Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

[UCL] Benfica 1-0 Borussia Dortmund (RF)

Publicações recomendadas

Sim, foi isso que eu disse.

Este se calhar nem é o tópico ideal para isso, mas hoje estou com paciência, portanto vai mesmo aqui: anda por cá um complexo em relação ao Rui Vitória que vai lá vai. Não chega o homem, de facto, bater recordes do Jesus e ganhar títulos com mais pontos que o Jesus. Não. Há obrigatoriamente que lhe reconhecer méritos técnico-tácticos, como se isso fosse condição obrigatória para o Benfica ter sucesso. E faz-se disso um cavalo de batalha, uma obsessão: provar aos "teóricos da bola"/"entendidos"/"outros nomes irónicos que se costumam utilizar" que o Vitória tem muito mérito na construção da equipa, que não dependem da qualidade individual, que estão ao nível das melhores equipas, e por aí fora.

Amigos, já se percebeu. O Benfica continuou a ganhar títulos com o Rui Vitória, e o Jesus está a fazer a pior época da carreira no Sporting. Esta é a realidade. E há muitos aspectos em que podem pegar para defender bem o Rui Vitória. Agora, lamento desiludir, mas a vertente técnico-táctica não é um deles. Nunca foi, não é e muito dificilmente algum dia virá a ser. Se isso, de algum modo, incomoda...pensem em unicórnios, que são fofinhos. Ou então nos títulos que têm ganho, que são uma realidade. Tentar inventar o que já está inventado é que é complicado. É que isto depois chateia bastante quando se entra nestes tópicos e se quer falar do jogo propriamente dito, sejam os intervenientes o Benfica, o Sporting, o Dortmund, o Rui Vitória, o Jesus, o Tuchel ou qualquer outra equipa/treinador.

Desculpem lá o rant. Se só quiserem deixar a vossa previsão sobre o jogo e comentar numa boa, ignorem este post, que não acrescenta nada a isso.

Eu acho que nem tem a ver com complexo ou qualidades técnicas ou querer falar ou não de futebol. Isso sim, por si só é que é complexo de superioridade. "Eu falo de bola com propriedade e vocês não acrescentam nada".

O Rui Vitória ganha e tem ganho. E filosofias, crenças ou correntes pedagógicas à parte, dê por onde der, o objectivo vai dar sempre a isso: ganhar ou não ganhar. Não tem a ver com ele ser treinador do Benfica, tem a ver com essa verdade irrefutável. "Ai, se não consegues ver para além dos resultados o problema é teu, é legítimo discutir o treino e o futebol apresentado". Tudo bem, mas não me falem em complexo. O Benfica foi a 7 finais da champions, ganhou 2, e a maioria não sabe sequer se o futebol era bom. Mas fui ao museu e elas estavam lá. Aliás, nem sequer sei se o Bella Gutmann era decente como treinador.

E eu sei que isto é assunto capaz de dar para estarmos aqui a debater em loop, porque já aconteceu com o SAS e eu a defendermos o Jupp, ou no passado com alguém a defender o Trappatoni. Estou-me bem a cagar para a superioridade técnica do Jesus se em Maio o Marquês estiver de vermelho. E aposto que a maioria de adeptos sportinguistas aqui, que viram o seu clube ser campeão apenas uma vez mais que o Boavista, dirá o mesmo: querem ganhar.

E eu entendo quando dizem que em Portugal não se gosta de futebol, que se gosta do clube. Talvez, de facto, primeiro preocupo-me com ganhar e depois com jogar bem. Quando não há emoções envolvidas até pode dar para sentar e analisar o jogo, a componente táctica, as características técnicas e as subtilezas do jogo. Mas não me falem em complexo ou mania de embirrar, ou que já se entendeu. Ninguém se vai chatear por estarem a debater se o Jesus é melhor ou não que o Rui, vai é ficar desconfiado quando colocam as vitórias e conquistas como secundário ao pé de talentos de treinadores. Isso não, isso é estranho e daí vocês acharem que é complexo.

Compartilhar este post

Link para o post

Deixem o homem trabalhar sossegado... Um clube perdedor não passa a vencedor do dia para a noite. O Benfica penou muitos anos depois de 94. Só recuperou o instinto na era... espera... Jorge Jesus... Pois foi...

Compartilhar este post

Link para o post

E também me lembro de tempos em que no Benfica se falava muito. O Vieira entrava por programas a dentro e tudo... E quando de repente se fez silêncio e se concentrou forças no que era relevante o Benfica entra numa era de resultados incríveis, que há muitos anos que não andavam pela Luz.

Compartilhar este post

Link para o post

2 anos, ao que tudo indica, sem um único título e campanhas europeias más é difícil caracterizar como "dia para a noite". Ninguém tira o mérito dele no Benfica, que o tem e muito, mas o trabalho no Sporting tem sido fraco para o investimento que foi feito no imediato e do que qualquer um esperava dele. Mas pronto, isto é o tópico para outras cenas.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, foi isso que eu disse.

Este se calhar nem é o tópico ideal para isso, mas hoje estou com paciência, portanto vai mesmo aqui: anda por cá um complexo em relação ao Rui Vitória que vai lá vai. Não chega o homem, de facto, bater recordes do Jesus e ganhar títulos com mais pontos que o Jesus. Não. Há obrigatoriamente que lhe reconhecer méritos técnico-tácticos, como se isso fosse condição obrigatória para o Benfica ter sucesso. E faz-se disso um cavalo de batalha, uma obsessão: provar aos "teóricos da bola"/"entendidos"/"outros nomes irónicos que se costumam utilizar" que o Vitória tem muito mérito na construção da equipa, que não dependem da qualidade individual, que estão ao nível das melhores equipas, e por aí fora.

Amigos, já se percebeu. O Benfica continuou a ganhar títulos com o Rui Vitória, e o Jesus está a fazer a pior época da carreira no Sporting. Esta é a realidade. E há muitos aspectos em que podem pegar para defender bem o Rui Vitória. Agora, lamento desiludir, mas a vertente técnico-táctica não é um deles. Nunca foi, não é e muito dificilmente algum dia virá a ser. Se isso, de algum modo, incomoda...pensem em unicórnios, que são fofinhos. Ou então nos títulos que têm ganho, que são uma realidade. Tentar inventar o que já está inventado é que é complicado. É que isto depois chateia bastante quando se entra nestes tópicos e se quer falar do jogo propriamente dito, sejam os intervenientes o Benfica, o Sporting, o Dortmund, o Rui Vitória, o Jesus, o Tuchel ou qualquer outra equipa/treinador.

Desculpem lá o rant. Se só quiserem deixar a vossa previsão sobre o jogo e comentar numa boa, ignorem este post, que não acrescenta nada a isso.

Estás a virar o bico ao prego, Poeira. Se se gerou um complexo foi por parte dos maiores críticos do RV, precisamente, que sempre tiveram a necessidade de menorizar o seu mérito com questões técnico-táticas. E não falo só dos tais "teóricos da bola" como disseste. Falo de todos os que foram a reboque desses e de uma larga franja cujos argumentos se limitavam a apelar à sorte do Benfica ou à incapacidade do adversário.

Após meses a levar com essa cassete, mesmo quando o Benfica e o RV batiam recordes e faziam resultados muito agradáveis em todas as competições, acabou por se tornar quase reflexivo defender quem merece ser defendido. Porque não se trata apenas de defender o RV. Defende-se o treinador do Benfica e, em última análise, o próprio clube como é óbvio e natural.

Se dúvidas as tens, mostra-me aí algum benfiquista a dizer que o RV sabe muito de bola e que o Benfica joga de crl. O que se vai vendo, e de ambas as partes, são comentários a indicar a superioridade da equipa do Benfica e a competência competitiva da equipa, o que está longe de ser um elogio às capacidades técnico-táticas do RV.

Portanto, ninguém pede que se diga que o RV é um Guardiola. Apenas que não estejam sempre a bater no ceguinho. Nós sabemos bem o que temos.

Compartilhar este post

Link para o post

86 pontos e a um Bryan Ruiz de um campeonato à 1ª tentativa com um clube que se calhar nos últimos 20 anos nunca fez se quer 80 pontos... (campeões com 77 e 75 pontos naqueles dois que ganharam).

Compartilhar este post

Link para o post

Deixem o homem trabalhar sossegado... Um clube perdedor não passa a vencedor do dia para a noite. O Benfica penou muitos anos depois de 94. Só recuperou o instinto na era... espera... Jorge Jesus... Pois foi...

Tudo dito! O Jesus foi capaz de fazer o que treinadores como o Quique Flores, o Camacho, o Chalana e o Koeman nunca conseguiram!

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo dito! O Jesus foi capaz de fazer o que treinadores como o Quique Flores, o Camacho, o Chalana e o Koeman nunca conseguiram!

E o que todos os treinadores dos últimos 20 anos, à excepção de, e passo a citar: Bobby Robson (95/96), António Oliveira (96/97), José Mourinho (02/03 e 03/04), Domingos (09/10) Julen Lopetegui (14/15), Rui Vitória (15/16) e também, se fizermos a média relativa de pontos de um campeonato de 16 equipas para um de 18, Villas-Boas (10/11), Vitor Pereira (11/12 e 12/13), não conseguiram fazer.

Que foi campeonatos a cima de 80 pontos. São 5! (Mais uma vez, há uns que tendo em conta a relação de 16 para 18 equipas).

Em 21 épocas desde que há 18 equipas (e contando com aquelas mais recentes que houve 16, mas convertendo a média de pontos à proporção), apenas 15 equipas de 42 que foram 1ªs e 2ªs classificadas fizeram mais de 80 pontos. Dessas 15 equipas, 5 (1 terço!) são equipas do Jesus (09/10, 12/13, 13/14, 14/15 e 15/16). É também o único treinador a atingir o registo de +70 na diferença de golos nesse período de tempo (14/15 com 86 marcados e 16 sofridos).

Nada de especial... treinador banalzinho...

Compartilhar este post

Link para o post

A culpa do Ruiz, a culpa da não-mão do Ronny, a culpa do Luisão no Ricardo, a culpa do famoso karma, o que falta?

Compartilhar este post

Link para o post

E o que todos os treinadores dos últimos 20 anos, à excepção de, e passo a citar: Bobby Robson (95/96), António Oliveira (96/97), José Mourinho (02/03 e 03/04), Domingos (09/10) Julen Lopetegui (14/15), Rui Vitória (15/16) e também, se fizermos a média relativa de pontos de um campeonato de 16 equipas para um de 18, Villas-Boas (10/11), Vitor Pereira (11/12 e 12/13), não conseguiram fazer.

Que foi campeonatos a cima de 80 pontos. São 5! (Mais uma vez, há uns que tendo em conta a relação de 16 para 18 equipas).

Em 21 épocas desde que há 18 equipas (e contando com aquelas mais recentes que houve 16, mas convertendo a média de pontos à proporção), apenas 15 equipas de 42 que foram 1ªs e 2ªs classificadas fizeram mais de 80 pontos. Dessas 15 equipas, 5 (1 terço!) são equipas do Jesus (09/10, 12/13, 13/14, 14/15 e 15/16). É também o único treinador a atingir o registo de +70 na diferença de golos nesse período de tempo (14/15 com 86 marcados e 16 sofridos).

Nada de especial... treinador banalzinho...

Mas eu estou a concordar contigo! O Jesus é um grande treinador! Aliás, é melhor treinador do que os comparativamente banais Robson, Mourinho, Vilas-Boas e VP!

Compartilhar este post

Link para o post

A culpa do Ruiz, a culpa da não-mão do Ronny, a culpa do Luisão no Ricardo, a culpa do famoso karma, o que falta?

falta que a culpa é do Benfica

Compartilhar este post

Link para o post

86 pontos e a um Bryan Ruiz de um campeonato à 1ª tentativa com um clube que se calhar nos últimos 20 anos nunca fez se quer 80 pontos... (campeões com 77 e 75 pontos naqueles dois que ganharam).

também me lembro quando era o benfica do quase. quase ganhámos tudo e não ganhámos nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas eu estou a concordar contigo! O Jesus é um grande treinador! Aliás, é melhor treinador do que os comparativamente banais Robson, Mourinho, Vilas-Boas e VP!

E vou-te dizer mais. O Jesus não só tem essa marca como impulsionou o futebol português no geral para um patamar superior. Desde que assumiu o Benfica não mais houve um campeão a baixo de 84 pontos (reais ou média relativa). O AVB fez 95 pontos (média relativa) depois de 4 anos de Jesualdo entre os 77 e os 79, que eram pontuações muito boas, antes do JJ. O próprio Braga do Domingos faz 80, que era inédito para um 2º classificado até então, quanto mais o Braga, no 1º ano do Jesus. Depois disso já existiram mais 2 campeonatos com duas equipas acima dos 80 pontos. É como no Atletismo. Quando alguém mete a fasquia lá em cima os outros atletas também se superam e fazem todos, no geral, melhores marcas. Quando se fala do Jesus há que perceber bem a importância histórica que ele vai ter para sempre no futebol português, como esses que aí em cima colocaste tiveram. O VP então, em 3 anos de Porto, 1 derrota... O VP e o Jesus não são treinadores quaisquer, mas muita gente gosta de dizer que sim. Devem ser os mesmos que acham que o Jesualdo ou o Co Adriaanse foram maus no Porto, quando claramente tiveram um rendimento assinalável. Mas aqui acha-se que o Sporting tem de ser sempre campeão, que o Benfica dos últimos 20 anos é uma superpotência e que o JJ até devia era ter feito 6 em 6 e que o Porto tem todos os anos obrigação de fazer pelo menos meias da Champions, porque toda a gente sabe que as equipas portuguesas são crónicas candidatas à UCL... As pessoas sabem lá o que dizem... Se o grosso dos adeptos soubessem o que é um grande treinador se calhar o Porto não andava, vai para 4 anos a ver passar campeonatos, uma equipa que até à chegada do JJ ao Benfica e desde 94 ganhou todos à excepção de 4. Ou tinham chamado maluco ao Vilarinho quando disse que o treinador dele era o Toni.

Editado por infinito

Compartilhar este post

Link para o post

Vi a previsão do onze deles e fiquei algo surpreendido, talvez por não acompanhar muito o Dortmund este ano.

O Raphael continua a jogar a 8 ou lá o que é no meio campo? Não conta mesmo para DE? E o Kagawa e o Gotze não têm sido titulares?

Compartilhar este post

Link para o post

eeeeeeeh lááá o homem agora já não é só bom a treinar as equipas dele, agora já é a dele e a dos outros

Compartilhar este post

Link para o post

Vai ver, sei lá, a história dos records dos 100 metros ou as marcas do salto à vara pós isinbayeva e vais perceber que quando aparece alguém extraordinário os outros à sua volta tendem a atingir também eles marcas extraordinárias. Depois de se bater um recorde normalmente aparecem outros a fazer amarcas iguais ou superiores ao anterior recorde que antes os mesmos atletas não faziam.

O efeito do Jesus ao estar 6 anos ao mais alto nível, fora 2o ano, fez com que todos começassem a render mais. Eles já lá tinham de ter esse potencial, mas foi a capacidade extraordinária das equipas do JJ que desbloquearam o potencial das outras.

Se não há um JJ o mais provável era o Jesualdo continuar a limpar campeonatos nos 78 pontos dele... Chegava...

Editado por infinito

Compartilhar este post

Link para o post

Desde que ele aparece no SLB o campeão e até 2os tiveram sempre mais se 80 pontos. O futebol português está em 3 finais europeias e por duas (?) vezes nos 4os da Champions. O Porto faz o melhor campeonato da sua história e provavelmente a época com a melhor defesa da história (Lopes com 13 sofridos). O Benfica bate o recorde de pontos a 18 equipas e o de golos quando antes até raro era fazer mais de 80 golos (o Jesus tem mais de 80 várias vezes) e o Sporting faz um campeonato a 87 pontos que se não é o seu melhor da história não deve andar longe

Editado por infinito

Compartilhar este post

Link para o post

O Benfica poderá amanhã capitular mediante as suas alterações tácticas, que são uma simbiose de escola Cruyff e um escarro do Sacchi. O Borussia de Dortmund leva, então, alguma vantagem para este encontro, tendo em conta o cabedal qualitativo que o seu modelo de jogo apresenta.

Compartilhar este post

Link para o post

Desde que ele aparece no SLB o campeão e até 2os tiveram sempre mais se 80 pontos. O futebol português está em 3 finais europeias e por duas (?) vezes nos 4os da Champions. O Porto faz o melhor campeonato da sua história e provavelmente a época com a melhor defesa da história (Lopes com 13 sofridos). O Benfica bate o recorde de pontos a 18 equipas e o de golos quando antes até raro era fazer mais de 80 golos (o Jesus tem mais de 80 várias vezes) e o Sporting faz um campeonato a 87 pontos que se não é o seu melhor da história não deve andar longe

Só que não.

Compartilhar este post

Link para o post

E vou-te dizer mais. O Jesus não só tem essa marca como impulsionou o futebol português no geral para um patamar superior. Desde que assumiu o Benfica não mais houve um campeão a baixo de 84 pontos (reais ou média relativa). O AVB fez 95 pontos (média relativa) depois de 4 anos de Jesualdo entre os 77 e os 79, que eram pontuações muito boas, antes do JJ. O próprio Braga do Domingos faz 80, que era inédito para um 2º classificado até então, quanto mais o Braga, no 1º ano do Jesus. Depois disso já existiram mais 2 campeonatos com duas equipas acima dos 80 pontos. É como no Atletismo. Quando alguém mete a fasquia lá em cima os outros atletas também se superam e fazem todos, no geral, melhores marcas. Quando se fala do Jesus há que perceber bem a importância histórica que ele vai ter para sempre no futebol português, como esses que aí em cima colocaste tiveram. O VP então, em 3 anos de Porto, 1 derrota... O VP e o Jesus não são treinadores quaisquer, mas muita gente gosta de dizer que sim. Devem ser os mesmos que acham que o Jesualdo ou o Co Adriaanse foram maus no Porto, quando claramente tiveram um rendimento assinalável. Mas aqui acha-se que o Sporting tem de ser sempre campeão, que o Benfica dos últimos 20 anos é uma superpotência e que o JJ até devia era ter feito 6 em 6 e que o Porto tem todos os anos obrigação de fazer pelo menos meias da Champions, porque toda a gente sabe que as equipas portuguesas são crónicas candidatas à UCL... As pessoas sabem lá o que dizem... Se o grosso dos adeptos soubessem o que é um grande treinador se calhar o Porto não andava, vai para 4 anos a ver passar campeonatos, uma equipa que até à chegada do JJ ao Benfica e desde 94 ganhou todos à excepção de 4. Ou tinham chamado maluco ao Vilarinho quando disse que o treinador dele era o Toni.

icon_mrgreen.gif

Exagerado, como de costume. O futebol português em geral, se algo, ficou pior, com o fosso entre os candidatos e os restantes a agravar-se ainda mais e essa tendência pontual só comprova isso mesmo. Outra coisa que também ficou pior foi o panorma financeiro dos clubes, que se endividaram para conseguir elevar a competitividade, estando o Benfica do JJ na liderança do investimento, seguido do FCP e só não se nota mais agora no SCP- ou, pelo contrário, nota-se muito bem- porque não há cheta para maluqueiras com jogadores- só com o treinador.

edit: Curiosamente, o RV lá bateu o record de pontos com um desinvestimento no plantel e sem jogar um chavelho, o que só reforça a minha ideia.

E deixa-te lá de delírios, que ninguém pensa isso. Os adeptos simplesmente querem ver o seu clube ganhar e estão se borrifando se o treinador é o JJ ou o Toni ou o RV. E não vais ser tu a convencer o Manel da Tasca do Zé que o melhor treinador não é aquele que mais ganha. E não há ninguém mentalmente saudável a achar que é possível contrariar a lógica do Manel.

Portanto, o JJ tem o valor que o peso da suas derrotas e vitórias combinadas lhe dá. Agora, se a ti te dá satisfação demonstrar que o JJ é um impulsionador- para usar um termo teu- porque fez melhor no Benfica do que treinadores miseráveis e medíocres, é lá contigo. Por algum motivo te lembraste do Toni...

Editado por The Sandman

Compartilhar este post

Link para o post

Com o Jesus, o Benfica acho que só foi campeão 1x com mais de 80 pontos.

Fds, tu estás a buscar factos dos trabalhos passados para justificar o trabalho atual? Que sentido faz isso? Ele fez um trabalho de enorme qualidade no Benfica, por isso é que foi pago a peso de ouro para ganhar títulos em Alvalade, coisa que em 2 anos, dadas as expectativas, parece que não irá acontecer. Isso não invalidade que ele tenha demonstrado qualidade e resultados por onde tem passado, mas que se tenha visto, o Sporting não faz parte desse lote.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa das médias de pontos e médias relativas e o crl também fazem muito sentido... E eu defendo o Jesus, acho-o muito competente e do melhor que anda por cá numa série de questões. Mas não se pode comparar os recursos de um Koeman ou de um Carvalhal com os do Jesus no Benfica e no Sporting. Mau era se não fizesse mais pontos.

Faz mais sentido dar-lhe mérito pela potencialização de jogadores, que por sua vez ajudou os clubes a ter condições para se reforçar melhor e com melhores salários (em conjunto com o endividamento, mas isso já é vício antigo).

Compartilhar este post

Link para o post

Só falta comparar o Benfica que jogava com Binya ou o Beto, com o Benfica de Matic ou Enzo :lol:

Editado por Almeno

Compartilhar este post

Link para o post

Essa das médias de pontos e médias relativas e o crl também fazem muito sentido... E eu defendo o Jesus, acho-o muito competente e do melhor que anda por cá numa série de questões. Mas não se pode comparar os recursos de um Koeman ou de um Carvalhal com os do Jesus no Benfica e no Sporting. Mau era se não fizesse mais pontos.

Faz mais sentido dar-lhe mérito pela potencialização de jogadores, que por sua vez ajudou os clubes a ter condições para se reforçar melhor e com melhores salários (em conjunto com o endividamento, mas isso já é vício antigo).

Tem esse mérito, contudo os jogadores potencializados não vieram de borla e nem ganhavam pouco. Aliás, nesses o JJ mal tocou.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...