Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

Citação de Black Hawk, há 3 horas:

Não. Julgo que já havia ficado claro que uma das grandes fontes de brunettes são as claques. Só a malta que continua na ilusão de elas, as brunettes, serem meia dúzia de grunhos nas redes sociais e que não provocam instabilidade na equipa é que podem ficar surpreendidos. Estou farto de falar disto por cá, mas devo estar a ficar doido porque ninguém vê o que eu vejo.

Está descansado que não és o único. O Sporting continua em guerra e eles podem ser uma minoria em termos de sócios mas na generalidade já não será bem assim.

Compartilhar este post

Link para o post

A primeira coisa que eu faria era olhar para a situação do treinador. Por ordem de abordagem: Jardim, Rui Jorge, X, Miguel Cardoso - sendo o X um tipo estrangeiro que assente numa filosofia de aposta na juventude e que tenha uma vontade vincada nas suas ideias de jogo. Não tenho conhecimento para dar nomes dentro deste campo, por tanto fica assim. 

Se algum destes fosse real hipótese, o Peseiro ia já hoje empandeirado, e fazia questão de sublinhar que o que de corajoso teve quando assumiu o clube nas condições que se conhece, teve de cobarde e de mesquinho em quase todas as opções e ações no resto do período. 

Caso não houvesse um daqueles nomes disponíveis, e por muitas náuseas que ele me dê, o Peseiro tinha de ser o homem até Janeiro (era repetir o panorama)/fim da época.

Depois revia a possibilidade de trazer Geraldes e Matheus de volta. Ir contra as opções do treinador nunca é boa ideia, mas acho que era facilmente justificável com o facto de o plantel em campo mostrar manifesta urgência de reforços.

Até janeiro era começar desde já a trabalhar nas colocações de entulho para limpar/fazer dinheiro:

- Viviano

- André Pinto

- Jefferson

- Acuña

- Bruno Cesar

- Misic

- Petrovic

- Battaglia

- Mané

- Castaignos

Devo estar a esquecer-me de alguém, mas siga. Apostar em Janeiro apenas em reforço estratégico/de futuro: 

- um central jovem e com qualidade para se arriscar ao lado do Coates (começar a pensar na reforma do Mathieu, que infelizmente já passa mais tempo fora que dentro do campo)

- a m*rda de um lateral esquerdo decente para titular

- Eustáquio

Tentar dar algum espaço ao Elves no plantel. Daqui até ao fim do ano era perceber o que se poderia jogar com este tabuleiro. No fim do ano a perspectiva era a mesma: perceber quem pode ser base; quem deve sair para libertar espaço a outros potenciais “bases”, e complementar com um par de indiscutiveis que faltem.

Honestamente, e ponderando todo o cenário que o envolve, eu tentava fazer dinheiro com o Dost no fim do ano. Ou já em Janeiro, se houvesse a possibilidade de render mais agora. Precisamos de um shift e de nos soltarmos o mais possível da doença que temos em Alvalade de jogar para as laterais - cruzamentos. Faz-nos mal, não nos deixa crescer nem potenciar mais que 3-4 jogadores eficazmente. Eu sei que o Dost não é o pinheiro que diz o fajo, que daria para muito mais futebol que isto. Mas a tendência em Alvalade é que o treinador que chega, à minima dificuldade, joga no seguro (lel) do cruzamentobol. E o Dost, para mal dos nossos pecados, vai ser sempre uma ótima desculpa para isso. 

No resto...era rezar para que as decisões estruturais internas que o Varandas tomou, ou vá tomar, tenham real impacto na formação e juventude do clube. Isso vai demorar anos a sentir-se, mas basta que as realidades se juntem mais hoje para podermos ver um Elves ou um Bragança ou um Empis a mostrarem o que valem nos A a curto prazo. 

Parede de texto, desculpem-me, é da angustia! 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não jogamos pão.

a melhor altura teria sido depois da derrota vs Portimonense.

o novo treinador teria 2 semanas para organizar a casa e começar a transmitir as suas ideias sem pressão de preparar os jogos.

É inacreditável a falta de ideias que a equipa tem, então o processo defensivo... 

caso o Peseiro seja despedido, meto as mãos no fogo em como o filho do Manuel Fernandes pega na equipa até ao fim da época.

nem sei qual deles seria o pior cenário, manter o Peseiro ou entregar a equipa ao rapaz.

Compartilhar este post

Link para o post

Por mais mau que possa parecer esperava até quinta feira para saber o futuro do Peseiro, apesar de também achar que uma chicotada psicológica iria fazer muito bem aos jogadores, que me parecem ser um grupo muito unido como já não via há alguns anos.

Acredito que agora será difícil arranjar um treinador mas, para mim, ou era o Jardim ou um estrangeiro que apostasse nos poucos jovens bons que temos e que se visse algum futebol, já que é uma coisa rara nestes últimos dois anos e que não se ande a jogar à equipa pequenina.

Estatística interessante: são já 25 jogos em que sofremos golos fora de portas e só nesta época já vamos com oito golos sofridos, ou seja, um terço dos golos sofridos da época anterior.

Compartilhar este post

Link para o post

Nani aponta ao título e elogia Peseiro: «É popular entre os jogadores»

«É um treinador que me diz muito, trabalha de forma intensa e esforçada. Um bom líder e alguém popular entre os jogadores»

Quando és a gaja popular da Universidade e te esforças para bater umas p*nhetaas aqui e ali mas nada te sai bem. Pelo menos és esforçada e és conhecida por isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 15 horas:

Para não estar a encher o tópico do jogo com análises que nada têm a ver com o jogo em si, que tal se iniciarmos aqui um pequeno brainstorming sobre o momento atual da equipa? Obviamente que isto em nada vai mudar o nosso futebol, não somos nós a tomar decisões e não iremos influenciar quem por elas é responsável, mas que fariam se fôssemos?

Ponto prévio: não vale a pena discutir o passado recente. A constituição do plantel, os acontecimentos com o anterior Conselho Directivo, a Comissão de Gestão e sua acção... Nada disso vale a pena para esta discussão. A ideia é analisar o presente e o futuro.

O plantel que temos à nossa disposição não é aquele que se pretende para um clube como o Sporting. Temos vários jogadores que não têm qualidade para serem aposta regular. A qualidade dos jogadores também é inconsistente: temos alguns muito bons e outros muito limitados, o que não permite uma rotatividade satisfatória e faz com que uma indisponibilidade em certas posições afecte gravemente o nível qualitativo da equipa.

Posto isto: que fazer com o Peseiro? Pegou numa manta de retalhos, alguns jogadores chegaram já em cima do início das competições e outros num estado físico bem discutível. Lembro-me bem de ter aqui referido que esta temporada seria de transição com o objetivo de se fazer o melhor possível, tendo em vista o cenário de eleições e o novo projecto desportivo a implementar pelo novo Conselho Directivo a sair das eleições. No entanto, o Peseiro já é nosso treinador há quatro meses e a equipa parece estar a entrar numa espiral descendente bem acentuada. Não só de resultados, mas também em termos exibicionais, de ideias e, mais grave de tudo, não se nota qualquer coerência nas opções técnicas. Vai parecendo que estas vão ao sabor do vento, há jogadores que começaram como aposta regular que desapareceram, outros que já correram várias posições em campo sem se fixarem em qualquer lugar... Um caos.

Demitiam o Peseiro? Não seria uma decisão mal recebida, a maioria dos adeptos não gosta dele e um novo presidente teria legitimidade para o fazer tendo em conta que poderá não ver futuro com ele no seu projecto, uma vez que não foi escolhido por si. No entanto, estamos em Outubro. Para o fazer agora, o novo treinador a entrar já teria de ser a cara do novo projecto, o tal que seria suposto iniciar-se no próximo Verão após esta época de transição - seria impensável trazer um novo treinador agora apenas para cumprir esta época. É uma fase manhosa para se iniciar um novo projecto, a maioria dos bons treinadores estão empregados e poderão não querer entrar agora numa fase em que se disputam tantos jogos que vão definir o futuro da equipa nesta época, podendo uma série de maus resultados inviabilizar um projecto desportivo sustentado para o futuro.

Que fariam?

Neste momento, se houvesse uma boa possibilidade real de o Jardim aceitar voltar, mandava o Peseiro embora imediatamente, sem hesitar. Se não, ficaria muito dividido, porque como dizes ainda estamos, ainda que por um fio, nas frentes todas, e como ainda é Outubro ainda não há grandes escolhas disponíveis. Não sei quando é a próxima jornada das selecções, mas esperava pelo menos até lá. 

Compartilhar este post

Link para o post

se despedirem o Peseiro agora é a prova que a estratégia caiu à rua. quem vier ou vem também a prazo (portanto não faz sentido) ou é a opção que vai preparar a próxima época. Mas estamos no início do campeonato, há o risco sério de a coisa correr de tal forma que já nem comece a próxima.

trocar o Peseiro, sim. mas fazê-lo agora é um disparate à Sporting, portanto é bem possível...

Compartilhar este post

Link para o post

Não ando com muito tempo, mas em traços gerais: não há muito a fazer até ao próximo reset, no Verão de 2019. Até lá, é ter fé e esperar que as desgraças não sejam frequentes.

Com muito boa vontade, do plantel actual, ficavam uns 13/14 jogadores. E digo já de caras que, destes, 2/3 deles nunca poderiam ser opções reais para o 11 titular no presente. Mas nem por sombras.

Isto sem falar na equipa técnica, que para esses a solução é simples: é só pegar na vassoura e varrer.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah o plantel então tem de levar uma varridela tremenda. Para a próxima época, ficava só com Lumor, Mathieu, Coates, Ristovski, Wendel, Gudelj, BF, Nani, Raphinha, Dost e Montero. Se não se arranjar um bom negócio por um DD melhor do que os que temos, fica o Bruno Gaspar também. De Viviano, Salin e Renan ficava só um.

Ia buscar um guarda-redes (o 3o viria dos sub23 ou dos júniores); um DE; dois centrais - um deles já para pegar de estaca ao lado do Coates que infelizmente o Monsieur já não é novo; o Eustáquio; subir o Bragança ou o Miguel Luís (ou os dois); retornar Matheus e Geraldes; Nakajima; um PL.

Empandeirar Jeffersons, André Pintos, Battaglias, Petrovics, Misics, Acuñas para o crl que os f*da para o primeiro clube que ofereça uma grade de coca-cola.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 1 hora:

Não ando com muito tempo, mas em traços gerais: não há muito a fazer até ao próximo reset, no Verão de 2019. Até lá, é ter fé e esperar que as desgraças não sejam frequentes.

Com muito boa vontade, do plantel actual, ficavam uns 13/14 jogadores. E digo já de caras que, destes, 2/3 deles nunca poderiam ser opções reais para o 11 titular no presente. Mas nem por sombras.

Isto sem falar na equipa técnica, que para esses a solução é simples: é só pegar na vassoura e varrer.

Achas que depois podes alongar isso? Gosto de ler o que escreves e queria saber a tua opinião das nossas promessas, júniores que possam integrar esta/ próxima época. Porque dos seniores é praticamente consensual quem devia ficar/ sair.

Compartilhar este post

Link para o post

Num mundo ideal, eu no próximo ano só precisava de 4 reforços. Não precisava de mais, isto se fosse eu a treinar claro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, há 5 minutos:

Num mundo ideal, eu no próximo ano só precisava de 4 reforços. Não precisava de mais, isto se fosse eu a treinar claro.

Também concordo contigo. Para além do Geraldes e o Matheus era urgente ir buscar um lateral esquerdo e central e talvez mais um avançado porque o Fredy deve ir embora. 

Compartilhar este post

Link para o post

Max, Renan e contratação.
Tenho pena que o Beto tenha saído, dava jeito para assumir e ir abrindo espaço ao Max para crescer.

Gosto do Cláudio Ramos mas tenho medo que se dê mal por cá.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, há 2 minutos:

Tenho pena que o Beto tenha saído, dava jeito para assumir e ir abrindo espaço ao Max para crescer.

somos dois então.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ace, Em 25/09/2018 at 14:57:

Dentro da nossa liga, ia fácil buscar o Luis Castro. Mas via a cláusula do Abel primeiro. Já tem condições para vir para cá. 

Continuo na mesma ideia.

Em estilos diferentes mas com ideias positivas para o futebol e capazes de pegar num projeto com sustento e dar sustento ao mesmo.

E realisticamente falando parecem-me as melhores opções nacionais ( Paulo Sousa podia estar aqui, mas não conheço o trabalho dele, embora ser despedido da China não é grande indicador). 

Não me opunha a um estrangeiro para termos aqui finalmente um choque cultural. Parece me que ia fazer bem aos ares de Alvalade, parece que desaprendem todos aqui e começam o cruzamentoball 101.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 11 minutos:

Achas que depois podes alongar isso? Gosto de ler o que escreves e queria saber a tua opinião das nossas promessas, júniores que possam integrar esta/ próxima época. Porque dos seniores é praticamente consensual quem devia ficar/ sair.

Já lá vão os tempos em que me alongava muito sobre este assunto porque, infelizmente, os anos passam, a lista de posts que já fiz desse género engorda e...nada muda. Posso ir soltando coisas aqui e ali, como sempre fiz. Isso sim.

Relativamente à formação, é preciso ver que uma coisa é o potencial que eles têm e outra é o contexto em que entram na equipa. Há jogadores que, na minha visão, já estariam no plantel principal há muito. Já na visão de quem leva com Peseiros e de quem está habituado, há anos e anos, a assobiar jogadores quando estamos a ganhar 1-0 e há mais do que 2/3 passes entre centrais e guarda-redes, compreendo que talvez até seja melhor eles não entrarem logo na equipa, porque não fizeram mal a ninguém para sofrer dessa forma.

O Tiago Djaló (com umas quantas reticências...), o Bragança, o Miguel Luís (que já lá está) e o Elves (que já lá está) teriam o seu espaço na próxima época. O Gonçalo Costa também, mas é um caso mais complicado porque as lesões não o têm largado num momento crucial do seu desenvolvimento. Isto dos que cá estão e praticamente não cheiraram o plantel principal. Depois há o Domingos, o Pedro Ferreira (a extraordinária melhor formação do país, mundo e arredores vai acabar por lhe possibilitar jogar na distrital em part-time, a este ritmo) ou o Iuri (que ainda é nosso, logo...), sem falar no Geraldes e no Matheus, que são por demais evidentes. Mais o Pedro Silva ou o Max como 3º GR. Junta-se aqui o Nani e está feita a base da dezena de jogadores da formação, que devia ser quase regra num clube que se vangloria do facto a torto e a direito, mais do que de qualquer outro aspecto.

O resto do core é a malta que vem de fora, os Mathieus, os Coates, os Dosts. E desses, para o plantel actual, podemos ficar com Renan, Ristovski, Coates, Mathieu, Dost, Bruno Fernandes (é português mas não é da formação), Gudelj, Montero e mais um ou outro, no máximo. A isto teriam que se juntar umas 6 ou 7 contratações, infelizmente.

E pronto, está feito um plantel. Tirando o facto de que isto nunca na vida acontecerá assim, até é simples. Mas não acontece, em primeiro lugar, porque a mentalidade vigente, de todos os intervenientes na vida do clube, não é essa.

Ah, quanto ao treinador. Eu iria sempre para um estrangeiro "cabeça dura", de fortes convicções e ideias bem definidas, porque teria maiores dificuldades de adaptação ao clube, à realidade do futebol português e aos jogadores que encontraria por cá. Isto pode parecer algo negativo, mas não é.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Nos sub-23 ainda subia o Empis e o Thierry para segundas opções, sendo que ponderava aumentar o patamar competitivo ao Diogo Brás para a equipa principal e mantinha o Paulinho debaixo de olho. E muita atenção ao Benny nos juniores.

Btw, os nossos juniores andavam miseráveis. 4 jogos seguidos sem vencer, derrotas com Tondela (1-0) e Benfica (0-3) e empates com Alverca (0-0) e Belenenses (1-1).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, há 1 hora:

Era fixe o Max assumir a titularidade. Olha o Tiago Sá no Braga, por ex.

Compartilhar este post

Link para o post

O Max não tem vida para isso. Nem o Pedro Silva tem, e o potencial que apresentava há um par de anos era maior.

@Pickle Rick, não vejo nível no Thierry para vir a ser uma boa opção para o Sporting. Mas não o impediria de estar na pré-época, por exemplo. O mesmo para o Empis, a quem até via esse potencial, mas que perdeu tempo essencial na sua evolução.

E o mesmo para o Iuri, já agora. Ele regressa, mas não sei se ficava com ele no plantel. Porque por muito que goste dele e que veja nele imenso talento e queira que ele tenha sucesso com a camisola do clube, chega a uma altura em que o mal está feito e passa a ser definitivo. Não dá para recuperar o que se perdeu pelo caminho. O tempo nunca volta para trás.

Compartilhar este post

Link para o post

O Sousa Cintra rasgou tanto o Peseiro na entrevista que deu ao Record

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...