Descartes Publicado 19 Setembro 2025 (editado) Citação de Sandes., há 21 minutos: Wokismo não significa nada. Ninguém defende o "wokismo", é só uma palavra de ataque que significa o que apetece. Dizer que se alicerça numa cultura de cancelamento é uma frase vazia de qualquer significado Ok. Fiquei esclarecido. Vamos tentar então outra abordagem. Não é verdade que para os liberais liderados pela Mariana Leitão o wokismo é algo real que se alicerça numa cultura de cancelamento? Que não é uma frase vazia porque se trata, na prática, da defesa da censura a quem tem ideias divergentes. E que é exatamente aquilo que está neste momento a acontecer na América. A Mariana Leitão fez esse paralelismo. O que não é novidade nenhuma. Há muita gente por aí, essencialmente de direita, que estabelece esse paralelismo entre a extrema direita e a extrema esquerda. O que no nosso burgo passa por colocar no mesmo plano o Chega com o Bloco e o PCP, como se se tratassem de duas realidades equivalentes e tem como objetivo (já conseguido) normalizar o Chega. Foi isso que a Mariana fez. Dizer que ela não sabe o que é o wokismo é de uma grande ingenuidade. Editado 19 Setembro 2025 por Descartes Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 20 Setembro 2025 Os wokes da extrema-esquerda estavam completamente fora de controle... ao ponto de terem cancelado a Roseanne Barr... durante o primeiro mandato do Trump! Arrepiante. Compartilhar este post Link para o post
El Colosso Publicado 20 Setembro 2025 Citação de kareca, há 7 horas: jazus, voto já no corrupto para PM. É que nem brinquem. Se ele quisesse mandava nesta m*rda toda, é incrivel Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 20 Setembro 2025 Citação de Descartes, há 6 horas: Ok. Fiquei esclarecido. Vamos tentar então outra abordagem. Não é verdade que para os liberais liderados pela Mariana Leitão o wokismo é algo real que se alicerça numa cultura de cancelamento? Que não é uma frase vazia porque se trata, na prática, da defesa da censura a quem tem ideias divergentes. E que é exatamente aquilo que está neste momento a acontecer na América. A Mariana Leitão fez esse paralelismo. O que não é novidade nenhuma. Há muita gente por aí, essencialmente de direita, que estabelece esse paralelismo entre a extrema direita e a extrema esquerda. O que no nosso burgo passa por colocar no mesmo plano o Chega com o Bloco e o PCP, como se se tratassem de duas realidades equivalentes e tem como objetivo (já conseguido) normalizar o Chega. Foi isso que a Mariana fez. Dizer que ela não sabe o que é o wokismo é de uma grande ingenuidade. Se tivesses feito o esforço de sequer abrir o tweet ias ver muitos liberais a dizer que não é wokismo. O wokismo para muita gente é, por exemplo, o facto de agora haver mais filmes em que a personagem principal é uma mulher, ou uma pessoa de uma minoria. Ou é, por exemplo, o facto de haver livros em bibliotecas direcionados a pessoas LGBTQ+. O wokismo é 1000 coisas e não é nenhuma ao mesmo, é o que apetece a quem quer criticar, que é o que o Mariana leitão está a fazer. Além de que esse paralelo de "cultura de cancelamento" e censura estatal é só ridículo, desculpa que te diga. 1 5 Compartilhar este post Link para o post
Le God Publicado 20 Setembro 2025 (editado) Citação de Sandes., há 50 minutos: Se tivesses feito o esforço de sequer abrir o tweet ias ver muitos liberais a dizer que não é wokismo. O wokismo para muita gente é, por exemplo, o facto de agora haver mais filmes em que a personagem principal é uma mulher, ou uma pessoa de uma minoria. Ou é, por exemplo, o facto de haver livros em bibliotecas direcionados a pessoas LGBTQ+. O wokismo é 1000 coisas e não é nenhuma ao mesmo, é o que apetece a quem quer criticar, que é o que o Mariana leitão está a fazer. Além de que esse paralelo de "cultura de cancelamento" e censura estatal é só ridículo, desculpa que te diga. O wokismo também é ter o cabelo pintado cor de rosa, não te esqueças disto. E não poder chamar escarumba a um preto. Farto desta sociedade woke cheia de mimimis onde já nem se pode dizer que as mulheres são violadas porque usam mini saias. Editado 20 Setembro 2025 por Le God Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 20 Setembro 2025 Citação de Le God, há 7 minutos: O wokismo também é ter o cabelo pintado cor de rosa, não te esqueças disto. E não poder chamar escarumba a um preto. Farto desta sociedade woke cheia de mimimis onde já nem se pode dizer que as mulheres são violadas porque usam mini saias. Sendo sincero, não me admirava que alguém dissesse que centralizar os direitos televisivos é woke 3 Compartilhar este post Link para o post
Su1 Publicado 20 Setembro 2025 Citação de Le God, há 11 minutos: E não poder chamar escarumba a um preto. Citação Em Portugal, o termo preto pode ser percebido como pejorativo, enquanto negro não tem essa mesma carga negativa We got him 1 Compartilhar este post Link para o post
Le God Publicado 20 Setembro 2025 Citação de Su1, há 29 minutos: We got him Farto desta sociedade woke cheia de mimimis onde já não se pode chamar preto a um negro. 3 Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 20 Setembro 2025 Citação de Descartes, há 10 horas: E vamos todos fingir que o wokismo não se alicerça numa cultura de cancelamento. Eu acho que a Mariana Leitão sabe bem o que disse. E tu mais à frente concluis bem porque é que o fez. Mas o tal "wokismo" vem essencialmente das pessoas estarem mais abertas, despertas, para as injustiças e desigualdades. Claro que o cancelamento é a parte mais destacada pelo grupo dominante, o de direita, mas convenhamos que a maioria das pessoas canceladas (ou pelo menos ditas como tais nas redes sociais) são pessoas com comportamentos que há muito deveriam ter sido punidos. De resto, acho bem mais preocupante alguém ser silenciado pelo estado do que pelo consumo de conteúdos da sociedade, e ter uma líder partidária a tentar colocar as duas coisas no mesmo nível é algo que deveria preocupar todos. Compartilhar este post Link para o post
F_Tex Publicado 20 Setembro 2025 Citação de Descartes, há 8 horas: Ok. Fiquei esclarecido. Vamos tentar então outra abordagem. Não é verdade que para os liberais liderados pela Mariana Leitão o wokismo é algo real que se alicerça numa cultura de cancelamento? Que não é uma frase vazia porque se trata, na prática, da defesa da censura a quem tem ideias divergentes. E que é exatamente aquilo que está neste momento a acontecer na América. A Mariana Leitão fez esse paralelismo. O que não é novidade nenhuma. Há muita gente por aí, essencialmente de direita, que estabelece esse paralelismo entre a extrema direita e a extrema esquerda. O que no nosso burgo passa por colocar no mesmo plano o Chega com o Bloco e o PCP, como se se tratassem de duas realidades equivalentes e tem como objetivo (já conseguido) normalizar o Chega. Foi isso que a Mariana fez. Dizer que ela não sabe o que é o wokismo é de uma grande ingenuidade. é aí que a porca torce o rabo. perdoa-me a generalização, mas acho que neste caso é aplicável: durante estes anos todos, a direita (quer nos USA, quer em Portugal), a cada crítica que recebia gritava "estamos a ser cancelados!". e criou-se uma narrativa completamente extrapolada de que a esquerda queria silenciar a direita, no sentido literal da palavra. a ironia disto tudo é que esta narrativa foi montada e repetida em todos os meios de comunicação possíveis e imaginários, de uma forma tudo menos silenciosa, e muito menos cancelada. passam uns anos, olhamos para os USA, está a direita no poder, e começam a ser literalmente cancelados programas críticos do presidente. quem é que está alicerçado numa cultura de cancelamento, afinal de contas? Compartilhar este post Link para o post
Carson Wentz Publicado 20 Setembro 2025 Essa gente fala do wokismo como se fosse um bicho papão que está em cada esquina quando, na real verdade, cada vez o wok é menos usado (o restaurante da especialidade do centro comercial aqui da zona até fechou há uns meses) e a nova moda são air fryers! 10 4 Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 20 Setembro 2025 Citação de F_Tex, há 27 minutos: quem é que está alicerçado numa cultura de cancelamento, afinal de contas? https://www.nytimes.com/1939/02/04/archives/goebbels-ends-careers-of-five-aryan-actors-who-made-witticisms.html 1 Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 20 Setembro 2025 woke é um aglomerado de conceitos assustadores, não tem definição. Tal como trans, migrante, refugiado, etc. Querem todos dizer a mesma coisa porque vivemos na timeline mais burra de sempre e somos a forma de vida inteligente mais burra do universo. 4 Compartilhar este post Link para o post
Faustino Asprilla Publicado 20 Setembro 2025 Citação de Carson Wentz, há 1 hora: Essa gente fala do wokismo como se fosse um bicho papão que está em cada esquina quando, na real verdade, cada vez o wok é menos usado (o restaurante da especialidade do centro comercial aqui da zona até fechou há uns meses) e a nova moda são air fryers! E que falta faz 😢 1 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 20 Setembro 2025 Citação de Sandes., há 5 horas: Se tivesses feito o esforço de sequer abrir o tweet ias ver muitos liberais a dizer que não é wokismo. O wokismo para muita gente é, por exemplo, o facto de agora haver mais filmes em que a personagem principal é uma mulher, ou uma pessoa de uma minoria. Ou é, por exemplo, o facto de haver livros em bibliotecas direcionados a pessoas LGBTQ+. O wokismo é 1000 coisas e não é nenhuma ao mesmo, é o que apetece a quem quer criticar, que é o que o Mariana leitão está a fazer. Além de que esse paralelo de "cultura de cancelamento" e censura estatal é só ridículo, desculpa que te diga. Não estou interessado em discutir o conceito de wokismo, porque o conheço. Não estou interessado em discutir os abusos interpretativos do wokismo, porque os reconheço. Não estou interessado em discutir se o wokismo é defensável ou criticável, porque não está em causa nesta discussão. Só estou interessado em discutir se a utilização do termo pela Mariana Leitão neste contexto foi sinal de ingenuidade ou ignorância ou se, pelo contrário, foi intencional e obedece a uma agenda própria. Os primeiros comentários pareciam ir ao encontro da primeira hipótese mas a mim parece-me que é mais a segunda. Em todo o caso deteto que te incomoda a utilização da expressão "cultura de cancelamento". Já é a 2ª vez que optas por desvalorizar o que digo utilizando termos como "frase vazia" ou "ridículo". Talvez tenhas uma definição de "cultura de cancelamento" demasiado restrita com fronteiras muito bem estabelecidas para não aceitares este tipo de utilização. Para mim, cultura de cancelamento é a predisposição a aceitar que se proíbam as opiniões contrárias à minha. Que é exercida proporcionalmente consoante o poder que eu detenho. Se eu for um cidadão anónimo sem qualquer poder, manifesta-se em comentários pela internet; se eu for o presidente de um estado, manifesta-se em censura estatal. Citação de smashing_pumpkin , há 3 horas: Eu acho que a Mariana Leitão sabe bem o que disse. E tu mais à frente concluis bem porque é que o fez. Mas o tal "wokismo" vem essencialmente das pessoas estarem mais abertas, despertas, para as injustiças e desigualdades. Claro que o cancelamento é a parte mais destacada pelo grupo dominante, o de direita, mas convenhamos que a maioria das pessoas canceladas (ou pelo menos ditas como tais nas redes sociais) são pessoas com comportamentos que há muito deveriam ter sido punidos. De resto, acho bem mais preocupante alguém ser silenciado pelo estado do que pelo consumo de conteúdos da sociedade, e ter uma líder partidária a tentar colocar as duas coisas no mesmo nível é algo que deveria preocupar todos. É isso tudo. Só não acompanho integralmente esse raciocínio porque não estou convencido que a "maioria das pessoas canceladas são pessoas com comportamentos que há muito deveriam ter sido punidos". Nem sei se percebo bem o que isso quer dizer. Citação de F_Tex, há 3 horas: é aí que a porca torce o rabo. perdoa-me a generalização, mas acho que neste caso é aplicável: durante estes anos todos, a direita (quer nos USA, quer em Portugal), a cada crítica que recebia gritava "estamos a ser cancelados!". e criou-se uma narrativa completamente extrapolada de que a esquerda queria silenciar a direita, no sentido literal da palavra. a ironia disto tudo é que esta narrativa foi montada e repetida em todos os meios de comunicação possíveis e imaginários, de uma forma tudo menos silenciosa, e muito menos cancelada. passam uns anos, olhamos para os USA, está a direita no poder, e começam a ser literalmente cancelados programas críticos do presidente. quem é que está alicerçado numa cultura de cancelamento, afinal de contas? Tal como ontem concluíam os participantes no "Governo Sombra", a questão aqui não reside na "luta" entre esquerda e direita, embora muitos queiram fazer parecer que assim é. É uma luta entre Democracia e Autoritarismo. E, como é sabido, existem democratas de esquerda e democratas de direita. E existem autoritarismos de esquerda e de direita. E também é sabido que a censura é um dos mecanismos fundamentais para a implementação de qualquer regime autoritário. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 20 Setembro 2025 Citação de Carson Wentz, há 3 horas: Essa gente fala do wokismo como se fosse um bicho papão que está em cada esquina quando, na real verdade, cada vez o wok é menos usado (o restaurante da especialidade do centro comercial aqui da zona até fechou há uns meses) e a nova moda são air fryers! Airfryerismo é moda, wokismo é f*da 2 Compartilhar este post Link para o post
rcoelho14 Publicado 20 Setembro 2025 Citação de Carson Wentz, há 4 horas: Essa gente fala do wokismo como se fosse um bicho papão que está em cada esquina quando, na real verdade, cada vez o wok é menos usado (o restaurante da especialidade do centro comercial aqui da zona até fechou há uns meses) e a nova moda são air fryers! Wok To Walk? Fechou em São João da Madeira também 😞 Compartilhar este post Link para o post
Le God Publicado 20 Setembro 2025 Citação de Descartes, há 1 hora: Em todo o caso deteto que te incomoda a utilização da expressão "cultura de cancelamento". Já é a 2ª vez que optas por desvalorizar o que digo utilizando termos como "frase vazia" ou "ridículo". Talvez tenhas uma definição de "cultura de cancelamento" demasiado restrita com fronteiras muito bem estabelecidas para não aceitares este tipo de utilização. Para mim, cultura de cancelamento é a predisposição a aceitar que se proíbam as opiniões contrárias à minha. Que é exercida proporcionalmente consoante o poder que eu detenho. Se eu for um cidadão anónimo sem qualquer poder, manifesta-se em comentários pela internet; se eu for o presidente de um estado, manifesta-se em censura estatal. O problema é o bold, se calhar. Não importa o que é para ti, importa o que é na realidade. E a cultura de cancelamento mais do que "frase vazia" que o @Sandes. menciona, é um mito criado por quem usa esta narrativa de que os esquerdalhos libtards transexuais xuxalistas feministas de cabelo rosa que pertencem todos à antifa querem tomar conta do mundo e não se importam de cancelar qualquer pessoa que vá contra eles. A verdade é que nunca ninguém foi cancelado. A verdade é que as tentativas de cancelamento (que eu não nego que tenham existido) na maioria das vezes apenas trouxeram mais poder/fama/dinheiro às supostas vítimas. Veja-se Chapelle, JK Rowling, Louis CK, etc etc. Comparar este conceito vazio de significado com censura estatal efetiva parece-me, no mínimo, rocambolesco. Compartilhar este post Link para o post
Carson Wentz Publicado 20 Setembro 2025 Citação de rcoelho14, há 26 minutos: Wok To Walk? Fechou em São João da Madeira também 😞 É desse que estou a falar, precisamente. 1 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 20 Setembro 2025 Citação de Le God, há 8 minutos: O problema é o bold, se calhar. Não importa o que é para ti, importa o que é na realidade. E a cultura de cancelamento mais do que "frase vazia" que o @Sandes. menciona, é um mito criado por quem usa esta narrativa de que os esquerdalhos libtards transexuais xuxalistas feministas de cabelo rosa que pertencem todos à antifa querem tomar conta do mundo e não se importam de cancelar qualquer pessoa que vá contra eles. A verdade é que nunca ninguém foi cancelado. A verdade é que as tentativas de cancelamento (que eu não nego que tenham existido) na maioria das vezes apenas trouxeram mais poder/fama/dinheiro às supostas vítimas. Veja-se Chapelle, JK Rowling, Louis CK, etc etc. Comparar este conceito vazio de significado com censura estatal efetiva parece-me, no mínimo, rocambolesco. Sim, o problema é mesmo o bold. Porque, de facto, não importa o que é para mim, importa o que é na realidade. O que te está a passar ao lado é que também não importa o que é para ti. E podíamos ficar por aqui a discutir o que é a realidade para mim e o que é a realidade para ti. Só para sistematizar: A realidade para mim é: predisposição a aceitar que se proíbam as opiniões contrárias à minha A realidade para ti é: mito criado por quem usa esta narrativa de que os esquerdalhos libtards transexuais xuxalistas feministas de cabelo rosa que pertencem todos à antifa querem tomar conta do mundo e não se importam de cancelar qualquer pessoa que vá contra eles Continuo a gostar mais da minha. 1 Compartilhar este post Link para o post
Le God Publicado 20 Setembro 2025 Citação de Descartes, há 5 minutos: Sim, o problema é mesmo o bold. Porque, de facto, não importa o que é para mim, importa o que é na realidade. O que te está a passar ao lado é que também não importa o que é para ti. E podíamos ficar por aqui a discutir o que é a realidade para mim e o que é a realidade para ti. Só para sistematizar: A realidade para mim é: predisposição a aceitar que se proíbam as opiniões contrárias à minha A realidade para ti é: mito criado por quem usa esta narrativa de que os esquerdalhos libtards transexuais xuxalistas feministas de cabelo rosa que pertencem todos à antifa querem tomar conta do mundo e não se importam de cancelar qualquer pessoa que vá contra eles Continuo a gostar mais da minha. Podes apresentar então casos onde a cancel culture tenha efetivado esse cancelamento, já que te baseias na realidade. Eu já apresentei alguns onde isso não aconteceu. Continuo também sem perceber a conexão entre "predisposição a aceitar que se proíbam as opiniões contrárias às minhas" e censura estatal. Do que tenho lido escrito por ti, pareces-me um tipo razoável, pelo que estou certo que concordas que há uma responsabilidade inerente ao Estado que um grupo de indivíduos na internet não tem. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 20 Setembro 2025 Citação de Descartes, há 30 minutos: Sim, o problema é mesmo o bold. Porque, de facto, não importa o que é para mim, importa o que é na realidade. O que te está a passar ao lado é que também não importa o que é para ti. E podíamos ficar por aqui a discutir o que é a realidade para mim e o que é a realidade para ti. Só para sistematizar: A realidade para mim é: predisposição a aceitar que se proíbam as opiniões contrárias à minha A realidade para ti é: mito criado por quem usa esta narrativa de que os esquerdalhos libtards transexuais xuxalistas feministas de cabelo rosa que pertencem todos à antifa querem tomar conta do mundo e não se importam de cancelar qualquer pessoa que vá contra eles Continuo a gostar mais da minha. A tua definição está errada. Podemos até pegar no dicionário de Cambridge onde essa expressão está descrita como; a way of behaving in a society or group, especially on social media, in which it is common to completely reject and stop supporting someone because they have said or done something that offends you Ou seja: é um boicote. Não é uma proibição. Citação de Descartes, há 2 horas: Em todo o caso deteto que te incomoda a utilização da expressão "cultura de cancelamento". Já é a 2ª vez que optas por desvalorizar o que digo utilizando termos como "frase vazia" ou "ridículo". Fonte? Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 20 Setembro 2025 Citação de Le God, há 16 minutos: Podes apresentar então casos onde a cancel culture tenha efetivado esse cancelamento, já que te baseias na realidade. Eu já apresentei alguns onde isso não aconteceu. Continuo também sem perceber a conexão entre "predisposição a aceitar que se proíbam as opiniões contrárias às minhas" e censura estatal. Do que tenho lido escrito por ti, pareces-me um tipo razoável, pelo que estou certo que concordas que há uma responsabilidade inerente ao Estado que um grupo de indivíduos na internet não tem. Parece-me óbvio que a minha noção de "cultura de cancelamento" é mais abrangente que a tua. Para mim é algo existente na sociedade em termos gerais, para ti é um fenómeno que é suposto existir apenas na realidade virtual da internet (e que não existe porque é apenas um mito). Eu falo de predisposição. E ela acontece sempre que alguém diz que "há limites para..." ou "não se brinca com..." ou se defende que "esta pessoa não deveria ter um espaço de opinião nas televisões ou nos jornais...". Quanto à conexão tem a ver com o poder que as pessoas com essa predisposição detêm e as condições em que ela se manifesta. Se não tiverem poder nenhum manifesta-se nos comentários na internet; se tiverem poder numa empresa, manifesta-se no afastamento de funcionários ou situações de assédio; se tiverem poder para o efeito manifesta-se na recusa da participação de pessoas em eventos culturais, científicos, académicos ou outros; se tiverem poder no Estado, manifesta-se em pressões censórias. Citação de Sandes., há 9 minutos: A tua definição está errada. Podemos até pegar no dicionário de Cambridge onde essa expressão está descrita como; a way of behaving in a society or group, especially on social media, in which it is common to completely reject and stop supporting someone because they have said or done something that offends you Ou seja: é um boicote. Não é uma proibição. Fonte? Ou seja, a minha definição está errada porque uma descrição do dicionário de Cambridge traduz exatamente aquilo que eu disse. Que é uma forma de comportamento na sociedade que rejeita alguém por ter dito ou feito alguma coisa que te ofende. Exatamente o mesmo que aceitar que se proíbam opiniões contrárias às minhas. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 20 Setembro 2025 Citação de Descartes, há 7 minutos: Parece-me óbvio que a minha noção de "cultura de cancelamento" é mais abrangente que a tua. Para mim é algo existente na sociedade em termos gerais, para ti é um fenómeno que é suposto existir apenas na realidade virtual da internet (e que não existe porque é apenas um mito). Eu falo de predisposição. E ela acontece sempre que alguém diz que "há limites para..." ou "não se brinca com..." ou se defende que "esta pessoa não deveria ter um espaço de opinião nas televisões ou nos jornais...". Quanto à conexão tem a ver com o poder que as pessoas com essa predisposição detêm e as condições em que ela se manifesta. Se não tiverem poder nenhum manifesta-se nos comentários na internet; se tiverem poder numa empresa, manifesta-se no afastamento de funcionários ou situações de assédio; se tiverem poder para o efeito manifesta-se na recusa da participação de pessoas em eventos culturais, científicos, académicos ou outros; se tiverem poder no Estado, manifesta-se em pressões censórias. Ou seja, a minha definição está errada porque uma descrição do dicionário de Cambridge traduz exatamente aquilo que eu disse. Que é uma forma de comportamento na sociedade que rejeita alguém por ter dito ou feito alguma coisa que te ofende. Exatamente o mesmo que aceitar que se proíbam opiniões contrárias às minhas. Rejeitar alguém é proibir? E tu estás a dizer opiniões contrárias, mas a definição é "que te ofende". Como é isso é "exatamente" o que tu dizes? Ainda estou à espera da explicação em como o wokismo é alicerçado na tua definição, já agora Compartilhar este post Link para o post