Ir para conteúdo
Serpa Pinto

[EPL] Todas as jornadas

Publicações recomendadas

O Amorim pode ter todas as boas intenções do mundo em começar a implementar o sistema dele com esta amostra de plantel, mas subestimou gravemente o que tem pela frente. É que foi para o United ainda antes do meio da época e agora tem de tentar aguentar um barco cheio de víboras até Maio.

Pedia-se que ele fosse mais astuto nesta fase. É que metade ou mais daquele plantel, em condições normais, deverá ser recambiado no fim da época. Não entendo o que ele está a tentar construir com madeira podre e descartável. É óbvio que o plantel não está minimamente talhado para o seu estilo de jogo e com isto não vai ganhar absolutamente nada sem ser afagar o próprio orgulho.

À imagem do seu grande mentor, alvo e equino, só está a passar a imagem de que é um one-trick pony teimoso, que ou se recusa a fazer mais do que aquilo que gosta e está confortável, ou que não sabe mais do que aquilo.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hououin Kyouma, há 11 minutos:

É óbvio que o plantel não está minimamente talhado para o seu estilo de jogo e com isto não vai ganhar absolutamente nada sem ser afagar o próprio orgulho.

O plantel está talhado para que estilo de jogo? É que esteve lá um treinador dois anos sempre com o mesmo sistema e estilo de jogo e não conseguiu propriamente grandes resultados, dai ter sido despedido.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Já dei a minha opinião sobre isto mas pronto, vou cair na tentação.

O pessoal nas internetes tende a cair no exagero, e no CMPT isso é uma tendência que anda a crescer, infelizmente. Por exemplo, para alguns o Vítor Bruno já tinha sido despedido após 20 minutos de jogo da Supertaça. Ou mais recente, bastou 5 minutos do derby para o Rui Borges já ser melhor que o JP.

Isto ao assunto, de repente o plantel do United é terrível e só tem 3 ou 4 jogadores de jeito. Sendo que o do Sporting é melhor. Então não é..

Repito, não foi por causa do plantel que dispôs um duplo pivot em claro declínio físico contra um dos mais combativos do planeta com Guimarães, Tonali e Joelinton. Era pedir para perder. Ninguém o obrigou a isso. Este é o exemplo recente mas noutros jogos cometeu também erros. Também se pode fazer do horror da equipa a defender, é muito fácil criar oportunidades contra o United.

Não há mal nenhum em reconhecer isso e não tem nada a ver com apontar as críticas a uma só pessoa, mas para mim é absolutamente factual que dentro de campo o Amorim está a fazer um trabalho de m*rda até ao momento e não é a ilusão de adeptos do United ou do Sporting na internet que faz mudar isso. Ele anda nesta fase de experiências que também tenho ideia que fez no Sporting mas o contexto lá era bem diferente deste, o nível de Premier League é fortíssimo e à pala desta brincadeira corre o risco de perder os seus créditos para continuar a ter o tempo que precisa para trabalhar.

A equipa precisa de bastante mudanças nesta fase, em particular para o único estilo de jogo que o Amorim sabe aplicar, mas o United não tem de todo um plantel para andar nesta classificação. É melhor do que isso. Olha, continuando nesta senda de exemplos, um United tenebroso que se apresentou no Dragão esta época, cheio de desorganização, não deixou de dar um baile do crl ao Porto, o jogo só fica empatado por causa de São Omorodion. 

Tanto texto pra dizer basicamente o seguinte: o Amorim precisa de tempo e reforços para se poder avaliar se é treinador para o United. Ao mesmo tempo, o Amorim está a começar mal o seu trabalho e não conseguiu dar a famosa "chicotada psicológica". Ambas as coisas podem ser verdade.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 13 minutos:

O plantel está talhado para que estilo de jogo? É que esteve lá um treinador dois anos sempre com o mesmo sistema e estilo de jogo e não conseguiu propriamente grandes resultados, dai ter sido despedido.

Mal por mal, para esse sistema. Isto nunca iria ser uma questão de chegar lá e operar um milagre tal que iria redimir completamente as personalidades daquele conjunto de víboras. Mas também, se a perspetiva é de que não existe absolutamente nada a fazer com aquela equipa, então não sei qual é o propósito daquele clube.

De qualquer forma, ou existiria logo à partida por parte da direção do clube uma mensagem muito forte e clara de que o Amorim era um projeto à imagem do que foi no Sporting, ou então ele não passa mesmo de mais lenha para queimar até ao final da época.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Su1, há 2 horas:

o desafio do Vítor Pereira é diferente do Amorim. o primeiro está num clube estável que tem concretizado os os objectivos ao longo dos anos na EPL. é um caso clássico que uma chicotada psicológica pode resultar (julgo que no Wolves sempre resultou desde o NES).

o Amorim tem problemas de plantel mas é um clube com uma pressão enorme, um clube que está a arder por todo o lado e com a sombra do passado sempre presente. com ownership que mudou há pouco tempo e com cortes de personnel até à cozinheira.

por isso é que é incomparável, não tirando o valor ao Vítor Pereira de estar a ter bons resultados. não vejo onde o desafio do Wolves é mais difícil do que do United, apesar de (discutivelmente) a qualidade do individual ser inferior.

não discordando de nada disso, mas acho uma opinião um bocado parcial. esse argumento da pressão não sei se pega. isso é o normal de quem treina este tipo de clubes. se, nesta fase da carreira, não aguenta com isso, não sei como será porque a pressão vai estar sempre presente. faz parte. 

esse argumento da sombra do passado sempre presente não estou a entender muito bem. o united, desde 2013, já conseguiu dois segundos lugares e algumas idas à champions, mas vamos aceitar que isto é o normal desde 2013? nem foi há muito tempo que o united, com o OGS, sacou um segundo lugar e ele veio do molde, por exemplo 

a comparação com o vp é que este pegou numa equipa só com duas vitórias até à altura que ele começou a treinar e já conseguiu isso logo nos dois primeiros jogos e vê-se uma melhoria clara a nível exibicional e a qualidade do plantel é infinitamente inferior. está a lutar para não descer. 

se há desculpas com o amorim com o planel, o que dizer do vitor pereira? é que o o amorim já tem mais derrotas pra premier desde que chegou do que o eth desde o início da época.

é claro que o contexto é fraco, mas não está isento de responsabilidades. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 4 horas:

Não me lembro de se usar o argumento da condição física durante tanto tempo em nenhum dos principais campeonatos. Soa a desculpa muito esfarrapada.

Pensava o mesmo até dar conta que até no FM Mobile tendo a descartar jogadores quanto têm baixos índices de agressividade e movimentação, e aquilo no United... enfim.

O Amorim é capaz de se ter iludido com o que fez no Sporting e pensou que era capaz de revolucionar o United. Enganou-se. Por esta altura é capaz de estar mais do que arrependido, se calha ser despedido fecham-se as portas dos grandes nos próximos anos.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Digam-me uma coisa com a máxima sinceridade que consigam:

Vocês acham que o Amorim foi contratado para apresentar resultados imediatos nos primeiros 2 meses de trabalho ou para implementar uma nova filosofia no clube a todos os níveis a ser avaliada a médio/longo prazo?

• Like 5

Compartilhar este post

Link para o post

Arsenal em primeiro lugar na Premier League de 2024. chup*m

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que o Amorim não pode ser despedido agora mas os resultados apresentados estão claramente abaixo do nível do plantel. Okay que não é para lutar pelo título, mas se acham que este plantel não é top 6/7 da premier não sei que vos diga. O mesmo com o destreinador australiano do Tottenham. O plantel não é brilhante mas os resultados são aberrantes. Se for para mudar os jogadores todos fica difícil. 

Compartilhar este post

Link para o post

Este jogo foi parecido com um do Sporting do Amorim, na primeira ou segunda época. Uma equipa, não me lembro qual, que também jogou contra nós em 4-3-3. Os três do ataque deles encostavam os nossos 5 atrás e os restantes 5 estavam sempre em inferioridade numérica. 

Falta treino parece-me para este sistema e não me parece que o Casemiro ou o Eriksen estejam já acabados para o futebol.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ainda não percebi muito bem porque é que o VP é chamado ao barulho.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Phil, há 25 minutos:

Claro que o Amorim não pode ser despedido agora mas os resultados apresentados estão claramente abaixo do nível do plantel. Okay que não é para lutar pelo título, mas se acham que este plantel não é top 6/7 da premier não sei que vos diga. O mesmo com o destreinador australiano do Tottenham. O plantel não é brilhante mas os resultados são aberrantes. Se for para mudar os jogadores todos fica difícil. 

O ManU neste momento sofre um problema parecido ao que o sporting sofria nestes últimos anos pré-Amorim. Tem plantel para ganhar à maioria das equipas mas não tem plantel para o estatuto que tem e para o peso que tem. E isso acaba sempre em porcaria, com os jogadores a parecerem muito piores do que são e com o clube a não conseguir fazer os pontos desejados. Simplesmente porque nas competições de longo prazo não basta ser melhor que a maioria das equipas, é necessário que o valor dos jogadores esteja de acordo com as pretensões do clube e não apenas em ser melhores que x equipas abaixo. Quando assim é, é certinho que acabam abaixo de alguns desses tais clubes mais fracos.

Editado por smashing_pumpkin

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 33 minutos:

Vocês acham que o Amorim foi contratado para apresentar resultados imediatos nos primeiros 2 meses de trabalho ou para implementar uma nova filosofia no clube a todos os níveis a ser avaliada a médio/longo prazo?

Claro que a médio/longo prazo, mas quando as coisas correm assim tão mal no curto prazo arrisca-se a ser mandado embora antes de ter tempo para mais nada

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Ele vai finalmente ter duas semaninhas com mais tempo de treino, mas nesse período levar com autênticos carrascos como Liverpool e Arsenal tem de ser imensamente desmoralizador.

Compartilhar este post

Link para o post

O Rúben Amorim é um treinador muito bom e estes resultados em nada alteram a minha confiança na capacidade dele.

Se calhar outro treinador chegava lá e já estava em 7º ou 8º, mas para o ano acabava praí em 6º, e no seguinte 7º, e era despedido sem deixar marca nenhuma no clube, aliás, mantendo-o na mediocridade. O Rúben é o tipo de treinador a quem tem de ser dado tempo e recursos para montar a equipa ao seu estilo, porque sabe o que faz e o que quer. 

Espero que quem o tenha contratado que perceba isso e saiba que esta época seria sempre para o teto. Outra coisa que terão de compreender é que ele, invariavelmente, terá também a sua época estilo Sporting 22/23, mas na Premier League isso significa acabar a meio da tabela e não em 4º lugar.

Se o Man Utd quer mesmo voltar a ganhar campeonatos que o deixe trabalhar e que lhe dê soluções para os problemas que identifique.

Há que lembrar o tipo de aposta que foi feito no Ferguson, muitos não sabem mas o Utd vinha de um terceiro lugar e 3 quartos lugares antes do Ferguson entrar, portanto não tinha feito assim tão maus campeonatos como muitos provavelmente imaginariam. Quando entrou em novembro de 86 a equipa tinha 3 vitórias em 11 jogos, e ele não fez milagres nessa época: acabou em 11º.

• Like 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 56 minutos:

Não sei e fica mais difícil saber quando a direção é nova e o clube tem um dono. O mais provável é que tenham acordado uma estratégia a médio/longo prazo, mas duvido estivesse previsto e aceite que os resultados a curto prazo iriam piorar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 3 horas:

Entrasse com o Mainoo. Com um dos centrais a médio. Com pelo menos um gajo que consiga correr.

O Mainoo não ser titular indiscutível neste United é incompreensível. Nesta altura o duplo pivot só tinha que ser esse miúdo e o Ugarte. Casemiro e Eriksen? LEL

Depois o Amorim tb tem que ser mais flexível nas suas ideias. Se não está a conseguir bons resultados e melhorar o nível exibicional com este sistema, só tem é que mudar. Faz-me uma confusão do crl está obsessão por um determinado modelo, mesmo que tenha sido super bem sucedido com ele até aqui. Vai na volta mais parece um Paco Jemez ou um Miguel Cardoso agarrado às suas ideias e a tão afamada "identidade". 

O Conte tb jogou sempre numa defesa a 3 e agora chegou ao Nápoles e teve o discernimento de se adaptar a partir do momento que percebeu que não ia lá dessa forma. Cabe ao Amorim provar que tem essa capacidade.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 1 hora:

Pensava o mesmo até dar conta que até no FM Mobile tendo a descartar jogadores quanto têm baixos índices de agressividade e movimentação, e aquilo no United... enfim.

O Amorim é capaz de se ter iludido com o que fez no Sporting e pensou que era capaz de revolucionar o United. Enganou-se. Por esta altura é capaz de estar mais do que arrependido, se calha ser despedido fecham-se as portas dos grandes nos próximos anos.

Se esta experiência acabar mesmo da pior forma possível está tramado. As portas em Inglaterra fecham-se para ele e mesmo aqueles clubes que já acompanhavam o seu trabalho de perto, sobretudo germânicos, como o Leipzig, vão olhar para ele com alguma desconfiança.

Acho que será obrigado a dar numa de Paulo Fonseca, dar um passo atrás na carreira e regressar ao ponto de partida. Tem o Benfica onde pela ausência de liderança na estrutura pode ser uma vez mais o rosto do projeto, com capacidade financeira para montar outra máquina destruidora, ou um Porto alicercado numa estrutura mais competente que lhe dará todas as condições para desenvolver o seu trabalho sem grande pressão, porque tb está numa fase de transição, mas onde não terá o mesmo poder e carta branca que teria na Luz.

Ao dia de hoje e se tivesse que apostar, diria que daqui a uns meses está de regresso ao futebol português e precisará de 3/4 anos ao mais alto nível para ultrapassar este eventual fracasso no United. Com o tempo e se o clube continuar na m*rda as pessoas acabarão por esquecer essa mancha no currículo e acreditarão que foi mais vítima do contexto do que culpado pelo sucedido.

Muita especulação mas cada vez mais acredito que é um cenário bem plausível. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Boitswana , há 8 minutos:

Se esta experiência acabar mesmo da pior forma possível está tramado. As portas em Inglaterra fecham-se para ele e mesmo aqueles clubes que já acompanhavam o seu trabalho de perto, sobretudo germânicos, como o Leipzig, vão olhar para ele com alguma desconfiança.

Acho que será obrigado a dar numa de Paulo Fonseca, dar um passo atrás na carreira e regressar ao ponto de partida. Tem o Benfica onde pela ausência de liderança na estrutura pode ser uma vez mais o rosto do projeto, com capacidade financeira para montar outra máquina destruidora, ou um Porto alicercado numa estrutura mais competente que lhe dará todas as condições para desenvolver o seu trabalho sem grande pressão, porque tb está numa fase de transição, mas onde não terá o mesmo poder e carta branca que teria na Luz.

Ao dia de hoje e se tivesse que apostar, diria que daqui a uns meses está de regresso ao futebol português e precisará de 3/4 anos ao mais alto nível para ultrapassar este eventual fracasso no United. Com o tempo e se o clube continuar na m*rda as pessoas acabarão por esquecer essa mancha no currículo e acreditarão que foi mais vítima do contexto do que culpado pelo sucedido.

Muita especulação mas cada vez mais acredito que é um cenário bem plausível. 

Excelente post. E entretanto o ManUtd ganha ao Liverpool e ao Arsenal e cá teremos o Boitswana, ou outro precipitado como ele, a fazer um post igualmente extenso dissertando sobre os motivos pelos quais o Ruben deverá ser considerado um dos melhores treinadores mundiais de todos os tempos com uma carreira brilhante pela frente e assegurando com igual convicção que conquistará no mínimo 5 Champions.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa análise do Jamie sobre o Man Utd aqui. Não acho que eles tenham jogadores para o sistema do Amorim, tb é uma liga onde a pressão é mt elevada durante muito tempo na maioria dos jogos, ali ng de livre vontade lhe vai dar o jogo e trancar-se lá atrás, vai queimar muito a cabecinha até afinar esta equipa. Tudo isto acho que vai exigir muito dos jogadores, têm ali umas grupetas interessantes, só cansados que não me parecem com muita vontade, outros simplesmente são uns cones sem cabeça, poucos se salvam...

Compartilhar este post

Link para o post

Carreras e Pepê são os alas que o Manchester United precisa. 

Duplo pivot? Hjulman e Ugarte. 

Avançado? Gyokeres

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 1 hora:

Para implementar uma nova filosofia.

E segundo se percebeu, tinha margem para sofrerem um pouco e suportar as "dores de crescimento".

Eu, e a maior parte, entende por "dores de crescimento" alguns resultados menos conseguidos, derrotas aqui e ali, exibições mais cinzentas.

4 derrotas seguidas não são "dores de crescimento", acima de tudo porque a equipa, com ele, já jogou melhor.

Por muito boa vontade que a Direção tenha, por muita margem que exista, se só perderes, és despedido como os outros. Já sabemos como é o futebol.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 6 minutos:

Excelente post. E entretanto o ManUtd ganha ao Liverpool e ao Arsenal e cá teremos o Boitswana, ou outro precipitado como ele, a fazer um post igualmente extenso dissertando sobre os motivos pelos quais o Ruben deverá ser considerado um dos melhores treinadores mundiais de todos os tempos com uma carreira brilhante pela frente e assegurando com igual convicção que conquistará no mínimo 5 Champions.

Terminei por admitir inclusive que era muita especulação da minha parte mas provavelmente já estavas cansado de ler e não chegaste a essa parte.

Claro que sim, este United vai já ganhar ao Liverpool e ao Arsenal. Pode acontecer mas é tão provável como o Atlético eliminar o Porto da Taça de Portugal. Aconteceu na realidade, o que prova que é possível, mas dificilmente se repetirá algo do género neste século. É tão provável o United ganhar ao Liverpool como sair-me o euromilhões mais logo. Não deixam de ser 2 cenários possíveis, de facto.

Acho preferível entrar no campo da suposição/especulação em vez de optar sempre por uma postura pragmática. Prognósticos só no final do jogo, como diria o outro. Assim é fácil acertares sempre Descartes. Arrisca um bocado tb, não tem mal nenhum o tempo provar que estávamos errados.

O fórum serve precisamente para se debater o momento atual e perspetivar-se o futuro com base nos dados que temos no presente. Guardar só uns posts para atirar a cara quando a oportunidade surgir tem a sua piada mas quando se torna repetitivo perde o seu encanto. 

• Like 4
  • Triste 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Boitswana , há 2 minutos:

Assim é fácil acertares sempre Descartes.

Esse é que é o problema.

Eu entendo que o fórum deve ser um espaço, neste tipo de conversas, de análise e de avaliação. Análises baseadas em factos e opiniões fundamentadas. Avaliações sobre os resultados obtidos "no final do jogo". O meu objetivo não é acertar nem vejo grandes vantagens em arriscar cenários como se estivesse num site de apostas.

Tu entendes que é um exercício de adivinhação para no fim se perceber quem é que tinha razão ou estava errado. Tens todo o direito e legitimidade para o fazeres. E eu tenho todo o direito e legitimidade para contrapor esse tipo de abordagem.

No final da história continuamos ambos lindamente, sentados frente ao écran, a escrever aquilo que nos apetece e nos agrada mais.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...