Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Serpa Pinto

[Campeonato Portugal Prio 2017/18] Play-Offs

Publicações recomendadas

Covilhã?

Dois jogadores que estavam aí assinaram ontem pelo clube (Rafael Vieira e Henrique Gomes), parece-me ser muita coincidência dois atletas alegadamente cobiçados por vários emblemas da Segunda Liga irem parar ao mesmo sítio.

Eu tinha ouvido falar no Gil Vicente. O Ahmed, que seria o mais cobiçado, já assinou pelo clube de Barcelos.

Compartilhar este post

Link para o post

Rui Amorim novo treinador do Vizela.

Quem o conhece, o que acham?

Adianto desde já que o Vizela este ano tem duas opções: subir ou subir. Não há margem para falhar.

Compartilhar este post

Link para o post

É fraco.

No BCB teve sorte épica em conseguir chegar à Zona de Subida (Caldas deu choke com 6 pontos de vantagem a 5 jornadas do fim) e depois quando chegou lá a equipa não fez nada, a mentalidade era ir ao pontinho e tentar chegar ao 2º posto porque o treinador estava obcecado na ideia que o Leiria ia conseguir fácil o 1º.

Plot Twist: Cova da Piedade foi quem ganhou a série e Casa Pia ficou em 2º.

No Salgueiros começou bem mas saltou para o Santa Clara ao fim de 6 jogos portanto não se pode dizer muito aqui.

No Leiria chegou quando já estavam afastados dos lugares de subida e na época seguinte (esta) limpou a fase regular (como era obrigatório) mas voltou a floppar na fase decisiva.

Compartilhar este post

Link para o post

Adianto desde já que o Vizela este ano tem duas opções: subir ou subir. Não há margem para falhar.

Não conheço o seu trabalho a fundo, mas é alguém que conhece muito o CNS e os melhores jogadores. Além disso, este ano os candidatos vão ser vários, porque os principais tubarões já praticamente subiram . Ah é verdade, posso dizer-te que o treinador de guarda redes que vais ter é simplesmente fenomenal (Hugo Figueiredo), não só em termos profissionais como pessoais. Vai chegar ao topo a muito curto prazo. Vocês têm bons guarda redes?

Este verão vai ser uma loucura nas mexidas. Por exemplo o BCB vai ter um orçamento mais baixo visto que o Alcains subiu; Leiria ainda não sei bem, mas cheira-me que orçamento vai baixar; depois, e fica ja aqui, aposto claramente na subida do Fátima. O Kata é muito rato, este então conheço mesmo bem o mercado e vai conseguir bons jogadores sem estoirar o orçamento (já teve boasaquisições). Ou seja, as séries apesar de tudo vão ser mais equilibradas, não estou a ver nenhum explodir de nenhuma equipa, embora diga que o Fátima é na minha óptica aquele construiu ao longo destes meses uma boa base para arrancar esta época de forma progressiva e dinâmica.

Compartilhar este post

Link para o post

No Leiria chegou quando já estavam afastados dos lugares de subida e na época seguinte (esta) limpou a fase regular (como era obrigatório) mas voltou a floppar na fase decisiva.

Dizer que este ano floppou no Leiria é um bocado ingrato. É eliminado sem perder nenhum dos jogos (2 empates). Claro que o objetivo era a subida e tudo o que não fosse isso era um fracasso, mas este modelo do CP não é propriamente justo (e isto é ser simpático)

Compartilhar este post

Link para o post

Ele esteve no Santa Clara numa altura dificil mas, do pouco que mostrou, é um treinador sem sal.

Compartilhar este post

Link para o post

Dizer que este ano floppou no Leiria é um bocado ingrato. É eliminado sem perder nenhum dos jogos (2 empates). Claro que o objetivo era a subida e tudo o que não fosse isso era um fracasso, mas este modelo do CP não é propriamente justo (e isto é ser simpático)

O Leiria devia ter um dos orçamentos mais altos do CPP, não ter conseguido passar o Mafra é floppar.

Compartilhar este post

Link para o post

O Leiria devia ter um dos orçamentos mais altos do CPP, não ter conseguido passar o Mafra é floppar.

Não acho. É um fracasso sim. Mas o modelo como estava é propício para estes "azares". O Vizela também ficou para trás com o Vilafranquense e era muito superior. E o orçamento do Mafra também não devia ser assim tão pequeno quanto isso

Compartilhar este post

Link para o post

É fraco.

No BCB teve sorte épica em conseguir chegar à Zona de Subida (Caldas deu choke com 6 pontos de vantagem a 5 jornadas do fim) e depois quando chegou lá a equipa não fez nada, a mentalidade era ir ao pontinho e tentar chegar ao 2º posto porque o treinador estava obcecado na ideia que o Leiria ia conseguir fácil o 1º.

Plot Twist: Cova da Piedade foi quem ganhou a série e Casa Pia ficou em 2º.

No Salgueiros começou bem mas saltou para o Santa Clara ao fim de 6 jogos portanto não se pode dizer muito aqui.

Ele esteve no Santa Clara numa altura dificil mas, do pouco que mostrou, é um treinador sem sal.

Esperava opiniões melhores, mas bem, a ver vamos. Obrigado aos dois :)

Mas concordo com o JohnyM, este modelo do CPP é uma vergonha.

Compartilhar este post

Link para o post

Há 10 anos que o modelo do CPP é uma vergonha, tal como os modelos das ligas da LPFP.

Compartilhar este post

Link para o post

Creio que o problema estrutural tem muito a ver com o fim da antiga III nacional, o buraco entre as distritais e o CPP é demasiado grande.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas malta, sabem se dá (e onde dá) para comprar bilhetes para o Farense x Mafra no domingo??

Compartilhar este post

Link para o post

O modelo é uma porcaria sim mas com uma equipa com Mika, Kaká, Anílton Júnior, Leonel Olímpio e João Vieira (fora mais uns quantos com experiência de Segunda Liga) e não conseguir passar não se pode justificar pelo formato da competição... É um falhanço puro e duro, o Leiria tinha equipa e jogadores para vencer o Mafra e é por isso que eu digo que foi um flop, havia condições para subir e isso não foi feito.

De resto o Rui Amorim sempre me pareceu ser um treinador que não tem plano B quando é apanhado "na curva", Mafra marcou e o Leiria não foi mais o mesmo e há três épocas atrás no BCB na fase de subida houve um jogo contra o Casa Pia em Castelo Branco onde esteve a jogar contra 10 desde os 30 e tal e contra 9 desde os 50' (!) e conseguiu a proeza de sofrer um golo no tempo de compensação(!!) para um empate. Casa Pia ficou em 2º nesse ano (perdeu no play-off já não sei contra quem) com mais um ponto sobre o BCB, ou seja, perdeu-se uma hipótese de subir graças a isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Creio que o problema estrutural tem muito a ver com o fim da antiga III nacional, o buraco entre as distritais e o CPP é demasiado grande.

Esse é outro problema. Basta ver que das que subiram este ano ficaram lá 2

Compartilhar este post

Link para o post

Esse é outro problema. Basta ver que das que subiram este ano ficaram lá 2

As despesas de jogo são ridículas, há muito poucos clubes que tenham capacidade para dar conta delas. É complicado ter orçamento para bons jogadores e para tudo o resto.

Compartilhar este post

Link para o post

Ganda Amora crl <3

agora é ir buscar o JJ para voltarmos a 1ª

Compartilhar este post

Link para o post

O que é que sugeriam para novo modelo?

na minha opinião , o melhor seria mesmo voltar as 3 zonas (Norte\Centro\Sul) e subir o vencedores das 3 zonas como era antes de voltar esta vergonha de modelo.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse é um problema. Mas não é o mais grave. O pior, na minha opinião, é que parece que não existe ninguém a pensar as coisas em condições na Federação com ideias claras, ajustadas à realidade nacional, que consiga desenhar um modelo justo, competitivo qb e estável. Alteram-se os quadros competitivos constantemente ao sabor das críticas. Como não há uma solução perfeita é inevitável que surjam críticas todos os anos e a Federação anda ao sabor do vento, tapando a cabeça e colocando os pés de fora num ano, para voltar a tapar os pés e destapar a cabeça no ano seguinte.

O que é que sugeriam para novo modelo?

Eu já tenho uns anos disto e a última vez que me lembro de haver um modelo estável que durou vários anos tinha a 1ª Divisão com 16 equipas, a 2ª Divisão dividida em 3 séries de 16 equipas e a 3ª Divisão dividida em 6 séries de 16 equipas. Desciam 3 da 1ª e subiam os vencedores das 3 séries da 2ª (houve uns anos em que desciam 4 e o 4º a subir da 2ª era apurado numa liguilla entre os 3 segundos classificados da 2ª); desciam 4 de cada série da 2ª e subiam os 2 primeiros de cada série da 3ª; desciam 4 de cada série da 3ª e subia um de cada um dos 20 distritais mais um 2º clube das 4 maiores Associações.

Este era um modelo justo, eficaz e que respondia à realidade nacional. Hoje a realidade é outra. Principalmente devido à necessidade de ter uma 2ª Divisão profissional.

O modelo que eu defendo para a atualidade passa pelo seguinte:

•  
  • 1ª Divisão profissional com 16 a 20 clubes (eu gosto mais de 20 como os principais campeonatos europeus com exceção da Alemanha) em que descem 3 a 4 clubes;
  • 2ª Divisão profissional com o mesmo número de clubes do que a 1ª em que sobem diretamente 2 ou 3 e os 4 seguintes disputam um play-off à maneira inglesa. Descem 4;
  • 3ª Divisão amadora ou semi-profissional com 2 séries em que cada uma tem igual número de equipas do que a 1ª e a 2ª. Sobem os vencedores de cada série e os outros 2 são decididos num play-off entre o 2º e o 5º classificado ou, como alternativa, em jogos entre o 2º e o 3º classificado de cada uma das séries (2º da série A contra 3º da série B). Descem 6 de cada série;
  • Um nível regional ou supra-regional constituído por 12 regiões em que sobe o vencedor de cada uma;
  • Competições distritais ou, melhor, inter-municipais. Eu mexia aqui profundamente. A lógica dos Distritos já não se aplica em nada do que é relevante no país. As estruturas distritais que ainda subsistem (incluindo as do Desporto) são anacrónicas e ineficientes. Há que adotar no Futebol a divisão administrativa, assente nas Áreas Metropolitanas e Comunidades Inter-Municipais que vigora para tudo o que são áreas setoriais no país. Não faz sentido ter o Amora ou o Almada a jogar contra o Vasco da Gama de Sines ou o União de Santiago do Cacém, com as equipas de Lisboa a meia dúzia de quilómetros de distância. Este é um exemplo que se pode replicar no resto do país em que a divisão por Distritos já não faz qualquer sentido.

Editado por Descartes

Compartilhar este post

Link para o post

"Não faz sentido ter o Amora ou o Almada a jogar contra o Vasco da Gama de Sines ou o União de Santiago do Cacém, com as equipas de Lisboa a meia dúzia de quilómetros de distância. Este é um exemplo que se pode replicar no resto do país em que a divisão por Distritos já não faz qualquer sentido."

Isso era bastante interessante

Editado por Hawkeye

Compartilhar este post

Link para o post

Esse é um problema. Mas não é o mais grave. O pior, na minha opinião, é que parece que não existe ninguém a pensar as coisas em condições na Federação com ideias claras, ajustadas à realidade nacional, que consiga desenhar um modelo justo, competitivo qb e estável. Alteram-se os quadros competitivos constantemente ao sabor das críticas. Como não há uma solução perfeita é inevitável que surjam críticas todos os anos e a Federação anda ao sabor do vento, tapando a cabeça e colocando os pés de fora num ano, para voltar a tapar os pés e destapar a cabeça no ano seguinte.

Eu já tenho uns anos disto e a última vez que me lembro de haver um modelo estável que durou vários anos tinha a 1ª Divisão com 16 equipas, a 2ª Divisão dividida em 3 séries de 16 equipas e a 3ª Divisão dividida em 6 séries de 16 equipas. Desciam 3 da 1ª e subiam os vencedores das 3 séries da 2ª (houve uns anos em que desciam 4 e o 4º a subir da 2ª era apurado numa liguilla entre os 3 segundos classificados da 2ª); desciam 4 de cada série da 2ª e subiam os 2 primeiros de cada série da 3ª; desciam 4 de cada série da 3ª e subia um de cada um dos 20 distritais mais um 2º clube das 4 maiores Associações.

Este era um modelo justo, eficaz e que respondia à realidade nacional. Hoje a realidade é outra. Principalmente devido à necessidade de ter uma 2ª Divisão profissional.

O modelo que eu defendo para a atualidade passa pelo seguinte:

•  
  • 1ª Divisão profissional com 16 a 20 clubes (eu gosto mais de 20 como os principais campeonatos europeus com exceção da Alemanha) em que descem 3 a 4 clubes;
  • 2ª Divisão profissional com o mesmo número de clubes do que a 1ª em que sobem diretamente 2 ou 3 e os 4 seguintes disputam um play-off à maneira inglesa. Descem 4;
  • 3ª Divisão amadora ou semi-profissional com 2 séries em que cada uma tem igual número de equipas do que a 1ª e a 2ª. Sobem os vencedores de cada série e os outros 2 são decididos num play-off entre o 2º e o 5º classificado ou, como alternativa, em jogos entre o 2º e o 3º classificado de cada uma das séries (2º da série A contra 3º da série B). Descem 6 de cada série;
  • Um nível regional ou supra-regional constituído por 12 regiões em que sobe o vencedor de cada uma;
  • Competições distritais ou, melhor, inter-municipais. Eu mexia aqui profundamente. A lógica dos Distritos já não se aplica em nada do que é relevante no país. As estruturas distritais que ainda subsistem (incluindo as do Desporto) são anacrónicas e ineficientes. Há que adotar no Futebol a divisão administrativa, assente nas Áreas Metropolitanas e Comunidades Inter-Municipais que vigora para tudo o que são áreas setoriais no país. Não faz sentido ter o Amora ou o Almada a jogar contra o Vasco da Gama de Sines ou o União de Santiago do Cacém, com as equipas de Lisboa a meia dúzia de quilómetros de distância. Este é um exemplo que se pode replicar no resto do país em que a divisão por Distritos já não faz qualquer sentido.

É isso tudo. Quanto aos 20 clubes na primeira, achas viável? É que cá a tendência é sempre querer reduzir.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...