Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mayday

[In]Admirável Mundo Novo

Publicações recomendadas

Citação de a.lopes, há 26 minutos:

Se calhar já venho um pouco atrasado para a discussão, mas num dos posts do @bmfpcdm falou sobre os bebes nascerem com sexo biologico definido, mas não com identidade de genero (espero estar a usar os termos correctos)

Quais sao as diretrizes aconselhaveis para tratar a criança?

Assumindo neste caso que o bebe nasce com pila, os familiares devem referir-se ao bebe usando o pronome masculino ou isso é impingir uma identidade na criança?

Como farias @bmfpcdm se um dia decidires ser pai/mãe? 

Eu nunca coloquei qualquer problema em que os pais de um recém-nascido o tratem pelo género atribuído à nascença, antes pelo contrário, visto que:

Citação de bmfpcdm, Em 26/03/2023 at 01:17:

Na vasta maioria das vezes a criança ao se desenvolver acaba por se identificar com o género que lhe foi atribuído à nascença (com base no seu sexo biológico), porém isso nem sempre acontece.

Convém é que não se ignore quando o sexo/género não se alinham como se esperaria.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bmfpcdm, há 1 minuto:

Eu nunca coloquei qualquer problema em que os pais de um recém-nascido o tratem pelo género atribuído à nascença, antes pelo contrário, visto que:

Convém é que não se ignore quando o sexo/género não se alinham como se esperaria.

O sexo não é atribuído à nascença mas sim pela genética, tanto que hoje em dia já se sabe o sexo do bebé antes dos órgãos sexuais serem visíveis.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin, há 16 minutos:

O sexo não é atribuído à nascença mas sim pela genética, tanto que hoje em dia já se sabe o sexo do bebé antes dos órgãos sexuais serem visíveis.

Daí que eu me tenha referido a género e não sexo biológico, que são dois conceitos diferentes.

Edit: e o termo "atribuído à nascença" é somente a expressão que se costuma usar neste tipo de discussão, muito por razões históricas, pelo que não tem de ser visto como literal, tendo em conta os avanços tecnológicos. Mesmo assim, nem a nível cromossómico o sexo biológico é garantido, por exemplo: Síndrome De la Chapelle, Síndrome de Swyer.

Editado por bmfpcdm

Compartilhar este post

Link para o post

Infelizmente nas últimas discussões mais longas aqui no fórum, que até tinham tudo para ser interessantes, acabam por ser uma cegada. E nem é por haver mais ou menos empatia (nunca é muita), ou por se estar mais ou menos disposto a ouvir os argumentos da outra parte (a ideia é sempre 'ganhar', seja lá o que isso for na internet), mas porque se nota claramente que cada um dos lados está a discutir com personagens mais ou menos imaginárias dos twitters da vida que claramente não estão aqui a debater.

• Like 3
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

3 notas sobre isso:

1- não acho que se deva restringir autores trans a escrever sobre pessoas trans, assim como qualquer outra situação semelhante (raças diferentes, etc). Acho que existe um importante assunto a discutir sobre representatividade na literatura, mas não acredito que seja por esta via.

2 - seja qual for a editora, está no seu direito. As editoras têm os seus valores e o seu método de seleção, algumas são mais progressivas ou liberais que outras. Há editoras em Portugal que devem rejeitar tudo o que não tenha o selo de aprovação do mais liberdade (cough Aletheia cough)

3 - já estou á espera dos comentários do costume de pessoal que nunca leu um livro do gajo a dizer que é um escritor brilhante. Boa forma dele fazer uns tostões com isto, a atiçar chamas ao rabo dos reaças

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 13 minutos:

c*brão de m*rda, a usar a história da gisberta pra lucrar

A cena é que se fosse uma pessoa Trans a escrever o livro seria a mesma cena, pessoas a lucrar com histórias de outrem são coisa comum, em livros, series, filmes... É normal

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 1 minuto:

A cena é que se fosse uma pessoa Trans a escrever o livro seria a mesma cena, pessoas a lucrar com histórias de outrem são coisa comum, em livros, series, filmes... É normal

Esta é f*dida. É ver a forma como foi morta e foi tratada depois da morte. Foi o primeiro em 20 anos q teve coragem para fazer isto, é obra 

E depois faz "ativismo"

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 5 minutos:

Esta é f*dida. É ver a forma como foi morta e foi tratada depois da morte. Foi o primeiro em 20 anos q teve coragem para fazer isto, é obra 

E depois faz "ativismo"

Opah tens em Portugal casos muito mais graves de aproveitamento como o caso da Maddie. Estar chateado por causa disso é só ignorar que existe um mercado para tragédia, e que todos se aproveitam disso. Pode ser imoral, mas há pouco que se possa fazer quanto a isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 14 minutos:

Opah tens em Portugal casos muito mais graves de aproveitamento como o caso da Maddie. Estar chateado por causa disso é só ignorar que existe um mercado para tragédia, e que todos se aproveitam disso. Pode ser imoral, mas há pouco que se possa fazer quanto a isso.

Não estou chateado, estou a dizer q ele é um monte de esterco

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sumudica by Night, há 6 horas:

nepobaby chorao

é filho de quem?

Editado por Apocalypse Now

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 6 horas:

3 - já estou á espera dos comentários do costume de pessoal que nunca leu um livro do gajo a dizer que é um escritor brilhante. Boa forma dele fazer uns tostões com isto, a atiçar chamas ao rabo dos reaças

não conheço o gajo, mas tenho em boa conta os prémios Saramago

Compartilhar este post

Link para o post

Como é que na editora sabiam que o escritor é cis? É uma pergunta que consta nalgum formulário lá dos States? Fizeram-lhe entretanto essa pergunta como se fosse relevante para a decisão de publicar os livros? O autor avançou logo com essa informação para que não houvesse qualquer dúvida sobre o assunto?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 45 minutos:

Como é que na editora sabiam que o escritor é cis? É uma pergunta que consta nalgum formulário lá dos States? Fizeram-lhe entretanto essa pergunta como se fosse relevante para a decisão de publicar os livros? O autor avançou logo com essa informação para que não houvesse qualquer dúvida sobre o assunto?

É provável.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 5 horas:

não conheço o gajo, mas tenho em boa conta os prémios Saramago

E antes disso ainda ganhou o Prémio Leya. Cem mil paus, só naquela. O trisavô ficaria orgulhoso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Dante Allighieri, há 9 horas:

Ja o RAP tambem referiu isto no ultimo programa

Alias ate referiu nao sei quem do PCP ou do BE que disse "Censura de esquerda continua a ser censura e consequentemente condenavel"

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Ninguém perguntou, mas aqui ficam os meus 2 cents sobre os assuntos dos últimos posts:

• é evidente que apenas há 2 sexos biológicos - não sei se é o termo certo para o que quero dizer, mas estou basicamente a referir-me ao sexo que é consequência de termos os cromossomas sexuais XY ou XX. Dito isto, também me parece excelente que haja liberdade para as pessoas viverem a vida consoante sejam mais felizes, desde que isso não afecte a liberdade das outras pessoas. E ter um homem que se sente mulher e escolhe viver como mulher, por exemplo, não afecta ninguém, portanto acho muito bem que o faça. Se há coisa que não percebo nesta sociedade é ainda se achar que devemos opinar e, pior, julgar/legislar sobre decisões que só afectam a pessoa em causa, vulgo aborto, eutanásia, liberdade de género, etc.
  • em relação à participação de mulheres trans em desportos femininos, fico dividido. Se por um lado sou defensor dos tais direitos de cada um fazer o que quiser, tanto quanto sei é factual que há vantagens biológicas, e portanto há uma vantagem injusta.
  • quanto ao Afonso Reis Cabral, acho que a decisão da editora é legítima, por muito que se discorde, e o facto de isto ser sequer um caso parece-me aproveitamento claro (nunca li nada dele, portanto sou incapaz de o avaliar como escritor). Dito isto, acho absurda toda esta questão de "só trans podem escrever sobre trans", ou "só trans podem representar um personagem trans", como aconteceu naquela invasão no teatro há uns tempos. Acho isso uma visão incrivelmente redutora, especialmente no caso da representação, porque a representação é exactamente isso - uma representação. Esse caso do teatro causou celeuma, também já vi críticas à série da Netflix que aí vem sobre Rabo de Peixe, porque os actores são musculados e não têm sotaque, etc. etc. Ora bem, era suposto ir fazer-se uma série com pessoas de Rabo de Peixe que não sabem representar? Não entendo.
  • por fim, andar a censurar obras antigas é absolutamente surreal e inaceitável. Acho incrível que as pessoas se ofendam com isso e não se consiga colocar as coisas em contexto. Daqui a nada não se pode comprar o Mein Kampf também, é isso? E se andam a editar obras antigas, quando chegará a vez da Bíblia? Violações, homicídios, infanticídios, genocídios, parecem-me bem pior do que uma escritora usar palavras que hoje em dia são menos aceitáveis...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...