chega for poder e mandar os imigrantes todos daqui para fora terás à tua espera um belo emprego como trolha principescamente remunerado.

É o caso do mike. Ele já está pronto a preencher os papéis para trolha porque com o Chega vai ganhar tanto que dá para comprar logo duas casas em Moscavide e ficar milionário. E a cereja em cima do bolo é que vai trabalhar para a empresa do André.

Um trolha com alguma experiência já ganha mais (em algumas zonas do país) que muito pessoal de TI em início de carreira, big4s em início de carreira (tendo em conta eur/h) e ganha mais que técnicos superiores da FP.

Não é uma má carreira, força @mike, cuidado é com as costas.

Compartilhar este post

Link para o post

Foster, e em que mundo vives tu? A sério que o raio da imigração é o tema número 1?

Acontece aqui o que aconteceu na campanha - falou-se perto de 0 sobre educação (carreiras dos professores, reforma ou não do sistema de ensino, financiamento do ensino superior), falou-se pouco sobre como melhorar o equilíbrio entre vida familiar e carreira nestes dias de "sempre a correr". Nem a habitação, maioritariamente tida como o tema fundamental, foi mais falada que o raio da imigração. Que sentido faz? Já que te julgas tão maduro, tão bem na vida, a olhar aí de cima, ganha um pingo de vergonha da cara.

És bem pior que os jovens que papam tiktoks e pessoas de meia idade/ mais velhas que sofreram o choque geracional e que partilham notícias de "romenos ou indianos ou de cor escura que andam às voltas dos ctt" - a boa parte desses, não passando a mão por cima, mas "entendemos" e tentamos mudar. Agora tu não, andas há 30 páginas a querer vender a ideia que se entende o voto no chega e a defender o voto neles. Custa assim muito deitar cá para fora? Vai à varanda panorâmica aí do recuado e diz a peito aberto "sou facho" - era mais digno que esta treta que estás a fazer. O que vale é que hoje já não precisas de tomar banho, a ensaboadela já a estás a levar, dos mais novos aos mais velhos. 

• Like 13

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Foster, há 7 minutos:

Um trolha com alguma experiência já ganha mais (em algumas zonas do país) que muito pessoal de TI em início de carreira, big4s em início de carreira (tendo em conta eur/h) e ganha mais que técnicos superiores da FP.

Isso é só se tiveres empresa / trabalhares por ti próprio de alguma maneira
😅

fonte: o meu pai foi trolha a vida toda

Os biscates que o gajo sacava normalmente era pra amigos / conhecidos e n cobrava muito dinheiro

Editado por Plagio o Original

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bmfpcdm, há 1 hora:

Já agora, no caso de haver imigrantes pelo fórum, fica a cábula:

1. D. Afonso Henriques.

2. 1974.

3. Caravela.

4. Fátima.

5. Mondego.

Eu ia de c*na na 3a pergunta. Responderia Nau.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Foster, há 9 minutos:

O Bloco decidiu meter a sua campanha em cima de um ponto

Ponto 1. Isto é, obviamente, falso. Foi um tema de campanha, não foi o principal. Falaram muitíssimo mais da habitação e das suas propostas para o tema e dos trabalhadores por turnos, por exemplo.

Ponto 2. Isto é bastante engraçado. Nos últimos anos, o PCP foi espezinhado por causa da questão da Ucrânia (eu não concordo com o PCP nessa questão, diga-se). Este ano, em debates e comentários a questão de Israel não só não foi tema de debate como os partidos que tomaram posições questionáveis sobre o assunto não foram alvos de uma única crítica sobre o assunto. 

O que era esperado do Bloco? Ver um povo sofrer uma limpeza étnica e nada dizer sobre o assunto? Tem juízo.

• Like 5

Compartilhar este post

Link para o post

Ponto 1. Isto é, obviamente, falso. Foi um tema de campanha, não foi o principal. Falaram muitíssimo mais da habitação e das suas propostas para o tema e dos trabalhadores por turnos, por exemplo.

Ponto 2. Isto é bastante engraçado. Nos últimos anos, o PCP foi espezinhado por causa da questão da Ucrânia (eu não concordo com o PCP nessa questão, diga-se). Este ano, em debates e comentários a questão de Israel não só não foi tema de debate como os partidos que tomaram posições questionáveis sobre o assunto não foram alvos de uma única crítica sobre o assunto. 

O que era esperado do Bloco? Ver um povo sofrer uma limpeza étnica e nada dizer sobre o assunto? Tem juízo.

O esperado do Bloco era fazer uma campanha centrada em Portugal, sem truques de lenços e Palestina, até assegurar o seu grupo parlamentar e depois podia fazer o barulho que bem entendesse sobre a palestina.

E as propostas para a habitação do bloco nomeadamente a principal dos tetos são uma comédia. Mas eu e 98.5% dos eleitores que escolheram não votar Bloco secalhar é que estamos mal e a campanha do Bloco foi muito boa.

Citação de Plagio o Original, há 5 minutos:

Isso é só se tiveres empresa / trabalhares por ti próprio de alguma maneira
😅

fonte: o meu pai foi trolha a vida toda

Os biscates que o gajo sacava normalmente era pra amigos / conhecidos e n cobrava muito dinheiro

Não, não é. A trabalhares por tua conta sacas bem mais, e se fores daqueles que sacam uns orçamentos jeitosos aqui e ali (que não custa nada fazer mas eles simplesmente não sabem), tiras facilmente uns 2k mês com coisas básicas, meter ladrilho etc etc.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Foster, há 3 minutos:

O esperado do Bloco era fazer uma campanha centrada em Portugal, sem truques de lenços e Palestina

Naturalmente. A política internacional é seletiva. Dá jeito para falar de Putin e criticar ao PCP, não dá tanto jeito pela ligação de tanta gente de direita a Israel. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Foster, há 3 minutos:

Não, não é. A trabalhares por tua conta sacas bem mais, e se fores daqueles que sacam uns orçamentos jeitosos aqui e ali (que não custa nada fazer mas eles simplesmente não sabem), tiras facilmente uns 2k mês com coisas básicas, meter ladrilho etc etc.

"Não, não é... mas vou escrever uma frase que confirma o que disseste"

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

É um fenómeno curioso. 

Quem lida diariamente em maior proporção com os malvados dos imigrantes vota em menor proporção, em alguns quase menos de metade, do que a nível nacional na extrema direita.

Compartilhar este post

Link para o post

Naturalmente. A política internacional é seletiva. Dá jeito para falar de Putin e criticar ao PCP, não dá tanto jeito pela ligação de tanta gente de direita a Israel. 

A Ucrânia é europa, as pessoas identificam-se muito mais e "sofrem" mais por essa guerra apesar de já ter dado o que tinha a dar no que toca todo aquele sentimento pró-ukrânia etc. Daí o PCP nem ter sofrido com isso estas eleições.

Não haver ninguém no bloco que tivesse a bondade de avisar as 3 estarolas que ninguém se ia identificar com esse truque sem ser as pessoas que já votavam bloco de qualquer maneira é de espantar, mas há males que vêm por bem.

Citação de Plagio o Original, há 4 minutos:

"Não, não é... mas vou escrever uma frase que confirma o que disseste"

"Isso é só se tiveres empresa / trabalhares por ti próprio de alguma maneira "
-
"E não não é. A trabalhares por tua conta ganhas bem mais"
Onde é que isto confirma?
Tu dizes que um trolha só ganha mais que um técnico superior se trabalhar por conta própria.
Eu digo que não, que se trabalhar por sua conta ganha bem mais. Estamos a falar de 1200/1300 para 2000. Não é a mesma coisa.

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de stelfans, há 6 horas:

É como a ideia de que “A Direita” quer acabar com a imigração. O que se quer é regular, porque toda a gente, literalmente toda a gente, sabe que o país precisa de imigrantes. Mas…fachos.

A Direita sabe que Portugal precisa de imigrantes. A esquerda sabe que Portugal precisa de imigrantes.

A Direita quer regular a imigração. A esquerda quer regular a imigração.

Onde é que estão as diferenças? Essencialmente em dois pontos:

1 - Na construção das narrativas hiperbolizadas. Em que ambos os lados têm o seu quinhão de responsabilidades;

2 - Na forma como se pretende regular. Os seus alvos, os seus limites, as suas condicionantes. E aqui há uns que colocam a questão dos Direitos Humanos como pedra basilar. E outros não.

PS: Adorei aquela parte em que um fala do PCC e outro responde com o PCC. Uma maravilha de retórica que dá bom material para um sketch humorístico.

Já vejo a luz ao fundo do túnel. Faltam 5. Não deve faltar muito para encontrar o meu 1º post.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kaz, há 1 hora:

Então na vossa opinião qual seria a melhor forma do PSD gerir estes resultados?, fazer com o PS um acordo para durar os 4 anos?, o Descartes já deu aí o exemplo que no passado isso foi bom foi para o outro partido e não para o que tinha vencido as eleições, fazer um acordo com o Chega?, ir contra tudo e todos e ver até onde dá?

Parece sempre uma morte anunciada.

Os meus dois cêntimos. 

Imagino, até pelo discurso do LM ontem a pedir que o deixem governar, que para a AD esse cenário de fazer do PS uma muleta seja o ideal para numas futuras eleições os tentarem enterrar por um período mais largo e ter no CH a verdadeira oposição; PS ceder a isso seria um erro histórico.

Existe uma maioria de dimensão nunca vista na AR (seja de direita ou esquerda) e por isso a posição do PS deve ser a de se assumir como a verdadeira oposição e não deixar o CH tomar esse lugar - se existe uma maioria de direita na AR, grande o suficiente para até já haver piscares de olho a uma revisão constitucional, então essa direita que se entenda de forma a poder governar, e nas próximas eleições os portugueses farão a avaliação dessa mesma governação. É preciso é assumir essa posição desde o dia 1, para evitar que quando essas eleições chegarem ainda haja alguém sem vergonha para dizer que só devido à falta de colaboração do PS é que não foi possível fazer melhor. 

Compartilhar este post

Link para o post

É a ler estes magnatas da construção civil q fico mesmo com vontade que o imobiliário rebente como 2008 vou rezar um terço para que aconteça

Editado por Plagio o Original
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, Agora:

Os meus dois cêntimos. 

Imagino, até pelo discurso do LM ontem a pedir que o deixem governar, que para a AD esse cenário de fazer do PS uma muleta seja o ideal para numas futuras eleições os tentarem enterrar por um período mais largo e ter no CH a verdadeira oposição; PS ceder a isso seria um erro histórico.

Existe uma maioria de dimensão nunca vista na AR (seja de direita ou esquerda) e por isso a posição do PS deve ser a de se assumir como a verdadeira oposição e não deixar o CH tomar esse lugar - se existe uma maioria de direita na AR, grande o suficiente para até já haver piscares de olho a uma revisão constitucional, então essa direita que se entenda de forma a poder governar, e nas próximas eleições os portugueses farão a avaliação dessa mesma governação. É preciso é assumir essa posição desde o dia 1, para evitar que quando essas eleições chegarem ainda haja alguém sem vergonha para dizer que só devido à falta de colaboração do PS é que não foi possível fazer melhor. 

Hoje todos os deputados da direita que estiveram em debates etc assumiram (meio escondido) que vão por esse caminho, Só falta Montenegro confirmar. Aposto que os 3 partidos da direita já têm os documentos preparados.

Citação de Plagio o Original, há 1 minuto:

É a ler estes magnatas da construção civil q fico mesmo com vontade que o imobiliário rebente como 2008 vou rezar um terço para que aconteça

Não sou nenhum magnata da construção civil mas conheço bem o que se faz e o que se pratica nas zonas mais "de luxo" que de luxo têm muito pouco mas enfim.

E sim vai rebentar, tal como rebentou em 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021, 2022, 2023, 2024. Aliás faz todo o sentido que um país com um parque habitacional/residencial envelhecido, sem mão de obra suficiente e com uma burocracia atroz de licenças e atrasos na sua aprovação e revisão, este país esteja numa bolha imobiliária.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 4 horas:

Coitado do Descartes de daqui a umas horas. 

Estava à espera de pior. O André até disse que não votou no Chega...

PS: Faltam 4 páginas. Infelizmente esgotei o meu plafond de likes. Que me perdoem os que postaram coisas interessantes daqui para a frente.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...