Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

[UCL] Sporting 0-1 Barcelona (RF)

Publicações recomendadas

Não casquei em ninguém. Não fiz qualquer juízo de valor sobre a exibição do Battaglia. Referi, isso sim, que geralmente dá para ter uma ideia do que foi um jogo pelos jogadores que sobressaíram no mesmo. Num jogo em que quem merece os maiores reparos é o destruidor de serviço enquanto a malta como o Bruno Fernandes, entre outros, quase não é referido, dá para tirar ilações sobre o que se passou em campo.

É uma questão de lógica.

Eu vi o jogo quase todo, mesmo que nao tivesse visto... É normal. O Barça tem muito mais qualidade individual, o Barça tinha a iniciativa de jogo e não fizeram nada de especial. Muito disso se deve ao trabalho de Battaglia no meio-campo ao limitar o trabalho do Messi, ainda que com bola tenha limitações. O próprio Gelson fez um belo jogo a nível defensivo.

Com um pouco mais de sorte (nomeadamente arbitragem), podiam ter empatado.

Compartilhar este post

Link para o post

Por falar em André Santos, é realmente estranhíssimo um jogador fazer uma época inteira (se não me engano acho que jogou para aí 30 jogos) num grande e uns anos mais tarde, ainda antes da sua fase descendente, andar perdido pela 2ª liga.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu lembro-me desse gajo ser bom jogador. Quando assumiu a titularidade falava-se de interesses do United. Mas nunca mais foi o mesmo depois de ter perdido o lugar com o Sá Pinto (?)

Compartilhar este post

Link para o post

E um exemplo mais recente, não consegues arranjar ? :mrgreen:

Melhor do que aquele não.

Compartilhar este post

Link para o post

Não casquei em ninguém. Não fiz qualquer juízo de valor sobre a exibição do Battaglia. Referi, isso sim, que geralmente dá para ter uma ideia do que foi um jogo pelos jogadores que sobressaíram no mesmo. Num jogo em que quem merece os maiores reparos é o destruidor de serviço enquanto a malta como o Bruno Fernandes, entre outros, quase não é referido, dá para tirar ilações sobre o que se passou em campo.

É uma questão de lógica.

Qual seria a tua estratégia para o jogo frente a este Barcelona que tem tanta qualidade com bola que 90% dos jogadores já combinam de olhos fechados? Ter 70% posse de bola? Pressionar em toda a largura do terreno nos 90 minutos e ser surpreendido 10 vezes nas costas? Jogar com a defesa nos 50 metros?

A sério que gostava de perceber, até acho que quem já faz uma estratégia dessas, tipo o Paco Jemez, levava o que, uns 6 ou 7? Claro, marcava 2 ou 3, mas de que valia? O futebol é para isso, ou para ganhar? Isto de se achar que se ganha com 11 Podences tem muito que se lhe diga. A estratégia faz tanta parte do futebol como o próprio modelo de jogo, de resto as equipas que sabem executar uma estratégia em função do próprio modelo de jogo, que são adaptáveis aos contextos, são as equipas que mais longe chegam. Óbvio, há exceções ao longo do tempo (Barcelona de Pep, por exemplo), mas confirmam a regra.

A leitura do Jorge Jesus pós-jogo é a certa: estávamos a defrontar a melhor equipa do mundo com bola, na pior das hipóteses a segunda melhor porque o City luta por isso. Então tinhamos de ser fortíssimos sem bola, e fomos. O Barcelona teve o quê? 2 oportunidades de um para um o jogo? Marcaram quase sem querer? Se isto não é anular uma equipa com esta qualidade, então o que será...e também tivémos os nossos momentos.

A aposta no Battaglia foi correta, fez uma cobertura excepcional do espaço, compensando até imensas vezes o próprio William que, quando a equipa tem de assumir sem bola, é praticamente menos um, quer queiramos quer não. É forte nos duelos, mas joga num raio de 15 metros e quando assim é, frente a equipa que com bola exigem mais intensidade, perde-se um pouco no campo. Hoje foi assim para o Sir William...e o Barcelona foi muito inteligente em tapar o William aquando das nossas saídas para o ataque, o que resultava na bola cair sempre no Bruno Fernandes que hoje, infelizmente, decidiu muito mal no primeiro passe para a transição apesar de ter feito, no global, uma exibição acima da média.

De resto, fomos péssimos nesse momento...devíamos ter ganho as costas do adversário com mais frequência, apesar do Ter Stegen cobrir bem esses terrenos. Inevitavelmente, a bola caía no Gelson ou no Acuna e estes estavam a dar pouca largura, acabam por não ter espaço para partir com mais coragem e intensidade para finta e não tinhamos nenhum lateral para dar um apoio à frente pela sobreposição...e com a bola demasiado presa no centro do terreno, onde o Barcelona é demasiado forte, fomos ineficazes ofensivamente em 70% do jogo (exceptuando entre os 60 e os 80 onde fomos fortes e podíamos ter tido sorte).

Continuo a achar que temos de evoluir com bola, o Acuna tem de evoluir muito sobre os momentos em que pisa a largura ou o centro do terreno, e o Bruno Fernandes tem que procurar as combinações com os alas. Sei bem que é no centro e nos últimos 30 metros que ganha mais influência, mas se não estiver ali ninguém ao pé dos alas, as coisas acabam mais vezes com a bola para a área. Sem bola, estou muito satisfeito com o que tenho visto. Só falta é o Coentrão estar em forma...nem parece estar a 50%.

MoM: Mathieu. Intransponível, sem erros, uma das melhores exibições que já vi um central fazer no Sporting.

Editado por jmopborba

Compartilhar este post

Link para o post

Não pude ver o jogo. A primeira coisa que leio sobre a exibição do Sporting são elogios ao Battaglia. OK, nem preciso de ler mais, quando o melhor que se pode dizer do Sporting é que o Battaglia brilhou já fico com a ideia do que foi o nosso jogo.

Nos últimos 15 jogos fora do Barcelona, só por três vezes eles não sofreram golos. Parabéns, entramos num lote restrito onde estão equipas como Celtic, BATE Borisov e Arsenal.

E tens a ideia correcta.

Vou tentar ser simpático. Os elogios ao Battaglia são um bom retrato da pequenez que nos assola sempre nestes jogos. De vários jogadores de qualidade que podiam e deviam ser elogiados hoje (exibições incríveis de Mathieu, William e Bruno, a provarem que o talento para fazer parte da elite está todo lá), vai-se elogiar um gajo porque andou atrás de outro durante 90 minutos, feito cão de caça, e porque conseguiu não ser expulso enquanto o fazia. Um gajo que, com bola, foi claramente o pior jogador do Sporting, com forte concorrência do Piccini (e não duvido de que também existam elogios a fazer a este hoje), e que emperrou todo o (pouco) jogo com bola que fomos tendo.

Se jogos como o de hoje não servem para se perceber que jogadores como estes não servem para se jogar a este nível, onde qualquer passe ou recepção que não saia impecável é, imediatamente, um erro significativo, então não vale a pena perder muitos mais caracteres sobre este assunto. O que nos separa da elite é a qualidade individual. E na qualidade individual, há dois jogadores do 11 de hoje claramente abaixo de todos os outros.

Fizemos uma excelente exibição, sim. Muito bem organizados em termos defensivos, e a tentar explorar o contra-ataque quando possível. Mas só esta diferença de qualidade individual justifica plenamente o resultado, e mesmo o 2-0 seria perfeitamente adequado ao que se passou em campo. De novo (tal como já tinha acontecido com Real e Dortmund, na época passada), e sem ter que puxar dos galões e das mudanças mais pesadas, uma grande equipa europeia veio cá ganhar com uma exibição q.b..

Compartilhar este post

Link para o post

E só criticas o Piccini e o Battaglia, apesar do Coates ter feito um jogo horrível. E o Battaglia não estava sempre colado ao Messi, ele fez mais do que isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Só vi a primeira hora de jogo e pensei que fosse correr pior. Temos três jogadores claramente num nível acima de quaisquer outros: Mathieu, William e Bruno. É só qualidade neste trio. Bem o Doumbia no tempo em que esteve em campo.

Destaques negativos para o Coates, que ontem encarnou o Tobias num lance em que, sozinho, adiantou a bola com aqueles tijolos e conseguiu perder a bola, e para o Piccini, que gosta é de se ver livre da bola mal a recebe (esteve bem naquele remate na primeira parte em podia ter dado golo). Não gostei nada do Gelson, também.

Ah, e o Dost é incrível. Tenho a certeza de que Bas Dost se pode traduzir para português em algo como "trabalho de equipa". Para o melhor e para o pior. Naquele lance, poderia e deveria ter rematado. Mas como é o jogador menos individualista que alguma vez já vi, surpreendeu tudo e todos, incluindo o Bruno, que se tivesse apercebido mais cedo da intenção do holandês (não era fácil) tenho a certeza de que teria uma maior chance de golo. De qualquer forma, se esse lance acaba em golo, estava tudo a fazer prayers ao Dost. Eu adoro-o, apesar de reconhecer que talvez lhe falte alguma confiança. Fez-me lembrar a mítica

para o Benzema contra o Deportivo.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, e o Dost é incrível. Tenho a certeza de que Bas Dost se pode traduzir para português em algo como "trabalho de equipa". Para o melhor e para o pior. Naquele lance, poderia e deveria ter rematado. Mas como é o jogador menos individualista que alguma vez já vi, surpreendeu tudo e todos, incluindo o Bruno, que se tivesse apercebido mais cedo da intenção do holandês (não era fácil) tenho a certeza de que teria uma maior chance de golo. De qualquer forma, se esse lance acaba em golo, estava tudo a fazer prayers ao Dost. Eu adoro-o, apesar de reconhecer que talvez lhe falte alguma confiança. Fez-me lembrar a mítica

para o Benzema contra o Deportivo.

É bom ter um avançado que trabalhe para a equipa, mas naquela altura ele tinha que ter sido matador. Tinha de ter revelado instinto e tentar atirar à baliza. Estava cara a cara com o Ter Stegen, e mesmo que atirasse à figura, ali o avançado tem que rematar. Mostrou falta de confiança.

Compartilhar este post

Link para o post

O Busquets ao vivo ainda é mais impressionante, demonstração clara que nem sempre é preciso ter-se bola para se fazer a diferença, que jogador. Pena ser um nojentinho do pior.

Compartilhar este post

Link para o post

E tens a ideia correcta.

Vou tentar ser simpático. Os elogios ao Battaglia são um bom retrato da pequenez que nos assola sempre nestes jogos. De vários jogadores de qualidade que podiam e deviam ser elogiados hoje (exibições incríveis de Mathieu, William e Bruno, a provarem que o talento para fazer parte da elite está todo lá), vai-se elogiar um gajo porque andou atrás de outro durante 90 minutos, feito cão de caça, e porque conseguiu não ser expulso enquanto o fazia. Um gajo que, com bola, foi claramente o pior jogador do Sporting, com forte concorrência do Piccini (e não duvido de que também existam elogios a fazer a este hoje), e que emperrou todo o (pouco) jogo com bola que fomos tendo.

Se jogos como o de hoje não servem para se perceber que jogadores como estes não servem para se jogar a este nível, onde qualquer passe ou recepção que não saia impecável é, imediatamente, um erro significativo, então não vale a pena perder muitos mais caracteres sobre este assunto. O que nos separa da elite é a qualidade individual. E na qualidade individual, há dois jogadores do 11 de hoje claramente abaixo de todos os outros.

Fizemos uma excelente exibição, sim. Muito bem organizados em termos defensivos, e a tentar explorar o contra-ataque quando possível. Mas só esta diferença de qualidade individual justifica plenamente o resultado, e mesmo o 2-0 seria perfeitamente adequado ao que se passou em campo. De novo (tal como já tinha acontecido com Real e Dortmund, na época passada), e sem ter que puxar dos galões e das mudanças mais pesadas, uma grande equipa europeia veio cá ganhar com uma exibição q.b..

Agora vou tentar ser eu simpático, para dizeres uma coisa destas das duas uma ou és cego ou não queres ver.

Compartilhar este post

Link para o post

O próprio Jesus disse que ele tinha a missão de andar em cima do Messi quando este pegasse na bola no meio-campo, e que perto da área seria o Mathieu.

Ele defensivamente fez um bom trabalho, dentro daquilo que lhe foi pedido. Mas porra, as deficiências dele com bola são demasiado óbvias para passar em claro.

Editado por Oblivion

Compartilhar este post

Link para o post

Um gajo tem passado os jogos todos a dar prayers ao Bruno, ao William e ao Mathieu porque têm jogado de forma soberba. Porque é que se vem criticar quando se faz o mesmo a um gajo que ontem fez o seu melhor jogo desde que está cá?

E oh Poeira, desculpa lá, mas elogiar um jogador como o Battaglia não é nada uma amostra da pequenez que somos nestes jogos.

Compartilhar este post

Link para o post

Vi o jogo e a sensação que me deu é que o Barcelona veio displicente e o Sporting estava acagaçado.

Exatamente isto. Assim que apanharam uma equipa de outro calibre, e nos poucos segundos em que tinham bola, notou-se perfeitamente que os jogadores estavam todos borradinhos. Não conseguiam segurar a bola, nem fazê-la circular sem a perder. Ideias ofensivas era um deserto. O Gelson apoiava defensivamente o Piccini (mas tantas vezes que em vez de vir fechar para dentro quando a bola estava no flanco oposto, ele descia e colava-se junto ao Piccini), mas quando era para o Piccini apoiar o Gelson, está quieto. Resultado: Ala direita inexistente.

O WC e o Bruno eram os unicos que ainda tentavam segurar e construir, se bem que o Bruno decidia bastantes vezes mal. Foi tão pobre ofensivamente que nem com ataque apoiado, nem com cruzamentoshow (e eu a certa altura ja estava a pedir/antecipar dada a incapacidade de fazer o que quer que fosse). O Ter Stegen fez 1(!) defesa dificil. Só e apenas. Como é que pode ter sido um excelente jogo? O nivel de exigência é assim tão baixo? Nao exigia que assumissem o jogo, mas há qualidade para muito melhor. O barça jogou q.b e foi o suficiente para circularem a bola a 20 ou 30 metros da nossa área. Felizmente que o Suarez está numa forma horribilis e o Messi lá foi sendo controlado pelo Batta (se bem que quando que ele saía da sua posição para ir atrás dele, abria-se um buraco à frente da nossa defesa), a juntar à boa exibição do Patrício, foi o suficiente para sofrermos apenas 1 golo.

Sem bola fizemos um bom jogo em contenção. Com bola fomos um redondo 0. E volto a dizer que até ao golo, não se fez absolutamente nada. E com estes executantes, acham que foi um excelente jogo? E se contra o Porto (nem vou mais longe) fizermos exatamente igual, vai continuar a ser um excelente jogo?

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente isto. Assim que apanharam uma equipa de outro calibre, e nos poucos segundos em que tinham bola, notou-se perfeitamente que os jogadores estavam todos borradinhos. Não conseguiam segurar a bola, nem fazê-la circular sem a perder. Ideias ofensivas era um deserto. O Gelson apoiava defensivamente o Piccini (mas tantas vezes que em vez de vir fechar para dentro quando a bola estava no flanco oposto, ele descia e colava-se junto ao Piccini), mas quando era para o Piccini apoiar o Gelson, está quieto. Resultado: Ala direita inexistente.

O WC e o Bruno eram os unicos que ainda tentavam segurar e construir, se bem que o Bruno decidia bastantes vezes mal. Foi tão pobre ofensivamente que nem com ataque apoiado, nem com cruzamentoshow (e eu a certa altura ja estava a pedir/antecipar dada a incapacidade de fazer o que quer que fosse). O Ter Stegen fez 1(!) defesa dificil. Só e apenas. Como é que pode ter sido um excelente jogo? O nivel de exigência é assim tão baixo? Nao exigia que assumissem o jogo, mas há qualidade para muito melhor. O barça jogou q.b e foi o suficiente para circularem a bola a 20 ou 30 metros da nossa área. Felizmente que o Suarez está numa forma horribilis e o Messi lá foi sendo controlado pelo Batta (se bem que quando que ele saía da sua posição para ir atrás dele, abria-se um buraco à frente da nossa defesa), a juntar à boa exibição do Patrício, foi o suficiente para sofrermos apenas 1 golo.

Sem bola fizemos um bom jogo em contenção. Com bola fomos um redondo 0. E volto a dizer que até ao golo, não se fez absolutamente nada. E com estes executantes, acham que foi um excelente jogo? E se contra o Porto (nem vou mais longe) fizermos exatamente igual, vai continuar a ser um excelente jogo?

Concordo com a generalidade do comentário, mas aqui já é um bocado esticado. Acho que não é preciso pensar muito para ver a enorme diferença em termos de qualidade individual entre o Porto, o Sporting e o Barcelona.

Editado por Oblivion

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente exibição da nossa parte. É nestas coisas que o JJ deixa-me maluco, faz uma preparação para um jogo destes de forma impressionante, com todos os detalhes e movimentações quase perfeitas dos jogadores. E noutras coisas...

Indiviualmente Battaglia (não, não foi apenas marcação individual ao Messi a todo o campo. Movimentação excelente, forte nas segundas bolas. Com bola nos pés não é nenhum fenómeno, mas cumpriu), William, Mathieu e Bruno. O francês então deu um show de bola, quer a defender como a atacar, que máquina.

Salientar a péssima entrada do Dost, o que com este tipo de jogo já se esperava. Trabalho de equipa é o normal, zero, agora não assumir em frente à baliza? Isso não é nada. A saída do Doumbia foi um golpe enorme para a nossa transição ofensiva, se tivesse o Podence no banco tenho quase a certeza que seria ele a entrar.

Por fim, dar os parabéns ao árbitro pela grandíssima exibição. Ontem tivemos direitos a tudo :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

O lance do Dost é daquelas coisas, calha o Bruno a marcar, era um passe genial, como o Stegen defendeu, foi cocó. Tipo o passe do Iuri com o Boavista.

Compartilhar este post

Link para o post

O lance do Dost é daquelas coisas, calha o Bruno a marcar, era um passe genial, como o Stegen defendeu, foi cocó. Tipo o passe do Iuri com o Boavista.

Por acaso não concordo, até porque o Dost está numa melhor enquadramento para rematar do que o Bruno. Exactamente o inverso dessa situação que falaste, em que o Adrien fica com a baliza mais escancarada do que o Iuri.

Compartilhar este post

Link para o post

Podes ter uma má decisão e fazer um passe genial que resulte em golo. O básico é que ele tomou a má decisão.

Compartilhar este post

Link para o post

agora não assumir em frente à baliza? Isso não é nada.

Esta é a primeira vez que concordo com o Fajo em relação ao Dost :o

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso não concordo, até porque o Dost está numa melhor enquadramento para rematar do que o Bruno. Exactamente o inverso dessa situação que falaste, em que o Adrien fica com a baliza mais escancarada do que o Iuri.

Eu não vejo o passe como uma péssima decisão em ambos os casos. Concordo que havia uma melhor, que era rematar, mas a de passar não era propriamente terrível. Não calhou, acontece, mas também me parece que é mais um problema psicológico do que qualitativo, o Dost parece-me estar a passar uma clara crise de confiança.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...