Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
pedritsh

[Liga NOS] Vitória SC 1-2 Porto (RF)

Publicações recomendadas

Citação de Jimpo, há 17 minutos:

Somos todos racistas e somos todos hipócritas. 

Até parece que alguém aqui não torce o nariz a viver num bairro de romenos/búlgaros, que não procura o telemóvel no bolso se andar numa rua no Velho Porto de Marselha, que não fica a suar um pouco do bigode se entrarem 20 pretos entre 15 e 20 anos no comboio no bairro 93 de Paris ou em Nova Iorque num daqueles bairros fdds. 

Somos também sexistas porque olhamos pra uma gaja no metro com um grande par de mamas e um rabo de quem passa 20 horas por dia no ginásio e ficamos a imaginar cenários. 

E alguns são parvos porque não conseguem diferenciar as coisas. 

Acho que nao sabes o que e' sexismo

Compartilhar este post

Link para o post

Com isto tudo já assisti muita gente a dizer que nós não somos um país racista. Não somos, de facto, elevado a extremos. Mas somos. Ainda no outro dia ouvi o Daniel Oliveira a dizer isso e, goste-se ou não do homem, tem razão.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 19 minutos:

que não fica a suar um pouco do bigode se entrarem 20 pretos entre 15 e 20 anos no comboio no bairro 93 de Paris ou em Nova Iorque num daqueles bairros fdds. . 

Isso não significa que és racista, significa que tens medo da criminalidade provocada pela exclusão social e económica gerada pelo capitalismo

O facto de existirem mais negros nessas situações é só uma consequência do colonialismo

Agora, tirar conclusões dessas baseado na cor de pele é racismo sim

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 3 horas:

O problema é estar a imitar o sotaque Africano quando se olha para a cor da pele e nem se sabe de onde a pessoa vem.

Acaba por ser uma questão de contexto, ou não?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Activate, há 3 horas:

Primeiro que tudo, não há sotaque açoriano. Cada ilha têm o seu sotaque e o mais "conhecido" é o micaelense ( São Miguel ) , logo ai estás a meter os pés pelas mãos 😄

Sendo  São Miguel a ilha mais conhecido pelos restantes portugueses, sendo a mais populosa (mais de 50% da população dos Açores), não é errado chamar o sotaque "micaelense" como açoriano. Se quiseres ser picuinhas, até podes dividir o stoque micaelense em vários. O sotaque dos vilafranquenses, por exemplo, não tem nada a ver com o sotaque da Povoação.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Slade, há 1 minuto:

Sendo  São Miguel a ilha mais conhecido pelos restantes portugueses, sendo a mais populosa (mais de 50% da população dos Açores), não é errado chamar o sotaque "micaelense" como açoriano. Se quiseres ser picuinhas, até podes dividir o stoque micaelense em vários. O sotaque dos vilafranquenses, por exemplo, não tem nada a ver com o sotaque da Povoação.

Mais grave que este crl, e ser Madeirense e quando imitam , imitam açoreno, isso sim é grave fds

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Slade, há 1 minuto:

Não há sotaque açoriano my friend, da mesma maneira que não chamamos ao sotaque de Lisboa, o sotaque do centro por exemplo... eu percebo o que queres dizer, mas o que mais odeio e oiço na vida é " não tens sotaque açoriano 😮 " e lá têm um gajo de explicar isso tudo novamente 😄

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 2 minutos:

Acaba por ser uma questão de contexto, ou não?

Se alguém imita alguém que nunca ouviu falar, mas usa um sotaque africano, que contexto precisas?

Eu bem me lembro de pessoal a gozar gajos como o William ou o Danilo e depois ficar a achar estranho quando eles tinham um sotaque perfeitamente "continental"

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 47 minutos:

Somos todos racistas e somos todos hipócritas. 

Até parece que alguém aqui não torce o nariz a viver num bairro de romenos/búlgaros, que não procura o telemóvel no bolso se andar numa rua no Velho Porto de Marselha, que não fica a suar um pouco do bigode se entrarem 20 pretos entre 15 e 20 anos no comboio no bairro 93 de Paris ou em Nova Iorque num daqueles bairros fdds. 

Somos também sexistas porque olhamos pra uma gaja no metro com um grande par de mamas e um rabo de quem passa 20 horas por dia no ginásio e ficamos a imaginar cenários. 

E alguns são parvos porque não conseguem diferenciar as coisas. 

Estive em Marselha nestas férias e juro que não tive qualquer problema no velho porto. E estive lá de manhã, tarde, noite, madrugada, com manifestações, estive lá 2 semanas. Da minha experiência achei um mito completo.

Agora sim se for para a zona norte da cidade, nos bairros... É de ficar a suar

Editado por Alonso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Activate, há 3 minutos:

Não há sotaque açoriano my friend, da mesma maneira que não chamamos ao sotaque de Lisboa, o sotaque do centro por exemplo... eu percebo o que queres dizer, mas o que mais odeio e oiço na vida é " não tens sotaque açoriano 😮 " e lá têm um gajo de explicar isso tudo novamente 😄

Como sou do grupo central, aqui no Norte, dizem sempre que sou da Madeira. Não há pior ofensa 😞

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Slade, Agora:

Como sou do grupo central, aqui no Norte, dizem sempre que sou da Madeira. Não há pior ofensa 😞

Nada haver 😄 Eu como trabalho num Posto de Turismo do grupo central, há continentais que teimam comigo que estou a mentir e que sou continental, e já tive que mostrar o meu CC para verem que sou açoriano lool

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 11 minutos:

Se alguém imita alguém que nunca ouviu falar, mas usa um sotaque africano, que contexto precisas?

Eu bem me lembro de pessoal a gozar gajos como o William ou o Danilo e depois ficar a achar estranho quando eles tinham um sotaque perfeitamente "continental"

Eu concordo com o que disseste, a minha pergunta do contexto tem mais a ver com a universalidade do gozar com o sotaque ser racista. Ou seja, é racista em todo e qualquer cenário possível?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 6 horas:

Por outro lado, acho que dizer que as piadas sobre o tiburcio (strawman do preto das obras), e gozar com o sotaque (muitas vezes usar o sotaque africano para gozar com um preto que não tem esse sotaque sequer) não são racistas, é completamente errado. São racistas e são um dos síndromes que a nossa sociedade é um pouco racista.

São piadas. Explica-me lá qual é a conotação racista ligada ao sotaque e a quem trabalha nas obras. Os ucranianos também têm direito a se queixarem?

Tenho eu também direito a ficar ofendido quando a Maria Rueff se põe a fazer sotaque madeirense, quando boa parte dos madeirenses que conheço não fala assim?

Queres ver que o Jardim tinha razão e que os continentais não prestam para nada? 🤣

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 7 horas:

@Wincing Hálldor, pões no mesmo plano os sons de macaco a um negro, e o "que rico cú" a uma senhora?

No plano da desumanização, sim. 

Num plano geral não, a primeira continua a ter outro nível de gravidade por motivos históricos. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rōnin, há 7 minutos:

Tenho eu também direito a ficar ofendido quando a Maria Rueff se põe a fazer sotaque madeirense, quando boa parte dos madeirenses que conheço não fala assim?

Queres me dizer q os madeirenses n vêm com legendas???

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 23 minutos:

Queres me dizer q os madeirenses n vêm com legendas???

O buraco do Jardim cortou os fundos para as legendas. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 1 hora:

Eu concordo com o que disseste, a minha pergunta do contexto tem mais a ver com a universalidade do gozar com o sotaque ser racista. Ou seja, é racista em todo e qualquer cenário possível?

Citação de Rōnin, há 1 hora:

São piadas. Explica-me lá qual é a conotação racista ligada ao sotaque e a quem trabalha nas obras. Os ucranianos também têm direito a se queixarem?

Queres ver que o Jardim tinha razão e que os continentais não prestam para nada? 🤣

Tanto para um como para outro: a verdade é que o sotaque africano em contexto de piadas vm sempre com erros gramaticais associados e etc, e a piada acaba quase sempre por denegrir o "preto" que é o sujeito dessa piada.

Sobre se os ucranianos podem ficar ofendidos: claro que sim. Tanto podem como eu conhecendo pelo menos um ucraniano (que não é das obras) sei perfeitamente o quanto ele odeia ser alvo desse gozo (tanto do sotaque como da associação a obras).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 2 horas:

Acho que nao sabes o que e' sexismo

Por isso mesmo o "alguns são parvos porque não conseguem diferenciar as coisas". 

Na sociedade estamos a cair no ridículo de tudo ser racismo/sexismo/xenofobismo/ ismo/ ismo 

Em Inglaterra por exemplo os fisioterapeutas de hospital quase não tocam nas pessoas e evitam tocar. Imagina porquê.. 

Citação de Plagio o Original, há 2 horas:

Isso não significa que és racista, significa que tens medo da criminalidade provocada pela exclusão social e económica gerada pelo capitalismo

O facto de existirem mais negros nessas situações é só uma consequência do colonialismo

Agora, tirar conclusões dessas baseado na cor de pele é racismo sim

Tirar conclusões ou pronuncia-lo em voz alta?

Se eu me borrar todo e ficar encolhido no meu lugar porque eles entraram estou a ser racista, ou só sou racista se disser aos meus amigos que tive medo naquele dia no comboio e que mudei de carruagem? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 2 minutos:

Tirar conclusões ou pronuncia-lo em voz alta?

Se eu me borrar todo e ficar encolhido no meu lugar porque eles entraram estou a ser racista, ou só sou racista se disser aos meus amigos que tive medo naquele dia no comboio e que mudei de carruagem? 

Estás a ser racista se tirares essas conclusões só por serem pretos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Activate, há 2 horas:

Nada haver

Tu nem português sabes falar crl 

pDTKYFqJ_400x400.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 20 minutos:

Estás a ser racista se tirares essas conclusões só por serem pretos

👍

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, há 3 horas:

Com isto tudo já assisti muita gente a dizer que nós não somos um país racista. Não somos, de facto, elevado a extremos. Mas somos. Ainda no outro dia ouvi o Daniel Oliveira a dizer isso e, goste-se ou não do homem, tem razão.

O homem tem quase sempre razão em tudo o que diz e é por isso que há tanta gente que o odeia. E não ajuda que a malta vá ao Facebook dele comentar e ele os enterre ainda mais na resposta.

Citação de Activate, há 3 horas:

Epa, mas achas que alguém do Continente sabe a diferença entre o sotaque de uma ilha ou de outra? A nós soa-nos tudo semelhante e são todos incluídos num bolo a que chamamos "sotaque açoriano".

Vocês saberão a diferença, aos restantes não sabemos e não nos interessa. E isso, sim, é ser picuinhas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 10 horas:

@Wincing Hálldor, pões no mesmo plano os sons de macaco a um negro, e o "que rico cú" a uma senhora?

não ponho no mesmo plano, mas os dois visam demonstrar dominio alegadamente natural - na cabeça de quem os profere - sobre o outro. Num caso domínio racial (eu, branco, sou mais homo sapiens que tu, preto) e no outro sexual (eu homem devia pode possuir-te a ti mulher, pelo mero facto de ser homem).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 1 hora:

Tanto para um como para outro: a verdade é que o sotaque africano em contexto de piadas vm sempre com erros gramaticais associados e etc, e a piada acaba quase sempre por denegrir o "preto" que é o sujeito dessa piada.

Sobre se os ucranianos podem ficar ofendidos: claro que sim. Tanto podem como eu conhecendo pelo menos um ucraniano (que não é das obras) sei perfeitamente o quanto ele odeia ser alvo desse gozo (tanto do sotaque como da associação a obras).

Estereótipos funcionam assim na comédia...

Qualquer um tem o direito a ficar ofendido, era retórica. Daí a acusações de racismo ou xenofobia vai uma bela distância.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rōnin, há 8 minutos:

Estereótipos funcionam assim na comédia...

Qualquer um tem o direito a ficar ofendido, era retórica. Daí a acusações de racismo ou xenofobia vai uma bela distância.

Vai distância nenhuma. Se usas uma característica física ou de origem para gozar com alguém, estás a usar uma piada racista ou xenófoba. Não quer dizer que sejas racista ou xenófobo, mas a piada não deixa de o ser.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...