Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

É uma jogada arriscada para os Estados Unidos e dada a importância do indivíduo podia até ser considerado como o equivalente a um ato de guerra, mas não vejo como os Estados Unidos podem sair perdedores num conflito. 

(Excluo a hipótese de boots on the ground que não me parece que aconteça).

Acho que a resposta do irão para já serão cyber ataques, uns rockets e possivelmente tentarão assassinar um membro do governo dos estados unidos, embora isso seja complicado. 

Podem tentar também reativar o programa nuclear, mas essas instalações seriam eventualmente destruídas pelos Estados Unidos.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 1 minuto:

mas q bela jogada do Garry Kasparov

os iranianos n previram o bispo no quadrado H7

É mais uma jogada do Bobby Fischer. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de antifa, há 3 horas:

Não me acredito... Para quem tem conseguido ter um mandato sem grandes trapalhadas geopolíticas, o Trump acabou de fazer A jogada mais arriscada daquela região. 

Ainda assim seria de esperar que não acabasse um mandato sem uma "brincadeira" destas.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 2 minutos:

O Governo Sombra muda-se para a SIC.

Já está no nucleo.

  • Like 4

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de antifa, há 4 horas:

Não me acredito... Para quem tem conseguido ter um mandato sem grandes trapalhadas geopolíticas, o Trump acabou de fazer A jogada mais arriscada daquela região. 

Que tipo de resposta podem os Iranianos dar?

O @ascomfalou em cyber attacks, mas a nível físico o que pode acontecer? Bombardear bases militares na região? 

Não me parece que eles tenham alternativas a comer e calar

 

E em relação ao Qassem Al Soleimani qual é a vossa opinião sobre ele?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de a.lopes, há 3 horas:

Que tipo de resposta podem os Iranianos dar?

O @ascomfalou em cyber attacks, mas a nível físico o que pode acontecer? Bombardear bases militares na região? 

Não me parece que eles tenham alternativas a comer e calar

 

Acho que vão sobretudo continuar, talvez de forma ainda mais agressiva a política expansionista dos últimos anos. Guerras por proxy como no Yemen, influencia externa em paises como o Líbano, Síria e Iraque, inclusivé com as milícias de aliados shiitas presentes.

Basicamente tentar controlar governos da região e torná-la como um todo num sitio onde a influência americana não seja bem vinda, se possível tentando alinhar com Rússia e até China.

Talvez venha a haver algum ataque ou acção simbólica, mas será sempre algo do genero o ataque dos Houtis às refinarias Sauditas ou algo do género feito através de proxy's. nunca uma acção do Irão enquanto estado.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

O Trump internamente tá com problemas com os da oposição a querer o mandar embora, e saca deste ataque? É para ganhar apoiantes ou iniciar uma possível guerra? 

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de antifa, há 2 horas:

Acho que vão sobretudo continuar, talvez de forma ainda mais agressiva a política expansionista dos últimos anos. Guerras por proxy como no Yemen, influencia externa em paises como o Líbano, Síria e Iraque, inclusivé com as milícias de aliados shiitas presentes.

Basicamente tentar controlar governos da região e torná-la como um todo num sitio onde a influência americana não seja bem vinda, se possível tentando alinhar com Rússia e até China.

Talvez venha a haver algum ataque ou acção simbólica, mas será sempre algo do genero o ataque dos Houtis às refinarias Sauditas ou algo do género feito através de proxy's. nunca uma acção do Irão enquanto estado.

E se o Trump continuar a mandar fogo para o barril de pólvora?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de ascom, há 20 horas:

Aparentemente os estados unidos mataram o Qassem Al Soleimani, provavelmente o mais importante líder militar iraniano. Situação pode escalar muito.

Há pouco mais de 1 ano o @antifafez um post sobpostre este general e a importância que teve na guerra do iraque/síria e nas forças armadas iranianas.

presidente americano sobre fogo internamente dá SEMPRE guerra overseas, para abafar os casos internos e promover a unidade nacional (pq quem criticar um wartime president é um traidor)

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 15 minutos:

E se o Trump continuar a mandar fogo para o barril de pólvora?

Isto também e talvez sobretudo é para consumo interno, com o Trump é tudo imprevisível, despacha um John Bolton que é quem mais queria uma guerra com o Irão e depois saca uma acção destas, nada faz muito sentido.

Agora, estamos num ano fundamental, são as primárias Democráticas com o Trump a enfrentar o impeachment, ele precisa desesperadamente de aparecer num outro contexto e nada melhor que um conflito para isso acontecer, portanto tudo pode acontecer.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de antifa, há 24 minutos:

Agora, estamos num ano fundamental, são as primárias Democráticas com o Trump a enfrentar o impeachment, ele precisa desesperadamente de aparecer num outro contexto e nada melhor que um conflito para isso acontecer, portanto tudo pode acontecer.

Ora bem! Isto para desviar as atenções do que se passa internamente, é o melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 11 horas:

Isto assusta-me mais do que a guerra.

nem por isso. apenas porque já era o mesmo no tempo do Bush. Ou seja, como me disse uma vez a propósitos de eleições americanas um velho que eu conhecia, comunista-maoista-estalinista, profundamente anti-americano "eu não gosto de nenhuns! mas o mundo fica mais inseguro quando ganham os Republicanos".

Compartilhar este post


Link para o post

Pergunta de quem não está muito por dentro disto: Irão e Iraque já não tiveram vários momentos de tensão? Os EUA já não foram aliados do Iraque? Então porque razão é que há muita gente no Iraque também a chorar a perda do Soleimani? 

Editado por Jpa

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jpa, há 39 minutos:

Pergunta de quem não está muito por dentro disto: Irão e Iraque já não tiveram vários momentos de tensão? Os EUA já não foram aliados do Iraque? Então porque razão é que há muita gente no Iraque também a chorar a perda do Soleimani? 

Sim, já. Inclusivamente estiveram em guerra nos anos 80. Actualmente, as relações diplomáticas estão normalizadas.

Na altura da guerra entre Irão e Iraque, sim, os EUA prestaram suporte aos iraquianos.

Isso prende-se essencialmente por questões religiosas, na questão shiitas vs. sunitas. Depois tens a componente política. Não que chorem a morte de Soleimani, mas sabem o que ela significa a nível de tensões no seu próprio país.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jpa, há 3 horas:

Pergunta de quem não está muito por dentro disto: Irão e Iraque já não tiveram vários momentos de tensão? Os EUA já não foram aliados do Iraque? Então porque razão é que há muita gente no Iraque também a chorar a perda do Soleimani? 

 

Maioritariamente os Xiitas dentro do Iraque seguem politicamente a linha do Irão, ao ponto de terem constituído milicias treinadas e armadas pelas forças das quais o Soleimani era General. Essas foram as principais forças que eliminaram o Daesh de dentro do Iraque e os Iraquianos devem-lhes mesmo muito.

Neste momento o Iraque vive em tensão politica porque esses grupos Xiitas, quer grupos armados que ficaram da guerra, quer partidos politicos, exercem grande pressão no governo para alinhar mais pelos interesses do Irão.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

Enquanto a criança gritava de dores a médica dizia que ela estada a pedir atenção e recomendou a mãe a marcar uma consulta na pedopsiquiatria. Era a segunda vez que lá ia depois de ser mandada para casa. Claro que a criança acabou a ser reencaminhada, como sempre acontece com casos graves, para o hospital público onde infelizmente já era tarde demais.  

 

Compartilhar este post


Link para o post

Falei com um amigo meu que trabalha na CUF para perceber o que se passou, mas ele fechou-se em copas, o que não é nada normal nele.

Compartilhar este post


Link para o post

Em Maio fui ao HUC com dores de cabeça lancinantes. Quando digo lancinantes, eram do estilo "não conseguir mexer a cabeça sem que parecesse que me estavam a fazer uma lobotomia", ao ponto de ter de andar com a cabeça inclinada para a direita quase num ângulo de 90 graus (com o ouvido a apontar para o chão) porque era insuportável estar direito. Qualquer movimento de cabeça e vinham-me as lágrimas aos olhos, nunca na minha vida tinha chorado com dores de cabeça.

Dei entrada num sábado ao final da manhã, deram-me a p*ta de uma pulseira amarela apesar de estar a chorar compulsivamente com dores, toda a gente na sala de espera a olhar para mim com uma expressão mista de preocupação e impotência. Nem sei quanto tempo estive à espera, mas foi em sofrimento puro.

Anyway, levaram-me para a sala das urgências, apalparam-me o corpo todo, testaram reflexos, fizeram-me mijar para um copo de plástico, perguntaram a minha vida sexual, fizeram um raio X ao tórax e uma punção lombar - com as dores de cabeça que tinha, nem senti a agulha. A enfermeira que lá estava para me segurar, que segundo me disseram era normal porque o procedimento sem anestesia é doloroso, até ficou a olhar aparvalhada para mim quando perguntei se já tinham espetado a agulha quando o procedimento já tinha terminado.

Como não encontraram nada, MANDARAM-ME PARA CASA COM UMA RECEITA DE BEN-U-RON e mais qualquer coisa que já não me lembro o que era. Eram quatro ou cinco da manhã de Domingo, estive lá umas quinze horas.

Obviamente, quando o que me deram lá para aliviar as dores perdeu o efeito, as dores voltaram. Meio-dia de Domingo, poucas horas depois de me mandarem para casa, arrastei-me novamente para lá. Desta vez fizeram uma TAC e lá descobriram que estava entupido com uma "super-sinusite', seja lá isso o que for. Tenho sinusite crónica desde que me lembro, não há um mês em que não ande dois ou três dias com dores de cabeça, olhos e maxilares, estou habituado a elas, mas nunca naquela escala.

Tudo isto para dizer que acredito perfeitamente que isso tenha acontecido tal como é referido na notícia pois aconteceu comigo há menos de um ano. Também me mandaram para casa sem um diagnóstico, com a indicação de "voltar caso não melhore". Felizmente, no meu caso não era algo de vida ou de morte. Na maioria dos casos em que fazem isto, também não o será. Mas é uma questão de tempo até acontecer, não é?

PS: a primeira coisa que disse ao chegar à triagem foi que tenho sinusite crónica. Lembraram-se de STDs, meningite... mas não de despistar a sinusite. Ainda hoje não compreendo como ou porquê.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Black Hawk, há 43 minutos:

mas não de despistar a sinusite

Um quadro tão exuberante como descreves pá, uma pessoa vai logo descartar uma situação mais grave e que efectivamente poderia colocar a vida em risco. Daí a bateria de exames que fizeram, alguns até bastante invasivos. E felizmente não foi nada disso. 

Compartilhar este post


Link para o post

@Black Hawk o que é que te deram depois da segunda vez, passou? Fizeram-te algum procedimento para desentupir? Eu nunca tive nessa situação de "dores lancinantes" mas tb tenho tendência a tar sempre entupido de X em X dias (é mais uma sensação de pressão constante dentro da cabeça que outra coisa, sobretudo na zona por trás do nariz)

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

×
×
  • Criar Novo...