Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Serpa Pinto

[Campeonato Portugal Prio 2017/18] Play-Offs

Publicações recomendadas

Já agora, e não diretamente para o Desc, porquê de se usarem/quererem playoffs para subir/descer?

Compartilhar este post

Link para o post

É isso tudo. Quanto aos 20 clubes na primeira, achas viável? É que cá a tendência é sempre querer reduzir.

A viabilidade depende diretamente do número de jogos. Com 16 equipas há 30 jornadas (quanto a mim é pouco para rentabilizar os investimentos feitos); com 18 equipas há 34 jornadas (modelo que agora temos); com 20 equipas há 38 jornadas (há quem diga que é demais porque envolve um esforço adicional dada a existência das outras competições, mas se funciona para a Espanha, a França, a Itália e a Inglaterra porque é que não funcionaria aqui?).

A tendência para reduzir tem a ver com aquela corrente que acredita que a diminuição do número de equipas aumenta a qualidade média e, por consequência, a competitividade. Costuma estar sempre associada à ideia de fazer mais do que duas voltas no campeonato para ter mais jogos entre as equipas grandes. Eu tenho muitas dúvidas quanto a isso. Não acho que a banalização dos clássicos e derbies aumente a qualidade média das equipas (este ano tivemos 5 FC Porto - Sporting e nenhum se aproveitou em termos de futebol jogado). Além disso nenhum dos países com campeonatos de 10 ou 12 equipas evoluiu de forma significativa no panorama do futebol europeu, muito pelo contrário. Os melhores campeonatos são aqueles que têm 18 a 20 equipas e em que se implementam medidas que fomentem o crescimento dos clubes mais frágeis. É no crescimento dos pequenos que está a chave do sucesso e não na criação de fossos cada vez maiores entre os Gigantes (que não passam de Gullivers) e os anões.

Já agora, e não diretamente para o Desc, porquê de se usarem/quererem playoffs para subir/descer?

É a diferença entre o 6º ou 7º lugar na classificação ser um objetivo ou apenas o 2º ou 3º. Em campeonatos tendencialmente equilibrados (como são habitualmente as competições secundárias) isso garante-te emoção e competitividade até às últimas jornadas e um menor número de clubes com a situação já definida em Fevereiro ou Março.

Compartilhar este post

Link para o post

"Não faz sentido ter o Amora ou o Almada a jogar contra o Vasco da Gama de Sines ou o União de Santiago do Cacém, com as equipas de Lisboa a meia dúzia de quilómetros de distância. Este é um exemplo que se pode replicar no resto do país em que a divisão por Distritos já não faz qualquer sentido."

Isso era bastante interessante

Ando a "defender" isso desde que tive que ir do Sul de Gaia até à fronteira do distrito do Porto com o de Braga jogar às 9 da manhã. :lol: Tinha ficado mais perto ir a Arouca ou a Estarreja. Se bem que isto nem é nada tão disparatado e absurdo como ir de Almada a Sines.

Compartilhar este post

Link para o post

A viabilidade depende diretamente do número de jogos. Com 16 equipas há 30 jornadas (quanto a mim é pouco para rentabilizar os investimentos feitos); com 18 equipas há 34 jornadas (modelo que agora temos); com 20 equipas há 38 jornadas (há quem diga que é demais porque envolve um esforço adicional dada a existência das outras competições, mas se funciona para a Espanha, a França, a Itália e a Inglaterra porque é que não funcionaria aqui?).

A tendência para reduzir tem a ver com aquela corrente que acredita que a diminuição do número de equipas aumenta a qualidade média e, por consequência, a competitividade. Costuma estar sempre associada à ideia de fazer mais do que duas voltas no campeonato para ter mais jogos entre as equipas grandes. Eu tenho muitas dúvidas quanto a isso. Não acho que a banalização dos clássicos e derbies aumente a qualidade média das equipas (este ano tivemos 5 FC Porto - Sporting e nenhum se aproveitou em termos de futebol jogado). Além disso nenhum dos países com campeonatos de 10 ou 12 equipas evoluiu de forma significativa no panorama do futebol europeu, muito pelo contrário. Os melhores campeonatos são aqueles que têm 18 a 20 equipas e em que se implementam medidas que fomentem o crescimento dos clubes mais frágeis. É no crescimento dos pequenos que está a chave do sucesso e não na criação de fossos cada vez maiores entre os Gigantes (que não passam de Gullivers) e os anões.

Como é que quem cá lidera estas decisões não vê estas coisas mais que evidentes. Basta ver o extremo sucesso do campeonato escocês e suíço...

Compartilhar este post

Link para o post

Ando a "defender" isso desde que tive que ir do Sul de Gaia até à fronteira do distrito do Porto com o de Braga jogar às 9 da manhã. :lol: Tinha ficado mais perto ir a Arouca ou a Estarreja. Se bem que isto nem é nada tão disparatado e absurdo como ir de Almada a Sines.

O que não faltam são exemplos absurdos. Uma equipa de Espinho, com o Porto ali ao lado tem que ir jogar à Mealhada que, por sua vez está quase colada a Coimbra. E há muitos mais. Basta olhar para o mapa. Mal por mal a divisão hoje existente para efeitos estatísticos que se baseia nas CIM's é muito mais ajustada.

Compartilhar este post

Link para o post

Como é que quem cá lidera estas decisões não vê estas coisas mais que evidentes. Basta ver o extremo sucesso do campeonato escocês e suíço...

A bem da verdade quem lidera nunca foi nessas conversas. Desde que a 1ª Divisão passou para 16 equipas (em 1971-72) que nunca mais baixou desse número. E a última vez em que houve menos de 14 foi em 1945-46.

Compartilhar este post

Link para o post

É a diferença entre o 6º ou 7º lugar na classificação ser um objetivo ou apenas o 2º ou 3º. Em campeonatos tendencialmente equilibrados (como são habitualmente as competições secundárias) isso garante-te emoção e competitividade até às últimas jornadas e um menor número de clubes com a situação já definida em Fevereiro ou Março.

Faz sentido. Não tinha pensado nesse ponto de vista, estava a focar-me apenas na 'injustiça' de alguém ter ficado melhor posicionado mas que por algum azar não passou apenas por 1 jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

A bem da verdade quem lidera nunca foi nessas conversas. Desde que a 1ª Divisão passou para 16 equipas (em 1971-72) que nunca mais baixou desse número. E a última vez em que houve menos de 14 foi em 1945-46.

E penso que chegámos a ter 20 clubes, mas por pouco tempo. Não sei como correu.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom campeonato, esse. Devíamos voltar às 12 equipas.

Compartilhar este post

Link para o post

E penso que chegámos a ter 20 clubes, mas por pouco tempo. Não sei como correu.

Tivemos 20 equipas mas foi num caso extremo. Basta ver que ninguém desceu no ano anterior.

No primeiro ano a 20 equipas desceram 6 e subiram outras 6, no ano seguinte desceram 5 e subiram 3 (pra fazer 18), e depois só tivemos outra vez 20 por causa do caso Famalicão

Mas o Desc que explique melhor porque eu não era nascido na altura :mrgreen:

Editado por Hawkeye

Compartilhar este post

Link para o post

Em Braga há o cuidado de juntar equipas próximas. Por exemplo, na Honra estão as equipas de Barcelos, de Braga e da zona de Amares/Gerês numa série e na outra estão as de Guimarães, de Famalicao e de Fafe.

Compartilhar este post

Link para o post

Na próxima época vou limpar a Série A, quando vierem todos a Barcelos. Será a minha estreia no CP :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Não conheço o seu trabalho a fundo, mas é alguém que conhece muito o CNS e os melhores jogadores. Além disso, este ano os candidatos vão ser vários, porque os principais tubarões já praticamente subiram . Ah é verdade, posso dizer-te que o treinador de guarda redes que vais ter é simplesmente fenomenal (Hugo Figueiredo), não só em termos profissionais como pessoais. Vai chegar ao topo a muito curto prazo. Vocês têm bons guarda redes?

Este verão vai ser uma loucura nas mexidas. Por exemplo o BCB vai ter um orçamento mais baixo visto que o Alcains subiu; Leiria ainda não sei bem, mas cheira-me que orçamento vai baixar; depois, e fica ja aqui, aposto claramente na subida do Fátima. O Kata é muito rato, este então conheço mesmo bem o mercado e vai conseguir bons jogadores sem estoirar o orçamento (já teve boasaquisições). Ou seja, as séries apesar de tudo vão ser mais equilibradas, não estou a ver nenhum explodir de nenhuma equipa, embora diga que o Fátima é na minha óptica aquele construiu ao longo destes meses uma boa base para arrancar esta época de forma progressiva e dinâmica.

Fajo, desculpa mas eu respondi te e até sugeri um novo modelo para o CPP mas por algum motivo o post não entrou.

Os nossos guarda redes são bons na minha opinião. O Albergaria teve uma lesão grave e com a idade que tem é possível por termo à carreira. O Rafa tem qualidade apesar de não ter feito muitos jogos. O Bruno fomos busca lo ao São Martinho para colmatar a lesão do Albergaria e é um dos melhores guarda redes que vi no CNS, apesar de ainda não te jogado por nos. Ainda temos um Junior, o Hugo que ao que tudo indica pode ter um bom futuro.

Mas fico contente, competência é bem necessária dado que a Sad tem tomado algumas decisões que têm vindo a deixar algum descontentamento nos sócios. O Cláudio, antigo jogador do Gil Vicente, um histórico do nosso clube foi dispensado das atividades que exercia na estrutura do clube. Não é que vá fazer falta até porque a sua função estava relacionado com a promoção de atividades nas escolas que tinham como objetivo aproximar os jovens do clube e dar maior expressão ao mesmo no município. A atitude de limpar a casa por parte da Sad é que preocupa neste momento.

Hoje, por exemplo, soubemos que o João Cunha (central que é filho do adjunto do Carvalhal) assinou pelo Covilhã através das redes sociais do próprio Covilhã. Para uma Sad que tanto tem investido nas redes sociais é algo incompreensível.

Compartilhar este post

Link para o post

Fajo, desculpa mas eu respondi te e até sugeri um novo modelo para o CPP mas por algum motivo o post não entrou.

Os nossos guarda redes são bons na minha opinião. O Albergaria teve uma lesão grave e com a idade que tem é possível por termo à carreira. O Rafa tem qualidade apesar de não ter feito muitos jogos. O Bruno fomos busca lo ao São Martinho para colmatar a lesão do Albergaria e é um dos melhores guarda redes que vi no CNS, apesar de ainda não te jogado por nos. Ainda temos um Junior, o Hugo que ao que tudo indica pode ter um bom futuro.

Mas fico contente, competência é bem necessária dado que a Sad tem tomado algumas decisões que têm vindo a deixar algum descontentamento nos sócios. O Cláudio, antigo jogador do Gil Vicente, um histórico do nosso clube foi dispensado das atividades que exercia na estrutura do clube. Não é que vá fazer falta até porque a sua função estava relacionado com a promoção de atividades nas escolas que tinham como objetivo aproximar os jovens do clube e dar maior expressão ao mesmo no município. A atitude de limpar a casa por parte da Sad é que preocupa neste momento.

Hoje, por exemplo, soubemos que o João Cunha (central que é filho do adjunto do Carvalhal) assinou pelo Covilhã através das redes sociais do próprio Covilhã. Para uma Sad que tanto tem investido nas redes sociais é algo incompreensível.

Que achas do rapaz Solero? (assumindo que acompanhas os juniores :mrgreen: )

Compartilhar este post

Link para o post

Que achas do rapaz Solero? (assumindo que acompanhas os juniores :mrgreen: )

Não acompanho, vi 3 ou 4 jogos :mrgreen:

Mas o treinador de guarda redes dos juniores é grande amigo meu e falava me maravilhas dele. Mas porque? Conheces o rapaz?

Por falar em juniores, a época foi um fracasso da SAD. O objetivo era subir para a primeira e nem com uma remessa de miúdos africanos em Janeiro se conseguiu atingir o objetivo.

João Paredes renovou :)

Compartilhar este post

Link para o post

Não acompanho, vi 3 ou 4 jogos :mrgreen:

Mas o treinador de guarda redes dos juniores é grande amigo meu e falava me maravilhas dele. Mas porque? Conheces o rapaz?

Por falar em juniores, a época foi um fracasso da SAD. O objetivo era subir para a primeira e nem com uma remessa de miúdos africanos em Janeiro se conseguiu atingir o objetivo.

João Paredes renovou :)

É da minha terrinha e começou cá a jogar. É bom ver que há miudos de cá com sucesso :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Parece que o jogo de hoje vai ser transmitido nas redes sociais da FPF (mais FPF Live) com narração do Nuno Santos e comentários do Luís Cristóvão.

Compartilhar este post

Link para o post

Penalty bem forçadinho para o Farense.

Arbitragem a estragar um pouco o espectáculo.

Falhou :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se o árbitro não viu o fora de jogo ou se quis deixar seguir, mas foi um pouco depois que surge o livre que dá o golo. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...